mybest
Azeites Portugueses

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Óleos e Azeites
  4. Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais)
  • Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais) 1
  • Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais) 2
  • Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais) 3
  • Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais) 4
  • Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais) 5

Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais)

O azeite português é conhecido por sua qualidade e sabor únicos. Tipicamente, possuem aromas frutados e sabores acentuados que combinam com saladas, carnes e pratos diversos. Por isso, os melhores azeites portugueses são muito utilizados nas cozinhas do mundo todo.


Produtores como Herdade do Esporão, Oliveira Ramos e Mondegão estão entre os mais populares, produzindo ótimos azeites. Se você ainda tem dúvidas de como escolher, confira nosso guia com várias dicas! Em seguida, nosso top 10 melhores azeites portugueses! Leia agora mesmo!

Atualizado em 14/07/2023
Andreia Debon
Supervisão
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Andreia Debon estudou jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. É sommelier de vinhos e azeites, diretora e editora da revista online sobre vinhos Bon Vivant. Trabalha há mais de 15 anos como jurada internacional, além de divulgar e promover os segmentos de vinhos e enoturismo. Também tem um curso voltado a ensinar mulheres a beber e simplificar a bebida que tanto ama. Conheça mais sobre vinhos, enoturismo e azeites no Instagram da especialista e no site Bon Vivant.

Perfil de Andreia Debon
Continue lendo
Guilherme Nunes
Revisão
Revisor
Guilherme Nunes

Trabalho há quase 2 anos na mybest produzindo, revisando e atualizando artigos de conteúdos diversos. Sou apaixonado por muitos temas e na mybest consigo ampliar meus conhecimentos ao ir atrás de informações de qualidade para o leitor. Gosto da ideia de que nossos leitores são capazes de fazer as melhores escolhas! Na mybest, já contribui com mais de 260 artigos e isso me fez aprender muito sobre diferentes tipos de produtos. Como sou formado em Letras, tenho também um olhar ainda mais atento a assuntos que envolvem cultura, como livros, filmes, séries e jogos.

Perfil de Guilherme Nunes
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Qual o Mais Saudável, Óleo ou Azeite?

Qual o Mais Saudável, Óleo ou Azeite?

O azeite português é um óleo produzido a partir de azeitonas cultivadas em Portugal, apreciado no mundo todo. As características de clima e solo junto de métodos tradicionais de produção conferem um sabor um único. Além disso, o azeite de oliva é um dos óleos mais saudáveis do mundo!


Diferente do óleo de soja que aumenta o colesterol no sangue, o azeite de oliva previne o diabetes, fortalece os ossos e auxilia o emagrecimento. Além disso, o seu uso moderado não aumenta o risco de doenças cardíacas como o óleo de soja ou de origem animal. Sendo mais saudável, é uma excelente escolha!

Como Escolher o Melhor Azeite Português

Saber se o azeite é extravirgem e qual sua acidez é apenas o começo. Para escolher o melhor azeite português é preciso ir além! Cada tipo de azeitona proporciona um sabor diferente ao azeite. Além disso, existem premiações que atestam a qualidade do produto. Saiba mais abaixo!

1

Prefira o Azeite Português Extravirgem com Acidez até 0,5%

Prefira o Azeite Português Extravirgem com Acidez até 0,5%

Para escolher o melhor azeite português, o ideal é começar conferindo a sua acidez. Afinal, é pela acidez que se sabe a pureza do azeite. Quanto menor a acidez, menor é o grau de impurezas do produto e mais acentuado é o sabor. Interessante, não é?


Os extravirgem são os mais puros, feitos da primeira prensagem da azeitona e encontrados com no máximo 0,8% de acidez. Já os azeites virgens têm mais de 0,8% de acidez e podem ter mais impurezas, já que passam por processos a mais em sua produção. Escolha bem!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

É importante observar o grau de acidez do produto. Mas, vale ressaltar que se for um azeite extravirgem, as variações na acidez não são tão relevantes, desde que no limite de até 0,5%. 


Um azeite extravirgem com 0,4% de acidez pode apresentar características sensoriais superiores às de um azeite com 0,2% de acidez, por exemplo, sendo então um azeite melhor. 


Essas variações podem estar relacionadas à variedade (cultivar) das azeitonas, ao seu estágio de maturação quando processadas, ou a pequenas diferenças climáticas durante o seu amadurecimento, e não obrigatoriamente reflitam uma qualidade inferior.

2

Embalagens de Vidro Escuro Evitam a Oxidação do Azeite Português

Embalagens de Vidro Escuro Evitam a Oxidação do Azeite Português

Por se tratar de um óleo delicado, o azeite português deve ser armazenado em embalagens apropriadas. Opções como latas e garrafas plásticas não são indicadas. Isso porque esses materiais podem liberar impurezas que alterariam o gosto, a cor e o cheiro do azeite português.


Por isso, os melhores azeites portugueses são embalados em recipientes de vidro escuro, que protegem da luz e limitam o contato do óleo com ar. Dessa maneira, as embalagens evitam a oxidação natural do azeite e mantêm suas qualidades de sabor, aspecto e aroma por mais tempo! Legal, não é?

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

É preciso prestar atenção nas condições do frasco e da estocagem. O frasco deve ser de vidro escuro (verde ou marrom) estar bem tampado e estar exposto no mercado em local protegido da luz, com temperatura média. 


É importante observar se estão estocados perto de fontes de calor que possam influenciar na alteração de suas propriedades. Outro ponto que deve ser analisado é o prazo de validade, que deve ser de 12 meses após a data do engarrafamento do azeite. 


Algumas empresas fixam em 18 meses sua validade, ou até dois anos de sua fabricação, mas isto não significa que seu produto é mais estável. 

3

Cobrançosa, Picual ou Galega: Conheça as Variedades de Azeitona

Cobrançosa, Picual ou Galega: Conheça as Variedades de Azeitona

Os azeites portugueses podem ser produzidos de um tipo de azeitona ou de várias. Cada tipo de azeitona utilizada confere sabores e aromas únicos. Além disso, o grau de maturação do fruto também influência nestes aspectos! Confira as variedades mais comuns:


  • Galega: a mais tradicional de ser cultivada em Portugal e presente nos melhores azeites portugueses. Possui sabor suave e doce. No azeite feito dessa azeitona, há notas que lembram maçã e amêndoas.  
  • Cobrançosa: representando cerca de 10% do cultivo em Portugal, a azeitona cobrançosa é uma das mais populares. Seu sabor é mais amargo e picante, ressaltando essas qualidades no azeite.
  • Picual: muito utilizada em azeites no mundo todo, a azeitona picual tem sabor frutado e levemente amargo. É bem rica em polifenóis, que auxiliam na saúde, agem como antioxidantes e previnem doenças.
  • Arbequina: possui um sabor suave e amanteigado. Seu sabor tem notas de tomate e amêndoas.
  • Koroneiki: as azeitonas koroneiki são cultivadas no mundo todo e muito utilizadas nos azeites em geral. Possuem sabor intenso e amargo, além de serem mais ricas em polifenóis.

Estas são as variedades mais comuns de azeitonas utilizadas nos azeites portugueses. Vale dizer ainda que quanto mais verdes elas são colhidas, mais o sabor tende ao amargo. Assim, observe a quais azeitonas foram utilizadas no seu azeite português!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Cada variedade de azeitona tem suas características próprias e um terroir ao qual se adaptam melhor. A mesma variedade da azeitona cultivada em diferentes locais possui resultados distintos. 


Assim como nos grandes vinhos, bons azeites extravirgem são resultados da mistura de duas, três ou até mais variedades, resultando em um óleo muito equilibrado. 


Os azeites monovarietais, no entanto, fazem muito sucesso hoje no mercado, para harmonizar com diferentes pratos. A degustação destes é muito importante para se conhecer as diferentes características que cada cultivar pode ter, comparando os monovarietais com os blends, e encontrando o seu paladar ideal.

4

Confira as Notas de Prova do Azeite Português

Confira as Notas de Prova do Azeite Português

Considerado um óleo de grande valor, é comum que os melhores azeite portugueses possuam notas de prova que descrevem seu sabor e aroma. Alguns fabricantes também descrevem se o azeite é esverdeado ou amarelado, embora esse não seja um aspecto tão utilizado para avaliar a qualidade.


É comum que o azeite português possua um sabor mais frutado, doce e até picante. Isso porque essas são características muito presentes na azeitona galega, uma das mais comuns no país. Porém, também encontramos produtos mais amargos e intensos.


O aroma também é normalmente frutado e muitas vezes fresco. Muitos azeites portugueses possuem um cheiro rico de ervas como manjerico e rama de tomate. Tudo isso torna o seu prato muito mais apetitoso! Sempre confira as notas de prova!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

O primeiro dos nossos sentidos a entrar em contato com o azeite é a visão. Azeites extravirgens podem variar de um verde vivo até tons de dourado ou palha. 


O verde vem da clorofila e dos polifenóis (grandes responsáveis pelos benefícios à saúde), e costuma ser a cor predominante em azeites feitos com azeitonas verdes, que são mais intensos, amargos e com quantidade maior de antioxidantes. 


O tom amarelado vem dos carotenoides (precursores da vitamina A) e predomina em azeites feitos com azeitonas maduras, resultando em um perfil mais suave, até adocicado. Além do nível de maturação dos frutos, a cor também pode variar com a cultivar (variedade de azeitona), clima e região de cultivo, além de detalhes no processo de extração.

5

Existem Azeites Portugueses Premiados no Mercado

Existem Azeites Portugueses Premiados no Mercado

Por ser tão apreciado, existem inúmeros concursos de azeites ao redor do mundo. Um dos mais prestigiados é o Olive Oil China Competition, que acontece anualmente na China. O International Olive Oil Competition também é reconhecido mundialmente.


No Brasil, também temos o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, que premia azeites em várias categorias. Nestes eventos, os óleos são julgados por sommeliers que atestam a qualidade dos produtos, sendo assim uma boa escolha!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Alguns dos concursos de azeites mais importantes do mundo oferecem selos aos produtos que de destacam. Preste atenção que em muitos produtos é possível encontrar o selo, que acaba sendo uma indicação da qualidade do produto.

6

Saiba Harmonizar o Melhor Azeite Português em Cada Receita

Saiba Harmonizar o Melhor Azeite Português em Cada Receita

Saber como combinar o melhor azeite português com cada prato tornará suas refeições únicas. A dica básica é que para pratos frios se usa o azeite extravirgem. Porém, é possível ir muito além! Azeites de sabor picante ou amargo harmonizam bem com carnes, por exemplo!


os azeites mais doces são muito utilizados como molhos, em saladas ou até frutas. Pães e torradas também são uma boa combinação com azeites de sabor persistente. Por fim, é possível combinar até mesmo azeite e chocolate para obter um sabor único! Veja também as sugestões dos fabricantes.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Para harmonizar um azeite com um alimento na sua finalização é importante equilibrar as intensidades de seus atributos, alguns por semelhança, outros por contraste. Um pão de fermentação natural, por exemplo, tem aromas suaves e combina com um azeite de frutado leve. 


Já um pão com ervas tem maior intensidade de aromas e condimentos, e vai bem com um azeite de frutado médio. E uma bruschetta, tostada com alho e normalmente leva algum queijo, pede um azeite de frutado intenso.

7

Avalie a Sua Necessidade e Escolha entre Embalagens de 200 a 500 ml

Avalie a Sua Necessidade e Escolha entre Embalagens de 200 a 500 ml

No mercado podemos encontrar embalagens de azeite português com grande variedade de tamanho. Para escolher a mais adequada para você, pense no seu consumo! Se você utiliza o produto diariamente e em receitas para várias pessoas, prefira embalagens de 500 ml.


Por outro lado, para consumo individual ou apenas em algumas receitas, um azeite português de 200 ml costuma ser o suficiente. Caso use mais para saladas, o consumo é ainda menor: basta uma pequena quantidade para temperá-las. Há também azeites de 2 a 5 litros, ideais para restaurantes.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

A escolha da embalagem vai muito do quanto você utiliza o azeite. Se usar somente na salada opte por uma garrafa menor, assim você terá sempre um azeite fresco. Ah, e frescor é fundamental num bom azeite, por isso prefira sempre o azeite do ano. 


Embalagens de 500 ml podem ser compradas por quem utiliza o produto na elaboração de pratos, o que, por sinal, deixa as receitas incríveis, claro, sabendo a variedade correta para cada prato.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais)

Agora que você já sabe como escolher o melhor azeite português, confira o ranking que a mybest elaborou, com os 10 melhores azeites portugueses do mercado!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Acidez
Embalagem
Azeitonas
Aroma
Sabor
Harmonização
Prêmios
Volume
Outros Volumes
1

HERDADE DO ESPORÃO

Azeite Herdade do Esporão Galega (500 ml)

HERDADE DO ESPORÃO Azeite Herdade do Esporão Galega (500 ml) 1

R$ 92,90

Lev. alto

O Melhor Azeite Português Premiado no Exterior

Extravirgem

0,2%

Vidro escuro

Galega

Frutado, floral e herbáceo leves

Doce, pouco picante e persistente

Saladas de fruta, abacaxi grelhado, legumes cozidos, peixes delicados e gelados

Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura (2018), Categoria Azeite Galega – Medalha de Ouro e mais 5 prêmios

500 ml

250 ml

2

CARTUXA

Azeite EA Extra Virgem

CARTUXA Azeite EA Extra Virgem 1

R$ 49,00

Médio

Sabor com Nuances de Amargo e Picante

Extravirgem

0,2%

Vidro escuro

Cobrançosa, picual, arbequina, koroneiki e galega

Fresco e frutado

Amargo e picante

Salada, vegetais cozidos ou grelhados, molhos, frutos do mar, carnes brancas, risotos e sobremesas

Olive Oil China Competition (2016)

500 ml

3 L

3

JOÃO PORTUGAL RAMOS

Azeite Português Oliveira Ramos Premium Extra Virgem

JOÃO PORTUGAL RAMOS Azeite Português Oliveira Ramos Premium Extra Virgem 1

R$ 96,90

Lev. alto

2 Variedades de Azeitona em 1 Azeite Português

Extravirgem

0,3%

Vidro escuro

Cobrançosa e picual verdes

Fresco e frutado

Amargo e picante médios

Saladas, molhos, grelhados de carne ou peixe, mariscos e assados

International Olive Oil Competition (2021)

500 ml

Não

4

HERDADE DO ESPORÃO

Azeite Herdade do Esporão Selecção

HERDADE DO ESPORÃO Azeite Herdade do Esporão Selecção 1

R$ 88,90

Lev. alto

Com Sabor Único, Feito de Azeitonas Cobrançosas

Extravirgem

0,2%

Vidro escuro

Cobrançosa

Harmonioso, herbáceo e floral com notas de rama de tomate, tomate verde e manjerico

Persistente, harmonia entre doce, amargo e picante

Vegetais, chocolate e pães

Não informado

500 ml

Não

5

ANDORINHA

Azeite Andorinha Seleção

ANDORINHA Azeite Andorinha Seleção 1

R$ 24,74

Lev. baixo

Azeite Andorinha com Sabor Frutado Suave

Extravirgem

0,4%

Vidro

Não informado

Não informado

Frutado suave

Pratos de sabor mais intenso, como bacalhau, atum e carnes

Não informado

500 ml

Não

6

GALLO

Azeite Gallo Reserva (500 ml)

GALLO Azeite Gallo Reserva (500 ml) 1

R$ 32,90

Lev. baixo

Azeite Gallo é Ideal para Vários Pratos

Extravirgem

Não informado

Vidro

Não informado

Não informado

Picante e amargo intensos, frutado médio com leve adocicado

Vegetais grelhados, carnes, pães e especiarias

China International Olive Oil Competition (2020), Global Olive Oil Awards (2021) e mais 87 prêmios

500 ml

250 ml

7

QUINTA DO CASTRO

Azeite Quinta do Castro Selection

QUINTA DO CASTRO Azeite Quinta do Castro Selection 1

R$ 77,42

Lev. alto

Marca Conhecida no Mercado Português

Extravirgem

0,3%

Vidro escuro

Cobrançosa e madural

Fresco e picante, com notas de erva e maçã

Não informado

Saladas, carnes grelhadas, pão e sobremesa

Medalha de Ouro na categoria “Frutado Maduro” no Concurso Nacional Azeites de Portugal 2019

500 ml

Não

8

COLAVITA

Azeite Colavita

COLAVITA Azeite Colavita 1

R$ 69,90

Médio

Azeite Extravirgem com Azeitonas Selecionadas

Extravirgem

0,4%

Vidro

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

500 ml

Não

9

VILA FLOR

Azeite Extra Virgem Vila Flor

VILA FLOR Azeite Extra Virgem Vila Flor 1

R$ 36,55

Lev. baixo

Pode Ser Utilizado em Frituras

Extravirgem

0,5%

Vidro escuro

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

500 ml

Não

10

BOM DIA

Azeite Bom Dia

BOM DIA Azeite Bom Dia 1

R$ 30,98

Lev. baixo

Azeite Português para o Dia a Dia

Virgem

1%

Lata

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

500 ml

Não

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

HERDADE DO ESPORÃOAzeite Herdade do Esporão Galega (500 ml)

Azeite Herdade do Esporão Galega (500 ml) 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 92,90
Lev. alto
A Partir de:
R$ 92,90
Lev. alto

O Melhor Azeite Português Premiado no Exterior

Um dos mais premiados da Herdade do Esporão, o Galega é produzido exclusivamente de azeitonas galegas, como o nome já indica. Com 6 prêmios diferentes, o azeite português Esporão foi medalha de ouro no Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, categoria de Azeite Galega, em 2018.


Por usar azeitonas maduras, possui um aspecto amarelado e sabor doce, pouco picante e com final persistente de frutos secos. Já o aroma é suave e frutado, lembrando maçã, erva-doce e flores. Tudo isso em uma embalagem de vidro que evita oxidação. O melhor azeite português dessa lista!


Embora seja uma opção com valor elevado, vale destacar que esse azeite português Herdade do Esporão é um dos queridinhos do mercado brasileiro. Em muitos e-commerces, os consumidores elogiam a qualidade e o sabor desse produto. Clique nos links e confira!

TipoExtravirgem
Acidez0,2%
EmbalagemVidro escuro
AzeitonasGalega
AromaFrutado, floral e herbáceo leves
SaborDoce, pouco picante e persistente
HarmonizaçãoSaladas de fruta, abacaxi grelhado, legumes cozidos, peixes delicados e gelados
PrêmiosConcurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura (2018), Categoria Azeite Galega – Medalha de Ouro e mais 5 prêmios
Volume500 ml
Outros Volumes250 ml
Este ranking foi útil para você?
No.2

CARTUXAAzeite EA Extra Virgem

A Partir de:
R$ 49,00
Médio

Sabor com Nuances de Amargo e Picante

Se você está em busca de um azeite português com um sabor complexo e de ótima qualidade, o azeite EA é perfeito para você! Ele é extra virgem e possui apenas 0,2% de acidez, garantindo uma maior pureza ao produto. Ótimo, não é mesmo?


Fabricado pela Cartuxa, esse azeite de oliva mistura azeitonas verdes e maduras em sua composição, resultando em nuances amargas e picantes, com notas de noz no final. Ademais, ele é um produto com poucas, mas ótimas avaliações de compradores nos e-commerces.


Indicado para o uso a frio, no tempero de molhos, maioneses e saladas, e a quente, para o preparo de peixes e carnes, ele pode ser usado até mesmo em sobremesas. Mesmo sendo um azeite mais caro, o valor compensa por tanta qualidade!

TipoExtravirgem
Acidez0,2%
EmbalagemVidro escuro
AzeitonasCobrançosa, picual, arbequina, koroneiki e galega
AromaFresco e frutado
SaborAmargo e picante
HarmonizaçãoSalada, vegetais cozidos ou grelhados, molhos, frutos do mar, carnes brancas, risotos e sobremesas
PrêmiosOlive Oil China Competition (2016)
Volume500 ml
Outros Volumes3 L
No.3

JOÃO PORTUGAL RAMOSAzeite Português Oliveira Ramos Premium Extra Virgem

A Partir de:
R$ 96,90
Lev. alto

2 Variedades de Azeitona em 1 Azeite Português

O azeite português extra virgem Oliveira Ramos possui acidez de 0,3% e combina aroma fresco e frutado com sabor amargo e picante médios. Tudo isso torna esse produto uma opção muito suave que combina com saladas, carnes e peixes grelhados.


Vencedor do Brazil IOOC 2021, competição internacional anual de óleo, este azeite português é produzido com azeitonas cobrançosas e picual verdes. Estas variedades oferecem resistência à oxidação naturalmente, o que, associado à embalagem de vidro, aumenta sua vida útil. Aproveite!


Apesar de ser a opção com o valor mais alto desse ranking, o azeite português Oliveira Ramos possui um frasco sofisticado, ideal para presentear alguma pessoa querida que adora experimentar produtos diferentes na cozinha. Além disso, os consumidores elogiam a qualidade do azeite. 

TipoExtravirgem
Acidez0,3%
EmbalagemVidro escuro
AzeitonasCobrançosa e picual verdes
AromaFresco e frutado
SaborAmargo e picante médios
HarmonizaçãoSaladas, molhos, grelhados de carne ou peixe, mariscos e assados
PrêmiosInternational Olive Oil Competition (2021)
Volume500 ml
Outros VolumesNão
No.4

HERDADE DO ESPORÃOAzeite Herdade do Esporão Selecção

A Partir de:
R$ 88,90
Lev. alto

Com Sabor Único, Feito de Azeitonas Cobrançosas

A marca Herdade do Esporão é natural do Alentejo, em Portugal. Inicialmente dedicada à produção de vinhos, também é dona de alguns dos melhores azeites portugueses! O azeite Selecção é feito a partir de azeitonas cobrançosas selecionadas, como indicado pelo nome!


Esta variedade de azeitonas confere ao azeite português um sabor equilibrado entre o frutado, picante e amargo. Além disso, são mais resistentes à oxidação, conservando o sabor e odor por mais tempo. Uma excelente opção para harmonizar com pães, saladas e até chocolates!


O azeite português Herdade do Esporão Selecção é uma das opções com melhores avaliações no site da Amazon. No link indicado aqui, os consumidores comentam que o produto possui um sabor delicioso e embalagem sofisticada. Mas a marca não informa se ele é premiado.

TipoExtravirgem
Acidez0,2%
EmbalagemVidro escuro
AzeitonasCobrançosa
AromaHarmonioso, herbáceo e floral com notas de rama de tomate, tomate verde e manjerico
SaborPersistente, harmonia entre doce, amargo e picante
HarmonizaçãoVegetais, chocolate e pães
PrêmiosNão informado
Volume500 ml
Outros VolumesNão
No.5

ANDORINHAAzeite Andorinha Seleção

A Partir de:
R$ 24,74
Lev. baixo

Azeite Andorinha com Sabor Frutado Suave

A Andorinha é uma marca de azeite português que não poderia ficar fora dessa lista. O azeite português Andorinha Seleção é elaborado com azeitonas selecionadas, embora não seja dito de qual tipo. É também vendido em embalagens de vidro, não sendo esclarecido se é uma versão escura.


É considerado extravirgem por possuir apenas 0,4% de acidez, sendo uma ótima opção para saladas. Além disso, é produzido com azeitonas maduras que conferem um sabor suave frutado! Uma delícia para você ter sempre na sua cozinha!


Se ainda estiver em dúvida sobre o azeito português Andorinha, fique de olho nas avaliações nos e-commerces. Na Amazon, os consumidores comentam que o produto possui sabor e textura agradável, além de ser uma opção com ótimo custo-benefício. Porém, a marca não informa o tipo de azeitona utilizada.

TipoExtravirgem
Acidez0,4%
EmbalagemVidro
AzeitonasNão informado
AromaNão informado
SaborFrutado suave
HarmonizaçãoPratos de sabor mais intenso, como bacalhau, atum e carnes
PrêmiosNão informado
Volume500 ml
Outros VolumesNão
No.6

GALLOAzeite Gallo Reserva (500 ml)

A Partir de:
R$ 32,90
Lev. baixo

Azeite Gallo é Ideal para Vários Pratos

O azeite português Reserva é comercializado em embalagem de vidro de 500 ml ou 250 ml! Assim, você pode optar pelo tamanho que se adéqua mais à sua necessidade. Esse óleo português extraído da azeitona é ótimo para grelhar vegetais e preparar carnes.


Por possuir um sabor forte que combina picante e amargo, o azeite de oliva extravirgem Gallo também é uma ótima combinação para pães, especialmente torradas com outras especiarias ou ervas finas. Não deixe de conferir o produto acessando nossos links!


Vale destacar que o azeite português Gallo é uma das opções preferidas entre os brasileiros que buscam um produto com ótima qualidade, mas sem gastar muito. Por isso, esse azeite possui boas recomendações dos consumidores. Mas a fabricante não especifica o nível de acidez na embalagem.

TipoExtravirgem
AcidezNão informado
EmbalagemVidro
AzeitonasNão informado
AromaNão informado
SaborPicante e amargo intensos, frutado médio com leve adocicado
HarmonizaçãoVegetais grelhados, carnes, pães e especiarias
PrêmiosChina International Olive Oil Competition (2020), Global Olive Oil Awards (2021) e mais 87 prêmios
Volume500 ml
Outros Volumes250 ml
No.7

QUINTA DO CASTROAzeite Quinta do Castro Selection

A Partir de:
R$ 77,42
Lev. alto

Marca Conhecida no Mercado Português

A Quinta do Castro é uma produtora de origem portuguesa dona de um dos melhores azeites portugueses do mercado, o azeite extravirgem Selection. Produzido com azeitonas selecionadas, essa especiaria conta com acidez de apenas 0,3%. Incrível, não é?


Sua embalagem é em vidro escuro para preservar o sabor do azeite e possui 500 ml. Apesar de não possuir nenhum nota de prova, é esperado o sabor picante da azeitona cobrançosa nesse azeite Quinta do Castro. Que tal acessar os links ao lado e experimentar?


O azeite português Quita do Crasto é bem avaliado nos sites de vendas e blogs especializados. Segundo os consumidores, esse produto oferece um toque de sofisticação em pratos mais elaborados, sendo ideal para uma refeição especial. Contudo, é uma opção com valor alto.

TipoExtravirgem
Acidez0,3%
EmbalagemVidro escuro
AzeitonasCobrançosa e madural
AromaFresco e picante, com notas de erva e maçã
SaborNão informado
HarmonizaçãoSaladas, carnes grelhadas, pão e sobremesa
PrêmiosMedalha de Ouro na categoria “Frutado Maduro” no Concurso Nacional Azeites de Portugal 2019
Volume500 ml
Outros VolumesNão
No.8

COLAVITAAzeite Colavita

A Partir de:
R$ 69,90
Médio

Azeite Extravirgem com Azeitonas Selecionadas

O azeite Colavita é extra virgem com 0,4% de acidez e combina com saladas e pratos frios em geral! Toda essa qualidade é graças ao uso de azeitonas selecionadas, embora não seja especificada a variedade. Vendido em garrafas de vidro, resiste melhor à oxidação, evitando a perda de sabor e odor. 


O volume de 500 ml permite o uso em muitas receitas no dia a dia. Vale destacar que o azeite extra virgem Colavita possui uma embalagem com formato elegante, promovendo um destaque especial à sua cozinha. Ideal para presentear uma pessoa querida.


Além disso, o azeite de Portugal Colavita possui boas recomendações dos consumidores. Na Amazon, os clientes comentam que esse produto oferece ótimo sabor e aroma. No entanto, a marca não informa as azeitonas usadas e nem as notas de sabor.

TipoExtravirgem
Acidez0,4%
EmbalagemVidro
AzeitonasNão informado
AromaNão informado
SaborNão informado
HarmonizaçãoNão informado
PrêmiosNão informado
Volume500 ml
Outros VolumesNão
No.9

VILA FLORAzeite Extra Virgem Vila Flor

A Partir de:
R$ 36,55
Lev. baixo

Pode Ser Utilizado em Frituras

Se você busca um azeite para frituras, pode apostar no azeite português Vila Flor. Esse produto possui sabor equilibrado, sendo uma ótima opção para compor pratos quentes, frios e na finalização de saladas no dia a dia. Ele é elogiado pelos consumidores pela qualidade.


Sua embalagem é de vidro escuro, característica que mantém o sabor, textura e aroma do azeite Vila Flor. Disponível em um frasco com 500 ml, quantidade recomendada para quem utiliza o produto em diferentes receitas. O lado negativo é que no rótulo não há informações sobre o sabor e aroma.


Não foi possível encontrar as especificações técnicas do produto no site da marca. Por isso, preenchemos a tabela de especificação com base nas informações dos sites de vendas.

TipoExtravirgem
Acidez0,5%
EmbalagemVidro escuro
AzeitonasNão informado
AromaNão informado
SaborNão informado
HarmonizaçãoNão informado
PrêmiosNão informado
Volume500 ml
Outros VolumesNão
No.10

BOM DIAAzeite Bom Dia

A Partir de:
R$ 30,98
Lev. baixo

Azeite Português para o Dia a Dia

Um dos azeites portugueses mais buscados do mercado, o azeite Bom Dia é comercializado geralmente em latas de 500 ml. Com acidez máxima de 1%, é classificado como azeite virgem. Por isso, ele pode não ser a melhor opção para quem prefere um produto extra virgem e com acidez mais baixa.


Ainda assim, é uma ótima escolha para a cozinha diária, já que permite temperar saladas, refogar legumes e até grelhar carnes! Então, por que não aproveitar? Segundo os consumidores, o azeite português Bom Dia é uma boa alternativa para acompanhar saladas e pizzas.


Não foi possível encontrar as especificações técnicas do produto no site da marca. Por isso, preenchemos a tabela de especificação com base nas informações dos sites de vendas.

TipoVirgem
Acidez1%
EmbalagemLata
AzeitonasNão informado
AromaNão informado
SaborNão informado
HarmonizaçãoNão informado
PrêmiosNão informado
Volume500 ml
Outros VolumesNão

Conheça Mais dos Melhores Azeites com Nossos Artigos

Se você gostou desse artigo sobre os melhores azeites portugueses, com certeza vai se interessar em aprender mais sobre este delicioso produto! Aqui na mybest já falamos sobre a diversidade dos azeites de oliva e os raros azeites trufados. Não deixe de ler, acesse:

Conclusão

Agora que você já sabe como escolher o melhor azeite português e conta com ótimas indicações, que tal preparar uma receita incrível? Para isso, escolha o azeite português que mais harmoniza com seu paladar e não esqueça de conferir algumas harmonizações para experimentar!


Você se lembra quais são as harmonizações, certo? Se não, basta verificar no texto sempre que precisar! É importante também observar a acidez do seu azeite português para ter certeza que ele é extravirgem. Compartilhe este texto com seus amigos e até próxima! Bom apetite.


Redação: Leone Lúcio / Revisão: Guilherme Nunes / Atualização: Manoela Cruz

Top 5 Melhores Azeites Portugueses

1º lugar: HERDADE DO ESPORÃOAzeite Herdade do Esporão Galega (500 ml)

2º lugar: CARTUXAAzeite EA Extra Virgem

3º lugar: JOÃO PORTUGAL RAMOSAzeite Português Oliveira Ramos Premium Extra Virgem

4º lugar: HERDADE DO ESPORÃOAzeite Herdade do Esporão Selecção

5º lugar: ANDORINHAAzeite Andorinha Seleção

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Óleos e Azeites
  4. Top 10 Melhores Azeites Portugueses em 2022 (Herdade do Esporão e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.