mybest
HDs 500 GB

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Armazenamento
  4. Top 10 Melhores HDs 500 GB (Seagate, Toshiba e mais)
  • Top 10 Melhores HDs 500 GB   (Seagate, Toshiba e mais) 1
  • Top 10 Melhores HDs 500 GB   (Seagate, Toshiba e mais) 2
  • Top 10 Melhores HDs 500 GB   (Seagate, Toshiba e mais) 3
  • Top 10 Melhores HDs 500 GB   (Seagate, Toshiba e mais) 4
  • Top 10 Melhores HDs 500 GB   (Seagate, Toshiba e mais) 5

Top 10 Melhores HDs 500 GB (Seagate, Toshiba e mais)

Os HDs são dispositivos de armazenamento que ainda têm o seu espaço entre os usuários de tecnologia. Especificamente, os HDs de 500 GB costumam ser mais baratos que opções com mais espaço. Além disso, são ótimos para usuários casuais de PCs, que utilizam o dispositivo para armazenar fotos, vídeos e música.


Seagate, Western Digital e Toshiba são algumas marcas que fabricam esses produtos. Para escolher o ideal para você, é preciso analisar, entre outros critérios, a velocidade, compatibilidade e tipo do dispositivo. Para te ajudar, criamos este guia e trazemos os 10 melhores HDs 500 GB. Confira!

Atualizado em 11/10/2023
Paulo Andrade
Supervisão
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Com doutorado em computação aplicada e automação pela Universidade Federal Fluminense, Paulo Andrade já coordenou diversos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de computação, jogos digitais, sistemas de informação, cinema e audiovisual, design gráfico e design de animação. Atualmente coordena cursos de graduação em engenharia da computação e ciência da computação. Paulo também atua como criador de conteúdo digital e já criou mais de 60 cursos online, atingindo mais de 300 mil alunos em 149 países. Além disso, também atua como diretor de tecnologia e planejamento da agência Bulks.ag. Conheça mais sobre o Paulo Andrade no Instagram, Linkedin, YouTube e em seu site.

Perfil de Paulo Andrade
Continue lendo
Taylon Padilha Nizer
Revisão
Revisor
Taylon Padilha Nizer

Entre produções, revisões e atualizações, já trabalhei em mais de 100 textos na mybest. Isso me possibilitou ampliar meus conhecimentos sobre múltiplas temáticas, sempre visando assegurar ao leitor um artigo de qualidade. Sou formado em licenciatura em teatro. Minha paixão por roteiro e dramaturgia proporciona uma união entre estas distintas áreas, resultando em textos cada vez mais fluidos e cativantes.

Perfil de Taylon Padilha Nizer
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

500 GB de HD É Bom?

500 GB de HD É Bom?
A adaptação de um HD de 500GB depende das suas necessidades de armazenamento e do seu tipo de uso. Assim, para pessoas que fazem uso básico dos seus notebooks e PCs, como navegação na internet e armazenamento de documentos e fotos, essa capacidade é mais do que suficiente.


Em ambientes como escritórios e para usos mais focados em produtividade, o uso de 500 GB de HD também é bom. Isso porque nesses espaços o mais usual é gerenciar documentos, planilhas e apresentações, o que não é tão exigente quanto armazenar mídias, situação na qual essa capacidade pode não ser suficiente. 


Além disso, é interessante ressaltar que um HD de 500 GB pode ser bom para dispositivos como videogames. Entretanto, tudo depende do seu estilo de jogo, da quantidade que você pretende instalar e também das atualizações que o game recebe. Se o seu uso é mais moderado, essa capacidade supre a demanda.

Como Escolher o Melhor HD 500 GB

Existem vários modelos de HD 500 GB disponíveis no mercado online, o que pode deixar a compra complicada. Nesta seção, você aprenderá quais critérios são importantes para escolher o melhor HD 500GB. Vem com a gente!

1

HDs Internos São Mais Econômicos e HDs Externos São Mais Práticos

Os HDs internos e externos são diferentes quanto à instalação, à interface de conexão e o uso no dia a dia. Assim, o primeiro passo para escolher qual é o melhor HD 500 GB para a sua realidade é observar as características desses dois tipos de disco. 

HD Externo: Para Quem Prefere Praticidade e Portabilidade

HD Externo: Para Quem Prefere Praticidade e Portabilidade
A diferença entre um HD externo e um interno é a portabilidade. Modelos externos são pensados para que os arquivos estejam sempre em mãos, mas sem ocupar espaço no PC. Esse tipo de dispositivo pode ser conectado em computadores, notebooks, videogames e armazena todo tipo de dado.


Além disso, é interessante destacar que existem diferenças quanto à interface de conexão. Os HDs externos podem ser plugados aos dispositivos via USB 3.0, USB-C, eSATA, entre outras, a depender do modelo e da compatibilidade. Vale citar que a interface também influencia na velocidade do disco.

 

Por fim, um aspecto bastante relevante dos HDs externos é o fato de que eles podem oferecer alguns recursos tecnológicos, como os backups automáticos e a criptografia de dados, garantindo que os arquivos do usuário estejam sempre seguros e preservando a sua integridade.
Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade
Se você pretende comprar um HD porque o HD do seu notebook está cheio, provavelmente você só poderá contar com um HD externo. Notebooks raramente permitem a instalação de um segundo HD interno, pois normalmente, só possuem espaço para um HD.

 

Já, computadores possuem muito espaço interno, sendo fácil a instalação de um ou mais HDs internos.

HD Interno: Compatíveis com Diversos Dispositivos e Econômicos

HD Interno: Compatíveis com Diversos Dispositivos e Econômicos

Os HDs internos são uma forma bastante popular de armazenamento de dados, especialmente em PCs e notebooks. Entretanto, eles também podem ser usados em sistemas de segurança, decodificadores de TV, entre outros. Portanto, o primeiro passo para escolher um dispositivo deste tipo é determinar o uso.


Esses dispositivos são instalados na placa-mãe e usam discos magnéticos giratórios para guardar os dados. Entre os aspectos que influenciam o seu desempenho, estão a velocidade de rotação, a interface de conexão e o fator de forma. Também vale mencionar que eles podem ser resistentes a choques.


Além disso, os HDs internos costumam ser formas mais econômicas de armazenamento do ponto de vista financeiro. Dessa forma, mesmo que tecnologias mais modernas, como os SSDs, estejam disponíveis no mercado, eles continuam sendo procurados por essa característica e por serem eficientes. 

2

HDs Externos Têm Compatibilidade com Mais Dispositivos, como Consoles de Videogame

HDs Externos Têm Compatibilidade com Mais Dispositivos, como Consoles de Videogame

Utilizar um HD de 500 GB incompatível com a máquina é bem frustrante. Afinal, ele pode não funcionar da maneira correta no seu dispositivo. Assim, prestar atenção nessa especificação é importante ao comprar esse produto, especialmente porque HDs internos e externos têm compatibilidades distintas.


Em geral, os HDs internos funcionam em computadores desktop, notebooks, sistemas de segurança e dispositivos de gravação de vídeo, desde que sejam compatíveis com o tamanho e a configuração do aparelho, algo que precisa ser consultado antes da compra e é informado pelas fabricantes.

 
Os HDs externos têm um uso mais dinâmico e versátil. Além de computadores e notebooks, devido à facilidade da conexão USB, eles podem ser plugados em consoles de videogames, ampliando a sua capacidade de armazenamento de jogos. Esse tipo de HD também se conecta a tablets e celulares. 

3

A Velocidade do HD é Influenciada pelo Cache, a Taxa de Transferência e o RPM

Para determinar a velocidade de um HD, seja ele interno ou externo, é preciso considerar diversos fatores que influenciam nessa questão, como a taxa de transferência, o cache e as rotações por minuto. Estes aspectos serão detalhados a seguir para te ajudar a escolher o melhor HD 500 GB!

HDs Internos Costumam Ter Taxas de Transferência de Até 300 MB/s

HDs Internos Costumam Ter Taxas de Transferência de Até 300 MB/s
A taxa de transferência diz respeito à velocidade de leitura e gravação nos HDs, tanto internos quanto externos. As suas unidades de medida são MB/s e GB/s e, quanto maior essa taxa, mais rápido um disco rígido será capaz de acessar e de manipular os dados que estão armazenados.


No caso dos modelos internos, essa taxa costuma variar entre 100 e 300 MB/s a depender da tecnologia. Exemplos disso são WD Blue da Western Digital, que chega a 150 MB/s, e o Seagate Barracuda, capaz de atingir velocidade de 140 MB/s. Velocidades superiores às citadas estão presentes somente em SSDs.


Os HDs externos, por sua vez, têm taxas de transferência superiores, podendo chegar a 600 MB/s a depender da tecnologia da interface de transferência. Entretanto, existem modelos ainda mais velozes, que chegam a atingir 1 GB/s de taxa de transferência.

Para Usos Básicos, HDs Internos e Externos de 5400 rpm São Suficientes

Para Usos Básicos, HDs Internos e Externos de 5400 rpm São Suficientes
As rotações por minuto (rpm) influenciam no desempenho dos HDs internos e externos e na sua capacidade de acessar os dados. Os HDs são compostos por discos magnéticos que giram em torno de um eixo central. Cada superfície armazena as informações enquanto os cabeçotes se movem para acessar os dados.

Nos HDs internos as principais velocidades são de 5400 a 7200 rpm. Enquanto os de 5400 rpm são silenciosos, com baixo consumo de energia e mais lentos, os de 7200 rpm acessam rapidamente os dados e têm taxas de transferência melhores, sendo indicados para tarefas mais exigentes.

Esse padrão de rpm se mantém nos HDs externos. Assim, os de 5400 rpm são adequados para usos básicos, como backups de arquivos, e os de 7200 rpm devem ser usados nas atividades mais pesadas, como em consoles de videogame, visto que têm velocidade de leitura mais rápida.

HDs com 128 MB de Cache Garantem Acesso Mais Rápido aos Dados Armazenados

HDs com 128 MB de Cache Garantem Acesso Mais Rápido aos Dados Armazenados
O cache pode ser descrito como uma memória de acesso rápido e está presente em HDs internos e externos. Ele é usado para o armazenamento temporário de dados acessados pelo sistema com recorrência. Assim, ajuda a reduzir os tempos de acesso às informações e aumenta a velocidade.


A unidade de medida usada para essa memória é o megabyte (MB). Os HDs internos e externos possuem diferentes tamanhos de cache de acordo com modelo e fabricante. É possível afirmar que tanto HDs internos quanto externos podem ter entre 8 e 256 MB de cache – ou seja, podem variar bastante.

Para Maior Velocidade na Transferência de Dados, Prefira HDs Externos com USB 3.0

Para Maior Velocidade na Transferência de Dados, Prefira HDs Externos com USB 3.0
A conexão USB é um fator de influência na velocidade de HDs externos. Eles se conectam aos dispositivos por meio das interfaces USB 2.0 e 3.0, que determinam a velocidade de transferência e a capacidade de fornecer energia dos dispositivos. Assim, é importante conhecer as diferenças entre os tipos.

 

A USB 2.0 é conhecida como High-Speed USB e foi o padrão mais comum por anos. A sua velocidade máxima teórica na transferência de dados é de 480 MB/s. Por outro lado, a USB 3.0 é chamada de SuperSpeed USB e consiste em uma versão mais atualizada, com velocidade máxima teórica de transferência de 5 GB/s.

Assim, a USB 3.0 consegue atingir dez vezes mais velocidade do que a 2.0. Ela também fornece mais energia às portas USB, o que é benéfico especialmente para dispositivos que precisam de uma fonte mais forte, como é o caso dos melhores HDs 500 GB externos, especialmente os modelos mais potentes. 
Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Fuja de HDs externos USB 2.0, prefira HDs USB com conexão 3.0. A velocidade é muito superior e com o tamanho atual dos arquivos, a lentidão pode não compensar. Só considere um HD com USB 2.0 se o que pretende guardar nele é material de pouco uso, como uma cópia de segurança dos arquivos do seu computador.

4

HDs Externos com Sistema NTFS São Compatíveis com Windows e exFAT/FAT32 com Consoles

HDs Externos com Sistema NTFS São Compatíveis com Windows e exFAT/FAT32 com Consoles

Para que o seu HD externo de 500 GB abra e salve os arquivos corretamente, é importante que ele seja compatível com o sistema operacional do dispositivo conectado. O principal motivo disso é que o Windows, Linux e macOs apenas reconhecem os dados de sistemas específicos.


O Windows é compatível com HDs externos do sistema NTFS, o Linux com o NTFS-3G e o iOS HFS+. Os PCs da Apple podem até conseguir ler arquivos NTFS, mas não conseguem fazer novas gravações, o que pode não ser interessante para quem pretende usar o HD para backups.

No caso dos consoles, o formato do sistema de arquivos pode ser exFAT ou FAT32. Enquanto o PS4 e o PS5 suportam os dois tipos, videogames como o XBox One e o Series X/S são compatíveis somente com o exFAT. Assim, para escolher os melhores HDs 500GB e evitar surpresas desagradáveis, observe este aspecto.

5

HDs Internos de 2,5" São Indicados para Notebooks e os de 3,5" para Desktops

HDs Internos de 2,5" São Indicados para Notebooks e os de 3,5" para Desktops

A maioria dos HDs externos de 500 GB é portátil, mas para ter ainda mais comodidade no transporte desses equipamentos, não deixe de verificar o peso e o tamanho. Os modelos mais leves pesam cerca de 90 g, mas entre 100 e 350 g ainda são fáceis de carregar.


Quando estamos falando das dimensões do HD externo, os modelos portáteis costumam ter entre 8 e 14 cm de comprimento, 7 a 15 cm de largura e altura menor que 2 cm. Caso você compre um case para transportar o HD, verifique essas dimensões com antecedência, ok?


Já os HDs internos são medidos em polegadas e variam entre 2,5" e 3,5", sendo cada tipo adequado para um uso. Por exemplo, por serem mais compactos, os de 2,5" são indicados para notebooks; por outro lado, os de 3,5" são maiores e normalmente usados em desktops e sistemas de jogos.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Caso o seu objetivo seja transporte de arquivos, opte por um HD externo resistente a quedas. Alguns possuem superfície macia, mas não necessariamente protegem contra quedas de pequenas alturas. 


Se o HD for resistente a quedas, verifique qual é a altura máxima de resistência. Caso a altura seja menor que um metro e meio, esta proteção pode não ser o suficiente.

6

HDs Coloridos e Com Acabamentos Especiais Têm um Toque Personalizado

HDs Coloridos e Com Acabamentos Especiais Têm um Toque Personalizado
Embora o mais comum seja encontrar HDs externos de cores sólidas, em especial o preto, existe uma variedade interessante de tons disponíveis, assim como de designs. Os modelos podem ser minimalistas e elegantes, com linhas simples, ou então contar com texturas e acabamentos especiais.


Este é o caso, por exemplo, da Somnambulist, uma fabricante chinesa que possui HDs externos de diversos tons e inclusive em gradientes. Portanto, se você quer encontrar um dispositivo que combine com a sua personalidade, as opções coloridas e com design diferente podem ser interessantes. 

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores HDs 500 GB

Agora que você já conhece as características de HDs externos e internos, veja o nosso ranking com alguns produtos de qualidade do mercado. Nele, você encontrará HD Seagate 500GB para notebook e diversos outros usos, bem como várias outras marcas referência na fabricação destes dispositivos. Acompanhe!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Compatibilidade
Taxa de Transferência
Rotações por Minuto
Cache
Conexão
Sistema Operacional
Peso
Dimensões
Cores e Design
1

SEAGATE

Seagate Expansion Hard Drive Externo Portátil 500 GB USB 3.0‎STEA500400

SEAGATE Seagate Expansion Hard Drive Externo Portátil 500 GB USB 3.0 1

R$ 198,99

Lev. alto

Pré-Formatado para Windows

Externo

Notebook e PC

480 MB/s

5400 rpm

Não informado

USB 3.0 e 2.0

Windows (7, 8, 10 e superior)

260 g

14 x 10,3 x 3,1 cm (C x L x A)

Preto | com relevo

2

WESTERN DIGITAL

WD Blue PC Mobile Hard DriveWD5000LPZX

WESTERN DIGITAL WD Blue PC Mobile Hard Drive 1

R$ 218,85

Alto

Excelente Preço e Compatível com Notebooks

Interno

Notebook, PC e Mac

150 MB/s

5400 rpm

128 MB

Não se aplica

Não informado

90,7 g

2,5" | 10 x 6,9 x 2,7 cm (C x L x A)

Não se aplica

3

SEAGATE

HD Seagate BarraCuda 500 GBST500LM030

SEAGATE HD Seagate BarraCuda 500 GB 1

R$ 180,41

Lev. alto

Compatibilidade com Diversas Máquinas

Interno

Notebooks, PCs, armazenamento móvel e sistemas de armazenamento externo

140 MB/s

5400 rpm

128 MB

Não se aplica

Não informado

85 g

2,5" | 10 x 6,98 x 0,07 cm (C x L x A)

Não se aplica

4

UNIONSINE

Hard Driver Externo Ultra Slim Portátil USB 3.0 UnionSineHD-006

UNIONSINE Hard Driver Externo Ultra Slim Portátil USB 3.0 UnionSine 1

R$ 154,46

Médio

Portabilidade e Facilidade de Uso

Externo

Notebook, PC, Mac, XBox, PS4, TVs e celulares

120 MB/s

Não informado

Não informado

USB 3.0

Windows, Linux, macOS e Android

145 g

11,5 x 8,9 x 1,27 cm (C x L x A)

Preto, cinza, azul e rosa | com textura

5

SOMNAMBULIST

HD Portátil Somnambulist 500 GBYD0002

SOMNAMBULIST HD Portátil Somnambulist 500 GB 1

R$ 78,99

Baixo

HD Portátil para PS4 e XBox

Externo

Notebooks, PCs, PS4, XBox e Smart TV

100 MB/s

5400 rpm

Não informado

USB 3.0 e 2.0

Windows, macOS, Linux e Android

215 g

‎12 x 7,5 x 1,5 cm (C x L x A)

Azul e violeta | slim

6

SEAGATE

Disco Rígido Pipeline HD® 3 GB/s 500 GB ST3500312CS

SEAGATE Disco Rígido Pipeline HD® 3 GB/s 500 GB 1

R$ 149,36

Médio

Para Usuários Intermediários e Casuais de PCs

Interno

Notebook e PC

120 MB/s

5900 rpm

8 MB

Não se aplica

Não informado

420 g

3,5" | 14,69 x 10,18 x 2,02 cm (C x L x A)

Não se aplica

7

WESTERN DIGITAL

WD Black Performance Mobile Hard DriveWD5000LPSX

WESTERN DIGITAL WD Black Performance Mobile Hard Drive 1

R$ 120,00

Lev. baixo

Para Profissionais de Criação e PCs Poderosos

Interno

Notebooks, PCs e Mac

Não informado

7200 rpm

32 MB

Não se aplica

Não informado

92 g

2,5" | 10 x 6,9 x 0,7 cm (C x L x A)

Não se aplica

8

ELDINGU

HD Expansion Portátil 500 GBYD0034

ELDINGU HD Expansion Portátil 500 GB 1

R$ 129,99

Médio

Compatível com Diversos Aparelhos e com Estojo para Transporte

Externo

Notebook, PC, Mac, XBox, PS4 e celulares

150 MB/s

5400 rpm

Não informado

USB 3.0

Windows, Linux e MacOs

Não informado

12 x 7,5 x 1,5 cm (C x L x A)

Preto | com relevo

9

TOSHIBA

HD 500 GB ToshibaMQ01ABD050V

TOSHIBA HD 500 GB Toshiba 1

R$ 113,62

Lev. baixo

Bom Custo-Benefício para Notebooks

Interno

Notebooks, PCs, sistemas de edição de vídeo, decodificadores de TV, gravadores de vídeo digital e gravadores de vídeo ekm rede

300 MB/s

5400 rpm

16 MB

Não se aplica

Não informado

107 g

Não informado

Não se aplica

10

YESSTECH

HD 500 GB Externo Portátil YessTech USB 3.0

YESSTECH HD 500 GB Externo Portátil YessTech USB 3.0 1

R$ 97,93

Lev. baixo

Ótimo Custo-Benefício para Linux

Externo

Notebooks, PCs e Mac

Não informado

Não informado

Não informado

USB 3.0 e 2.0

Windows, Linux e iOS

Não informado

30 x 16 x 8 cm (C x L x A)

Preto | comum

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

SEAGATESeagate Expansion Hard Drive Externo Portátil 500 GB USB 3.0‎STEA500400

Seagate Expansion Hard Drive Externo Portátil 500 GB USB 3.0 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 198,99
Lev. alto
A Partir de:
R$ 198,99
Lev. alto

Pré-Formatado para Windows

O HD externo 500 GB 3.0 da Seagate é uma excelente opção para quem está à procura de um dispositivo compatível com desktops e notebooks. Trata-se de um dos modelos mais vendidos nos e-commerces e apresenta ótima qualidade, além de um custo-benefício muito interessante.

 
Além disso, vale destacar que o HD externo 500 GB Seagate é pré-formatado especialmente para o Windows. Ele é portátil e tem uma ótima velocidade devido à sua compatibilidade com a tecnologia USB 3.0, que melhora a taxa de transferência de arquivos e torna o armazenamento de dados mais eficiente.


Na Amazon, este HD externo 500 GB 3.0 recebeu excelentes feedbacks. Os consumidores destacaram a sua portabilidade e facilidade de uso como diferenciais. Outros aspectos elogiados foram a durabilidade dos produtos da Seagate, que foram usados por anos sem apresentar defeitos.

Tipo Externo
CompatibilidadeNotebook e PC
Taxa de Transferência480 MB/s
Rotações por Minuto5400 rpm
CacheNão informado
ConexãoUSB 3.0 e 2.0
Sistema OperacionalWindows (7, 8, 10 e superior)
Peso260 g
Dimensões14 x 10,3 x 3,1 cm (C x L x A)
Cores e DesignPreto | com relevo
Este ranking foi útil para você?
No.2

WESTERN DIGITALWD Blue PC Mobile Hard DriveWD5000LPZX

A Partir de:
R$ 218,85
Alto

Excelente Preço e Compatível com Notebooks

Desenvolvido de acordo com os padrões de qualidade da Western Digital, o HD WD 500GB é uma ótima opção para quem procura custo-benefício. A sua configuração atende a usuários casuais que estão á procura de um dispositivo eficiente para o dia a dia que seja confiável.


A marca aponta que o produto passou por testes de integridade. Além disso, trata-se de um HD 500 GB para notebook com uma taxa de rotação por minuto atrativa e bastante resistente, visto que é projetado com materiais de alumínio e tem um motor com eixo ligado, aumentando em 30% a taxa de compressão.

 
O dispositivo ainda ganha pontos pelas avaliações positivas recebidas pelos consumidores. Eles elogiaram o funcionamento do HD para PC de 500 GB e destacaram que as suas expectativas foram atendidas. Alguns citaram que substituíram o dispositivo original do seu PS4 por este modelo e tiveram sucesso.

Tipo Interno
CompatibilidadeNotebook, PC e Mac
Taxa de Transferência150 MB/s
Rotações por Minuto5400 rpm
Cache128 MB
ConexãoNão se aplica
Sistema OperacionalNão informado
Peso90,7 g
Dimensões2,5" | 10 x 6,9 x 2,7 cm (C x L x A)
Cores e DesignNão se aplica
No.3

SEAGATEHD Seagate BarraCuda 500 GBST500LM030

A Partir de:
R$ 180,41
Lev. alto

Compatibilidade com Diversas Máquinas

O HD Seagate Baracuda 500GB é excelente! Fabricado por uma marca referência no ramo, ele tem 2,5 polegadas, o que o torna mais fino e mais leve, e é compatível com diversas máquinas, como notebooks, All in Ones e PCs Slim. Outro ponto de destaque é a sua instalação simples.


Suas especificações relacionadas à velocidade mostram que o HD 500 GB para notebook atende bem a usuários casuais e intermediários de computadores. Também possui uma memória cache eficiente e que garante um bom desempenho do aparelho e melhora o seu tempo de inicialização.

 
Com centenas de avaliações na Amazon, o HD Seagate Barracuda 500 GB, foi elogiado pela sua facilidade de instalação. É importante ressaltar que alguns comentários pontuam que chegaram a usar o modelo como um HD para PS4 Slim e ele atingiu o desempenho esperado nessa função. 

Tipo Interno
CompatibilidadeNotebooks, PCs, armazenamento móvel e sistemas de armazenamento externo
Taxa de Transferência140 MB/s
Rotações por Minuto5400 rpm
Cache128 MB
ConexãoNão se aplica
Sistema OperacionalNão informado
Peso85 g
Dimensões2,5" | 10 x 6,98 x 0,07 cm (C x L x A)
Cores e DesignNão se aplica
No.4

UNIONSINEHard Driver Externo Ultra Slim Portátil USB 3.0 UnionSineHD-006

A Partir de:
R$ 154,46
Médio

Portabilidade e Facilidade de Uso

Com transferências de dados rápidas, o HD externo de 500 GB da UnionSine conta com porta USB 3.0. Além disso, é compatível com diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, macOS e Android) e também com vários aparelhos, como Xbox One, PS4 e TV.


Ultrafino e silencioso, ele foi projetado com foco em usabilidade simples, proporcionando economia de espaço. Trata-se de um modelo portátil que pode ser carregado até no bolso devido às suas dimensões reduzidas. Outra vantagem é ser um modelo plug & play, ou seja, basta conectar e usar!

Tipo Externo
CompatibilidadeNotebook, PC, Mac, XBox, PS4, TVs e celulares
Taxa de Transferência120 MB/s
Rotações por MinutoNão informado
CacheNão informado
ConexãoUSB 3.0
Sistema OperacionalWindows, Linux, macOS e Android
Peso145 g
Dimensões11,5 x 8,9 x 1,27 cm (C x L x A)
Cores e DesignPreto, cinza, azul e rosa | com textura
No.5

SOMNAMBULISTHD Portátil Somnambulist 500 GBYD0002

A Partir de:
R$ 78,99
Baixo

HD Portátil para PS4 e XBox

Com transferência de dados rápidas devido à sua velocidade de 100 MB/s, este HD portátil de 500 GB é compatível com diversos sistemas operacionais, como Linux, Windows, Mac e Android. Além disso, pode ser usado em vários dispositivos, sendo inclusive recomendado como HD para PS4, XBox e TV.


É interessante destacar que este HD externo 500 GB foi projetado com foco na portabilidade, de modo que é bem fino e pequeno o bastante para caber no bolso. Trata-se de um produto silencioso que funciona com a tecnologia plug & play, o que facilita bastante a instalação. 


Também vale mencionar que este é um HD externo 500 GB 3.0, mas também é compatível com USB 2.0. O produto tem uma nota alta na Amazon e os compradores destacam que o custo-benefício é um diferencial que o torna interessante. Eles também citam a beleza do design e a qualidade da case protetora. 

Tipo Externo
CompatibilidadeNotebooks, PCs, PS4, XBox e Smart TV
Taxa de Transferência100 MB/s
Rotações por Minuto5400 rpm
CacheNão informado
ConexãoUSB 3.0 e 2.0
Sistema OperacionalWindows, macOS, Linux e Android
Peso215 g
Dimensões‎12 x 7,5 x 1,5 cm (C x L x A)
Cores e Design Azul e violeta | slim
No.6

SEAGATEDisco Rígido Pipeline HD® 3 GB/s 500 GB ST3500312CS

A Partir de:
R$ 149,36
Médio

Para Usuários Intermediários e Casuais de PCs

O HD 500 GB Seagate Pipeline entrega um ótimo custo-benefício. O dispositivo é compatível com desktops e as suas especificações atendem bem a usuários casuais e intermediários. A qualidade característica da marca promete não decepcionar os compradores.

 
Este HD para PC 500 de GB conta com uma interface SATA de 3 GB/s e 5900 rpm. Além disso, trata-se de um dispositivo com 3,5 polegadas, o que faz com que ele seja mais durável devido aos seus componentes internos mais robustos. Outro ponto que se destaca é a sua ótima ventilação.

 
Sucesso quase absoluto entre seus compradores, ele tem avaliações positivas e é muito elogiado pelo desempenho. Eles também citam que se trata de um HD Seagate 500 GB bastante silencioso. Porém, alguns pontuam que a instalação pode ser um pouco complexa para quem não possui essa prática.

Tipo Interno
CompatibilidadeNotebook e PC
Taxa de Transferência120 MB/s
Rotações por Minuto5900 rpm
Cache8 MB
ConexãoNão se aplica
Sistema OperacionalNão informado
Peso420 g
Dimensões3,5" | 14,69 x 10,18 x 2,02 cm (C x L x A)
Cores e DesignNão se aplica
No.7

WESTERN DIGITALWD Black Performance Mobile Hard DriveWD5000LPSX

A Partir de:
R$ 120,00
Lev. baixo

Para Profissionais de Criação e PCs Poderosos

O HD WD 500 GB Black tem 2,5 polegadas e, de acordo com a fabricante, foi projetado levando em consideração profissionais de criação que precisam de desempenho de ponta. Além disso, ele é indicado para jogos e para PCs poderosos e pode ser usado em desktops, notebooks e até mesmo em Macs.


Com alta velocidade, este HD SATA 500 GB para notebook tem garantia de 5 anos da fabricante, tornando-o uma compra ainda mais confiável. Além disso, a Western Digital afirma que todos os seus discos rígidos passam por testes de integridade funcional ainda antes do lançamento.


Dessa forma, ainda que o HD WD 500 GB Black não conte com tantas avaliações nos e-commerces, vale a pena dar uma chance. Alguns feedbacks indicam o seu bom uso em consoles, como X Box, e também pontuam a sua rapidez e funcionamento como diferenciais. 

Tipo Interno
CompatibilidadeNotebooks, PCs e Mac
Taxa de TransferênciaNão informado
Rotações por Minuto7200 rpm
Cache32 MB
ConexãoNão se aplica
Sistema OperacionalNão informado
Peso92 g
Dimensões2,5" | 10 x 6,9 x 0,7 cm (C x L x A)
Cores e DesignNão se aplica
No.8

ELDINGUHD Expansion Portátil 500 GBYD0034

A Partir de:
R$ 129,99
Médio

Compatível com Diversos Aparelhos e com Estojo para Transporte

Disponível em diversas capacidades que vão de 250 GB a 2 TB, esse HD pode ser adquirido no modelo de 500 GB. Bastante versátil, é possível conectá-lo tanto em PCs e notebooks, já que tem compatibilidade com diversos sistemas operacionais, quanto em smart TVs e consoles de jogos, como o PS4. 


Apresenta outras especificações que podem ser comuns para modelos semelhantes, como a taxa de transferência de 150 MB/s e os seus 5400 rpm, além da interface USB 3.0. A compra ainda acompanha um pequeno estojo para que você possa transportá-lo com maior praticidade. 


De fato, é preciso sublinhar que não é um produto com expressivo volume de comentários de outros consumidores em sites de venda, ainda que seja bem avaliado por quem o comprou. Dessa maneira, pode ser interessante acessar os links para conhecer mais sobre o produto e decidir se é o ideal para a sua necessidade.


Não há informações oficiais sobre este produto on-line.
Tipo Externo
CompatibilidadeNotebook, PC, Mac, XBox, PS4 e celulares
Taxa de Transferência150 MB/s
Rotações por Minuto5400 rpm
CacheNão informado
ConexãoUSB 3.0
Sistema OperacionalWindows, Linux e MacOs
PesoNão informado
Dimensões12 x 7,5 x 1,5 cm (C x L x A)
Cores e DesignPreto | com relevo
No.9

TOSHIBAHD 500 GB ToshibaMQ01ABD050V

A Partir de:
R$ 113,62
Lev. baixo

Bom Custo-Benefício para Notebooks

Este HD 500 GB para notebook Toshiba é uma opção para quem quer um bom dispositivo interno, mas não quer gastar muito dinheiro. Com 5400 rpm, ele promete atender muito bem usuários casuais e intermediários de notebooks, bem como de dispositivos como gravadores digitais de vídeo.

 
É interessante citar que este HD 500 GB Toshiba ganha muitos pontos quando o assunto é a velocidade de transferência, que pode chegar a incríveis 3 GB/s, evitando problemas de lentidão. Outro ponto positivo é o cache, suficiente para tarefas de escritório, reprodução de mídia e jogos leves.

 
Na Amazon, o dispositivo tem milhares de avaliações positivas. Alguns compradores pontuam que o HD 500 GB Toshiba funcionou muito bem com PS4. Também é possível encontrar feedbacks destacando questões como a velocidade e o bom funcionamento do produto. 

Tipo Interno
CompatibilidadeNotebooks, PCs, sistemas de edição de vídeo, decodificadores de TV, gravadores de vídeo digital e gravadores de vídeo ekm rede
Taxa de Transferência300 MB/s
Rotações por Minuto5400 rpm
Cache16 MB
ConexãoNão se aplica
Sistema OperacionalNão informado
Peso107 g
DimensõesNão informado
Cores e DesignNão se aplica
No.10

YESSTECHHD 500 GB Externo Portátil YessTech USB 3.0

A Partir de:
R$ 97,93
Lev. baixo

Ótimo Custo-Benefício para Linux

Fabricado pela YessTech, o HD portátil 500GB possui USB 3.0 e promete atender bem ao seu notebook, garantindo eficiência nas transferências de dados. Ele é compatível com vários sistemas operacionais, o que aumenta a sua versatilidade. É uma boa opção principalmente para quem usa Linux.

 
Bastante fácil de usar, este HD 500 GB para notebook tem 2,5 polegadas e interface SATA, que é uma das mais comuns em computadores e nos principais dispositivos modernos. Além disso, apresenta baixo ruído durante o funcionamento, contribuindo para um uso mais confortável.

 
Esse HD recebeu elogios de alguns clientes por ser portátil e fácil de transportar para qualquer lugar, seja no trabalho ou faculdade. Para finalizar, ele ainda tem um preço acessível, tornando-o uma opção interessante para quem busca por custo-benefício. Contudo, a marca não informa muitas questões referentes à velocidade do modelo.


Não há informações oficiais sobre este produto on-line.
Tipo Externo
CompatibilidadeNotebooks, PCs e Mac
Taxa de TransferênciaNão informado
Rotações por MinutoNão informado
CacheNão informado
ConexãoUSB 3.0 e 2.0
Sistema OperacionalWindows, Linux e iOS
PesoNão informado
Dimensões30 x 16 x 8 cm (C x L x A)
Cores e DesignPreto | comum

Como Saber Se o HD É Novo?

Como Saber Se o HD É Novo?
Ao comprar um HD de 500 GB interno ou externo online, existem formas de se certificar de que o produto seja novo, como observar o status da garantia e selos de autenticidade. Entretanto, isso pode não ser o suficiente para encerrar as suspeitas, de modo que ferramentas tecnológicas acabam sendo a solução.

Nesse sentido, o Hard Disk Sentinel é uma boa opção. Trata-se de um software de monitoramento, relatório de saúde e análise de HDs. Ele ajuda os usuários a acompanhar o desempenho dos seus dispositivos e prevenir eventuais falhas, evitando a perda de dados.

 

Além disso, o programa fornece informações detalhadas sobre o HD, além de testes e diagnósticos. Com essas ferramentas é possível verificar o tempo de uso do dispositivo, bem como se ele já armazenou algum volume de dados em momentos anteriores, possibilitando determinar se ele é novo ou não. 

Confira Nossos Outros Artigos Sobre os Melhores HDs e Marcas de HDs

Além deste artigo sobre os melhores HDs 500GB, nós, da mybest, também temos textos próprios sobre os melhores HDs internos e externos. Além disso, outro deles analisa as melhores marcas que fabricam esses produtos. Para acessá-los, é só clicar nos links abaixo!

Conclusão

Escolher HDs 500 GB internos ou externos de qualidade pode facilitar bastante a vida de quem utiliza equipamentos que precisam de armazenamento. Esperamos que, após a leitura deste artigo, essa tarefa tenha se tornado bem simples para você!


Volte aqui sempre que desejar relembrar alguma informação. Além disso, compartilhe o nosso artigo em suas redes sociais. Dessa forma você ajuda os seus amigos e familiares a também escolherem os melhores HDs 500 GB e a mybest a produzir mais conteúdos. Até mais e boas compras!


Redação: Bruna Fernandes / Revisão: Taylon Nizer / Atualização: Amanda Guimarães

Top 5 Melhores HDs 500 GB

1º lugar: SEAGATESeagate Expansion Hard Drive Externo Portátil 500 GB USB 3.0‎STEA500400

2º lugar: WESTERN DIGITALWD Blue PC Mobile Hard DriveWD5000LPZX

3º lugar: SEAGATEHD Seagate BarraCuda 500 GBST500LM030

4º lugar: UNIONSINEHard Driver Externo Ultra Slim Portátil USB 3.0 UnionSineHD-006

5º lugar: SOMNAMBULISTHD Portátil Somnambulist 500 GBYD0002

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Armazenamento
  4. Top 10 Melhores HDs 500 GB (Seagate, Toshiba e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.