mybest
Produtos para Cachorros

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Pet Shop
  3. Produtos para Cachorros
  4. Doença de Pele em Cachorro: Tipos, Como Tratar e mais
Doença de Pele em Cachorro: Tipos, Como Tratar e mais

Doença de Pele em Cachorro: Tipos, Como Tratar e mais

As doenças de pele em cachorros podem ser divididas em três grupos conforme os seus sintomas e características. Elas são bastante comuns em cães e representam uma boa parte da rotina dos consultórios veterinários. Assim, é importante conhecer as principais doenças e tratamentos.


Devido à possibilidade de transmissão de alguns tipos para seres humanos, essas doenças são bastante comentadas e saber como controlá-las pode ser algo bastante complexo. Por isso, para responder às principais dúvidas sobre o assunto, elaboramos este artigo. Veja mais a seguir e boa leitura!

Atualizado em 26/07/2023
Paula Silvério
Supervisão
Médica Veterinária
Paula Silvério

Veterinária com pós-graduação em endocrinologia, clínica médica e clínica cirúrgica de pequenos animais. Ela também tem o canal "Canal Planeta Animal" no Youtube, onde fala sobre assuntos variados do mundo pet e dá diversas dicas importantes para os tutores. Conheça mais sobre a veterinária no Instagram e YouTube.

Perfil de Paula Silvério
Continue lendo
Redação mybest
Revisão
mybest
Redação mybest

Produção de conteúdo baseada em curadoria de informação e análise de especialistas. A equipe de redação da mybest trabalha diariamente para fornecer a melhor experiência de escolha de produtos e serviços a mais de 2 milhões de usuários.

Perfil de Redação mybest
Continue lendo

Índice

Artigo Elaborado em Parceria com a Especialista Paula Silvério

Artigo Elaborado em Parceria com a Especialista Paula Silvério

Para esclarecer as principais dúvidas relacionadas às doenças de pele em cachorros, a mybest convidou a médica veterinária Paula Silvério. A seguir, conheça um pouco da sua trajetória profissional.


Médica Veterinária Paula Silvério (CRMV 16019)


Veterinária com pós-graduação em endocrinologia, clínica médica e clínica cirúrgica de pequenos animais.

A dra. Paula também tem o canal "Canal Planeta Animal" no Youtube, no qual fala sobre variados assuntos do mundo pet e dá diversas dicas importantes. Vale a pena conferir!

Conheça mais sobre a Paula Silvério no Instagram e YouTube.

Quais São as Principais Doenças de Pele em Cães?

As doenças dermatológicas em cães são diversas e representam uma grande porcentagem da rotina veterinária. Entretanto, existem algumas doenças de pele em cachorros mais comuns, que podem ser agrupadas nas seguintes categorias:


  • Dermatite atópica: é o tipo mais comum, apresentado por grande parte dos animais de companhia. Em geral, tem origens hereditárias e a pele apresenta alterações na sua camada de proteção, causando irritações e inflamações;
  • Dermatofitoses: são decorrentes de infecções causadas por fungos que se multiplicam em alta velocidade. Apresentam falhas arredondadas no pelo e podem gerar coceira;
  • Dermatite úmida aguda: frequente em animais maiores e decorrentes de traumas, como batidas ou coceiras insistentes. Têm odor forte e aparência sempre úmida, além de surgirem de um dia para o outro. 

Além das dermatites, outras doenças que podem aparecer na pele dos cães são as alergias, a sarna e a leishmaniose cutânea. Para saber mais sobre elas e sobre suas causas e respectivos tratamentos, continue lendo o artigo!

Como Tratar Dermatite em Cão?

Como Tratar Dermatite em Cão?

Para um tratamento eficaz, o primeiro passo é determinar o tipo de dermatite. Como dito acima, elas podem ser alérgicas, fúngicas, traumáticas, bacterianas ou causadas por condições de saúde pré-existentes, entre várias outras causas. Logo, é fundamental confirmar o tipo.


No caso de dermatites causadas por fungos, o ideal é que sejam tratadas com antifúngicos orais ou tópicos com a adição de tratamentos sintomatológicos. É usado remédios para reduzir a coceira também. Além disso, caso ocorra o ressecamento da pele, medicamentos para esta finalidade são ideais.


Cada tipo de dermatite deve ser tratada de uma forma específica. Por isso, na dúvida, consulte um veterinário de confiança!

Como Tratar Fungo em Cachorro?

O tratamento varia de acordo com os sintomas e a carga parasitária. Alguns podem ser mais brandos, com medicamentos tópicos e banhos medicamentosos, e outros exigem tratamentos prolongados com remédios orais também. As dermatites causadas por fungos são muito comuns devido ao contato do cão com eles.


Como os fungos são oportunistas, quando encontram condições favoráveis de calor e umidade, eles conseguem se replicar com rapidez e eficiência. Além disso, se alimentam da queratina presente no pelo dos cães, o que justifica as falhas que surgem com essa dermatite.


Devido à forma de alimentação desses fungos, a coceira nem sempre aparece como um sintoma. Por isso, é preciso ter cuidado quando a suspeita da infecção surge, porque os fungos podem ser transmitidos para humanos, especialmente com a imunidade debilitada.

O Que Fazer Quando o Cachorro Está com Alergia na Pele?

O Que Fazer Quando o Cachorro Está com Alergia na Pele?

Primeiramente, é preciso identificar a origem da alergia. Esse processo não é nada fácil, visto que a identificação é feita por meio de testes, e existem inúmeros tipos de alergia. A identificação demanda disciplina para seguir os testes propostos pelo médico veterinário à risca.


Estes testes funcionam através da exposição e da retirada de um possível agente alérgeno. As alergias mais comuns são as por contato, alimentares e por picada de pulga. Elas podem ser estressantes para os cães, pois geram incômodo e coceira intensa pelo corpo ou em uma área específica.


Por fim, vale mencionar que o tratamento dependerá dos sintomas apresentados e do grau da alergia, já que os sintomas podem variar de cão para cão. Por ser uma doença que afeta apenas o cão em questão, as alergias não são transmissíveis para outros cachorros ou para as pessoas.

O Que É Leishmaniose Cutânea e Como Deve Ser Tratada?

O Que É Leishmaniose Cutânea e Como Deve Ser Tratada?

A leishmaniose cutânea está entre as doenças infecciosas mais comuns no Brasil. Ela é transmitida pelo mosquito palha (Lutzomyia longipalpis), presente em todo o território nacional, e pode ser passada para seres humanos pelo mesmo vetor. A doença não é transmitida aos humanos pelos cães.


Devido a isso, existe uma preocupação muito grande para controlá-la. Grande parte dos animais acometidos não apresentam sintomas, o que dificulta esse processo. Mas, dentre os sintomas mais comuns estão as lesões no focinho, boca, coxins, ponta da orelha e o crescimento exagerado das unhas.


O tratamento é escolhido por um médico veterinário e é totalmente personalizado ao cão em questão. Em geral, é sintomático e usa medicação para dificultar o aumento da carga parasitária. Para confirmar se o cão está com a doença, é feito um exame de sangue que ajuda a determinar a escolha dos medicamentos.

Veja as Indicações da mybest para Manter a Pele e Pelo Saudáveis

Agora que você já sabe tudo sobre as doenças de pele dos cães, que tal conferir outras dicas da mybest de produtos para cuidar da saúde dos pets? Veja as nossas dicas de sabonetes, shampoos e até planos de saúde pet nos links abaixo!

Conclusão

As doenças de pele em cães, como a leishmaniose cutânea, demandam atenção devido à possibilidade de transmissão para seres humanos. Entretanto, o seu controle pode ser dificultado porque boa parte dos cães contaminados permanece assintomático, de modo que a observação é fundamental.


Assim, esteja atento a lesões, prurido e falhas na pelagem. Nos primeiros sinais, procure um médico veterinário para a realização dos devidos exames e a determinação de um tratamento individualizado. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que precisa saber mais sobre a doença!

Referências Bibliográficas

Paula Silvério
Médica Veterinária
Paula Silvério

BOTONI, L. S. Prevalência de alérgenos causadores da dermatite tópica em cães na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Escola de Veterinária – UFMG, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C6FZB/1/monografia_al_rgenos_pronto.pdf Acesso em: 26/06/2022


CARDOSO, M.S.L. et al. Dermatopatias em cães: Revisão de 257 casos. Archives of Veterinary Science, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/72951/2-s2.0-84865391377.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 26/06/2022

Este conteúdo foi útil para você?
  1. TOP
  2. Pet Shop
  3. Produtos para Cachorros
  4. Doença de Pele em Cachorro: Tipos, Como Tratar e mais
mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.