Introdução Alimentar: Quando Começar, Método BLW e mais

A introdução alimentar deve começar após os 6 meses de idade, quando o bebê apresentar todos os sinais de prontidão. Este é um processo que depende da observação familiar, visto que não existem regras claras quanto à execução e cada criança é um indivíduo diferente.


Portanto, ao longo do artigo respondemos perguntas sobre quando e como começar a introdução alimentar, o que comprar e também questões relativas ao método BLW, que está bastante em alta na atualidade. Para saber mais sobre isso, siga adiante e boa leitura!

Especialistas Envolvidos

Lorena Zuba
Redação mybest
  • Última atualização: 15/07/2022
Sumário

Artigo Elaborado em Parceria com a Especialista Lorena Zuba

Para esclarecer as principais dúvidas relacionadas à introdução alimentar, a mybest convidou a pediatra Dra. Lorena Zuba. A seguir, conheça um pouco da sua trajetória profissional.

Artigo Elaborado em Parceria com a Especialista Lorena Zuba
Médica Pediatra Dra. Lorena Zuba (CRMMG 70291)

Lorena é graduada em medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros e fez residência em pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG.

Tem como paixão promover a saúde das crianças no dia a dia, realizando o acompanhamento de rotina e levando muita informação de qualidade para as famílias.

Além de atender crianças no hospital e ambulatório, produz conteúdo para a internet com o objetivo de traduzir dados científicos de uma forma prática e acessível para todos.

Conheça mais sobre a Dra. Lorena no Instagram, YouTube, Facebook e no site Ped com amor.

Quando e Como Começar a Introdução Alimentar?

A introdução alimentar deve começar quando o bebê tem 6 meses e apresenta todos os sinais de prontidão. Mas, tão importante quanto isso, é considerar a forma de iniciar. Infelizmente, ainda é comum ver erros quanto à oferta de alimentos na atualidade. 


O cardápio ideal deve incluir frutas e a papa principal. Esta última é a refeição do almoço e não deve conter sal. Ela também precisa apresentar todos os grupos de alimentos: tubérculos, cereais, leguminosas, carnes/ovos e legumes/verduras. 


Os alimentos podem ser oferecidos inteiros ou amassados, mas nunca peneirados ou triturados. É importante evitar ultraprocessados, como o “Danoninho”, devido à presença de aditivos e de açúcar, que são prejudiciais à saúde do bebê. 

Quais São os Sinais de Prontidão para Introdução Alimentar?

O primeiro sinal de que o bebê está pronto para começar a receber os alimentos sólidos é ter, no mínimo, 6 meses de vida. Antigamente, a introdução era feita mais precocemente, mas os estudos recentes defendem essa idade, em que os seguintes sinais também são observados: 


  • Bebê consegue se manter sentado com o mínimo de apoio: caso ele tombe para os lados, existem riscos maiores de engasgo;
  • Há a diminuição do reflexo de protusão da língua: caso isso não ocorra, o bebê empurrará o alimento para fora da boca;
  • Bebê se interessa pela comida: ele pode ainda não saber o que é, mas já mostra interesse em participar das refeições;
  • Bebê leva objetos à boca: esta é uma habilidade motora que facilita o manuseio dos alimentos.

Uma vez que estes sinais sejam identificados, o bebê estará pronto para começar a introdução alimentar. Desse modo, é importante aguardar a presença de todas essas habilidades para que ele experimente este momento especial da sua vida com segurança. 

Quais São os Sinais de Prontidão para Introdução Alimentar?

O Que É o Método BLW na Alimentação Infantil?

A sigla BLW vem de "baby-lead weaning", que em português significa "desmame guiado pelo bebê". Apesar do nome, não é necessário fazer o desmame para usar o método. O foco é incentivar o desenvolvimento da autonomia e estabelecer uma boa relação entre o bebê e a comida.


Assim, ele conduz o processo e leva o alimento à boca sozinho com a devida supervisão. É preciso ter cuidado para que a comida esteja sempre em tamanho e consistência adequados, de modo que o bebê consiga mastigar com a gengiva. 


É interessante ressaltar que quando o BLW é aplicado corretamente, ele não oferece mais riscos que a introdução alimentar tradicional. Além disso, o BLW traz uma série de benefícios para as crianças, como o estímulo ao desenvolvimento psicomotor.

O Que É o Método BLW na Alimentação Infantil?

O Que Comprar para Introdução Alimentar?

Não é necessário comprar muitas coisas para começar a introdução alimentar. Entre os itens que podem ser comprados estão a cadeira de alimentação, os pratos e talheres infantis e o babador. Devido à disponibilidade no mercado, cada família pode escolher o modelo que mais atende às suas preferências.


Um utensílio que não é recomendado é a redinha de alimentação. Ela impede o contato do bebê com a textura dos alimentos, não estimula a mastigação, diminui o aproveitamento de nutrientes e pode acumular bactérias, pois a limpeza do material é difícil.


Além disso, existem algumas questões quanto aos alimentos oferecidos. A preferência deve ser pelos itens “in natura” ou pouco processados, evitando sempre os ultraprocessados. O sal e o açúcar também não devem estar presentes na alimentação do bebê.

O Que Comprar para Introdução Alimentar?

O Que Fazer Quando o Bebê Não Quer Comer?

A resposta é simples: não insistir. Isso pode ser difícil para as mães, mas é preciso respeitar os sinais de saciedade da criança e compreender que isso é positivo para o estabelecimento de uma boa relação com a comida. Portanto, não é uma boa ideia forçar e punir.


Para tranquilizar um pouco as mães, é possível afirmar que até 1 ano o leite materno ainda é o principal alimento para o bebê, tanto do ponto de vista nutricional quanto calórico. Desse modo, mesmo que ele não coma muitos alimentos, ainda receberá os nutrientes que precisa. 


Além disso, a baixa ingestão é esperada no início da introdução alimentar, visto que as crianças ainda estão se acostumando e entendendo o alimento. Estão aprendendo, por exemplo, como saber que a comida pode ser lavada à boca para engolir e outros objetos já presentes na rotina do bebê não podem.

O Que Fazer Quando o Bebê Fica Constipado na Introdução Alimentar?

Caso a mãe perceba o incômodo do bebê, com o cocô duro e dor para evacuar, é importante consultar o pediatra para avaliação. Porém, existem algumas dicas simples que podem ajudar a evitar problemas dessa natureza no início da introdução alimentar:


  • Evite os sucos: prefira ofertar água e frutas. Assim, a criança receberá mais fibras. 
  • Evite alimentos peneirados ou triturados: estes são processos que destroem as fibras e contribuem para a constipação;
  • Aumente a oferta de água: alguns pais começam a introdução alimentar, mas se esquecem de oferecer água entre as refeições. Isso contribui para o endurecimento das fezes;
  • Ofereça mais “alimentos que soltam”: entre estes alimentos, é possível destacar a laranja, o abacate, o mamão, a manga, a aveia, o feijão, o repolho, a couve e a abobrinha;
  • Evite os “alimentos que prendem”: entre eles, vale citar a pera, pão, arroz, caju, maçã, goiaba, banana e macarrão.

Além disso, é fundamental tentar diversificar a oferta de alimentos. Ainda que o bebê não aceite em um primeiro momento, é importante insistir com outras formas e em outros contextos. Depois de algumas tentativas, é comum que ele passe a aceitar. 

O Que Fazer Quando o Bebê Fica Constipado na Introdução Alimentar?

Como Fica a Amamentação Depois da Introdução Alimentar?

A amamentação pode seguir em livre demanda. Ou seja, a mãe não precisa restringir o peito quando iniciar os alimentos sólidos. Inclusive, o leite materno continuará sendo a principal fonte de nutrição para o bebê até 1 ano, período em que ele ainda está aprendendo a comer. 


É natural que os bebês mamem menos após começarem a comer, mas isso trata-se de um processo de transição e, como tal, demanda tempo. No caso dos bebês que usam fórmula, a mãe pode ir reduzindo a quantidade e a frequência à medida que outros alimentos forem introduzidos.


É importante ressaltar que não existe uma regra geral. Cada família deve observar aquilo que se adéqua melhor à sua rotina e respeitar o tempo da criança durante essa fase, visto que se trata de um momento de aprendizado com relação à alimentação. 

Veja as Indicações da mybest de Produtos para Bebês

Agora que você já sabe tudo a respeito da introdução alimentar, que tal conhecer algumas dicas da mybest de produtos que podem te ajudar neste processo e tornar essa fase de transição do bebê mais tranquila? Veja a seguir!

Conclusão

A introdução alimentar é um momento de aprendizado para os bebês. Desse modo, os pais devem enfrenta-lo com paciência e persistência, sempre oferecendo novamente alimentos que foram recusados em um primeiro momento. Isso acontece porque os bebês ainda estão aprendendo que podem leva-los à boca.


Além disso, é importante ter em mente que durante essa fase a criança vai comer mais por curiosidade do que por fome. O seu principal alimento continuará sendo o leite materno até que ela complete um ano de idade. Gostou do conteúdo? Compartilhe estas dicas com um amigo que precisa ler!

Referências Bibliográficas

Lorena Zuba
Pediatra
Lorena Zuba

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MTQ1NQ== Acesso em: 26/06/2022.


SBP. Manual de alimentação: da infância a adolescência. SBP, 2018. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pediatria/Repositorio/ppsca/bibliografia/nutricao/sbp-manual-de-alimentacao-2018/view. Acesso em 26/06/2022.


SBP. Alimentação complementar e o Método BLW (Baby-Led Weaning). SBP, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19491c-GP_-_AlimCompl_-_Metodo_BLW.pdf. Acesso em 26/06/2022.

Você pode gostar também

  • Top 10 Melhores Cadeiras de Alimentação em 2022 (Cadeirões e Portáteis)
    Top 10 Melhores Cadeiras de Alimentação em 2022 (Cadeirões e Portáteis)
    A fase em que o bebê começa a comer é uma nas quais os pais mais têm dúvidas. A escolha da melhor cadeira de alimentação é uma delas. Fatores como modelo, segurança, facilidade de limpeza, ajustes de encosto e altura, por exemplo, devem ser levados em consideração na escolha da cadeira que atenderá às suas necessidades.Para ajudá-lo neste momento tão importante, criamos um passo-a-passo de como fazer uma compra consciente. Também incluímos neste artigo um ranking com as 10 melhores cadeiras de alimentação para comprar online. Há marcas como Galzerano, Cosco, Burigotto e Chicco. Boa leitura e boas papinhas!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Bombinhas de Tirar Leite em 2022 (Avent, G-Tech e mais)
    Top 10 Melhores Bombinhas de Tirar Leite em 2022 (Avent, G-Tech e mais)
    Amamentar é um dos atos mais especiais na rotina de uma mãe. Mas, algumas mulheres podem encontrar dificuldades nesse processo, seja pela correria do dia a dia, pela pouca produção de leite, pelo nascimento prematuro do bebê, entre outros. Para contornar esses problemas, é necessário buscar alternativas que garantam a amamentação com tranquilidade.A bombinha de tirar leite ajuda a manter a alimentação do bebê baseada no leite materno com praticidade e rapidez. Marcas como Avent, G-Tech, Medela e Lansinoh oferecem diversos modelos, mas como escolher a bombinha de tirar leite ideal? Pensando nisso, nós criamos um guia de compra e um ranking com as 10 melhores bombinhas de tirar leite! Confira!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Fórmulas Infantis em 2022 (Nan, Aptamil e mais)
    Top 10 Melhores Fórmulas Infantis em 2022 (Nan, Aptamil e mais)
    O aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê é o mais indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, em alguns casos pode não ser possível. É aí que as fórmulas infantis entram para ajudar na nutrição de bebês de forma saudável e segura. Contudo, além de consultar o pediatra é importante considerar alguns aspectos antes da escolha da melhor fórmula. Marcas como Nan, Aptamil e Enfamil são bastante conhecidas por oferecer fórmulas enriquecidas com nutrientes que contribuem para um crescimento saudável. Saiba como entender as diferenças entre elas e veja o ranking com as 10 melhores fórmulas infantis. Para ter uma escolha ainda mais correta verifique os comentários de uma especialista!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Esterilizadores de Mamadeiras em 2022
    Top 10 Melhores Esterilizadores de Mamadeiras em 2022
    Os pais sempre se preocupam com a saúde dos seus filhos, não é mesmo? Por isso, ter um esterilizador de mamadeiras em casa é essencial para eliminar uma série de germes e bactérias que podem se alojar nos frascos. Dessa forma, é possível prevenir diversas doenças nos pequenos.Para facilitar a sua vida, juntamos todas as informações que fazem diferença na escolha de um produto como esse. Além disso, elaboramos um ranking com os 10 melhores esterilizadores de mamadeiras. Recheado de marcas de alta qualidade no mercado infantil, como  Avent, Lillo, Chicco e MAM. Confira!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Copos de Transição em 2022 (Nuk, Avent e mais)
    Top 10 Melhores Copos de Transição em 2022 (Nuk, Avent e mais)
    A partir dos seis meses de vida os bebês começam a tomar líquidos além do leite materno, como sucos ou água. Para ensinar a criança a beber de forma segura, os copos de transição são muito usados entre os pais ou responsáveis. Esses copos são práticos, versáteis e dão maior autonomia para os pequenos.Marcas como Philips Advent, Munchkin e NUK apresentam produtos com diferentes usos considerando o formato e a capacidade. Para saber qual o melhor copo para seu bebê, confira nossas dicas de como escolher e um ranking com os 10 melhores copos de transição do mercado. Continue lendo!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Aquecedores de Mamadeira em 2022 (Nuk, Multikids e mais)
    Top 10 Melhores Aquecedores de Mamadeira em 2022 (Nuk, Multikids e mais)
    Ter um aquecedor de mamadeira será a salvação dos seus dias corridos. Ele ajuda a preparar o leite e a mantê-lo na temperatura correta, e alguns esterilizam e aquecem papinhas. Assim, você economizará tempo e não deixará seu filho esperando! Mas existe diferença entre os aparelhos vendidos online?Existem diversos modelos, variando na forma de uso e funções oferecidas. Neste artigo, selecionamos os 10 melhores aquecedores de mamadeira portátil e tradicional, de marcas como a Nuk, Multikids e Philips Avent. Antes de escolher, preste atenção em quais características são mais úteis para você!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Mamadeiras para Recém-Nascido em 2022 (Nuk e mais)
    Top 10 Melhores Mamadeiras para Recém-Nascido em 2022 (Nuk e mais)
    As mamadeiras para recém-nascido precisam ser escolhidas com cuidado já que devem ser confortáveis tanto para o bebê quanto para o adulto que for segurá-la. Com um modelo correto você garante uma alimentação mais confortável e segura para o seu filho, livre de substâncias tóxicas.Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas para garantir a escolha ideal, com características importantes que devem ser observadas durante a compra. Confira também nossa seleção com as 10 melhores mamadeiras para recém-nascido de marcas como Philips Avent, Nuk, Lillo, entre outros. Não perca!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Mamadeiras Anticólica em 2022 (NUK, Avent e mais)
    Top 10 Melhores Mamadeiras Anticólica em 2022 (NUK, Avent e mais)
    As mamadeiras anticólica e antirrefluxo podem ser muito úteis para amenizar os desconfortos de bebês que costumam apresentar problemas pela ingestão excessiva de ar. Marcas referência como MAM, NUK e Avent oferecem modelos com sistemas anticólica, e a variedade de modelos pode causar indecisão.Para ajudar você a escolher a melhor mamadeira anticólica para seu bebê, preparamos um artigo completo, com tudo que deve ser considerado na escolha, além de um ranking com as 10 melhores mamadeiras anticólica disponíveis. Confira abaixo, e saiba como escolher com mais segurança!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Potes Térmicos para Bebê em 2022 (Chicco, Buba e mais)
    Top 10 Melhores Potes Térmicos para Bebê em 2022 (Chicco, Buba e mais)
    A fase da introdução alimentar é um marco na vida do bebê. Por volta dos 6 meses, os alimentos passam a fazer parte da rotina dos pequenos. A partir disso, chega o momento de se preocupar em transportar as refeições e, para isso, nada mais importante que um pote térmico para bebê.Marcas como Chicco, Skip Hop e Buba estão entre as principais fabricantes do produto, oferecendo versões bonitas e adequadas para manter a temperatura dos alimentos. Para te ajudar a escolher uma delas, fizemos um guia completo e um ranking com os 10 melhores potes térmicos para bebê. Confira!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Colheres para Introdução Alimentar em 2022 (NUK e mais)
    Top 10 Melhores Colheres para Introdução Alimentar em 2022 (NUK e mais)
    Com design anatômico, pequeno e macio, a colher para introdução alimentar é de grande ajuda para essa fase do bebê. Afinal, a introdução de alimentos sólidos no cardápio dos pequenos é um marco para o desenvolvimento e uma grande mudança na rotina. Mas, tanta novidade pode gerar dificuldade de adaptação. Para uma transição confortável, é importante escolher talheres adequados. Existem diversos materiais e formatos, e para ajudar na escolha, preparamos um artigo completo, além de um ranking com as 10 melhores colheres de introdução alimentar de marcas como NUK, Buba Clingo, entre outras. Confira!
    Amamentação e Alimentação
  • Mais lidos

  • Top 10 Melhores Fórmulas Infantis em 2022 (Nan, Aptamil e mais)
    Top 10 Melhores Fórmulas Infantis em 2022 (Nan, Aptamil e mais)
    O aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê é o mais indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, em alguns casos pode não ser possível. É aí que as fórmulas infantis entram para ajudar na nutrição de bebês de forma saudável e segura. Contudo, além de consultar o pediatra é importante considerar alguns aspectos antes da escolha da melhor fórmula. Marcas como Nan, Aptamil e Enfamil são bastante conhecidas por oferecer fórmulas enriquecidas com nutrientes que contribuem para um crescimento saudável. Saiba como entender as diferenças entre elas e veja o ranking com as 10 melhores fórmulas infantis. Para ter uma escolha ainda mais correta verifique os comentários de uma especialista!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Cadeiras de Alimentação em 2022 (Cadeirões e Portáteis)
    Top 10 Melhores Cadeiras de Alimentação em 2022 (Cadeirões e Portáteis)
    A fase em que o bebê começa a comer é uma nas quais os pais mais têm dúvidas. A escolha da melhor cadeira de alimentação é uma delas. Fatores como modelo, segurança, facilidade de limpeza, ajustes de encosto e altura, por exemplo, devem ser levados em consideração na escolha da cadeira que atenderá às suas necessidades.Para ajudá-lo neste momento tão importante, criamos um passo-a-passo de como fazer uma compra consciente. Também incluímos neste artigo um ranking com as 10 melhores cadeiras de alimentação para comprar online. Há marcas como Galzerano, Cosco, Burigotto e Chicco. Boa leitura e boas papinhas!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Bombinhas de Tirar Leite em 2022 (Avent, G-Tech e mais)
    Top 10 Melhores Bombinhas de Tirar Leite em 2022 (Avent, G-Tech e mais)
    Amamentar é um dos atos mais especiais na rotina de uma mãe. Mas, algumas mulheres podem encontrar dificuldades nesse processo, seja pela correria do dia a dia, pela pouca produção de leite, pelo nascimento prematuro do bebê, entre outros. Para contornar esses problemas, é necessário buscar alternativas que garantam a amamentação com tranquilidade.A bombinha de tirar leite ajuda a manter a alimentação do bebê baseada no leite materno com praticidade e rapidez. Marcas como Avent, G-Tech, Medela e Lansinoh oferecem diversos modelos, mas como escolher a bombinha de tirar leite ideal? Pensando nisso, nós criamos um guia de compra e um ranking com as 10 melhores bombinhas de tirar leite! Confira!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Copos de Transição em 2022 (Nuk, Avent e mais)
    Top 10 Melhores Copos de Transição em 2022 (Nuk, Avent e mais)
    A partir dos seis meses de vida os bebês começam a tomar líquidos além do leite materno, como sucos ou água. Para ensinar a criança a beber de forma segura, os copos de transição são muito usados entre os pais ou responsáveis. Esses copos são práticos, versáteis e dão maior autonomia para os pequenos.Marcas como Philips Advent, Munchkin e NUK apresentam produtos com diferentes usos considerando o formato e a capacidade. Para saber qual o melhor copo para seu bebê, confira nossas dicas de como escolher e um ranking com os 10 melhores copos de transição do mercado. Continue lendo!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Mamadeiras para Recém-Nascido em 2022 (Nuk e mais)
    Top 10 Melhores Mamadeiras para Recém-Nascido em 2022 (Nuk e mais)
    As mamadeiras para recém-nascido precisam ser escolhidas com cuidado já que devem ser confortáveis tanto para o bebê quanto para o adulto que for segurá-la. Com um modelo correto você garante uma alimentação mais confortável e segura para o seu filho, livre de substâncias tóxicas.Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas para garantir a escolha ideal, com características importantes que devem ser observadas durante a compra. Confira também nossa seleção com as 10 melhores mamadeiras para recém-nascido de marcas como Philips Avent, Nuk, Lillo, entre outros. Não perca!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Garrafas Térmicas Infantis em 2022 (Tramontina, Thermos e mais)
    Top 10 Melhores Garrafas Térmicas Infantis em 2022 (Tramontina, Thermos e mais)
    Garrafas térmicas são úteis para crianças, especialmente para usar na escola, pois mantém a temperatura de sucos e água para o lanche ou até mesmo durante viagens e passeios longos. Existem diversos modelos infantis, com personagens famosos e desenhos coloridos, mas é preciso escolher bem.Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas de como fazer essa escolha de forma segura de acordo com as características mais importantes. Também montamos uma seleção com as 10 melhores garrafas térmicas infantis de marcas como Tramontina, Thermos, Buba, Büp Baby e outros. 
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Babadores para Comprar em 2022
    Top 10 Melhores Babadores para Comprar em 2022
    Babadores são indispensáveis e ainda deixam nossos bebês super fofos. Com estampas, materiais e formatos diversos, o babador é um ítem que não pode faltar no enxoval. Se você chegou aqui, provavelmente já se deparou com tantos formatos que ficou em dúvida. Babador bandana? De silicone ou tecido impermeável? Qual o melhor para o bebê?Escolher o babador certo fica muito mais fácil quando você entende a função de cada modelo. Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo completo, além de um ranking com os 10 melhores babadores do mercado, com marcas como Chicco, Tip Top e Avent, entre outras. Para saber tudo e escolher sem medo de errar, siga conosco e garanta o melhor babador para seu pequeno!
    Amamentação e Alimentação
  • Top 10 Melhores Sofás de Canto em 2022 (Retrátil, com Chaise e mais)
    Top 10 Melhores Sofás de Canto em 2022 (Retrátil, com Chaise e mais)
    O sofá de canto é perfeito para otimizar espaço, relaxar, conversar com os amigos e reunir toda a família. Dentre todos os modelos disponíveis, esses ganham destaque pela versatilidade, já que é possível adaptá-los em diferentes ambientes, seja encostado na parede ou no centro da sala de estar.Para garantir uma boa compra, confira nossas dicas sobre as principais características desse móvel tão importante. Pense em quantas pessoas precisa acomodar, depois escolha o material e o conforto que você e sua família desejam. Aproveite ainda o nosso ranking, com os 10 melhores sofás de canto do mercado.
    Móveis
  • Top 15 Melhores Batons em 2022 (Eudora, MAC, Ruby Rose, Avon e mais)
    Top 15 Melhores Batons em 2022 (Eudora, MAC, Ruby Rose, Avon e mais)
    O batom é um item que não pode faltar na necessaire. Mesmo que você não esteja maquiada, o batom tem o poder de dar um ar mais saudável e elegante ao seu rosto. Seja um batom matte, cremoso ou glossy, em formato de lápis, bala, líquido ou até em pó, é natural ficarmos em dúvida na hora da escolha.Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para escolher o batom ideal, além de um ranking com os 15 melhores batons do mercado, com marcas como Eudora, MAC, Ruby Rose, Maybelline, Avon, Latika e outros. Confira e escolha um batom lindo para chamar de seu!
    Maquiagem
  • Top 10 Melhores Monitores 4K em 2022 (LG, Samsung e mais)
    Top 10 Melhores Monitores 4K em 2022 (LG, Samsung e mais)
    Um monitor 4K possui resolução 4 vezes maior do que a encontrada no padrão Full HD, que é o mais adotado atualmente. Há diversos tamanhos, funcionalidades e tecnologias de display, como IPS, VA ou TN. Por isso, é importante ficar por dentro de algumas informações antes de escolher um monitor 4K de bom custo-benefício.Para facilitar a sua busca, criamos um guia super completo e cheio de dicas de como escolher o melhor monitor 4K. Além disso, elaboramos um ranking com os 10 melhores monitores 4K do mercado. Lá você vai encontrar marcas excelentes, como LG, Samsung e Philips. Confira tudo isso a seguir!
    Periféricos
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria