mybest
Empresas de Energia Solar

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Moradia
  4. Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais)
  • Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais) 1
  • Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais) 2
  • Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais) 3
  • Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais) 4
  • Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais) 5

Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais)

O mercado de energias renováveis, como a energia solar, vem conquistando cada vez mais espaço no mundo todo. No Brasil, existem cerca de 20 mil empresas que atuam no setor, nas mais diversas áreas relacionadas, como a produção, distribuição e instalação de sistemas fotovoltaicos.


Sendo assim, se você pretende instalar um sistema fotovoltaico na sua casa ou comércio, não deixe de ler este artigo. Apresentaremos as melhores empresas de energia solar do Brasil, como Topsun, Mitratech e mais, além de um guia sobre como escolher a empresa ideal para instalar seu projeto. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Tatyara Figueiró
Revisão
Revisora
Tatyara Figueiró

Sou formada em jornalismo, o que me ajuda a garantir um olhar mais crítico e detalhado nos conteúdos de atualização e revisão. O mais legal é que, como o trabalho na mybest é transdisciplinar, também consigo aprender mais estudando para revisar e atualizar artigos de diferentes áreas.

Perfil de Tatyara Figueiró
Continue lendo

Índice

Como Funciona o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica?

Como Funciona o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica?

Resumidamente, o sistema de energia solar fotovoltaica é composto pelo painel solar, inversor solar e quadro de luz, além dos cabos e conectores. Veja a seguir as características e funções dos principais componentes de um sistema fotovoltaico básico conectado à rede elétrica.


  • Painel solar: formado por placas solares, compostas por células fotovoltaicas de material semicondutor, geralmente o silício. Capta a energia da luz solar transformando-a em energia elétrica. 
  • Inversor solar: transforma a corrente elétrica contínua gerada pelo painel solar em corrente alternada, compatível com a rede elétrica da residência e com os eletrodomésticos.
  • Quadro de luz: distribui a energia elétrica, já transformada pelo inversor solar, para todo o imóvel. Também envia o excesso de energia gerado durante o dia para a rede elétrica, garantindo créditos com a distribuidora.

É importante mencionar que, no Brasil, apenas os sistemas fotovoltaicos on grid (conectados à rede) são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Por isso, não é possível armazenar energia elétrica em seu imóvel. Mas, o sistema de créditos também é bastante vantajoso!

Por que Investir em Energia Solar?

Por que Investir em Energia Solar?

A luz solar é considerada a fonte mais limpa, ecológica e abundante para gerar energia elétrica. Sendo assim, além de reduzir os impactos ambientais causados pelas fontes de energia não renováveis, investir em um sistema fotovoltaico proporciona autonomia, economia financeira e valoriza seu imóvel.


Apesar do investimento financeiro relativamente alto no início, a médio e longo prazo é possível economizar até 95% nos gastos com conta de luz. Além disso, geralmente, os sistemas fotovoltaicos de boa qualidade garantem um payback (retorno do investimento) em cerca de 5 anos após a instalação.

Como Escolher a Melhor Empresa de Energia Solar

Com tantas novas opções surgindo no setor, pode ser complicado escolher a melhor empresa de energia solar para fechar negócio. Veja a seguir os principais pontos para ficar atento, como o histórico e reputação da empresa, localização, marcas dos equipamentos fornecidos, entre outros. 

1

Avalie o Histórico Profissional e a Reputação da Empresa de Energia Solar

Avalie o Histórico Profissional e a Reputação da Empresa de Energia Solar

Na hora de escolher a melhor empresa de energia solar para planejar e instalar o seu projeto, é importante saber qual o tempo e experiência da empresa neste mercado. Neste sentido, prefira empresas que atuem há, pelo menos, 5 anos com instalação de sistemas de energia fotovoltaica.


Além disso, consulte a avaliação da empresa no Google Maps. Esta é uma forma prática de conferir o que outros clientes dizem sobre o serviço. Opte por empresas de instalação de energia solar que possuam uma nota de 4 estrelas, no mínimo. Assim você garante a contratação de uma empresa confiável.

2

Escolha uma Empresa de Energia Solar Próxima de Você

Escolha uma Empresa de Energia Solar Próxima de Você

Pensando na praticidade e no custo-benefício, a melhor empresa de energia solar deve estar localizada na sua cidade ou, pelo menos, atender a sua região e estado. Além de tornar a instalação do projeto mais viável, isto também facilita que você visite a sede da empresa antes de contratá-la.


No nosso ranking com as 10 melhores empresas de energia solar, selecionamos empresas localizadas nas diversas regiões e estados brasileiros. Entre os estados selecionados, destacam-se São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

3

Observe as Marcas dos Equipamentos Utilizados

Observe as Marcas dos Equipamentos Utilizados

A qualidade dos equipamentos é um dos pontos mais importantes de serem avaliados quando for contratar a melhor empresa de energia solar. Geralmente, as melhores marcas garantem uma vida útil do sistema fotovoltaico de até 25 anos, com no mínimo 80% da eficiência de geração de energia.


Sendo assim, as melhores empresas de energia solar do Brasil trabalham com fornecedores de qualidade e confiança. Entre as marcas mais consolidadas do mercado podemos citar WEG, Canadian Solar, Trina Solar, BYD, Jinko Solar, Fronius, Amerisolar, SMA, JA Solar, entre outras.


Além disso, algumas empresas de energia solar desenvolveram tecnologias próprias para criar equipamentos únicos. E, infelizmente, nem todos os serviços informam seus fornecedores nos sites. Nesse caso, é importante contatar a empresa para confirmar os dados antes de escolher a melhor para você.

4

Empresas Associadas à ABSOLAR Transmitem Confiança

Empresas Associadas à ABSOLAR Transmitem Confiança

A Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) é a maior instituição representante do setor solar fotovoltaico no país. Fundada em 2013, a entidade sem fins lucrativos promove e divulga a energia fotovoltaica no Brasil. Além disso, realiza estudos técnicos e incentiva a qualificação dos profissionais.


Sendo assim, o certificado de associação à ABSOLAR indica que uma empresa está por dentro das principais informações atuais sobre o setor, como a legislação vigente, as normas técnicas e as inovações tecnológicas, por exemplo. 

5

Veja Se a Empresa de Energia Solar Oferece Suporte Pós-Venda

Veja Se a Empresa de Energia Solar Oferece Suporte Pós-Venda

Mesmo que a empresa de energia solar trabalhe com equipamentos de ótima qualidade, é essencial que seja oferecido o suporte técnico pós-venda. É importante não apenas a garantia para casos de falhas do serviço de instalação, mas também o serviço de manutenção do funcionamento dos equipamentos.


Para facilitar ainda mais, certifique-se que a empresa oferece um canal prático de comunicação. Além disso, deve haver profissionais à disposição para tirar dúvidas ou realizar reparos necessários. Além do suporte, algumas empresas permitem o monitoramento do sistema via aplicativo para smartphone.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar

Agora que já sabe um pouco mais sobre sistemas fotovoltaicos, veja as melhores empresas de energia solar que selecionamos para você. Lembre-se de acessar os sites oficiais para ver mais informações sobre os serviços e projetos antes de escolher a empresa ideal. Confira a seguir!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
Detalhes
Histórico
Nota Google Maps
Localização
Fornecedores
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda
1

  1

Empresa de Energia Solar Fotovoltaica Bem Avaliada

10 anos

5/5

Campinas e São Paulo - SP

WEG

2

  1

Excelente Opção em Energia Renovável

11 anos

4,7/5

Fortaleza - CE

WEG e Canadian Solar

3

  1

Marca Líder em Energia Solar

5 anos

4,4/5

Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis e mais - SC

WEG

4

  1

Desenvolvimento Próprio de Sistemas Fotovoltaicos

12 anos

5/5

Campinas - SP

Marca prória

5

  1

Especialistas em Energia Solar

12 anos

Não informado

Maringá - PR

Amerisolar, Trina Solar, BYD, Canadian Solar, Jinko Solar e mais

6

  1

Projetos Exclusivos e Personalizados

Não informado

5/5

Itaboraí - RJ

Canadian Solar, SMA, Fronius, ABB, JA Solar, WEG e mais

7

  1

Relação de Confiança com o Cliente

Não informado

5/5

Caarapó - MS

Trina Solar, BYD, WEG, Fronius, SMA e mais

8

  1

Atuando em 11 Estados do Brasil

8 anos

4,7/5

Belo Horizonte - MG

Não informado

9

  1

Unindo Economia e Sustentabilidade

5 anos

4,9/5

São Paulo e Barueri - SP

Não informado

10

  1

Ideal para Pequenos e Médios Consumidores

25 anos

5/5

São Paulo - SP

Não informado

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

 1
Fonte: mitratech.com.br

Empresa de Energia Solar Fotovoltaica Bem Avaliada

Eleita uma das melhores empresas de energia solar, a Mitratech possui uma unidade em Campinas e outra em São Paulo. Com cerca de 10 anos de experiência no setor fotovoltaico, transmite confiança. Além de associada ABSOLAR, possui os selos de verificação do Google e do ReclameAQUI


Autorizada oficialmente pela WEG, a Mitratech trabalha com equipamentos de primeira linha e tecnologia de ponta. A equipe altamente qualificada, conta com instaladores capacitados e engenheiros especializados em energia solar. Oferece seguro da Berkley, garantindo proteção total contra riscos.


Atende diversas regiões como Campinas, Barueri, Jundiaí, Osasco, Sorocaba e muitas outras cidades do interior de São Paulo. Com certeza, é a melhor opção de empresa de instalação de energia solar para quem reside na capital paulista ou em cidades da região. Não deixe de conferir o site!

Histórico10 anos
Nota Google Maps 5/5
LocalizaçãoCampinas e São Paulo - SP
FornecedoresWEG
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda
Este ranking foi útil para você?
No.2

Excelente Opção em Energia Renovável

A Eco, empresa de energia solar em Fortaleza, no Ceará, é pioneira no setor no Nordeste do Brasil. Atendendo mais de 200 municípios, oferece soluções em energia para 21 estados brasileiros. Ao todo, a empresa já instalou mais de 250 mil placas fotovoltaicas, realizando cerca de 400 projetos.


Utilizando apenas equipamentos com alto padrão de qualidade, oferece garantia e assistência técnica disponível em qualquer momento. Com foco na sustentabilidade e economia financeira, desenvolve projetos de energia solar fotovoltaica para as áreas comercial, industrial e residencial. 


Com uma equipe qualificada e certificada, conta com mais de 100 profissionais, entre engenheiros, arquitetos, economistas, administradores, eletricistas, instaladores, entre outros. Uma empresa de energia solar em Fortaleza confiável e experiente, ótima opção para contratar a instalação do seu projeto.

Histórico11 anos
Nota Google Maps 4,7/5
LocalizaçãoFortaleza - CE
FornecedoresWEG e Canadian Solar
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda
No.3

Marca Líder em Energia Solar

A Topsun é uma empresa relativamente nova, que conta com mais de 4 mil projetos realizados. Considerada uma marca líder em energia solar, já vendeu e instalou mais de 150 mil placas fotovoltaicas. Especialista em projetos de médio e grande porte, atende todo o estado de Santa Catarina.


Oferece soluções para energia fotovoltaica e aquecimento solar, trabalhando com os produtos mais modernos e completos disponíveis, em parceria exclusiva com a marca WEG. Além disso, segundo a empresa, são ofertadas as melhores condições de mercado e assistência técnica diferenciada.


Sendo o maior integrador da marca em Santa Catarina e um dos maiores no Brasil, a Topsun possui certificado homologado 5 estrelas da WEG. É uma excelente empresa de energia solar no Brasil, ideal para quem busca instalar um sistema fotovoltaico no seu imóvel em Santa Catarina e região.

Histórico5 anos
Nota Google Maps 4,4/5
LocalizaçãoJaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis e mais - SC
FornecedoresWEG
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda
No.4

Desenvolvimento Próprio de Sistemas Fotovoltaicos

Fundada em 2010, a Helia Solar está localizada na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Oferece soluções e instalações em energia solar para residências, empresas e indústrias. Com a Helia você conta com um suporte técnico especializado desde o planejamento até após a instalação.


Utilizando tecnologia italiana exclusiva, desenvolve seus próprios sistemas fotovoltaicos, compostos por módulos solares, inversores, cabos, conectores, estruturas e string box. Segundo a empresa de instalação de energia solar, seus equipamentos oferecem uma vida útil de até 25 anos com bom desempenho.


Além disso, para facilitar o acesso à energia solar, a Helia oferece diversos planos de financiamento para qualquer tipo projeto fotovoltaico. Ótima opção de empresa de energia solar em São Paulo para quem busca uma marca com exclusividade e experiência no setor de energias renováveis!

Histórico12 anos
Nota Google Maps 5/5
LocalizaçãoCampinas - SP
FornecedoresMarca prória
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Especialistas em Energia Solar

Com sede principal na cidade de Maringá, no Paraná, a Engenheiros do Sol possui unidades em São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. Além disso, atua com instalação de sistemas fotovoltaicos em diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.


Conta com uma equipe qualificada com mais de 1200 profissionais em todo o Brasil, entre engenheiros, técnicos e consultores. Trabalhando há cerca de 12 anos no setor, conta com equipamentos de qualidade, das marcas mais conhecidas e confiáveis do ramo de energia solar. 


Para aqueles que buscam qualificação profissional na área, a empresa de energia solar no Brasil ainda oferece um curso completo de instalação de sistemas fotovoltaicos. Sem dúvidas, uma boa opção que atende grande parte do território brasileiro. Para mais informações, acesse o link do site oficial!

Histórico12 anos
Nota Google Maps Não informado
LocalizaçãoMaringá - PR
FornecedoresAmerisolar, Trina Solar, BYD, Canadian Solar, Jinko Solar e mais
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Projetos Exclusivos e Personalizados

Atendendo em todo o estado do Rio de Janeiro, a Inovasun é uma empresa de energia solar que desenvolve projetos sob medida para residências e empresas. Com uma equipe de técnicos e engenheiros qualificados, realiza análise prévia, instalação, manutenção, além dos trâmites burocráticos.


Oferece garantia e assistência técnica pós-venda, trabalhando com tecnologia avançada e certificada pelo Inmetro e pela ANEEL. É uma empresa de energia solar no Rio de Janeiro ideal para moradores do estado que pretendem investir em sistemas de energia solar fotovoltaica em sua residência ou comércio.

HistóricoNão informado
Nota Google Maps 5/5
LocalizaçãoItaboraí - RJ
FornecedoresCanadian Solar, SMA, Fronius, ABB, JA Solar, WEG e mais
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Relação de Confiança com o Cliente

Com mais de 850 projetos instalados, a Gecom Energia presta serviços nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Paraná. Trabalhando em parceria com os melhores fornecedores do setor, garante equipamentos com mais de 25 anos de vida útil, que necessitam de baixa manutenção.


Atua nas áreas residencial, rural, industrial e comercial. Além do suporte técnico pós-venda, oferece garantia de 5 anos pelo serviço de instalação, mantendo uma relação de confiança com o cliente mesmo após a realização do serviço. Não deixe de acessar o site oficial para fazer um orçamento!

HistóricoNão informado
Nota Google Maps 5/5
LocalizaçãoCaarapó - MS
FornecedoresTrina Solar, BYD, WEG, Fronius, SMA e mais
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Atuando em 11 Estados do Brasil

A Solar Volt foi fundada em 2013 e está situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com mais de 1500 projetos realizados, a empresa atua em 11 estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e mais. Oferece soluções em energia fotovoltaica para residências, empresas e indústrias.


Possui equipe técnica qualificada, composta por profissionais com certificações de segurança pelas normas nacionais e internacionais. Além disso, oferece seguro contra incêndios, raios, explosões, danos elétricos, roubos, vendavais e granizos, valorizando a relação de confiança com o cliente.


Além da instalação, realiza serviços de manutenção preventiva e corretiva de sistemas fotovoltaicos. Para facilitar o acesso à energia solar, trabalha com planos de financiamento de projetos. Uma empresa de energia solar em Minas Gerais confiável que vale a pena conferir maiores detalhes. 

Histórico8 anos
Nota Google Maps 4,7/5
LocalizaçãoBelo Horizonte - MG
FornecedoresNão informado
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Unindo Economia e Sustentabilidade

Atuando principalmente em São Paulo e cidades da região, a Implasolar oferece solução completa para energia fotovoltaica residencial, comercial, rural e industrial. Possui corpo técnico especializado que desenvolve projetos personalizados, através da análise das necessidades do cliente.


Além do suporte pós-venda, a empresa de energia solar em São Paulo e região possibilita o pagamento financiado em até 72 vezes sem entrada, facilitando o investimento. Com mais de 771 mil kWh de energia produzida ao todo, a Implasolar é uma escolha ideal para consumidores que residem em São Paulo. 

Histórico5 anos
Nota Google Maps 4,9/5
LocalizaçãoSão Paulo e Barueri - SP
FornecedoresNão informado
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Ideal para Pequenos e Médios Consumidores

Localizada na capital metropolitana de São Paulo, a Solarian Energy possui 25 anos de experiência no mercado. Segundo a empresa de energia solar em São Paulo, sua missão é acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, através do acesso à energia limpa por pequenos e médios consumidores.


Em parceria com grandes distribuidoras, como CPFL e Cemig, atua em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Contando com cerca de 650 clientes em seu portfólio, é uma boa opção de empresa de instalação de energia solar para contratar a instalar seu projeto.

Histórico25 anos
Nota Google Maps 5/5
LocalizaçãoSão Paulo - SP
FornecedoresNão informado
Associada ABSOLAR
Suporte Pós-Venda

Confira Outros Artigos Relacionados com o Tema Energia Elétrica

Selecionamos mais 3 artigos da mybest com assuntos relacionados ao presente tema, que podem ser úteis para você. Neles você encontrará informações sobre as melhores tomadas inteligentes, os melhores interruptores inteligentes e os melhores multímetros disponíveis atualmente.

Conclusão

Tanto pela redução dos impactos ambientais, quanto pela autonomia e economia financeira, investir em sistemas de energia solar fotovoltaica é uma realidade cada vez mais comum no Brasil. Não é à toa que o setor solar fotovoltaico é um dos que mais crescem no país, atualmente.


Se você pretende investir em energia solar para o seu imóvel, com certeza as dicas aqui apresentadas facilitarão sua decisão. Avalie os principais pontos como o histórico e reputação da empresa de energia solar no Brasil, a localização e os fornecedores. Por fim, compartilhe este texto com seus amigos!


Redação: Guilherme Costa / Revisão: Tatyara Figueiró

Top 5 Melhores Empresas de Energia Solar

1º lugar:

2º lugar:

3º lugar:

4º lugar:

5º lugar:

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Moradia
  4. Top 10 Melhores Empresas de Energia Solar em 2024 (em Fortaleza e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.