mybest
Cursos Online

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Cursos
  4. Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais)
  • Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais) 1
  • Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais) 2
  • Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais) 3
  • Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais) 4
  • Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais) 5

Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais)

Os cursos de desenho têm sido bastante procurados, tanto por pessoas que desejam se profissionalizar, quanto por quem apenas desenha como hobby nas horas vagas. Porém, em ambos os casos é preciso saber fazer uma boa escolha e, para isso, não basta só observar o estilo de desenho.


Atualmente, estes cursos são oferecidos por diversas plataformas, como a Udemy e a Domestika, que abordam técnicas distintas, como o desenho a mão livre, desenho digital, entre outras. Por isso, não deixe de conferir o nosso guia de como escolher e o ranking com os 10 melhores cursos de desenho!

Atualizado em 31/07/2023
Bruna Oliveira
Revisão
Revisora
Bruna Oliveira

Sou formada em Biomedicina e também já fui cabeleireira. Mas ler, escrever e aprender coisas novas sempre foram minhas maiores paixões. Desde que assumi minha real vocação, encontrei na mybest o espaço perfeito para expressar minha multipotencialidade. Por aqui produzo e atualizo conteúdos sobre os mais variados temas. Meus preferidos são produtos pet, cosméticos, eletroportáteis e suplementos alimentares. Minha motivação é entregar informação de qualidade em linguagem clara, objetiva e gostosa de ler.

Perfil de Bruna Oliveira
Continue lendo

Índice

Como Aprender a Desenhar?

Como Aprender a Desenhar?

Atualmente, na internet, você pode encontrar dicas e conteúdos que explicam, praticamente, sobre tudo, inclusive, sobre como aprender a desenhar. Veja a seguir as dicas que nós separamos para você praticar e se desenvolver no desenho, seja como hobby ou profissionalmente.


  1. Pesquise um pouco da parte teórica: antes de começar a praticar é importante entender os fundamentos e conceitos básicos do mundo do desenho e das artes visuais.
  2. Comece praticando o básico: praticar as técnicas mais básicas como traços, hachuras, formas geométricas, sombra e luz vai te ajudar a desenvolver a destreza da sua mão para continuar praticando.
  3. Estude perspectiva e proporção: entender e treinar a perspectiva e proporção é fundamental para se desenvolver em qualquer estilo de desenho.
  4. Desenhe todos os dias: por mais que você estude, somente a prática e experimentação vão fazer você aprimorar cada vez mais os seus desenhos. Por isso, desenhe!
  5. Se inspire: além de desenhar de tudo um pouco, outra dica importante é se inspirar em referências. Ou seja, pesquise artistas (famosos ou não) e encontre artes que te inspiram a criar e/ou fazer releituras.
  6. Faça cursos de desenho: a prática autodidata é importante para o seu desenvolvimento, mas, aprender teorias e técnicas com profissionais experientes também é de extrema importância para o aperfeiçoamento como artista.

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a começar o seu aprendizado no desenho. Porém, não são regras e, além disso, cada um tem seu ritmo e seu modo de desenhar. Lembre-se que, as técnicas são muito importantes, mas, criar o seu próprio estilo também é! 

Como Escolher o Melhor Curso de Desenho

Para escolher o melhor curso de desenho é importante levar em consideração fatores como o estilo de desenho, a técnica ensinada, as avaliações e se o curso oferece ou não um certificado de conclusão. Estas e outras questões serão exploradas a seguir. Continue a leitura e confira!

1

Para Amantes da Cultura Japonesa, Cursos de Anime e Mangá São Ótimas Opções

Para Amantes da Cultura Japonesa, Cursos de Anime e Mangá São Ótimas Opções

Antes de decidir qual o melhor curso de desenho para você, é preciso considerar qual ou quais os estilos de desenho que serão abordados ao longo do curso. Assim você pode garantir que o conteúdo apresentado cumprirá as suas expectativas. Desse modo, alguns dos principais estilos são:


  • Realismo: voltado para o desenho de figuras realistas, sejam humanas ou não. Devido a essa característica, funciona como uma representação da realidade e tem a fidelidade a ela como objetivo. 
  • Mangá: um tipo de história em quadrinho japonesa que possui uma técnica particular. Além dos traços característicos do estilo, um dos principais diferenciais das obras de mangá é que são lidas de trás para frente.
  • Anime: o anime é um tipo de desenho animado do Japão que tem traços característicos e bastante reconhecíveis. Derivado do mangá, os cursos devem ser pensados para a animação do desenho.
  • Cartoon: são desenhos que apresentam um toque de humor. Pode ser animado ou não. Uma das principais características é o estilo de desenho mais “despojado”, sem tanta preocupação com proporções e perspectivas.
  • História em quadrinhos: cursos com bastante foco em criação de personagens, perspectiva, proporção, entre outras técnicas. Além disso, pode abordar criação de roteiros e todas as etapas da criação e edição de HQs.
  • Ilustração aplicada: também existem cursos de ilustração voltados a determinada área ou aplicação. Por exemplo, ilustração para livros, estampas e outras artes gráficas e até ilustração para tatuagens.

É importante saber que cada estilo de desenho vai abordar conteúdos e técnicas específicas. Entretanto, há diversos conteúdos de desenho que são gerais para todos os estilos e são importantes para artistas de todas as áreas.

2

Em Cursos de Desenho Digital, É Importante Saber Usar Alguns Equipamentos e Softwares

Em Cursos de Desenho Digital, É Importante Saber Usar Alguns Equipamentos e Softwares

Um ponto fundamental para escolher um bom curso de desenho é observar as técnicas utilizadas. Se em outros tempos estes cursos eram focados somente no desenho à mão livre, independente dos materiais usados, atualmente existem aulas voltadas para desenho totalmente digital.


Assim, observar essas questões é importante porque pode acabar afetando os custos com o curso. No caso dos voltados para desenho digital, pode ser necessário ter acesso a um software gráfico específico e a uma mesa digitalizadora, o que vai encarecer um pouco o processo.


Há também cursos que mesclam técnicas à mão livre com finalização digital. Este tipo de conteúdo pode ser comum em cursos de HQs, ilustrações aplicadas e anime, onde, geralmente, se cria esboços a lápis e faz-se a arte-final, que pode ser com nanquim ou digital, assim como a coloração.


Veja nos links abaixo algumas indicações da mybest de materiais úteis para desenhistas.

3

Cursos Pagos Costumam Ser Mais Completos

Cursos Pagos Costumam Ser Mais Completos
Não é que não existam ótimos cursos de desenho gratuitos na internet, porém, no geral, os cursos grátis apresentam conteúdos básicos e técnicas mais simples. Por isso, podem ser mais indicados para iniciantes que ainda não estão dispostos a investir financeiramente em um curso pago.


Por outro lado, os cursos de desenho pagos podem ser básicos ou, também, intermediários e avançados. Claro que isso não é uma regra e você pode encontrar cursos avançados gratuitos e vice-versa. Mas, é importante se atentar a esse detalhe quando for conferir as informações sobre o curso.


Mesmo que, no geral, os cursos pagos sejam mais completos e avançados, existem ótimas opções de cursos de desenho online gratuitos, com excelentes conteúdos e didática eficiente, mas que não emitem certificado ou cobram uma taxa para a emissão do documento. 

4

Cursos para Iniciantes Apresentam Técnicas e Conceitos Mais Básicos

Cursos para Iniciantes Apresentam Técnicas e Conceitos Mais Básicos

Os cursos de desenho, em geral, são separados em três níveis: básico, que se destinam às pessoas que estão dando os seus primeiros passos; intermediário, que são voltados para os que já têm algum conhecimento na área; e avançado, para aqueles que querem aperfeiçoar as suas técnicas. 


É fundamental ter atenção a estes aspectos para garantir que você conseguirá acompanhar as aulas e fazer os exercícios e, também, para evitar conteúdos básicos se você já é experiente. A escolha deve ser baseada no seu conhecimento da área e no tipo de formação desejada.


Pensando nisso, é importante destacar que, independente do estilo de desenho, você pode encontrar cursos de todos os níveis. Por exemplo, há cursos avançados de mangá, assim como também existem cursos de desenho realista para iniciantes

5

Quanto Mais Informação, Melhor: Escolha Cursos com a Grade Curricular Detalhada

Quanto Mais Informação, Melhor: Escolha Cursos com a Grade Curricular Detalhada
Uma forma simples de saber se a estrutura do curso de desenho é boa é conferindo a grade curricular proposta. Geralmente, as plataformas que disponibilizam o curso apresentam todos os conteúdos que serão abordados ao longo de todo o curso. 

Neste sentido, quanto mais detalhada for a grade curricular, melhor será para avaliar a estrutura do curso de desenho. Antes de decidir qual curso adquirir, confira essas informações, que podem estar em uma página do site ou disponível para download


No geral, os conteúdos abordados são sobre a teoria do estilo, técnicas de traços, hachuras, sombra e luz, perspectiva e proporção, anatomia humana e muitas outras. Em alguns casos, pode haver conteúdos específicos, como arte-final e coloração para história em quadrinhos, por exemplo.

6

Se Possível, Opte por Aprender com Professores Atuantes no Seu Estilo Preferido

Se Possível, Opte por Aprender com Professores Atuantes no Seu Estilo Preferido

Outro detalhe importante para ter em mente antes de escolher o melhor curso de desenho é o histórico acadêmico e os feitos dos professores do curso. Dentre as opções do nosso ranking, é comum se deparar com especialistas formados em faculdades de Artes ou em instituições técnicas de prestígio.


Além disso, determinados cursos não indicam um professor específico. No entanto, as aulas são preparadas por escolas profissionais de Artes de qualidade, e seus instrutores costumam ter boa qualificação. Para facilitar a comparação, reunimos essas informações nas tabelas ao final do artigo!

7

Prefira Cursos com Avaliação de, no Mínimo, 4 Estrelas

Prefira Cursos com Avaliação de, no Mínimo, 4 Estrelas

Saber o que outros alunos e estudantes de desenho pensam sobre um curso pode fazer uma grande diferença na hora de escolher o melhor curso de desenho. Para isso, é interessante conferir a nota do curso nas plataformas em que estão disponíveis. Geralmente, as notas vão de 0 a 5 estrelas.


Além disso, é fundamental ver quantas avaliações foram feitas, já que as notas são dadas de acordo com a média de avaliações realizadas. Por exemplo, um curso pode ter 5 estrelas, mas se contar com apenas uma avaliação, essa nota não é tão relevante, já que apenas uma pessoa avaliou.


Outra questão importante é conferir os comentários e feedbacks dos usuários que já fizeram o curso. Geralmente, nas plataformas, sempre há um espaço para comentários onde os alunos relatam suas experiências com os cursos, sejam positivas ou negativas.

8

Escolha Um Curso que Ofereça Certificado de Conclusão

Escolha Um Curso que Ofereça Certificado de Conclusão

O certificado é um documento que serve como comprovação de aprendizado. Desse modo, indica que um aluno concluiu uma carga horária específica e tem os conhecimentos necessários sobre um tema. O documento ainda possui outras finalidades, como demonstrar qualificação profissional. 


Desse modo, principalmente, se estiver nos seus planos usar o curso de desenho para mais do que distração e hobby, é importante escolher um que ofereça certificação na conclusão. Também é interessante observar se esta emissão é gratuita ou será preciso pagar uma taxa.

9

Quanto Maior a Carga Horário, Mais Conteúdos Podem Ser Abordados

Quanto Maior a Carga Horário, Mais Conteúdos Podem Ser Abordados

Os cursos de desenho também podem ser usados como horas complementares em contextos acadêmicos como faculdades e cursos técnicos. Logo, é importante observar a carga horária para garantir que se ela se encaixa nas exigências da instituição e o curso poderá ser aproveitado.


Além disso, em geral, quanto mais horas tem um curso, mais material ele oferece. Desse modo, será possível ter uma visão mais ampla do tema e mais formas de sanar as suas dúvidas. A carga horária pode variar muito, com cursos de apenas 2 horas e outros com mais de 100 horas.

10

Tempo de Acesso Vitalício Garante Mais Comodidade para Estudar

Tempo de Acesso Vitalício Garante Mais Comodidade para Estudar

Alguns cursos de desenho oferecem acesso por um tempo limitado, que pode ser de alguns meses ou anos. Desse modo, é preciso ter atenção a essa questão para garantir que será possível cumprir toda a carga horária durante este período. 


Entretanto, caso você não tenha certeza e prefira algo mais flexível, também é possível encontrar cursos de desenho online que oferecem acesso vitalício. Ou seja, será preciso pagar somente um valor inicial para estudar quando quiser e pelo tempo que quiser. 

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Cursos de Desenho

Agora que você já sabe como escolher o curso mais adequado ao seu perfil, confira o nosso ranking com os 10 melhores cursos de desenho para iniciantes e profissionais. Eles apresentam técnicas básicas e avançadas para desenhistas de todos os níveis e estilos. Veja a seguir!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Conteúdo
Instrutor(es)
Gratuito
Nota
Nível
Carga Horária
Certificado
Estilo
Abordagem
Acesso
1

Ranima Comp

Curso Básico de Mangá - Desenhando Personagens

Ranima Comp Curso Básico de Mangá - Desenhando Personagens 1

R$ 39,90

Médio

Abordagem Direta e Técnica Passo a Passo

Desenho do rosto, mãos, construção básica do corpo, desenho de personagens e mais

Equipe de profissionais experientes e atuantes no mercado de artes como desenho, pintura digital, design gráfico e outras áreas

4,4/5 (1342 avaliações)

Básico

14 h e 28 min

Mangá e Anime

Mão livre e digital

Vitalício

2

Miguel Bustos Gómez

Desenho Anatômico para Iniciantes

Miguel Bustos Gómez Desenho Anatômico para Iniciantes 1

R$ 29,00

Lev. baixo

Desenvolva Suas Habilidades em Desenhar o Corpo Humano

Noções básicas de desenho, proporções gerais, membros, aplicações e mais

Desenhista, ilustrador e professor com mais de 15 anos de experiência. Trabalha como professor na Casatinta desde 2012.

98% de avaliações positivas (2800 avaliações)

Básico

1 h e 47 min

Realista

Mão livre

Vitalício

3

Mayara Rodrigues

Método FanArt 3.0

Mayara Rodrigues Método FanArt 3.0 1

R$ 97,00

Alto

Metodologia com Mais de 100 Mil Alunos

Análise de imagens, técnicas de esboço, anatomia do rosto e variações de ângulo, anatomia de corpos e movimento, mãos, pés, cabelos e mais

Artista visual, youtuber e criadora do Método Fan Art 3.0

Sem índice

Básico

Não informado

Mangá e Anime

Mão livre

Vitalício

4

Ranima Comp

Curso de Desenho Realista para Iniciantes

Ranima Comp Curso de Desenho Realista para Iniciantes 1

R$ 39,90

Médio

Método Simples de Desenho Realista

Exercícios de sombreamento, desenho de rosto, desenhando olho, boca e mais

Equipe de profissionais experientes e atuantes no mercado de artes como desenho, pintura digital, design gráfico e outras áreas

4,8/5 (469 avaliações)

Básico

14 h e 9 min

Realista

Mão livre

Vitalício

5

Prime Cursos

Curso de Desenho de Mangá/Anime Básico Online Grátis

Prime Cursos Curso de Desenho de Mangá/Anime Básico Online Grátis 1

Inicie Sua Jornada como Mangaká Gratuitamente

Bases, perfil, olhos, boca, mãos, expressões e mais

Não informado

4,9/5 (451 avaliações)

Básico

35 h

(pago e opcional)

Mangá e Anime

Mão livre

Não informado

6

Albertino Rodrigues Filho

Como Desenhar Anime

Albertino Rodrigues Filho Como Desenhar Anime 1

R$ 34,90

Médio

Descubra as Principais Técnicas dos Verdadeiros Mangakas

Expressões faciais, proporção corporal, mãos, efeito de brilho em cabelos, arte final em caneta nanquim e mais

Desenhista autônomo desde os anos 90. Professor e youtuber com mais de 10 mil inscritos.

4,9/5 (35 avaliações)

Básico

8 h

Mangá e Anime

Mão livre

Vitalício

7

Alequis Ferreira

Curso de Desenho Realista Grátis

Alequis Ferreira Curso de Desenho Realista Grátis 1

Comece Suas Aulas Sem Complicações

Degradês, sombreamento em camadas, volume e profundidade, olho realista e mais

Professor de desenho e pintura na escola Smart Art

Sem índice

Básico

Não informado

Realista

Mão livre

Não se aplica

8

Desenhando com Mack

Curso de Desenho Cartoon Completo

Desenhando com Mack Curso de Desenho Cartoon Completo  1

Aprenda a Desenhar Cartoons Gratuitamente

Como desenhar rostos e corpos em diferentes posições, mãos e formas básicas, espadas no estilo cartoon e mais,

Desenhista e ilustradora. Youtuber no canal Desenhando com Mack que conta com mais de 100 mil inscritos

Sem índice

Básico

Não informado

Cartoon

Mão livre

Não se aplica

9

Giuliano Pietro

Curso de Desenho Cartoon 100% Grátis

Giuliano Pietro Curso de Desenho Cartoon 100% Grátis 1

Curso Totalmente Grátis com Aulas Rápidas e Práticas

Como desenhar personagens usando formas geométricas, crie emoções marcantes para seus personagens, como desenhar corpos e linguagem corporal e como desenhar personagens 3D

Ilustrador, professor e pesquisador da arte. Youtuber com mais de 4 mil inscritos

Sem índice

Básico

Não informado

Cartoon

Mão livre

Não se aplica

10

Learncafe

Curso Gratuito Desenho Realista - Lápis de Cor

Learncafe Curso Gratuito Desenho Realista - Lápis de Cor 1

Curso Grátis com Opção de Certificado Pago

Como pintar pele realista com lápis de cor, como desenhar cabelo realista colorido, texturas de pele e mais

Não informado

4,3/5

Básico

4 h

(pago)

Realista

Mão livre

Acesso premium por 7 dias

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

Ranima CompCurso Básico de Mangá - Desenhando Personagens

Curso Básico de Mangá - Desenhando Personagens 1
Fonte: udemy.com
A Partir de:
R$ 39,90
Médio
A Partir de:
R$ 39,90
Médio

Abordagem Direta e Técnica Passo a Passo

Ministrado em português e atualizado pela última vez em julho de 2023, o Curso Básico de Mangá – Desenhando Personagens, consiste em um método passo a passo que pode ser aplicado para qualquer tipo de desenho desse segmento, com foco na criação de personagens.


Para garantir que os alunos conseguirão atingir o objetivo de desenhar os seus personagens preferidos ou mesmo criar novos personagens, este curso ensina os conceitos básicos de proporção e anatomia, assim como ajuda a desenvolver técnicas de esboço, tanto inicial quanto final. 


Com uma abordagem bastante direta, as técnicas do Curso Básico de Mangá podem ser aplicadas tanto ao desenho à mão quanto ao digital. Vale destacar que os alunos têm um espaço para interação nas redes sociais e também podem enviar perguntas diretamente para o professor. Confira!

ConteúdoDesenho do rosto, mãos, construção básica do corpo, desenho de personagens e mais
Instrutor(es)Equipe de profissionais experientes e atuantes no mercado de artes como desenho, pintura digital, design gráfico e outras áreas
Gratuito
Nota4,4/5 (1342 avaliações)
NívelBásico
Carga Horária14 h e 28 min
Certificado
EstiloMangá e Anime
AbordagemMão livre e digital
AcessoVitalício
Este ranking foi útil para você?
No.2

Miguel Bustos GómezDesenho Anatômico para Iniciantes

A Partir de:
R$ 29,00
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 29,00
Lev. baixo

Desenvolva Suas Habilidades em Desenhar o Corpo Humano

Se você está começando no mundo do desenho e quer aprender anatomia, o Desenho Anatômico para Iniciantes é perfeito para você! Com 98% de avaliações positivas e mais de 94 mil alunos, o curso aborda noções básicas de desenho e proporções gerais, dando uma base sólida para criar figuras realistas


Para iniciantes, as vantagens são muitas. Você aprenderá técnicas essenciais para desenhar corretamente o corpo humano, incluindo músculos, ossos e articulações. O curso é ministrado de forma clara e acessível, com exercícios práticos que ajudam a desenvolver suas habilidades.


No entanto, para os desenhistas experientes, o curso pode ser um pouco básico demais. Se você já possui conhecimento em anatomia, talvez sinta falta de conteúdos mais avançados. No geral, é um bom ponto de partida para quem deseja dominar a arte da anatomia. Saiba mais no link da Domestika!

ConteúdoNoções básicas de desenho, proporções gerais, membros, aplicações e mais
Instrutor(es)Desenhista, ilustrador e professor com mais de 15 anos de experiência. Trabalha como professor na Casatinta desde 2012.
Gratuito
Nota98% de avaliações positivas (2800 avaliações)
NívelBásico
Carga Horária1 h e 47 min
Certificado
EstiloRealista
AbordagemMão livre
AcessoVitalício
No.3

Mayara RodriguesMétodo FanArt 3.0

A Partir de:
R$ 97,00
Alto

Metodologia com Mais de 100 Mil Alunos

Segundo o site oficial, o Método FanArt 3.0 possui mais de 100 mil alunos. Focado em personagens de anime, algo que está bastante em alta, ele promete o desenvolvimento das habilidades de desenho em poucas semanas. Isso acontece através do entendimento da estrutura dos personagens.


Além disso, este curso faz questão de destacar que o “dom de desenhar” é algo dispensável, visto que a habilidade será refinada ao longo das aulas. Ele também pontua que não existe uma faixa etária mais adequada para aprender, já que os seus alunos são de todas as idades.


Para além das suas 35 vídeo aulas, o Método FanArt 3.0 ainda conta com exercícios práticos. Dividido em módulos, o curso ensina desde a análise das imagens até a pintura dos desenhos, sendo bastante completo. Se você está à procura de um curso de desenho de anime, este tem tudo para te atender. 

ConteúdoAnálise de imagens, técnicas de esboço, anatomia do rosto e variações de ângulo, anatomia de corpos e movimento, mãos, pés, cabelos e mais
Instrutor(es)Artista visual, youtuber e criadora do Método Fan Art 3.0
Gratuito
NotaSem índice
NívelBásico
Carga HoráriaNão informado
Certificado
EstiloMangá e Anime
AbordagemMão livre
AcessoVitalício
No.4

Ranima CompCurso de Desenho Realista para Iniciantes

Curso de Desenho Realista para Iniciantes 1
Fonte: udemy.com
A Partir de:
R$ 39,90
Médio
A Partir de:
R$ 39,90
Médio

Método Simples de Desenho Realista

Disponível na plataforma Udemy, o Curso de Desenho Realista para Iniciantes ensina desde a seleção adequada de materiais para este tipo de técnica até a aplicação dos métodos de uma forma simples. Desse modo, promete a obtenção de resultados eficientes, mesmo que você ainda não saiba desenhar. 


As aulas são totalmente ministradas em português e ensinam questões importantes para o desenho realista, como degradê e aplicação de luz e sombra. Além disso, outro ponto que merece destaque é a existência de aulas sobre rostos, que representam um desafio nesta técnica.


Em termos de materiais, o produtor destaca que serão utilizados os mais básicos, o que se mostra interessante do ponto de vista econômico. Entretanto, ele não destaca quais são eles e apenas pontua que cada aluno pode usar os seus preferidos. Para saber mais sobre o curso, acesse o link do site!

ConteúdoExercícios de sombreamento, desenho de rosto, desenhando olho, boca e mais
Instrutor(es)Equipe de profissionais experientes e atuantes no mercado de artes como desenho, pintura digital, design gráfico e outras áreas
Gratuito
Nota4,8/5 (469 avaliações)
NívelBásico
Carga Horária14 h e 9 min
Certificado
EstiloRealista
AbordagemMão livre
AcessoVitalício
No.5

Prime CursosCurso de Desenho de Mangá/Anime Básico Online Grátis

Inicie Sua Jornada como Mangaká Gratuitamente

Se você sempre sonhou em criar desenhos de mangá e anime incríveis, o Curso de Desenho de Mangá/Anime Básico da Prime Cursos é ideal para você! Uma das melhores coisas é que ele é totalmente grátis e não exige nenhum pré-requisito, então qualquer pessoa pode participar. 

O curso abrange desde a anatomia masculina e feminina até a criação de ações e combates, além de ensinar a desenhar roupas e acessórios detalhados para seus personagens. Para os iniciantes, é uma oportunidade para aprender as técnicas básicas e desenvolver suas habilidades no mundo do mangá. 


Você terá acesso a aulas detalhadas e exemplos práticos que irão te ajudar a aprimorar seu estilo. No entanto, é importante ressaltar que o certificado é pago, caso você queira ter um documento oficial para comprovar suas habilidades. Acesse o link e inicie sua jornada para se tornar um mangaká!

ConteúdoBases, perfil, olhos, boca, mãos, expressões e mais
Instrutor(es)Não informado
Gratuito
Nota4,9/5 (451 avaliações)
NívelBásico
Carga Horária35 h
Certificado(pago e opcional)
EstiloMangá e Anime
AbordagemMão livre
AcessoNão informado
No.6

Albertino Rodrigues FilhoComo Desenhar Anime

Como Desenhar Anime 1
Fonte: udemy.com
Como Desenhar Anime 2
Fonte: udemy.com
Como Desenhar Anime 3
Fonte: udemy.com
A Partir de:
R$ 34,90
Médio
A Partir de:
R$ 34,90
Médio

Descubra as Principais Técnicas dos Verdadeiros Mangakas

Para quem deseja aprender a desenhar animes e dar vida aos seus personagens favoritos por um valor acessível, o curso "Como Desenhar Animes" da Udemy é a escolha certa! Indicado para qualquer nível de habilidade, seja você um iniciante curioso ou um aspirante a desenhista profissional


Com um conteúdo detalhado e instrutor bem avaliado, o curso oferece os primeiros passos para que você se torne um verdadeiro expert na arte dos animes. Aprenda técnicas essenciais, incluindo a arte final em caneta nanquim e coloração com lápis de cor, para criar ilustrações marcantes. 


Além disso, as avaliações positivas dos usuários comprovam a eficácia e a qualidade do curso. Para os novatos, a vantagem é que você começa desde o básico e evolui no seu ritmo. Já os artistas intermediários podem aprimorar suas habilidades e se destacar. Acesse o link para saber mais detalhes.

ConteúdoExpressões faciais, proporção corporal, mãos, efeito de brilho em cabelos, arte final em caneta nanquim e mais
Instrutor(es)Desenhista autônomo desde os anos 90. Professor e youtuber com mais de 10 mil inscritos.
Gratuito
Nota4,9/5 (35 avaliações)
NívelBásico
Carga Horária8 h
Certificado
EstiloMangá e Anime
AbordagemMão livre
AcessoVitalício
No.7

Alequis FerreiraCurso de Desenho Realista Grátis

Comece Suas Aulas Sem Complicações

O Curso de Desenho Realista Grátis do Alequis Ferreira é uma boa opção para quem quer aprender a desenhar de forma realista sem gastar um centavo! Disponível em uma playlist no YouTube composta por 29 vídeos, o curso oferece um conteúdo completo, fácil de entender e totalmente gratuito.


Uma das principais vantagens é a acessibilidade, pois qualquer pessoa pode começar a aprender de imediato, sem precisar de inscrição. Além disso, com mais de 69 mil visualizações no Youtube, o curso ganha ainda mais credibilidade e confiança dos usuários. Porém, não oferece certificado!


Para iniciantes, as aulas detalhadas e bem estruturadas garantem um aprendizado gradual e consistente. Já os artistas intermediários podem aprimorar suas técnicas e aperfeiçoar os detalhes para alcançar resultados ainda melhores. Para começar, basta acessar os links e dar play nas aulas!

ConteúdoDegradês, sombreamento em camadas, volume e profundidade, olho realista e mais
Instrutor(es)Professor de desenho e pintura na escola Smart Art
Gratuito
NotaSem índice
NívelBásico
Carga HoráriaNão informado
Certificado
EstiloRealista
AbordagemMão livre
AcessoNão se aplica
No.8

Desenhando com MackCurso de Desenho Cartoon Completo

Aprenda a Desenhar Cartoons Gratuitamente

O curso de desenho Cartoon completo do canal "Desenhando com Mack" é uma ótima opção para quem quer dar vida aos seus personagens favoritos! Com um canal no YouTube com mais de 100 mil inscritos, o curso oferece 33 videoaulas repletas de dicas e técnicas para aprimorar suas habilidades.


Por ser um curso de nível básico, é ideal para quem está começando nesse mundo encantador dos desenhos estilo cartoon. Além disso, as aulas no YouTube proporcionam flexibilidade para aprender no seu próprio ritmo. No entanto, existem algumas desvantagens a serem consideradas. 


Como o curso não oferece certificado de conclusão, pode não ser a melhor escolha para quem busca uma comprovação formal. Além disso, a falta da possibilidade de tirar dúvidas com a instrutora pode ser um obstáculo para alguns usuários que buscam um acompanhamento mais personalizado. Saiba mais!

ConteúdoComo desenhar rostos e corpos em diferentes posições, mãos e formas básicas, espadas no estilo cartoon e mais,
Instrutor(es)Desenhista e ilustradora. Youtuber no canal Desenhando com Mack que conta com mais de 100 mil inscritos
Gratuito
NotaSem índice
NívelBásico
Carga HoráriaNão informado
Certificado
EstiloCartoon
AbordagemMão livre
AcessoNão se aplica
No.9

Giuliano PietroCurso de Desenho Cartoon 100% Grátis

Curso Totalmente Grátis com Aulas Rápidas e Práticas

Conheça o curso de desenho cartoon 100% grátis criado e ministrado pelo ilustrador, professor e pesquisador da arte Giuliano Pietro! Ideal para quem deseja aprender de forma rápida e descomplicada, o curso oferece 8 videoaulas básicas e diretas ao ponto.


Para os iniciantes, essa é uma oportunidade para mergulhar no universo do desenho cartoon e aprimorar suas habilidades. Já para os artistas intermediários, o curso oferece técnicas para aperfeiçoar seus traços e dar vida aos personagens.


Uma das principais vantagens é que não é necessário fazer inscrição, além de contar com um professor especialista no assunto. A principal desvantagem desse curso de desenho cartoon é a ausência do certificado de conclusão, não sendo viável para quem precisa comprovar formalmente. Confira!

ConteúdoComo desenhar personagens usando formas geométricas, crie emoções marcantes para seus personagens, como desenhar corpos e linguagem corporal e como desenhar personagens 3D
Instrutor(es)Ilustrador, professor e pesquisador da arte. Youtuber com mais de 4 mil inscritos
Gratuito
NotaSem índice
NívelBásico
Carga HoráriaNão informado
Certificado
EstiloCartoon
AbordagemMão livre
AcessoNão se aplica
No.10

LearncafeCurso Gratuito Desenho Realista - Lápis de Cor

Curso Grátis com Opção de Certificado Pago

Com carga horária de 4 horas, o curso de desenho realista em lápis de cor da Learncafe é ideal para iniciantes que desejam aprimorar suas habilidades de desenho realista colorido. Entre as principais vantagens, o curso oferece um conteúdo acessível, bem estruturado e fácil de aprender.


Além disso, por ser gratuito e disponível no YouTube, garante flexibilidade para estudar no seu próprio ritmo. Também conta com a opção de obter um certificado de conclusão digital ou impresso, caso deseje pagar uma taxa para emissão do documento. 


Um ponto negativo é a falta de informações sobre os professores que ministram as aulas, o que pode deixar alguns usuários inseguros em relação à qualidade do ensino. Para saber mais e começar o curso, acesse o link e faça sua inscrição no site!

ConteúdoComo pintar pele realista com lápis de cor, como desenhar cabelo realista colorido, texturas de pele e mais
Instrutor(es)Não informado
Gratuito
Nota4,3/5
NívelBásico
Carga Horária4 h
Certificado(pago)
EstiloRealista
AbordagemMão livre
AcessoAcesso premium por 7 dias

Veja Também Outras Indicações de Cursos da Mybest

Se além do desenho você tem outros interesses e quer descobrir onde encontrar bons cursos online, veja nos artigos a seguir as nossas seleções de plataformas que oferecem este tipo de curso, inclusive gratuitos. Veja também os melhores cursos de design gráfico!

Conclusão

Devido à diversidade de técnicas e objetivos que uma pessoa pode ter ao buscar um curso de desenho, é importante adotar critérios para tornar o processo de escolha mais simples. Assim, nosso artigo funciona como um bom guia e você pode voltar a ele sempre que for necessário. 


Desse modo, será possível sanar dúvidas sobre certificação, carga horária e técnicas ensinadas. Se você gostou deste conteúdo e conhece alguém que está pensando em fazer um curso de desenho, compartilhe para ajudá-lo na sua decisão! Obrigado pela leitura e até mais!


Redação: Amanda Guimarães / Revisão: Bruna Oliveira / Atualização: Guilherme Costa

Top 5 Melhores Cursos de Desenho

1º lugar: Ranima CompCurso Básico de Mangá - Desenhando Personagens

2º lugar: Miguel Bustos GómezDesenho Anatômico para Iniciantes

3º lugar: Mayara RodriguesMétodo FanArt 3.0

4º lugar: Ranima CompCurso de Desenho Realista para Iniciantes

5º lugar: Prime CursosCurso de Desenho de Mangá/Anime Básico Online Grátis

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Cursos
  4. Top 10 Melhores Cursos de Desenho em 2024 (Iniciante, Intermediário e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.