mybest
Saúde

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Bronquite: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais
Bronquite: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais

Bronquite: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais

A bronquite é uma inflamação que afeta os brônquios, elementos fundamentais das vias respiratórias. Caracterizada, principalmente, pela tosse e pela falta de ar, essa inflamação pode se manifestar em crises passageiras ou até perdurar como uma doença crônica.


Se você busca informações sobre esse transtorno, leia neste artigo as respostas para as principais dúvidas sobre bronquite. Obter informação adequada pode ajudar a identificar os sintomas e encontrar os tratamentos mais adequados para cada caso. Confira!

Atualizado em 27/06/2023
Bruna Oliveira
Revisão
Revisora
Bruna Oliveira

Sou formada em Biomedicina e também já fui cabeleireira. Mas ler, escrever e aprender coisas novas sempre foram minhas maiores paixões. Desde que assumi minha real vocação, encontrei na mybest o espaço perfeito para expressar minha multipotencialidade. Por aqui produzo e atualizo conteúdos sobre os mais variados temas. Meus preferidos são produtos pet, cosméticos, eletroportáteis e suplementos alimentares. Minha motivação é entregar informação de qualidade em linguagem clara, objetiva e gostosa de ler.

Perfil de Bruna Oliveira
Continue lendo

Índice

O Que É Bronquite?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que levam o ar inalado até os pulmões. Ela ocorre quando os cílios que revestem o interior dessas estruturas param de eliminar muco. Com isso, esses canais ficam inflamados e contraídos. Essa condição costuma ser classificada conforme a duração dos sintomas:


  • Bronquite aguda: inflamação que se manifesta em crises curtas, de uma ou duas semanas, geralmente decorrente de infecções virais e, algumas vezes, bacterianas.
  • Bronquite crônica: os sintomas se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos, embora possa haver alguns períodos de melhora nesse meio tempo.

Saber o tipo e a causa da bronquite é essencial para definir o tratamento que deve ser adotado para cada caso. Portanto, busque o suporte de um médico, seja ele clínico geral, pediatra ou pneumologista (especialista em sistemas respiratórios).

Quais São as Causas da Bronquite?

Quais São as Causas da Bronquite?

Existem diversas causas possíveis para a bronquite. A causa mais comum é a infecção causada por vírus, mas também há casos provocados por infecções bacterianas que prejudicam o funcionamento correto das vias respiratórias.


Outra causa possível é o contato com poluentes ou substâncias capazes de causar alergia respiratória. Os poluentes podem ser químicos ou ambientais e as substâncias alérgicas podem ser poeira, fumaça ou quaisquer outras contra as quais o indivíduo não possua tolerância.


O tabagismo também figura entre as principais causas de bronquite, pois a fumaça do cigarro pode provocar a inflamação ou agravá-la. Para pacientes que já possuem bronquite crônica, é recomendável parar de fumar e evitar ambientes com pessoas fumando.

Quais São os Sintomas da Bronquite?

A bronquite possui alguns sintomas que facilitam a identificação e o diagnóstico da inflamação. Por prejudicar os brônquios, responsáveis por conduzir o ar para os alvéolos, os sintomas tendem a estar diretamente relacionados à respiração. Confira os sintomas mais recorrentes da bronquite:


  • Tosse.
  • Falta de ar.
  • Chiados na respiração.
  • Cansaço.
  • Febre e calafrios (sintomas menos frequentes).

A tosse é o principal sintoma da bronquite. Nas inflamações agudas, a tosse pode ser seca ou produtiva (com eliminação de catarro), enquanto nos casos crônicos a tosse é sempre produtiva e apresenta expectoração clara no início, podendo se tornar mais escura e espessa com o agravamento da doença.

Bronquite Pode Matar?

Bronquite Pode Matar?

Sim. Caso não seja tratada de forma correta e com a devida prontidão, a bronquite pode gerar complicações capazes de levar um indivíduo a óbito. Devido a esse risco, pacientes com sintomas de bronquite devem consultar um médico especializado antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.


Algumas das complicações estão relacionadas ao fato de que a inflamação aumenta as chances do paciente contrair infecções respiratórias graves. Com o sistema respiratório fragilizado, o corpo torna-se suscetível a diversas outras infecções.


Entre as doenças às quais os pacientes com bronquite estão vulneráveis, uma das mais perigosas é a pneumonia. Causada por bactérias, vírus ou fungos, essa enfermidade consiste em uma infecção pulmonar que, se não for tratada corretamente, pode ser fatal.

Bronquite É Contagiosa?

Isso depende do fator que causa a bronquite, não sendo possível, portanto, definir se a doença em si é ou não contagiosa. Existem casos em que a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra, porém, muitas vezes a bronquite não consiste em uma enfermidade transmissível.


A bronquite é contagiosa quando causada por infecções virais ou bacterianas, pois esses microrganismos podem ser propagados da mesma forma que os da gripe. Ou seja, nesses casos, a transmissão ocorre através do contato com gotículas de saliva expelidas por espirros ou tosses.


Entretanto, a bronquite não é contagiosa se ela for causada por outros fatores. Os casos de bronquite crônica ou alérgica não oferecem risco de transmissão, já que sua origem não está relacionada a infecções por microrganismos transmissíveis.

Bronquite Tem Cura?

Bronquite Tem Cura?

Em alguns casos específicos, sim. Uma bronquite aguda provocada por infecção pode ser curada assim que a causa é resolvida, muitas vezes com o uso de antibióticos. Além disso, há tratamentos que aliviam os sintomas ao reduzir a resposta inflamatória, tanto em bronquites agudas quanto crônicas.


Entretanto, os casos de bronquite crônica não têm cura comprovada. Para pacientes crônicos, há medidas que reduzem os riscos, como as vacinas contra gripe e pneumonia, e medicamentos que um médico pode receitar para combater os sintomas, como broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios.


Em todos os casos, sejam agudos, alérgicos ou crônicos, é recomendado evitar um dos principais fatores agravantes: o cigarro. Pessoas com bronquite devem parar de fumar e evitar permanecer em ambientes em que haja pessoas fumando.

O Que Fazer para Aliviar Crise de Bronquite?

Apesar de não existirem tratamentos específicos para os episódios de bronquite, algumas recomendação podem ser muito úteis para aliviar os sintomas e ajudar na recuperação do paciente. Veja, a seguir, uma lista com as principais recomendações médicas para casos de bronquite:


  • Manter uma boa hidratação.
  • Usar vaporizadores ou umidificadores de ar.
  • Evitar a exposição a fatores de risco, como produtos químicos, fumaça de cigarro, etc.
  • Usar analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser receitados para aliviar dos sintomas.
  • Usar medicamentos antibióticos que combatem infecções bacterianas.
  • Usar medicamentos mucolíticos e descongestionantes, pois ajudam na eliminação de muco.
  • Usar medicamentos broncodilatadores. Eles podem ser administrados através de inaladores e relaxam as vias respiratórias, combatendo a contração causada pela bronquite.

Cada fármaco possui um mecanismo de ação específico e limitado, além de possíveis efeitos adversos. Por isso, a auto-medicação pode ser ineficaz e até arriscada. Apenas o médico pode receitar a medicação adequada para cada caso. Não use medicamentos sem prescrição médica!

Confira Mais Respostas às Principais Dúvidas Sobre Bronquite

Quer aprender ainda mais sobre bronquite? Então confira o material abaixo, publicado no canal do Dr. Dráuzio Varella no YouTube. Nesse vídeo, o célebre médico entrevista o pneumologista Dr. Carlos Jardim, para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre bronquite. Confira!

Confira Alguns Itens para Tratar Bronquite e Outros Problemas Respiratórios

Caso você precise de alguns itens que podem te ajudar no tratamento da bronquite, veja aqui as nossas indicações! Nos links a seguir, você encontra nossos artigos sobre os melhores inaladores e os melhores umidificadores de ar. Aproveite!

Conclusão

Termina aqui nosso artigo sobre bronquite. Nele, você pôde descobrir o que é bronquite e quais os seus sintomas. Além disso, você aprendeu quais as principais causas e tratamentos dessa inflamação, sanando as dúvidas mais recorrentes sobre o assunto.


Caso nossas respostas tenham sido úteis para você, o que acha de compartilhar este artigo? Isso permitirá que cada vez mais pessoas possam obter dados confiáveis a respeito da bronquite, facilitando o acesso de todos a tratamentos adequados. Contamos com o seu apoio. Até a próxima!


Redação: Enrique Aue / Revisão: Bruna Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Bronquite: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais
mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.