mybest
Beleza e Perfumaria

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Vegano e Cruelty-Free: Entenda a Diferença
Vegano e Cruelty-Free: Entenda a Diferença

Vegano e Cruelty-Free: Entenda a Diferença

Cruelty-free, vegano... Esses termos são muito utilizados quando o assunto é a causa animal, mas pode ser um pouco complicado diferenciá-los, principalmente quando desejamos adquirir um produto com algumas dessas características. Assim, saber mais sobre esse assunto é muito importante!


Para te ajudar com isso, criamos este artigo. Nele, você encontra respostas às principais dúvidas dos internautas sobre essa temática, para que fique ainda mais clara, entre outras coisas, a diferença entre vegano e cruelty-free. Ficou curioso? É só continuar a leitura deste artigo!

Atualizado em 27/06/2023
Taylon Padilha Nizer
Revisão
Revisor
Taylon Padilha Nizer

Entre produções, revisões e atualizações, já trabalhei em mais de 100 textos na mybest. Isso me possibilitou ampliar meus conhecimentos sobre múltiplas temáticas, sempre visando assegurar ao leitor um artigo de qualidade. Sou formado em licenciatura em teatro. Minha paixão por roteiro e dramaturgia proporciona uma união entre estas distintas áreas, resultando em textos cada vez mais fluidos e cativantes.

Perfil de Taylon Padilha Nizer
Continue lendo

Índice

O que é Cruelty-Free?

O que é Cruelty-Free?

Um produto é cruelty-free quando nem ele nem seus componentes são testados em animais. Em tradução livre, a expressão em inglês quer dizer "livre de crueldade", pois tais produtos prometem não maltratar animais com testes durante a sua fabricação.


Em geral, há organizações protetoras de animais que oferecem esse selo aos produtos em que esses testes não são realizados. No entanto, é preciso tomar cuidado, porque nem sempre esses selos são confiáveis. Assim, procure selos de organizações tradicionais, como a PETA. Continue lendo o artigo para saber mais sobre ela.


Outro detalhe importante é que produtos cruelty-free podem ter componentes de origem animal. Ou seja, nem todo produto cruelty-free é vegano. Assim, caso você não deseje consumir produtos com esse tipo de origem, esse selo pode não ser suficiente para esse tipo de atitude, ok?

O que é um Produto Vegano?

Um produto vegano é aquele que não leva, em sua fórmula, nenhum componente que tenha origem animal. Dessa forma, um produto vegano não levará, em sua composição, ingredientes como colágeno, mel, lanolina, albumina e leite


Assim, é bom ficar atento às indicações na embalagem de que o produto é vegano ou dar uma conferida na lista de ingredientes. Geralmente, para serem considerados veganos, esses produtos também não devem ser testados em animais, sendo, portanto, cruelty-free.


Comprando produtos veganos, você adquire itens cujos ingredientes não provocaram sofrimento de animais. No Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fiscaliza e emite certificados que atestam se determinados produtos não possuem componentes de origem animal.

O que é o PETA?

O que é o PETA?

PETA é uma sigla para "People for the Ethical Treatment of Animals", que em tradução livre significa "Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais". É uma ONG fundada em 1980 que se dedica aos direitos dos animais e tem milhões de membros ao redor do mundo.


Com um lema que, traduzido, quer dizer "Animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento”, a organização luta contra a exploração abusiva e desnecessária da vida animal. Entre suas ações, há a pressão contra empresas para que não utilizem matéria-prima animal

Quais São os Selos Cruelty-Free e Veganos?

Para que fique ainda mais fácil reconhecer quais produtos são veganos e cruelty-free, algumas organizações, nacionais e internacionais, que se dedicam à causa animal, disponibilizam alguns selos. Confira quais são os principais deles:


  • Cruelty-Free: concedido pela PETA, ele garante que os ingredientes e o produto final não foram testados em animais.
  • Leaping Bunny: da Cruelty Free International, também garante que o produto final e todos os ingredientes são livres de testes em animais.
  • Not Tested on Animals: também certifica produtos e ingredientes cruelty-free. É concedido pela organização Choose Cruelty Free.
  • Certificado SVB Vegano: concedido pela Sociedade Vegetariana Brasileira, certifica que o produto não possui componentes de origem animal.
  • Certified Vegan: selo estadunidense, da organização Vegan Action, concedido a produtos com matéria-prima sem origem animal.
  • Vegan Society: selo britânico que também garante um produto livre de matéria-prima de origem animal.

Com essas informações fica bem mais fácil encontrar produtos veganos e cruelty-frees na hora da compra, não é mesmo? Vale lembrar que, geralmente, selos que atestam que o produto é cruelty-free possuem desenhos de coelhos, o que torna bem mais simples identificá-los.

Produtos Veganos são Mais Saudáveis?

Muitas pessoas acreditam que os produtos veganos são mais saudáveis, mas isso não é necessariamente verdade. Como dito anteriormente, essa classificação não tem relação com o valor nutricional do produto ou com a qualidade de seus ingredientes. Ela diz respeito apenas à utilização ou não de animais na cadeia de produção.


Existem diversos produtos veganos que possuem componentes nocivos ao organismo. Por isso, é importante verificar os ingredientes no rótulo do produto. Preferir itens veganos é excelente para reduzir o sofrimento ou a exploração de animais, mas se você quer adotar um estilo de vida mais saudável, optar por esses produtos pode não ser suficiente.

Quais São as Marcas de Maquiagem Veganas e Cruelty-Free?

Quais São as Marcas de Maquiagem Veganas e Cruelty-Free?

Ficar com o rosto todo produzido com uma bela maquiagem é ótimo, mas pode ficar ainda melhor quando nenhum desses itens provoca sofrimento animal durante a sua fabricação. Há várias marcas de maquiagem vegana e cruelty-free, então separamos algumas delas para que você as conheça:

  • TwoOne OneTwo
  • Daily Juliana Goes
  • Care Natural Beauty
  • Vizzela
  • Baims
  • Dalla
  • Cativa Natureza
  • Bioart Biocosmetics
  • Ricosti
  • Face It
  • Elemento Mineral
  • Arielle Marimoto – Cosméticos Veganos

Com tantas opções, fica bem mais fácil escolher uma marca de maquiagem vegana e cruelty-free para ser a sua queridinha, não é mesmo? Vale lembrar que ainda existem outras várias marcas veganas e cruelty-free no mercado, então é bom dar aquela pesquisada para encontrar aquela que é a sua cara!

Por que Produtos Veganos e Cruelty-Free São Caros?

 Por que Produtos Veganos e Cruelty-Free São Caros?

Nem sempre os produtos veganos e cruelty-free são mais caros quando comparados àqueles que utilizam matéria-prima de origem animal. No entanto, alguns fatores podem aumentar o preço destes produtos, tornando-os, realmente, mais caros que os demais.


O principal deles é que produtos veganos e cruelty-free geralmente são produzidos em escalas menores que os convencionais, o que encarece o processo. Além disso, muitos deles utilizam matérias-primas orgânicas, que não são tão abundantes e também são mais caras, o que também pode aumentar o preço final.


Porém, nós como consumidores também temos um papel importante nesta relação: quanto mais pessoas optarem pelo uso destes produtos, a demanda consequentemente tende a aumentar a oferta, barateando os preços - sim, talvez ainda mais caros que os convencionais, mas cada vez mais acessíveis.


Desta forma, vale ressaltar que, para diversos segmentos do mercado, existem produtos veganos e cruelty-free comercializados por preços bem acessíveis. Assim, é sempre bom pesquisar por marcas veganas mais em conta para que essa prática tão sustentável caiba no seu bolso.

Como Produtos Veganos São Testados?

Agora que você já entendeu o que é um produto cruelty-free, você deve estar se perguntando: como os produtos veganos, que também são cruelty-free, são testados? Para responder a essa pergunta, citamos uma série de alternativas aos testes em animais. Confira:


  • Culturas celulares
  • Tecidos humanos
  • Método alternativo in vitro
  • Método alternativo in sílico
  • Modelos de computador
  • Estudos voluntários
  • Sistemas microfisiológicos

São muitas alternativas! Vale lembrar que, em alguns casos, não testar em animais também possibilita mais descobertas. Alguns especialistas afirmam que a aspirina, por exemplo, não teria sido distribuída para a população se esses testes tivessem sido realizados, pois é tóxica para animais.

Confira Alguns dos Melhores Produtos Veganos do Mercado

Depois de ficar sabendo mais sobre produtos veganos e cruelty-frees, que tal conhecer algumas das melhores opções desse segmento do mercado? A mybest tem vários artigos sobre essa temática e separamos, para você, links sobre os melhores desodorantes, sabonetes e protetores solares veganos. Confira!

Conclusão

O veganismo e o movimento cruelty-free são muito importantes para cuidar não somente dos animais, mas também do planeta como um todo. Assim, esperamos que nosso artigo tenha te deixando ainda mais por dentro dessas iniciativas e tornado o consumo de produtos com essas características mais simples.


Sempre que desejar, volte aqui para relembrar detalhes deste texto. Além disso, não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais. Assim você ajuda amigos e familiares a também se informarem sobre esse assunto tão importante. Até mais!


Redação: Bruna Fernandes / Revisão: Taylon Nizer

Este conteúdo foi útil para você?
  1. TOP
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Vegano e Cruelty-Free: Entenda a Diferença
mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.