mybest
Saúde

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Apneia do Sono: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais
Apneia do Sono: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais

Apneia do Sono: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais

A apneia é um distúrbio respiratório que prejudica a qualidade do sono e, com isso, compromete a saúde do indivíduo. Apesar de afetar mais comumente pessoas obesas e/ou hipertensas, a doença é muito frequente. Com alarmantes índices de prevalência, a apneia do sono é um problema de saúde pública.


Caso você tenha interesse em saber mais sobre esse distúrbio, leia nos tópicos deste artigo as respostas para as principais dúvidas a respeito. Aqui, você poderá entender o que é a apneia do sono, além de conhecer seus sintomas, causas, riscos e tratamentos. Não perca!

Atualizado em 27/06/2023
Bruna Oliveira
Revisão
Revisora
Bruna Oliveira

Sou formada em Biomedicina e também já fui cabeleireira. Mas ler, escrever e aprender coisas novas sempre foram minhas maiores paixões. Desde que assumi minha real vocação, encontrei na mybest o espaço perfeito para expressar minha multipotencialidade. Por aqui produzo e atualizo conteúdos sobre os mais variados temas. Meus preferidos são produtos pet, cosméticos, eletroportáteis e suplementos alimentares. Minha motivação é entregar informação de qualidade em linguagem clara, objetiva e gostosa de ler.

Perfil de Bruna Oliveira
Continue lendo

Índice

O Que É Apneia do Sono?

A apneia do sono, também chamada de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma parada respiratória que ocorre, principalmente, quando o paciente está dormindo e roncando. O distúrbio acontece devido ao fechamento anormal das paredes da faringe.


Em adultos, a síndrome costuma se manifestar em cinco ou mais episódios por hora de sono e, em cada um, a respiração é suspensa por, no mínimo, 10 segundos. Nas crianças, de 2 a 3 segundos de suspensão respiratória são suficientes para que haja sinais de baixa oxigenação sanguínea.


Isso faz com que sejam prejudicados os períodos de sono do portador dessa doença, comprometendo sua disposição ao longo do dia e até mesmo podendo acarretar outros problemas graves de saúde. O diagnóstico do distúrbio deve ser feito pelo exame de um médico otorrinolaringologista.

Quais São os Tipos de Apneia do Sono?

Quais São os Tipos de Apneia do Sono?

Existem 3 tipos de apneia do sono. Cada um deles é determinado por diferenças nas causas e outras características dessa síndrome respiratória. Abaixo, veja uma lista que apresenta e explica brevemente os tipos de apneia do sono.


  • Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): tipo caracterizado pelo bloqueio total ou parcial das vias respiratórias superiores. Pode ocorrer em casos de obesidade ou outras alterações anatômicas.
  • Apneia Central do Sono (ACS): também consiste em pausas respiratórias durante o sono, porém, não por fatores anatômicos, mas por intervalos em que o cérebro não ativa a musculatura responsável pela respiração. Pode ocorrer após quadros de AVC ou tumores cerebrais
  • Apneia Mista do Sono: união dos componentes dos tipos de apneia acima, ou seja, quando as paradas respiratórias são causadas tanto por fatores anatômicos quanto cerebrais. É o tipo mais raro.

Essas são as categorias em que os casos de apneia do sono costumam ser classificados. Ressaltamos que a identificação e definição do transtorno devem ser feitas com acompanhamento médico, de modo que se possa garantir a sua precisão e a eficácia dos tratamentos buscados a partir do diagnóstico.

Quais os Sintomas de Apneia do Sono?

Existem alguns sinais que são muito característicos da apneia do sono. Saber reconhecê-los é o primeiro passo para identificar se você ou uma pessoa próxima sofre desse distúrbio. Veja a seguir os principais sintomas de apneia do sono!


  • Ronco durante o sono
  • Sono agitado ou diversas vezes interrompido
  • Sonolência e/ou falta de disposição durante o dia
  • Perturbação da memória, da atenção e da concentração
  • Dor de cabeça


Alguns sintomas como os microdespertares ao longo da noite podem ou não ser percebidos pelo paciente. Portanto, a melhor forma de garantir um diagnóstico preciso é apresentar os sintomas detectados a um médico e fazer exames como a polissonografia (exame que mapeia o comportamento durante o sono).

Quais as Causas da Apneia do Sono?

Quais as Causas da Apneia do Sono?

Existem diversas causas possíveis para o fechamento ou estreitamento das paredes da faringe que provoca a apneia do sono. Conheça, na lista a seguir, os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da apneia.


  • Gênero e idade: os principais portadores da síndrome são homens de meia idade (acima dos 50 anos).
  • Obesidade: pois favorece a entrada de gordura na faringe.
  • Inchaço de órgãos e tecidos da região buconasal: como tonsilas palatinas (amígdalas) ou adenoides muito grandes.
  • Obstrução crônica do nariz: o que pode ser causado por desvio de septo, hipertrofia dos cornetos, pólipos nasais ou tumores.
  • Postura física inadequada ao dormir: como dormir de barriga para cima e/ou recuar o queixo, modificando a posição da língua.
  • Refluxo gastroesofágico: porque a acidez trazida para a laringe e a faringe aumenta o edema da região e facilita a obstrução.
  • Uso de determinadas substâncias: como o álcool, o tabaco e medicamentos benzodiazepínicos.

A combinação de dois ou mais desses fatores aumenta as chances de estreitamento da faringe, o que, consequentemente, gera o ronco e/ou episódios de apneia. Caso você esteja apresentando sintomas do distúrbio e se enquadre em algumas das condições aqui listadas, procure um otorrinolaringologista.

Apneia do Sono Pode Matar?

Sim, a longo prazo, a apneia do sono pode matar caso o portador não receba tratamento adequado. Indo muito além de prejudicar o sono e a rotina do paciente, a doença pode desencadear disfunções cardiovasculares e outras complicações.


Em artigo sobre o assunto, o Dr. Drauzio Varella informa que a grande maioria (70 a 90%) dos portadores de apneia do sono apresenta hipertensão arterial. A síndrome também eleva as chances do paciente de ter arritmia cardíaca, infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Ademais, a apneia faz com que o portador tenha dificuldade para permanecer desperto durante atividades sedentárias, como dirigir. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), dos caminhoneiros com altas chances de ter apneia, a maioria confessa já ter dormido no volante.

Apneia do Sono Tem Cura?

Apneia do Sono Tem Cura?

Isso depende dos fatores que causam a apneia em cada paciente. Quando a causa é tratável, pode-se sanar a doença. Caso a origem da síndrome seja anatômica (adenoide, por exemplo), é possível realizar tratamentos cirúrgicos que resolvem os obstáculos e distúrbios que dificultam a passagem do ar.


Parar de fumar ou perder peso, por exemplo, são tratamentos úteis para os casos em que a apneia do sono está associada ao tabagismo e obesidade. De qualquer forma, quando nenhuma dessas condutas resolve, há ainda tratamentos úteis para controlar a síndrome, conforme você verá a seguir.

Quais os Tratamentos para Apneia do Sono?

Existem alguns tratamentos eficazes para a apneia do sono, mas eles devem ser selecionados de acordo com os índices apresentados pelo exame de polissonografia, pela presença de doenças associadas e outros fatores. A seguir, veja os tratamentos mais eficientes para apneia do sono!


  • Redução dos fatores agravantes: evitar o consumo de álcool e sedativos, perder peso, evitar dormir de barriga para cima, entre outras alternativas.
  • Uso de máscara CPAP ao dormir: do inglês, Continuous Positive Airway Pressure, a máscara CPAP é conectada a um compressor de ar que mantém as vias aéreas permeáveis ao fluxo de ar, impedindo os episódios de apneia durante o uso
  • Tratamento cirúrgico: indicado em alguns casos em que a apneia é causada por problemas anatômicos que dificultam a passagem do ar. A remoção de adenoides e tonsilas palatinas (amígdalas) são os principais exemplos.

Ressaltamos que a escolha do tratamento mais adequado deve ser orientada por um médico especialista em otorrinolaringologia. Só essa supervisão médica poderá garantir a efetividade do procedimento, considerando todos os fatores que compõem o quadro específico de cada paciente.


Confira ótimos modelos de máscara CPAP no link abaixo!

Qual a Diferença entre Narcolepsia e Apneia do Sono?

Qual a Diferença entre Narcolepsia e Apneia do Sono?

Apesar de ambas serem distúrbios relacionados ao sono e de prejudicarem o sistema cognitivo e a qualidade de vida dos pacientes, a narcolepsia e a apneia do sono são doenças bem diferentes. Saber distinguir as duas é fundamental, pois, cada doença tem suas próprias causas, sintomas e tratamentos.


A narcolepsia é um distúrbio caracterizado por episódios súbitos de sonolência mesmo após uma boa noite de sono. Quando não está devidamente medicado, o narcoléptico está suscetível a cair em sono profundo de forma inesperada e incontrolável, independente da atividade que esteja realizando.


A apneia prejudica a qualidade do sono e, por isso, também interfere na capacidade do indivíduo de se manter acordado durante o dia. Apesar dessa semelhança, a narcolepsia se distingue pela ocorrência de sono profundo em situações inusitadas, como durante uma conversa, no trabalho ou até mesmo de pé.


Além disso, as causas desses distúrbios do sono também são distintas. Enquanto a narcolepsia pode ser ocasionada por fatores genéticos e desequilíbrios químicos do cérebro, a apneia é causada por outros fatores, como você poderá ver em maiores detalhes no tópico a seguir.

Confira Nossas Dicas de Travesseiros que Ajudam a Evitar Distúrbios do Sono

Além dos tratamentos aqui apresentados, uma medida que pode ajudar a evitar o ronco e a obstrução das vias respiratórias é utilizar travesseiros de boa qualidade. Portanto, confira nos links a seguir nossas indicações dos melhores produtos e marcas do setor de travesseiros. Aproveite!

Conclusão

Termina aqui mais um de nossos artigos. Nele, você aprendeu o que é apneia do sono e quais sintomas caracterizam esse distúrbio. Além disso, você descobriu os fatores mais determinantes para desenvolver a doença, aprendeu sobre seus riscos e conheceu os principais tratamentos.


Se a leitura dessas respostas foi útil para você, que tal compartilhar este artigo? Isso permitirá que mais pessoas obtenham acesso rápido às informações mais buscadas sobre a apneia do sono, facilitando a detecção e o tratamento da síndrome. Contamos com o seu apoio! Até mais!


Redação: Enrique Aue / Revisão: Bruna Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Apneia do Sono: O Que É, Sintomas, Tratamento e mais
mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.