mybest
Saúde

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Cólica Menstrual: Causas, Sintomas, Remédios e mais
Cólica Menstrual: Causas, Sintomas, Remédios e mais

Cólica Menstrual: Causas, Sintomas, Remédios e mais

As cólicas menstruais são comuns e podem se manifestar na maioria das pessoas que menstruam. Porém, algumas vezes, o desconforto pode ser extremamente inconveniente, chegando a se tornar incapacitante! Mas, será que é normal ter cólica menstrual forte?


Aqui nós respondemos essa e outras perguntas, como o que causa cólica menstrual e quais são os sintomas dela. Também damos algumas dicas de como aliviar a dor. Continue a leitura e descubra o que fazer para garantir o bem-estar e a qualidade de vida durante esse período!

Atualizado em 27/06/2023
Bruna Oliveira
Revisão
Revisora
Bruna Oliveira

Sou formada em Biomedicina e também já fui cabeleireira. Mas ler, escrever e aprender coisas novas sempre foram minhas maiores paixões. Desde que assumi minha real vocação, encontrei na mybest o espaço perfeito para expressar minha multipotencialidade. Por aqui produzo e atualizo conteúdos sobre os mais variados temas. Meus preferidos são produtos pet, cosméticos, eletroportáteis e suplementos alimentares. Minha motivação é entregar informação de qualidade em linguagem clara, objetiva e gostosa de ler.

Perfil de Bruna Oliveira
Continue lendo

Índice

O que Causa Cólica Menstrual?

Há dois fatores que podem desencadear a cólica menstrual. Com base nisso, esse quadro pode ser classificado em cólica primária ou secundária. O tipo primário possui como principal causa o aumento da produção de prostaglandina, substância que induz contrações do útero. 


a cólica secundária pode indicar alguma alteração no aparelho reprodutivo. Uma das principais causas das cólicas secundárias é a endometriose. Outros possíveis fatores são inflamações pélvicas, miomas, fibromas, estenose cervical e tumores pélvicos.


Para saber exatamente qual a causa da cólica menstrual, é preciso consultar um ginecologista. Especialmente se as dores surgirem de uma hora para outra e acompanhada de outros sintomas. Afinal, as cólicas secundárias precisam de diagnóstico e tratamento adequado.

Quais São os Sintomas da Cólica Menstrual?

Quais São os Sintomas da Cólica Menstrual?

A cólica menstrual (dismenorreia) é caracterizada pela dor no baixo ventre. A dor aguda, intermitente e de intensidade variável, pode chegar a se tornar incapacitante. Veja abaixo quais os sintomas que podem acompanhar a cólica menstrual e suas características:


  • Dor irradiada: a típica dor pélvica pode se estender para as costas e membros inferiores
  • Náusea: ocorre principalmente por conta do desconforto da dor, mas também é causada pelas contrações do útero e pelos hormônios liberados durante a menstruação. A náusea pode também levar ao vômito.
  • Dor de cabeça: pode ser chamada de enxaqueca catamenial. Ocorre devido à baixa quantidade de estrógeno no sangue, hormônio que controla a serotonina no cérebro, causando o desconforto da dor.
  • Cansaço: sensação de letargia e falta de energia. O cansaço pode surgir, sobretudo, no intervalo entre as dores no baixo ventre.
  • Vertigem: a variação hormonal durante o período menstrual pode alterar o funcionamento do ouvido interno. Somado a dor da cólica, podem ocorrer tontura e desequilíbrio.

As cólicas menstruais também podem causar diarreia e, dependendo da intensidade da dor, podem ocorrer até desmaios. Geralmente, nos casos das cólicas primárias, os sintomas costumam ser mais leves. Portanto, é importante consultar um médico sempre que surgirem dores e sintomas muito fortes.

É Normal Ter Cólica Menstrual Forte?

Sentir dores muito fortes durante o período menstrual não é comum. Quando as cólicas menstruais são tão intensas a ponto de interferir na rotina, é preciso investigar a possibilidade de alguma doença ginecológica. As principais causas de cólicas menstruais muito fortes são:


  • Endometriose: nesse caso, a dor pode surgir de repente em quem nunca teve sintoma dessa condição antes. Ou então, quem costumava ter cólicas leves, sente um aumento repentino na intensidade da dor.
  • Adenomiose: condição mais comum em pessoas acima de 35 anos. A cólica menstrual forte pode vir acompanhada de sangramento menstrual aumentado, inchaço abdominal e sensação de peso no útero.
  • Miomas: alguns tipos de mioma no endométrio podem causar cólica intensa durante o período menstrual. Nesses casos, o sangramento menstrual também pode aumentar.
  • Abortamento: quando a gravidez está no início e não é conhecida, o aborto espontâneo pode ocorrer trazendo sintomas como cólica muito forte e sangramento aumentado logo após um período de atraso menstrual.
  • Cólica idiopática: quando todas as causas possíveis são investigadas e não se identifica o porquê do sintoma, a cólica menstrual é chamada de idiopática.

Quando as cólicas fortes surgem repentinamente, é imprescindível agendar uma consulta ginecológica quanto antes. Assim, o profissional solicitará exames específicos, como o ultrassom transvaginal. E aliando exames e avaliação clínica, é possível descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento.

É Possível Ter Cólica Sem Menstruar?

É Possível Ter Cólica Sem Menstruar?

A resposta é sim, existem alguns tipos de cólica que não são inerentes ao período menstrual. Esse desconforto pode ser considerado normal ou necessitar de acompanhamento médico. Confira abaixo algumas condições que podem trazer cólicas ou dores no baixo ventre, mesmo fora do período menstrual:


  • Ovulação: o processo natural de desprendimento do óvulo pode causar irritação pélvica e, consequentemente, uma cólica leve.
  • Gravidez: no início da gravidez, muitas vezes o organismo interpreta a gestação como uma cólica. Gradualmente o corpo se adapta e o desconforto passa a ser menos frequente.
  • Endometriose: essa condição causa inflamação na região pélvica, provocando dores que podem ser de moderadas a fortes.
  • Doença inflamatória pélvica: esse tipo de inflamação pode ser causada por ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como gonorreia e clamídia. Pode atingir o colo do útero, útero, ovário e trompas, trazendo cólicas, sangramento e corrimento vaginal.

Sentir uma cólica leve fora do período menstrual pode ser normal durante a ovulação, por exemplo. Porém, qualquer desconforto mais intenso e persistente deve ser analisado. Afinal, a dor pode ser um sinal de irregularidade nos ciclos naturais do corpo, e isso requer atenção médica.

Como Aliviar a Cólica Menstrual?

Para diminuir o desconforto da cólica menstrual algumas coisas podem ser feitas em casa mesmo! Por ser uma circunstância considerada normal, muitas vezes os sintomas desaparecem sozinhos. Mas para quem sente muito incômodo e fica incapacitada de fazer atividades, vale a pena apostar nestas dicas:


  • Repouso: deitar e descansar pode ajudar a diminuir as contrações dolorosas, além de ajudar o organismo a se recompor do desgaste causado pela dor.
  • Calor local: colocar uma bolsa de água quente na região do baixo ventre, ou tomar um banho quente deixando a água cair sobre essa região pode ajudar a atenuar a dor.
  • Escalda-pés: o escalda-pés ajuda a relaxar e estimula a irrigação sanguínea, inibindo o efeito das prostaglandinas e reduzindo a intensidade da dor.
  • Chás: alguns chás como camomila, erva-doce, hortelã, erva-cidreira, gengibre e valeriana possuem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, calmantes e até analgésicas. Ideais para reduzir o desconforto das cólicas.
  • Massagens: massagear suavemente o abdômen ajuda a relaxar os músculos e ativar a circulação, aliviando as dores fortes.
  • Alimentação: uma dieta rica em cálcio e magnésio pode ajudar no relaxamento das fibras musculares. No período menstrual, aumente o consumo de banana, aveia, abobrinha, couve, beterraba, frango e peixes como salmão e atum.
  • Evitar alguns alimentos: comidas gordurosas como frituras e embutidos, cafeína, álcool e alimentos açucarados. Eles podem estimular a produção de prostaglandinas, aumentando as cólicas. Além de causar inchaço e retenção de líquidos.
  • Exercícios físicos: alguns exercícios leves como caminhada, alongamento e ioga podem aliviar a cólica. O ideal é se exercitar no período anterior a menstruação, para liberar endorfinas que agem como analgésico natural.

Combinando as dicas citadas acima, existem grandes chances da cólica menstrual melhorar. Mas quando a cólica não passa com medidas caseiras, é recomendado consultar um ginecologista que fará uma avaliação e poderá indicar uma medicação adequada para o alívio dos sintomas.

Remédios para Cólica Menstrual Ajudam?

Remédios para Cólica Menstrual Ajudam?

Sim. Existem diversos remédios voltados para diminuir os sintomas da cólica menstrual. Nas farmácias encontramos facilmente esses medicamentos. Porém, o ideal é que eles sejam receitados por um médico, que pode estipular a dosagem e o tempo de tratamento adequados.


Os fármacos costumam ter ação antiespasmódica (que inibe as contrações do útero), anti-inflamatória e analgésica. Alguns anticoncepcionais também podem auxiliar na redução da cólica. Mas é importante destacar que o uso de medicamentos em excesso aumentam as possibilidades de efeitos colaterais.


Um dos possíveis resultados indesejados de alguns remédios é o efeito rebote, que ocorre quando o organismo se acostuma com o medicamento e o mesmo deixa de apresentar a ação esperada. Portanto, evite a automedicação e o uso excessivo ou frequente de fármacos! Na dúvida, consulte seu médico.

Coletor Menstrual Pode Causar Cólica?

O coletor não causa a cólica, já que ela é uma dor causada pela contração do útero e o copinho não interfere nesse processo. Entretanto, se for mal posicionado, ele pode acabar encostando no colo do útero, gerando uma sensação de cólica leve. Portanto, não insira o coletor muito profundamente!


Além disso, a anatomia vaginal é muito variada. Algumas pessoas têm o canal vaginal mais longo e outras mais curto. Quando o canal vaginal é curto, pode ser mais difícil acertar a colocação do coletor. Uma dica nesse caso é cortar a haste do coletor para evitar incômodos.


Outra razão para o desconforto com o coletor menstrual pode ser a formação de vácuo. Isso porque quando é dobrado demais, o coletor se desdobra lá dentro. Isso faz com que se forme um vácuo que puxa os tecidos do colo uterino, promovendo a sensação de cólica. Então, tente dobrá-lo pouco.

Outras Indicações

Durante o período menstrual, além de evitar o desconforto das cólicas, é importante garantir a segurança no uso dos absorventes. No mercado existem diversas opções, e para te ajudar a escolher a melhor para você, elaboramos conteúdos com dicas e indicações de produtos. Confira nos links abaixo!

Conclusão

Agora você já sabe que as cólicas menstruais podem ser causadas por diversos fatores. Alguns são comuns e outros podem ser mais graves, necessitando de acompanhamento médico. Lembre-se de sempre consultar um médico caso notar um aumento na intensidade das dores ou no sangramento!


Você pode seguir as nossas dicas para aliviar as dores, mas evite tomar medicação por conta própria! O ideal é manter as consultas ginecológicas sempre em dia! Se esse conteúdo foi útil, compartilhe com outras pessoas! Assim todos saberão um pouco mais sobre as cólicas menstruais.


Redação: Joseane Cerqueira / Revisão: Bruna Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Cólica Menstrual: Causas, Sintomas, Remédios e mais
mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.