Publicitária, vegana, maratonista de montanha e apaixonada por comida, meus amigos e seguidores me reconhecem pela curiosidade gastronômica que se manifestou desde que parei de comer carne.
Sou vegetariana há mais de 20 anos e vegana há 6. Desde então, procuro combinações de sabores e texturas em todos os cantos da minha cidade e do mundo.
Coloco restaurantes e lanchonetes veganas em todas as minhas rotas turísticas e passo boa parte do tempo explorando a culinária local. Minha última viagem, para a Alemanha, rendeu surpresas gastronômicas incríveis e várias inspirações para cozinhar em casa. Um dia posso contar aqui pra vocês.
Mas neste artigo vou falar de 5 restaurantes da minha cidade, Curitiba, que servem comidas gostosas para veganos! A maioria destes lugares não serve comida exclusivamente vegana, mas tem opções deliciosas e inclusivas. Com eles quero mostrar que o veganismo está alcançando espaços importantes no setor da alimentação.
Vale destacar que escolhi estes lugares não apenas pela comida, mas também pelo ambiente e atendimento, que para mim são parte muito importante da experiência de comer fora. Me acompanha neste tour?
O Veg e Lev tem um espaço cativo no meu coração, porque tem uma combinação de várias coisas que acho importantes quando penso em sair para comer: comida boa (lóóógico), ambiente convidativo e excelente atendimento.
Apesar de não ser vegano, o Veg tem muitas opções para veganos no cardápio, desde o básico prato feito, até a irresistível moqueca e a famosa feijoada! As sobremesas não ficam pra trás: tem banoffee, bolo trufado, mousse de chocolate, além das criações sazonais.
A entrada é sempre cortesia e a gente pode escolher entre a saladinha e o caldinho do dia. Recomendo os caldos, são sempre de pedir bis (e se pedir, eles dão!). Acho lindo que tudo lá é autoral, com receitas criadas especialmente para o Veg. A chef testa várias vezes cada prato antes de lançar no cardápio e mistura ingredientes com muita maestria!
Além de buscar a consistência e o sabor ideais, o Veg tem como princípio fazer comida saudável. Então se prepare para muita coisa assada ao invés de frita, muitos pratos e sobremesas sem glúten (não aptos para celíacos) e sobremesa sem açúcar.
Utilidade pública
No cardápio do Veg está sinalizado tudo o que é vegano, sem glúten e sem lactose. A meu ver, isso já deveria até ser obrigatório. Para beber, o Veg tem vários sucos, kombuchas, cervejas e vinho. Os tradicionais cafezinhos e chá pós-almoço também estão no cardápio. Não tem refri, lide com isso.
Quando acontecem os tradicionais festivais gastronômicos em Curitiba, o restaurante sempre tem pratos veganos no cardápio e muitas vezes são pratos criados exclusivamente para os festivais. Vale a pena ficar de olho pra se deliciar com as peripécias criativas da equipe da cozinha! Na última vez, provei uma arepa com recheio de cogumelos, rúcula e maionese de lemon pepper, e uma panna cotta de frutas amarelas.
Sou tão cliente de carteirinha que geralmente sou convidada para dar o voto dos veganos em novos pratos do Veg, antes de lançarem pro mundo. Considero esta uma importante das centenas de vantagens de ser vegana!
O Veg é super bem localizado e tem um espaço grande que inclui uma deliciosa área no deck coberto. O atendimento é primoroso, rápido e cordial, e nunca vivi uma exceção em relação a isso.
Pratos que mais indico no Veg e Lev:
a Feijoada, que é servida às quartas e sábados; bem substanciosa e incrivelmente saborosa, com tofu defumado, carnes vegetais, berinjela e cenoura. Acompanha arroz, couve e laranja.
o prato Brasileirinho, que é a benção do dia a dia: arroz, feijão, bifinho de grão-de-bico ou de beterraba, purê de abóbora e farofinha.
a moqueca de pupunha, super cremosa e bem temperada, que acompanha arroz cateto e farofa de coco.
pergunte sobre o especial da semana: cada semana é um prato diferente e sempre tem uma surpresa boa!
Endereço:
Meu caso com o GreenGo é antigo. Gosto demais da proposta e frequento há muitos anos, quando ainda era no antigo ponto.
O Greengo se sustenta na ideia de mostrar para o mundo que a cozinha vegetariana é rica em sabores, texturas e nutrientes. Eles fazem releituras deliciosas de pratos clássicos, como os populares nachos mexicanos, as guiozas chinesas, baozis, falafels e quibes. Além disso, o restaurante é especialista em sandubas gigantes e em saladas cheias de cor.
O campeão dos campeões é o Buda Bowl, que consiste em uma cumbuca cheia de delícias, em que os próprios clientes fazem a combinação de ingredientes. No Buda a gente escolhe 6 itens dentro de 3 grupos de alimentos, o que significa que em cada ida ao GreenGo podemos comer um Buda diferente.
Entre as opções, babem: tem quibe defumado, estrogonofe de grão de bico, dadinhos de tofu com páprica, mix de legumes com tahine, homus de beterraba, arroz integral com quinoa, sour cream, farofa de coco, e mais uma dezena de opções.
Premiado
Aliás, o Buda Bowl foi eleito em 2019 o melhor prato vegetariano de Curitiba no concurso Bom Gourmet (em que fui jurada e, claaaro, votei no Buda). Os ingredientes do Buda são sazonais, então as opções estão sempre sendo renovadas!
No GreenGo também vale a máxima de que a gente começa a comer pelos olhos. Todos os pratos são visualmente incríveis, bem montados e muito bem servidos. Mas guarde um espaço para as sobremesas, que são uma atração à parte. Dou destaque para o cookie gigante, que é maior que a palma da mão, a torta de chocolate belga e a torta raw de banana e pasta de amendoim (minha predileta).
Para beber, tem sucos, kombuchas, mate, cervejas e vinho. O Greengo sempre tem promoções bem legais para o happy hour e no delivery que funciona pela plataforma iFood.
Endereço:
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1282 - Bigorrilho, Curitiba - PR
O Sanuk é um restaurante super charmoso e aconchegante, daqueles que nos dá a sensação de “estar em casa”. Mesinhas na calçada, um sofá gostoso logo na entrada, iluminação intimista e o sorrisão do staff já são mega convidativos.
Quando a gente olha o cardápio e a seleção de vinhos da casa, aí percebe que é caminho sem volta. Inspirado na gastronomia tailandesa, o Sanuk é bem democrático e traz versão vegana de todos os pratos da casa. E não precisa ficar pedindo pra trocar ou tirar ingrediente, pois as opções veganas são fixas no cardápio. Sempre tem, e sempre vai ter (palavra do Beto, chef e proprietário da casa).
A proposta do Sanuk é oferecer comida saudável, acessível e de qualidade. Todos os insumos são escolhidas criteriosamente, e os preços são mais um ponto positivo pra casa. Todos os pratos têm um visual incrível e as quantidades são bem generosas!
Festa no paladar
Posso dizer - com aquele orgulho de uma vegana que come pacas - que já comi todos os pratos veganos da casa, e te garanto uma coisa: não tem nenhum que fique na categoria “mais ou menos”. Tudo que chega na mesa é uma pancada. Tem explosão de sabores, texturas e combinações deliciosas que fazem uma festa no paladar.
No cardápio, desde o tradicional Pad Thai, até o original Curry Vermelho. O nível de picância dos pratos pode ser ajustado de 1 a 3, de acordo com a sua coragem.
Se você quiser combinar seu jantar com um belo vinho, peça para o staff te ajudar a fazer a harmonização com o prato que pediu. O restaurante conta com uma seleção de vinhos muito legal, com curadoria elegante de rótulos. Vale a pena ampliar a experiência tomando um vinhão com sua refeição.
O que os veganos podem experienciar no Sanuk:
Curry Verde e Curry Vermelho. Feitos com pimentas verdes e pimentas vermelhas, respectivamente. Como o Curry é o prato que mais peço em restaurante oriental, meu favorito da vida aqui é o Curry Vermelho.
Abacaxi Thai, um prato de sabores inusitados, servido dentro do abacaxi. Uma delícia de experiência!
de sobremesa, o Khao Niao Mamuang é uma grata surpresa. O sabor supera mil vezes o visual do arroz glutinoso com leite de coco, finalizado com pequenos cubos de manga em calda e gergelim.
Endereço:
A Veritá é uma marca que nasceu em Florianópolis e chegou em Curitiba em 2021. Todos os produtos deles são desenvolvidos por nutricionistas e são livres de glúten (aptos para celíacos) e livres de leite (aptos para alérgicos à proteína do leite).
Nos rótulos a gente consegue reconhecer todos os ingredientes, ou seja, nada de ingredientes ultraprocessados, conservantes ou sintéticos. E, no lugar das farinhas refinadas, a Veritá utiliza tubérculos de baixo índice glicêmico como mandioca e batata-doce, sementes nutritivas e gorduras boas. Tudo congelado e muuuito prático! Ainda não havia visto nada com este conceito por aqui.
"Veritá" é o nome que eles dão para a empanada assada que é o ícone da casa. A massa é feita com aipim, batata doce e biomassa de banana verde. A marca tem hoje 38 produtos no cardápio. Entre eles, há 13 opções para os veganos! Para a máxima veracidade deste artigo, fui até lá e experimentei exatamente todos. Olha só o meu trabalhão, já que tive que provar:
Veritá Caprese (feito de queijo de castanhas e manjericão)
Veritá de Brócolis com Palmito (meu favorito)
Veritá de Caponata de Berinjela
Caldo de espinafre
Nhoque Veritá (que pode ser feito da maneira tradicional ou na airfryer)
Caju Cream, um creme à base de castanha de caju que pode ser usado puro – no pão, por exemplo –, como recheio de tortas e massas, ou como base para outros molhos
Caju Cream Manjericão
Nos doces, provei:
Veritá de Banana com Chocolate
Veritá de Coco com Chocolate
Veritá de Banana com Pasta de Amendoim
Cuca de Banana (minha favorita! A caixinha vem com duas unidades, embaladas individualmente)
Açaí, livre de açúcar e xarope, adoçado com banana e com blueberries
Creme de abacate com cupuaçu e leite de coco (deliciosamente indescritível!)
Alguns lançamentos estão chegando na loja, e entre eles adorei a inovação dos salgadinhos de festa! Com a mesma pegada saudável, e com a mesma preocupação em fazer comida gostosa.
Lá também é um oásis de kombuchas! São diversas marcas disponíveis e tem até torneiras pra tomar de copão ou encher o growler. Leve o seu de casa ou compre um lá mesmo.
Você pode comprar todas essas delícias para levar ou pode consumir ali mesmo, no espaço charmoso e convidativo em que fica a loja. Eu adoro parar lá no meio da tarde para uma cuca de banana com o espresso orgânico que eles preparam na hora.
Cuidados nos Detalhes
Outra coisa que me encantou na marca é o cuidado com todos os processos de produção. Achei incrível o sistema de ultracongelamento que eles usam, que impede a formação de cristais de gelo no alimento. O que isso significa? Que estamos livres daquela experiência desagradável de comida que fica aguada depois de descongelar.
Outro ponto muito importante pra mim é a grande geração de resíduos pelas empresas de alimentos. Foi grata surpresa saber que as embalagens deles são de papel, atóxicas e biodegradáveis.
Resumindo? Virei fã de carteirinha da Veritá! E estou falando da carteirinha de verdade! Clientes assíduos ganham uma carteirinha linda que dá 10% de desconto nas compras e participam de um programa de fidelidade.
Adoro prestigiar a culinária inclusiva, e só por isso a Veritá já tem lugar cativo no meu coração! Veganos, celíacos, intolerantes ao leite e quem mais queira comer gostoso e saudável, nos vemos lá!
Endereço:
Rua Alameda Dom Pedro II, 255, Loja 19 - Batel, Curitiba - PR (Shopping Novo Batel)
A Brod é daqueles lugares que eu adoro frequentar: é bonito e tem café. Aahhhhh tá, quem dera fosse tão fácil assim me conquistar, hein? Brincadeiras à parte, e falando de uma forma menos simplista, a Brod é uma padaria artesanal, super bem localizada, com espaço interno lindo e visivelmente bem planejado. Tem aquele pé direito alto que dá a sensação de leveza, de estar ao ar livre. E claro, tem cafés. Bons cafés.
Pra mim isso tudo é importante quando saio pra comer, mas decisivo mesmo é o cardápio. E ao ver o cardápio da Brod, sentei e fiquei. As opções para veganos são muito gostosas, e tem comida de café da manhã servida o dia todo, que eu adoro!
As opções individuais são:
as famosas tartines (toasts) em duas versões: Avocado e Aubergine.
o Good Morning, café da manhã/brunch que é servido no prato, e vem com pães, avocado, tofu, couve kale e laranja.
uma opção para almoço, o Espoo.
de sobremesa, o Chokolade: um brownie de chocolate servido com sorvete e amêndoas laminadas.
smoothies na cumbuca. São 4 opções veganas desta delícia. Amo o Choco e o Nord Way.
Para compartilhar, uma ideia super legal que atende um happy hour, um brunch ou como acompanhante para um drink é a Glory Table e a Gron Table, 2 opções de tábuas para compartilhar que são montadas com pães de levain, homus de beterraba, frutas, patê à base de tofu, geleia de goiabada, coulis de morango, tomates confitados, creme de avocado e mix de castanhas. A Glory serve 2 pessoas e a Gron pode servir até 5 pessoas (que não comam como eu).
Para beber, um cardápio também democrático: cafés quentes e gelados (com opção de leite vegetal), vinhos, sucos especiais, frappés, drinks alcoólicos e não-alcoólicos.
Fermentação Natural
Ah, não posso deixar de falar dos pães, né? Afinal, a Brod é uma padaria que leva o pão a sério. Todos os dias tem pão de fermentação natural saindo do forno, em várias versões, como o pão branco, o semi-integral e o de Alecrim. Na Brød tudo é feito à mão, exceto a primeira mixagem.
Todo o processo começa na véspera da cozedura, com a preparação do fermento (starter, feito de farinha e água). Esse fermento é depois misturado à massa, que é deixada em repouso para uma longa fermentação. O próximo passo é escalar e dar forma aos pães. Enquanto a fermentação continua, a massa começa a crescer. Os pães estão então prontos para assar. Por fim, os pães dourados esfriam nas prateleiras esperando a gente chegar.
Endereço:
Para um vegano, é gratificante demais perceber que o movimento de conscientização sobre o consumo de carne e derivados animais está crescendo. Para mim, além da causa animal, é maravilhoso perceber o movimento inclusivo que acontece junto, humanizando e democratizando a alimentação nos aspectos sócio-culturais, financeiros e de saúde.
Ainda temos um bom caminho para chegar lá, mas quando comparo o hoje com meu vegetarianismo há 20 anos, vejo o quanto já caminhamos.
Se quiser saber mais sobre minhas aventuras na montanha, veganismo e boa comida, te convido a me acompanhar no insta @veganamundana.
E se quiser ver outras indicações que fiz para a mybest Brasil, confere estes artigos:
Bom apetite e Go Vegan!
Aplicativos
Beleza e Perfumaria
Aparelhos Elétricos para Cabelo、Barbearia、CabelosSaúde
Produtos Médicos e Hospitalares、Higiene Bucal、Higiene ÍntimaCalçados
Calçados Esportivos、Calçados Femininos、Calçados MasculinosCarros e Motos
Acessórios para Motos、Cuidados Automotivos、Eletrônicos para CarrosCasa e Decoração
Cama, Mesa e Banho、Cortinas e Persianas、DecoraçãoCelulares e Telefones
Acessórios para Celulares、Smartphones、TelefoniaComidas e Bebidas
Açúcar e Adoçante、Bebidas Alcoólicas、Cafés, Chás e Outras BebidasConstrução e Reforma
Banheiro、Cozinha、FerragensCrianças e Bebês
Amamentação e Alimentação、Maternidade、Higiene e SaúdeEletrodomésticos
Ar e Ventilação、Armazenamento de Bebidas、Coifas e DepuradoresEletrônicos
TVs e Home Theater、Acessórios Eletrônicos、ArmazenamentoEletroportáteis
Aspiradores de Pó、Batedeiras e Mixers、Bebedouros e Purificadores de ÁguaEscritório e Papelaria
Borrachas e Corretivos、Cadernos, Blocos e Agendas、CalculadorasEsporte e Lazer
Camping、Ciclismo、Esportes com BolaJogos
Jogos de Tabuleiro e Ação、Periféricos Gamer、Playstation 4Livros e Filmes
DVD e Blu-ray、HQs, Mangás e Graphic Novels、LivrosModa e Acessórios
Acessórios、Bolsas、Malas e ViagemMúsica
Acessórios para Instrumentos Musicais、Instrumentos Musicais、MicrofonePet Shop
Produtos para Cachorros、Produtos para Gatos、Produtos para HamsterPresentes
Natal e Fim de Ano、Presentes para Crianças、Presentes para HomensUtilidades Domésticas
Organização e Armazenamento、Copos, Taças e Canecas、InseticidasServiços
Outros
Black Friday、Halloween、Páscoa