Veja 10 Brinquedos Educativos que as Crianças Vão Adorar

Veja 10 Brinquedos Educativos que as Crianças Vão Adorar

Creator Image
Kely Varela
Mágicas de Mãe
  • HASBRO
    Boneco Mr Potato Head Veículos Malucos


    Kely Varela

    Esse foi um dos primeiros brinquedos educativos que dei para meus filhos. Lembro que fizeram uma grande festa com as peças grandes e coloridas que podem dar diversos formatos a um mesmo boneco. Ele vem com uma base que é a cabeça do senhor batata. Ali, a criança encaixa partes do corpo e acessórios, dando várias formas ao Mr. Potato. 

    Por que eu gosto? O brinquedo ajuda os pequenos a entenderem as partes do corpo humano de forma divertida e também a treinarem sua imaginação e criatividade. Ele também se transforma em vários carros malucos e divertidos, explorando o mundo das formas dos veículos.

    A indicação é para crianças a partir dos 2 anos e não tem limite máximo de idade. Importante frisar que é um brinquedo super seguro, feito com material resistente e com peças grandes, em um tamanho que não oferece risco às crianças menores. Uma brincadeira que acaba envolvendo todo mundo da família.
  • XALINGO
    Brincando de Engenheiro 200 Peças


    Kely Varela

    Brincando de Engenheiro é um brinquedo que vem passando de geração em geração e continua alegrando e ensinando as crianças ao mesmo tempo. O jogo é feito de pequenas peças de madeira que simulam casas, edifícios, telhados e pontes que vão dar forma a uma pequena cidade construída pelos pequenos engenheiros.

    Por meio de formas geométricas coloridas, as crianças entendem a dinâmica de como funciona uma cidade. Elas formam ruas, bairros, cidades e assim aprendem sobre questões espaciais. Considero genial o fato das crianças poderem dar forma a uma cidade que elas consideram ideal.

    Indicado para crianças a partir dos 3 anos de idade, o jogo possui peças pequenas que devem ser evitadas por crianças menores.
  • DTC
    Brinquedo Pindaloo Desafio do Loop


    Kely Varela

    Aqui em casa descobrimos o Pindaloo há pouco tempo. Composto por um tubo, duas bolinhas e duas tampas, ele lembra muito aqueles brinquedos de antigamente, feitos em casa. O objetivo do jogo é fazer com que a bolinha saia de um buraco e entre no outro, sem que caia no chão. O desafio vai aumentando conforme a criança (ou o adulto) vai adquirindo mais habilidade.

    A ideia do Pindaloo é estimular a criança através do ato de brincar. Ela explora suas habilidades, testa e supera seus limites. O jogo permite que a criança se exercite e explore variadas possibilidades no espaço. O que eu mais gosto é o fato de ser um brinquedo sensorial que ajuda a criança a se concentrar e a focar em um objetivo, além de ajudá-la a livrar-se do estresse.

    A indicação deste brinquedo é para crianças com mais de 6 anos de idade. Minha filha de 7 experimentou e conseguiu explorar algumas manobras com as bolinhas.
  • HASBRO
    Conjunto Play-Doh Dentista


    Kely Varela

    O Conjunto Play-Doh Dentista é a forma perfeita de ensinar os pequenos a cuidarem bem de seus dentinhos. Enquanto trabalham suas habilidades motoras e sensoriais, as crianças observam através dos moldes dos dentes que os mesmos podem ficar com cáries se não forem bem escovados. Por meio do brinquedo, as crianças ainda aprendem sobre o trabalho de um dentista. 


    Play-Doh Dentista também é uma excelente maneira de trabalhar com os pequenos o medo de ir ao dentista. Aqui em casa, antes das consultas, sempre brincamos com o senhor bocão. Assim elas entendem como vai funcionar a ida delas ao dentista de verdade.

    Indicado para crianças com mais de 3 anos, este brinquedo contém massinha de modelar, uma unanimidade entre as crianças. Elas são coloridas, divertidas e, além de estimularem a imaginação e a criatividade da criança, ainda possibilitam que ela se acalme enquanto brinca.
  • TOYSTER
    Kit Educativo Caixinha de Letras


    Kely Varela

    No ano passado minha filha começou o processo de alfabetização e a Caixinha de Letras foi um verdadeiro achado. A indicação é para crianças com mais de 6 anos ou que estejam em processo de alfabetização. Aqui em casa o mais novo já demonstra interesse pelas letras do alfabeto. Desta forma, o jogo serviu também para que ele fosse reconhecendo as letras aos poucos.

    Para crianças que estão aprendendo a ler, o jogo conta com cartas que contêm desenhos. O objetivo é que a criança encontre as letras que formam a palavra do desenho correspondente. Um fato bem legal da Caixa de Letras é que ela traz o alfabeto em diferentes tipos de letras (de forma, cursiva, maiúsculas e minúsculas).

    Além das figuras que vêm no jogo, você pode fazer uma espécie de ditado ou criar novos desenhos para a criança ir testando seu vocabulário conforme vai assimilando o funcionamento do alfabeto. 
  • TOYSTER
    Quebra-Cabeça Conhecendo o Mundo 48 Peças


    Kely Varela

    Este quebra-cabeça é maravilhoso por diversos aspectos. Como tem peças grandes, é ótimo para montar no chão, lugar onde as crianças mais gostam de brincar. Além disso, as peças possuem encaixes em formatos diferentes, o que facilita sua montagem. 

    Indicado para crianças maiores de 6 anos, o Quebra-Cabeça Conhecendo o Mundo ensina aos pequenos sobre os continentes e países do mundo. Ele também traz características culturais ou pontos turísticos de várias partes do globo. 


    Como cada lado da peça possui um formato diferente, a criança aprende sobre formas geométricas. Ela também aprende sobre lógica, visto que precisa pensar onde cada formato pode ser encaixado. Excelente para trabalhar habilidades motoras, visuais e assuntos relacionadas com geografia, economia e história.
  • CARLU
    Jogo Dominó Animais Selvagens MDF 28 Peças


    Kely Varela

    Esse dominó dos animais selvagens é indicado para todas as idades. Cada peça possui o desenho de um animal. Um jeito de explorar a brincadeira é utilizar sons e gestos para fazer a criança conhecer características de cada animal apresentado.

    A forma de jogar é bem simples: cada participante pega 7 peças. Um participante começa e, seguindo a ordem, cada jogador deve encaixar a peça do animal da vez. Ganha quem conseguir colocar todas as suas peças antes.

    Jogamos esse dominó desde que as crianças tinham 3 anos. Quando eram menores adoravam imitar o animal da peça. Hoje entendem o mecanismo e a lógica do jogo. Precisam pensar em cada jogada. Observam as peças que possuem na mão e as que estão na mesa e vão formulando um raciocínio lógico para decidir qual a melhor jogada. 
  • CARLU
    Fantoches Família Feltro Carlu Brinquedos


    Kely Varela

    Os fantoches são ótimos recursos para trabalhar com as crianças diversas atividades. Você pode utilizar os fantoches para fazer um teatro de bonecos e contar a eles uma história. Você pode também incluir as crianças na brincadeira, ou seja, fazer com que elas contem junto com você uma história sobre os personagens da família.


    O teatro é ótimo para estimular a criatividade e imaginação das crianças. Eles inventam histórias e criam vozes para cada personagem. Outra vantagem muito bacana dos fantoches é que a criança trabalha a coordenação motora e desenvolve a parte corporal cada vez que brinca com os bonecos.

    Os fantoches são super lúdicos e as crianças podem dar asas à imaginação e criar a cada dia uma aventura diferente. Indicados para uma faixa etária de 3 a 12 anos.
  • HOMEPLAY
    Dino para Colorir


    Kely Varela

    Crianças amam dinossauros. Menina ou menino, ambos têm um verdadeiro fascínio pelo mundo desses grandalhões que sumiram há tanto tempo. Essa coleção é perfeita para trabalhar a história dos dinossauros, como viviam, suas espécies e como desapareceram da Terra.

    As crianças também se divertem por estarem trabalhando com tinta. Podem pintar seguindo à risca as imagens dos dinossauros ou podem explorar, inventando novas versões de cada dinossauro. O legal é que a criança pode colorir, brincar com os bonecos e depois de um tempo pintar novamente o amigo dino, criando assim um novo dinossauro.

    A brincadeira explora o mundo tátil, visual e olfativo da criança, além de todo um mundo lúdico. Indicado para crianças maiores de 3 anos.
  • BRINCADEIRA DE CRIANÇA
    Conheça o Corpo Humano


    Kely Varela

    Conheça o Corpo Humano é um jogo muito bacana para ensinar sobre o corpo humano para as crianças a partir dos 3 anos de idade. O jogo vem com uma peça grande com a imagem do corpo humano e marcadores em forma de bolinhas coloridas. 

    A criança precisa encaixar as peças com o desenho da parte do corpo no lugar correto. O legal desse jogo é que, além de mostrar a localização certa de cada membro do corpo, a criança ainda tem a possibilidade de aprender a grafia das palavras de cada uma das partes.

    O jogo faz com que a criança vá tomando consciência do seu próprio corpo através da brincadeira.