Enxoval do Bebê: 10 Itens que não Podem Faltar na Sua Lista

Enxoval do Bebê: 10 Itens que não Podem Faltar na Sua Lista

Creator Image
Claudia Loureiro
Fisioterapeuta e Doula
  • PAPI TEXTIL
    Cueiro Estampado 80 x 60 cm 3 Unidades


    Claudia Loureiro

    Esse cueiro tem formato retangular e é muito útil para enrolar o bebê. Com ele é possível usar uma técnica chamada "charuto", que deixa o bebê bem enroladinho. Nos três primeiros meses de vida, o bebê passa por uma fase chamada exterogestação, ou gestação fora do útero. Para ele, é como se ainda estivesse dentro da barriga da mãe.

    A técnica do charuto acalma o bebê e faz com que ele se sinta mais seguro. Nessa fase, é incômodo para o bebê ficar solto, com os movimentos muito livres. Ele chora mais. Então, se ele tem os movimentos mais contidos, ele tende a chorar menos. 
  • LOANI
    Cueiro Swaddle Enroladinho Ajustável com Velcro Corujinhas


    Claudia Loureiro

    A função do cueiro é manter o bebê seguro durante a exterogestação. Quando ele tem menos espaço para se movimentar, ele fica mais calmo. Essa técnica deve ser usada nos três primeiros meses do bebê. Esse modelo tem a mesma função do cueiro tradicional, mostrado acima. Porém, com fechamento por velcro, é mais prático para os pais.

    Para usar o cueiro normal, os pais precisam aprender a fazer uma dobra que, apesar de não ser muito difícil, pode gera dúvidas no começo. Este cueiro da Loani parece um mini saco de dormir. Você coloca o bebê e, com o velcro, você prende os bracinhos dele. Mais prático para quem não consegue fazer a dobra do cueiro. 
  • BUBA BABY
    Tesoura Para Unha Bebê


    Claudia Loureiro

    A unha do bebê cresce muito rápido e a tesourinha é um item que não pode faltar em casa. Chega-se a cortar a unha do bebê dia sim, dia não. Não é preciso ser uma tesoura cara. Esse modelo da Buba Baby é o que eu uso até hoje com a minha filha. Tenho há mais de quatro anos e gosto muito da durabilidade dela. Bem afiada, vem com a capinha de segurança para guardá-la. 

    Geralmente os bebês já nascem com as unhas compridas e os pais têm medo de cortá-las. Se tiver a oportunidade, peça para um profissional de saúde orientá-lo, ainda na maternidade, sobre a melhor forma de cortar as unhas do bebê. Essa é uma ótima oportunidade para aprender e perder o medo. 
  • CONTEC
    Termômetro Laser Digital Infravermelho


    Claudia Loureiro

    O termômetro é um item super útil para ter no enxoval. Se o bebê não parece muito bem, ou se ele está mais quentinho, é importante ter um termômetro por perto para checar se ele não está com febre. Gosto deste modelo porque ele é digital e você pode medir a temperatura pela testa do bebê. Ele é um produto com ótimo custo-benefício. 

    Melhor que o modelo em mercúrio pois, se o bebê está dormindo ou enroladinho, você nem precisa mexer nele para medir a temperatura. Ideal para aquelas noites mais difíceis em que o bebê tem febre e você precisa acompanhar a temperatura dele com frequência. Você mira o termômetro e, em alguns segundos, você tem a temperatura dele e pode tomar as atitudes necessárias. 
  • HUGGIES
    Lenços Umedecidos Baby Wipes


    Claudia Loureiro

    Esse lenço umedecido para a higienização na troca de fraldas é muito prático para quando se está na rua com o bebê. Em casa eu usava algodão e água para a limpeza. Depois eu passava óleo essencial de melaleuca, que ajuda na higienização e ajuda a não dar assaduras. Eu optava por esse método para evitar o uso de produtos químicos na pele do bebê. 

    Mas esse lenço umedecido é o que eu indico para ter na bolsa para quando você precisa fazer a troca de fraldas fora de casa. Como ele não tem álcool e também é hipoalergênico, ele não arde na pele do bebê como outros produtos. Bom para usar de vez em quando, mas não indico seu uso sempre. 
  • BURIGOTTO
    Ofurô Banheira Balde para Banho em Bebê


    Claudia Loureiro

    Quando o bebê é novinho, e mais molinho, é muito mais fácil dar banho no ofurô do que na banheira convencional. Os pais podem segurá-lo pelo pescoço que ele fica boiando. O ofurô limita mais os movimentos do bebê e por isso ele se sente mais confortável, como no útero. Além disso, o ofurô também pode ser usado como uma técnica de relaxamento. 

    Para acalmar o bebê, sugiro colocar uma luz baixa no ambiente e uma música bem tranquila. Na água morninha, pode-se colocar chá de camomila, ou pingar gotinhas de essência de lavanda, que é um óleo essencial calmante. Depois do banho, pode-se complementar com uma massagem. Esse ritual é tiro e queda para o bebê dormir bem por mais horas. 
  • HAMY
    Garrafa Térmica 500 ml Aço Inox Portátil 16041


    Claudia Loureiro

    A garrafa térmica é um item que, geralmente, ninguém pensa em colocar no enxoval. Mas ela é extremamente útil. A mulher que amamenta sente muita sede. É só o bebê começar a mamar para a mulher sentir sede. Eu tomava mais de um litro de água por mamada da minha filha. Tomar bastante água ajuda na produção de leite. 

    Esta garrafa da Hamy tem um bom tamanho para transportar na própria malinha do bebê, sem vazar. Térmica, ela consegue manter a água gelada por mais tempo, outro ponto super importante.
  • Espelho Retrovisor para Banco Traseiro Carro Criança BB181


    Claudia Loureiro

    O Espelho Retrovisor para Banco Traseiro de Carro é um item que eu considero essencial, mas sobre o qual quase ninguém fala. Quando você usa o bebê conforto, que fica no banco de trás do carro, o bebê fica de costas para o motorista, voltado para a parte traseira do carro. Dessa forma, o motorista não consegue ver se o bebê está bem.

    Quando minha filha era bebê, ela chorava muito no carro. Como eu não conseguia ver o rosto dela, eu dirigia apreensiva. Por isso este espelho retrovisor foi muito útil. Ele permite que o motorista tenha a melhor visão possível do bebê. Basta prendê-lo no apoio da cabeça do banco de trás e mirar para o bebê. Dessa forma, você consegue vê-lo pelo seu espelho retrovisor. 
  • Wrap Sling Cinza Mescla


    Claudia Loureiro

    Usei muito esse sling no meu pós-parto. Eu tinha cinco unidades, cada um de uma cor diferente para combinar com as minhas roupas. A amarração parece difícil mas, depois que você aprende, fica muito prático. Indico esse modelo em algodão pois ele deixa o bebê bem firminho. Diferente de alguns modelos que já usei, como em dri-fit, que foram cedendo com o tempo.

    O sling é ótimo para acalmar o bebê pois ele fica em contato o tempo todo com a mãe ou com o pai. Ele também é prático para quando você precisa fazer alguma coisa que necessite das duas mãos, como ir ao supermercado. Eu usei muito mais o sling do que o carrinho. Um produto excelente principalmente para mães e pais que vão passar muito tempo sozinhos com a criança.
  • LEQUEEN
    Mochila Bolsa Maternidade Multifuncional


    Claudia Loureiro

    Esta mochila maternidade é muito mais funcional do que as bolsas maternidade. As bolsas sobrecarregam muito o braço ou o ombro (já que costumamos encher de coisas). Sem contar que você perde a mobilidade de um dos braços, tendo que levar o bebê em um braço e a bolsa no outro. Por isso, a mochila é muito mais prática, mesmo não sendo tão elegante.



    Esse modelo é próprio para carregar as coisas do bebê, inclusive tem um compartimento exclusivo para mamadeiras. Impermeável e funcional, cabe muita coisa. Todas as mães que eu atendo estão usando esse modelo, que virou febre.