Chocolate Brasileiro: Blog Tempero Alternativo Indica 10 Barras Favoritas

Chocolate Brasileiro: Blog Tempero Alternativo Indica 10 Barras Favoritas

Creator Image
André Fronza
Tempero Alternativo
  • CHOKOLAH
    Chocolate Chokolah 70% Cacau 80g


    André Fronza

    Geralmente os chocolates com 70% cacau (ou mais) não possuem leite ou derivados. Por terem menos açúcar são, consequentemente, mais amargos.


    Se você está acostumado a comer chocolate ao leite, pode ser que no início não goste muito de chocolate amargo. Eu, particularmente, achava ruim no começo. Mas com o tempo meu paladar mudou e hoje não vivo sem chocolate 70% cacau.

    Esse da Chokolah é orgânico e sem acréscimo de gordura hidrogenada. A única gordura que tem é a do cacau mesmo, ou seja, é de altíssima qualidade. A torrefação do cacau é mais acentuada, por isso o aroma é mais intenso.
  • NUGALI
    Chocolate Amargo Premium 70% Cacau 100g


    André Fronza

    O chocolate amargo 70% cacau premium da Nugali é o que tem melhor custo-benefício, por isso é o que eu compro com mais frequência. Sem glúten, é um produto vegano certificado pela Sociedade Vegetariana Brasileira. 

    Se comparado com a barra 70% cacau da Chokolah, a torra do cacau é mais leve. Isso proporciona um sabor mais suave e delicado. Uma boa opção pra quem está começando a experimentar os chocolates com maior concentração de cacau.

    A marca catarinense utiliza os melhores cacaus brasileiros e baunilha natural. Isso fica claro ao sentir o aroma e o sabor do chocolate. Ele derrete lentamente na boca. Amo!
  • ARCOR
    Chocolate Amargo 70% Cacau 100g


    André Fronza

    Ainda na linha 70% cacau, a barra da Arcor é a mais democrática. É fácil de encontrar em supermercados, empórios e bombonieres. Além de ter preço mais acessível.


    Como a produção é industrial, o sabor não varia entre uma barra e outra. A qualidade é um pouco inferior se comparada aos outros chocolates desta lista, já que tem adição de gordura vegetal (que não a do cacau).

    Apesar disso, gosto de comprar essa barra especialmente para fazer receitas. Já fiz torta, brownie, sorvete, biscoito, pavê e cobertura de bolo de cenoura. É o único produto da Arcor que não leva ingredientes de origem animal.
  • ONLY 4
    Chocolate 70% Cacau com Nibs de Cacau 80g


    André Fronza

    Conheci esse chocolate em uma típica loja de bomboniere. Apesar da barra também ter 70% de cacau, ela é diferente das outras por ser adoçada com açúcar de coco, enquanto os outros produtos são adoçados com açúcar de cana.


    Além disso, ela contém óleo de coco na composição. Ele deixa o chocolate mais cremoso e com sabor levemente frutado. Outra boa opção para quem está começando a experimentar os chocolates com mais cacau.

    Para finalizar, a barra tem pedacinhos crocantes de nibs de cacau. Uma delícia! Para quem não conhece, os nibs são pedacinhos das amêndoas de cacau fermentado e torrado, com sabor amargo.
  • NA'KAU
    Chocolate Na'kau 81% Cacau 40g


    André Fronza

    Uma marca que traz na embalagem o nome e a foto do produtor de cacau merece destaque. A Na'kau é uma fábrica do Amazonas que utiliza cacau cultivado na região por pequenos produtores.


    Segundo a marca, não é utilizado recurso animal na fabricação. No interior da embalagem vem um folder ilustrado que explica todo o processo de produção do chocolate. Achei muito legal!

    A barra 81% cacau tem aroma e sabor bem intensos. Não é para qualquer paladar. É livre de glúten, leite, gordura trans, conservantes ou aromatizantes. Só tem cacau e açúcar, ou seja, chocolate puro!
  • AMMA CHOCOLATE
    Chocolate Orgânico Aroeira 60% Cacau 80g


    André Fronza

    A Amma produz chocolate orgânico com cacau cultivado no Sul da Bahia, nas proximidades de Itabuna, Ilhéus e Itacaré. O chocolate é tree to bar, em tradução livre, da árvore para a barra. Isso significa que eles cultivam o cacau e processam até ele virar chocolate para então vender em barra.


    O chocolate 60% cacau com aroeira é um dos meus preferidos da marca. Tem o aroma e a crocância da aroeira, além do sabor levemente adocicado. A aroeira também é chamada de pimenta-rosa mas, apesar do nome, ela não é picante.

    Uma boa opção para quem quer experimentar um chocolate diferente e sofisticado.
  • QUETZAL
    Chocolate Bah! 60% Cacau com Bergamota 80g


    André Fronza

    Os chocolates da Quetzal são bem artesanais. São feitos em moinhos de pedra e em baixa temperatura para preservar o máximo dos nutrientes. Como não possui emulsificante na composição, sua textura é mais dura e heterogênea.


    Cada barra tem adição de ingredientes inspirados em uma determinada região. O meu preferido é o Bah!, inspirado na cultura gaúcha. Ele leva lascas de bergamota (mexerica) desidratada, o que confere sabor e aroma cítrico. O chocolate é adoçado com açúcar demerara orgânico.

    Acho as ilustrações das embalagens lindas! É praticamente um chocolate embalado para presente.
  • MENDOÁ
    Chocolate 60% Cacau com Café 75g


    André Fronza

    Chocolate com café é maravilhoso! Uma combinação perfeita. Para vocês terem ideia, acrescentar um toque de café às receitas que levam chocolate ajuda a acentuar o sabor do chocolate, e vice-versa.


    Essa barra tem grãos de café torrado e moído, o que proporciona um discreto granulado na textura. Este conjunto de sabores e aromas são bem marcantes, perfeito para ser degustado depois do almoço.

    A Mendoá também é uma marca tree to bar. Ela cultiva o cacau e produz o chocolate em plena Mata Atlântica, na cidade de Ilhéus, Sul da Bahia.
  • JAVA
    Chocolate 40% Cacau ao Leite de Coco 25g


    André Fronza

    Se você é daqueles que prefere chocolate ao leite, mais doce, cremoso e suave, essa é uma ótima opção. Agrada tanto adultos, quanto crianças.


    Ao invés de ter leite de vaca na composição, comum nos chocolates ao leite, leva leite de coco. Ele derrete na boca liberando o sabor suave do coco combinado com o cacau, finalizando com notas de doce de leite. Uma delícia!

    O chocolate é feito com cacau de origem amazônica. Sem gordura vegetal hidrogenada, aromatizante, conservante, soja ou glúten.
  • ESPÍRITO CACAU
    Chocolate 46% Cacau 80g


    André Fronza

    É difícil encontrar no mercado um chocolate com porcentagem de cacau abaixo dos 60% que seja livre de leite e gordura vegetal hidrogenada. Essa opção de 46% cacau só leva massa de cacau, açúcar demerara orgânico, manteiga de cacau e emulsificante lecitina de girassol.


    É uma boa opção para quem não gosta de chocolate amargo, já que é mais doce e cremoso. Essa barra também está disponível na opção zero açúcar, adoçado com Stévia e Maltitol.

    A Espírito Cacau é uma marca tree to bar que cultiva seu próprio cacau e produz o chocolate no Espírito Santo.