Conheça 13 Livros de Terror e Suspense que Vão te Fazer Dormir com a Luz Acesa

Conheça 13 Livros de Terror e Suspense que Vão te Fazer Dormir com a Luz Acesa

Creator Image
Natália Amend
livrosdanati
  • STEPHEN KING
    O Iluminado


    Natália Amend

    Nada melhor do que começar a falar deste gênero do que com o mestre do terror, não é mesmo? Stephen King tem o dom de escrever histórias que mexem com os leitores e todos os seus tipos de medo. No aclamado O Iluminado, quando o personagem Jack Torrance consegue o emprego de zelador em um velho hotel, todos os problemas de sua família parecem estar solucionados. 

    Só que o Overlook não é um hotel comum. O local está carregado de velhos ódios, antigas feridas e espíritos malignos que ainda residem em seus corredores. O livro já foi adaptado ao cinema por Stanley Kubrick - com Jack Nicholson como protagonista - e recentemente ganhou uma produção do mesmo universo chamada Doutor Sono.
  • JOSH MALERMAN
    Caixa de Pássaros


    Natália Amend

    Que tal conhecer alguns títulos de suspense? Este talvez você conheça pelo filme polêmico da Netflix, lançado na plataforma de streaming em 2018. Caixa de Pássaros é um romance pós-apocalíptico escrito por Josh Malerman. Um thriller de terror psicológico tenso e aterrorizante que explora a essência do medo do ser humano. 

    No livro, eventos inexplicáveis começam a acontecer e desencadeiam um impulso violento e incontrolável nas pessoas, fazendo-as cometer suicídio. Cinco anos se passam após o surto ter começado e restam poucos sobreviventes na cidade. Entre eles, Malorie e dois filhos pequenos, que sonham em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança. Mas essa viagem pode ser fatal. E aí, ficou curioso para saber o que causa esse impulso suicida nas pessoas?
  • RAPHAEL MONTES
    Uma Mulher no Escuro


    Natália Amend

    Quem disse que não temos livros nacionais nesta lista? Raphael Montes é um dos nomes de peso do suspense psicológico na literatura brasileira. Com apenas 20 anos, impressionou a crítica e o público com seu primeiro livro, Suicidas, um suspense policial indicado a diversas premiações. 

    Seu mais recente lançamento, Uma Mulher no Escuro, se passa na Lapa (Rio de Janeiro) onde a protagonista Victoria Bravo presencia o assassinato de toda a sua família com apenas quatro anos de idade. Ela se torna uma mulher solitária e tímida, com pesadelos frequentes e dificuldades para se relacionar, mas consegue levar uma vida tranquila. Até que a tragédia de seu passado retorna para a aterrorizá-la e Victoria não sabe mais em quem pode confiar.  
  • ANDREW PYPER
    O Demonologista


    Natália Amend

    Publicado em 2015 pela DarkSide Books - editora que é a casa do terror no Brasil, O Demonologista faz os leitores mais céticos duvidarem de suas certezas. O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo. 

    Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David vivencia uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma, e precisa enfrentar O Inominável para salvar sua filha do Inferno.
  • CESAR BRAVO
    VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue


    Natália Amend

    Mais um autor nacional em minha lista de indicações. Cesar Bravo é um dos grandes nomes do horror na literatura brasileira. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, ele transporta os leitores para uma cidade macabra. A cidadezinha de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é o local onde todas as coisas estranhas e bizarras se encontram. 

    Neste romance de horror fragmentado, Bravo constrói uma narrativa sórdida de contos de horror, com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios. A escrita do autor é audaciosa e fará até os fãs de Stephen King tremerem.
  • STEPHEN KING
    It - A Coisa


    Natália Amend

    Já que voltamos a falar do mestre Stephen King, a dica agora é um de seus mais famosos livros de terror: It - A Coisa. O livro, que já inspirou produções cinematográficas, se passa em 1958 na pacata - e tradicional em romances do King - cidadezinha do Maine. Os amigos Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly fortalecem sua amizade nas férias de verão, enquanto enfrentam pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno.

    Trinta anos se passam e os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror assola a cidade e a Coisa clama pela vida dos amigos. Este clássico de Stephen King, de mais de mil páginas, mistura horror, sobrenatural, amizade e uma linda mensagem sobre vencer medos.
  • PETER STRAUB
    Ghost Story


    Natália Amend

    Peter Straub é um dos melhores amigos de Stephen King e também já coproduziu algumas obras com o autor. De todas as suas narrativas de terror, uma delas acabou se transformando num verdadeiro clássico do gênero: Ghost Story - uma das histórias sobrenaturais mais surpreendentes já escritas. 

    O livro fala sobre um grupo de quatro velhos amigos que se reúne todo mês para contar histórias terrivelmente assustadoras. Algumas são verdadeiras, outras inventadas. Até que uma dessas histórias volta do passado para assombrá-los.
  • THOMAS HARRIS
    O Silêncio dos Inocentes


    Natália Amend

    O livro que inspirou o clássico do cinema vencedor de cinco estatuetas do Oscar não poderia ficar de fora desta lista. Em O Silêncio dos Inocentes, cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos EUA. A agente do FBI, Clarice Starling, decide interrogar o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter - cuja mente psicopata é perigosamente voltada para o crime - para tentar capturar o brutal assassino. 

    A narrativa do livro, assim como na produção cinematográfica, tece uma brilhante teia de mentiras e segredos, o que deixa o thriller ainda mais sombrio e assustador.
  • MARY SHELLEY
    Frankenstein


    Natália Amend

    Um dos meus clássicos favoritos e que é um verdadeiro marco na literatura mundial. O romance gótico de Mary Shelley, Frankenstein, além de ser um ícone do terror foi uma das principais influências para o surgimento do gênero ficção científica. 

    A obra-prima vem sendo publicada desde 1818 e conta a história de Victor Frankenstein, um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que ele próprio considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Esta narrativa é simplesmente fantástica. Recomendo a leitura para todos os admiradores de terror clássico.
  • CLIVE BARKER
    Candyman


    Natália Amend

    Esta é para os corajosos. O livro que deu origem a um dos personagens mais assustadores do cinema vive na obra-prima de Clive Barker: Candyman. A história de um assassino sobrenatural que dilacerava aqueles que ousavam repetir o seu nome cinco vezes vai com certeza te causar arrepios.

    Para quem não conhece o autor, Clive Barker escreveu mais de vinte best sellers de terror. Assim, a nossa lista com 13 indicações acaba de ficar ainda maior e mais aterrorizante com estas dicas extras: Imajica, Livros de Sangue e a série Hellraiser.
  • BRAM STOKER
    Drácula


    Natália Amend

    Dos clássicos de terror, existe um que inspirou incontáveis adaptações, dentre elas peças de teatro, filmes, livros, músicas e toda a cultura pop de um modo geral: Drácula. O romance gótico de 1897 é considerado a mais famosa história de vampiros da literatura e, embora Stoker não tenha inventado os vampiros, o seu livro foi responsável pela popularização das criaturas.

    A obra atemporal narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Conde Drácula. Cabe então ao grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, Dr. Van Helsing e Dr. Seward tentar impedir que ele se alimente de sangue humano na Londres do fim do século XIX.
  • WILLIAM PETER BLATTY
    O Exorcista


    Natália Amend

    Tem alguém com medo de possessões demoníacas por aqui? O Exorcista - livro muito conhecido por ter inspirado o filme homônimo de 1973 e suas posteriores sequências - conta a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio. Enquanto esse evento ocorre, a quilômetros dali, o jesuíta Padre Merrin lidera uma escavação arqueológica a fim de estudar antigas relíquias. 

    É então que uma estatueta do demônio Pazuzu e uma moderna medalha de São José se justapõem, de maneira muito peculiar, e promovem uma série de presságios ao religioso. Nessas mensagens, há o alerta de que ele em breve enfrentará um mal muito poderoso. Há boatos de que a história do livro seja baseada em um caso de exorcismo real, o que torna tudo ainda mais assustador.
  • STEPHEN KING
    Carrie, A Estranha


    Natália Amend

    Para o fim, escolhi deixar uma obra muito importante. Em 1972, o escritor Stephen King estava desiludido com as sucessivas negativas às suas histórias, e jogou fora sua última tentativa de publicar um livro. A obra em questão era Carrie, A Estranha, que foi recuperada por sua esposa Tabitha King e enviada em segredo a um editor. O livro foi aceito, publicado e marcou o início da carreira de um dos maiores autores da literatura do horror.

    A narrativa envolve a adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. Só que ela guarda um segredo macabro. Prontos para ler a obra que inspirou o filme de 1976?