Utensílios de Cozinha: 10 Produtos para Fazer Bolos e Outras Receitas

Utensílios de Cozinha: 10 Produtos para Fazer Bolos e Outras Receitas

Creator Image
Sandra Reis
Receitas do Caldeirão
  • MONDIAL
    Batedeira Profissional Premium


    Sandra Reis

    Eletrodomésticos com mais de uma função são ideais para aqueles que procuram economia de espaço nos armários - tão raro hoje em dia. Por isso, considero importante Investir em uma boa batedeira planetária. Ela facilita a execução de inúmeras receitas, podendo ser usada para o preparo desde massas leves até massas pesadas. 

    A Batedeira Profissional Mondial é ótima nesse sentido pois tem a capacidade para fazer receitas mais volumosas, bater merengues e afins para coberturas de bolos ou sobremesas e até sovar massas de pães, que são mais pesadas e necessitam de um desempenho mais robusto. Um ótimo custo-benefício!
  • MONDIAL
    Power Mixer 127V


    Sandra Reis

    Um dos meus eletroportáteis favoritos é o Mixer Premium Mondial. Muito prático e eficiente quando se precisa homogeneizar molhos, purês ou outro preparo quando ainda estão quentes, sem precisar retirar o alimento da panela ou aguardar esfriar para não comprometer os componentes do utensílio - como ocorre com alguns copos de liquidificador. 

    Também acho muito prático para processar as frutas no preparo de vitaminas. Você pode utilizar a própria jarra que acompanha o produto. E para desempenhar ainda mais funções, ele vem com mini processador para alimentos. A parte da limpeza também é muito fácil e rápida se comparada a outros processadores.
  • HÉRCULES
    Caçarola Alumínio Fundido Preta 29,5cm


    Sandra Reis

    Qualidade e versatilidade são as minhas maiores preocupações quando opto pelos meus utensílios de cozinha. As panelas de alumínio fundido da Hércules possuem fundo especial para todos os tipos de fogão e tampa com sistema que produz um gotejamento do vapor condensado na cocção. 

    Além disso, o revestimento interno antiaderente ajuda a não deixar o alimento queimar, aumentando o aproveitamento na hora de fazer um doce, que normalmente grudaria nas paredes ou no fundo. 

    Sua estética, aliada ao fato de sua pintura resistir a altas temperaturas, também faz com que a panela possa ir do fogão ao forno e direto à mesa. Ideal para as mais variadas receitas.
  • BRINOX
    Mini Ralador Top Pratic 6,5x4cm


    Sandra Reis

    Existem raladores de diversos tipos: para tirar o "zest" (as tais raspinhas das cascas de frutas cítricas), para coco, para queijos, para temperos. Ou você compra todos ou não vai ter sossego quando a receita pedir um item específico, certo? Mais ou menos. 

    Vivo tão feliz com o meu Mini Ralador que poderia fazer uma tese de mestrado na defesa dele. Com 4 faces, cada uma tem um tipo ou espessura de ralador. Em uma delas faço lascas de queijo parmesão à mesa e raspinhas de chocolate para finalizar uma apresentação. Na face do ralador mais grosso faço lascas de coco ou zest. A parte do ralador fininho uso para especiarias como noz-moscada. 

    O tamanho dele também é ponto positivo, já que cabe em qualquer cantinho. Claro, para ralar algo em grande quantidade, como para uma receita, por exemplo, o ideal é usar um ralador maior. 
  • MK
    Espremedor de Limão Alumínio


    Sandra Reis

    Quem aí, como eu, tem preguiça de usar um espremedor de frutas elétrico quando a receita pede um só limão? Sim, é fácil resolver espremendo a fruta na mão. Mas o suco não é extraído totalmente e muitas vezes você precisa cortar mais um limão, espremer metade e guardar a outra para nova preparação. Isso se o limão não oxidar na geladeira e acabar indo para o lixo.

    Minha indicação é esse Espremedor de Alumínio super prático e durável. Ele não oxida como aqueles de plástico, que acabam ficando com uma aparência de falta de higiene. Uso direto para meus preparos de receitas doces e salgadas e também para fazer aquela limonada geladinha no verão.
  • MIMO STYLE
    Peneira Média em Aço Inox 21cm


    Sandra Reis

    Muitas vezes, pagar um pouco a mais para ter uma peça com material que prolongue sua vida útil é um ótimo negócio. Então, sempre que possível, opto por utensílios de inox. Além da durabilidade de fato, sua vantagem em relação aos de plástico é que também mantêm a aparência de novos ao longo dos anos.

    Investir em uma peneira de inox, ao invés de uma de plástico, é importante para quem cozinha porque serve tanto para o uso com ingredientes secos, quanto para coar líquidos, sem manchar ou oxidar. Seu aspecto vai parecer o de um utensílio recém-comprado por muito mais tempo.
  • HÉRCULES
    Espátula de Silicone Estreita Joy 27cm


    Sandra Reis

    Alguns chamam as espátulas de silicone de "pão duro" porque elas têm um formato que, ao passá-la pelo fundo e laterais de uma tigela, removem todos os restinhos que ficam após despejarmos as massas nas formas ou assadeiras. Seguindo esse raciocínio, prefiro chamá-las então de "ajudantes conscientes" do não desperdício e da economia.

    Brincadeiras à parte, este é um utensílio sem o qual não consigo cozinhar. Essa Espátula Estreita Joy da Hércules é ainda mais prática e versátil que as de outros formatos. Isso porque ela ajuda também na remoção daquele restinho de produto em embalagens estreitas, por exemplo, fazendo com que o aproveitamento seja quase total.
  • HÉRCULES
    Colher Funda 28cm Silicone


    Sandra Reis

    Sabe aquela tradicional colher de pau, gasta pelo tempo de uso que virou patrimônio familiar, herança dos doces mexidos por horas no tacho? Emoldure e coloque em lugar de destaque na sua cozinha. 

    Eu uso colher de silicone nos meus preparos porque é muito mais higiênica (mesmo que seu uso seja só caseiro). O fato dela ser rígida e de fácil limpeza dá mais durabilidade ao produto. Por ser colorida, ainda vira um elemento de decoração na minha cozinha.
  • Espátula para Confeitar Bolo Inox 24cm


    Sandra Reis

    Pode ser que algumas pessoas não entendam o valor e a utilidade de certos utensílios de cozinha. A Espátula de Inox para bolos pode ser um desses casos. 

    Mesmo que sua intenção não seja a prática da confeitaria profissional, que você não faça bolos com coberturas lisas e espatuladas, ou não tenha intimidade com glacê, saiba que uma boa espátula para bolos ajuda, e muito! 

    A espátula é essencial para espalhar recheios uniformemente, evitando que seu bolo fique torto. Além disso, a massa de torta de liquidificador pode ser mais fácil de espalhar na forma com a ajuda dela. Fica a dica!
  • DOUPAN
    Forma Redonda para Bolo com Fundo Removível 25x6,5cm


    Sandra Reis

    Tenho verdadeira paixão por formas desenhadas de todos os tipos, além de formatos que fogem ao lugar comum. Entretanto, nunca me acostumei muito com as formas de silicone, por mais diferenciados que seus formatos possam ser.

    Minha preferência pelas formas de alumínio dá-se pelo fato de que elas atendem tanto às pessoas experientes quanto as que estão dando os primeiros passos. Nessa linha de raciocínio, quanto mais facilidade para desenformar, melhor.

    Por isso, uma das minhas queridinhas é esta, com aro removível. Seja para fazer um bolo, seja para uma torta, o fato de poder retirar a lateral sem danificar o seu preparo é um ganho imenso no resultado final e sucesso da receita.