Guitarra: 10 Equipamentos e Acessórios para Guitarristas Iniciantes

Guitarra: 10 Equipamentos e Acessórios para Guitarristas Iniciantes

Creator Image
André Fenrir
Músico Guitarrista
  • TAGIMA
    Guitarra Stratocaster


    André Fenrir

    Todo guitarrista precisa de uma guitarra, claro! Pensando nisso, a que indico para você começar os seus estudos é a Tagima Stratocaster TG 530. Com um bom preço para investimento inicial, ela ainda é bem construída, tem um bom timbre – cristalino e definido, além de ser muito bonita.

    Ela tem 22 trastes (casas) e 3 captadores single coils (tradicional das Stratocaster), que entregam um som brilhante e limpo, embora um pouco menos encorpado. Possui uma chave seletora de 5 posições, que permite selecionar qual captador você utilizará, ou a combinação deles. 

    O corpo da guitarra é feito em basswood, madeira com ótimos graves médios equilibrados. O braço e a escala são feitos em maple, madeira que suporta bem a tensão das cordas, tem bastante equilíbrio entre as frequências graves, médias e agudas. 

    Como a escala é bem macia, essa é uma guitarra excelente também para solos e se destaca em estilos como pop e rock mais leve. Sem dúvidas, é o melhor custo-benefício.
  • MELLODY
    Capa Guitarra Extra Luxo


    André Fenrir

    A proteção para a guitarra é um item essencial na minha visão. Recomendo a Capa Mellody Extra Luxo, que é bem reforçada. Ela possui o exterior em lona extra, um zíper de boa qualidade (não é daqueles que quebram com facilidade) e ainda conta com uma soleira protetora. 

    Na parte interna, ela ainda tem uma espuma de alta densidade para proteger bem o instrumento de impactos ou quedas e também é forrada com tecido de nylon. 

    No exterior, tem um bolso de tamanho bem generoso que você pode usar para guardar vários itens, além de alça de mão e duas alças reguláveis – e acolchoadas – para os ombros, o que te ajudará muito no transporte da sua guitarra.
  • FENDER
    Correia Mono Strap Monogrammed


    André Fenrir

    A correia é outro item muito importante pois é ela que vai segurar a sua guitarra por horas. Além de oferecer segurança, ela precisa ser confortável para seus ombros aguentarem o tempo que for necessário para tocar. Pensando nisso, eu indico a correia que eu uso até hoje - desde 2006, esta da linha Monogrammed, da Fender. 

    Essa linha de correias possui um comprimento ajustável de 111 a 133 cm, é revestida de poliéster acolchoado (que dá bastante conforto para o músico), além de apresentar as extremidades em couro, o que garante uma resistência extra para as correias. 

    Se você quer um item de qualidade, durável e por um preço justo, essa é a melhor opção.
  • METEORO
    Cubo para Guitarra 10W com Overdrive


    André Fenrir

    O amplificador é um dos itens mais importantes da lista. Ele é o equipamento responsável por captar o sinal elétrico da guitarra e emiti-lo por meio de um alto-falante. Apesar de ser essencial no seu setup, não é preciso fazer um investimento muito alto logo no início.

    Uma sugestão de amplificador para quem está começando é este Meteoro MG10. Com um custo acessível, é excelente para ensaios e estudos em ambientes menores. Ele possui dois canais: um clean (para sons cristalinos e limpos), e um drive (para sons distorcidos), que você pode usar caso ainda não tenha nenhum pedal ou pedaleira. 

    Ele também tem saída para fones de ouvido, caso você não possa fazer muito barulho. Seu tamanho é outro ponto positivo, pois encaixa em qualquer lugar, ocupando pouquíssimo espaço.
  • DIGITECH
    Pedaleira Element


    André Fenrir

    A pedaleira é um item versátil e importante para o guitarrista iniciante porque ela reúne diversas funções. É com ela que você poderá experimentar vários efeitos para, depois, escolher aqueles que mais se adequam ao tipo de som que pretende fazer. 

    Com a pedaleira é possível experimentar distorções diferentes, como efeito de delay (eco), chorus (que simula um coro, como se houvesse várias guitarras juntas), reverb (como se estivesse em um igreja ou sala vazia). Também é possível misturar todos esses efeitos ao mesmo tempo e ir criando.


    A pedaleira que eu recomendo é a Digitech Element, que conta com 58 efeitos, desde simuladores de amplificadores a pedais de guitarra. A qualidade sonora, aliás, é impressionante, principalmente considerando o baixo custo da pedaleira. 

    Além dos efeitos, já vêm na memória da pedaleira 100 presets (configurações pré-definidas) prontos para você usar e mais 100 para você criar de acordo com seu gosto e necessidade. Ela ainda oferece um afinador cromático e saída para fone de ouvido, dando a opção de você tocar sem a necessidade de um amplificador.
  • MARSHALL
    Pedal de Distorção e Overdrive Jackhammer


    André Fenrir

    Diferente da pedaleira, o pedal é uma caixa que, geralmente, possui uma só função. Algumas pessoas começam com a pedaleira, como foi o meu caso, vão experimentando diferentes simulações e, à medida em que evoluem, passam a investir nos pedais específicos, que têm um som melhor do que o da pedaleira.

    Se você já está nesse patamar e quer montar um set de pedais, a recomendação número um vai para o pedal Jackhammer JH1, da Marshall. Esse pedal é inspirado nas clássicas sonoridades dos amplificadores valvulados da Marshall, utilizados por guitarristas de bandas como Guns N' Roses, Iron Maiden e AC/DC, por exemplo. 

    Esse é um pedal versátil que conta com dois modos, overdrive e distortion, proporcionando sonoridades desde o rock clássico e hard rock, até o peso mais agressivo do metal. A regulagem dele é fácil e intuitiva, já que a quantidade de knobs – os botões de controle – não é grande.

    A construção do pedal, aliás, é impecável! Além de um belíssimo acabamento, ele é todo de metal e bem resistente.
      
  • PLANET WAVES
    Cabo de Instrumento Classic


    André Fenrir

    O cabo é o item responsável por transportar o sinal do instrumento para o pedal (ou pedaleira), e do pedal até o amplificador (ou da guitarra para o amplificador, caso não esteja usando pedal). Para que você não tenha problemas com ruídos ou perda de sinal, é essencial buscar um cabo de boa qualidade. 

    A Classic é a linha de entrada dos cabos Planet Waves, marca que uso até hoje pelo bom custo em relação à qualidade. Esses são cabos robustos, com bastante durabilidade, além de terem blindagem e condutores em cobre que proporcionam o máximo de sinal. 

    Um bom cabo fará toda a diferença no som da sua guitarra e esta é uma opção boa por um preço muito justo.
  • ERNIE BALL
    Encordoamento Guitarra Regular Slinky 010


    André Fenrir

    Com a experiência, aprendi que a escolha de um bom encordoamento, tanto em matéria de qualidade, quanto em matéria de calibre, faz toda diferença na hora de tocar. 

    Vale saber que, quanto maior for o calibre (011, 012), maior será a duração e o corpo do som, mas também mais dura a corda será para tocar. Porém, cordas finas perdem em corpo e em sustain (duração do som). 

    Sendo assim, considero que o calibre 010 seja o mais equilibrado. Ele ainda é confortável para tocar, tem o som encorpado e um sustain legal. Por isso, uma excelente opção de encordoamento é esse Regular Slinky, da Ernie Ball, que proporciona o equilíbrio perfeito de um som encorpado com uma ótima duração.





    Os encordoamentos da marca são usados por vários artistas como Slash (Guns N’ Roses), Steve Vai, Angus Young (AC/DC) entre muitos outros. Além disso, uma das principais vantagens é ter um preço bem justo!
  • BOSS
    Afinador


    André Fenrir

    Muitos esquecem, mas o afinador também é um item indispensável para quem está começando a tocar. A afinação do instrumento deve ser muito precisa para não prejudicar o seu som e aprendizado. 

    Entre os afinadores de baixo custo, o Boss Tu-01 é a opção que mais recomendo por ter maior precisão na afinação, além de oferecer a função “auto off”, que preserva a bateria quando o afinador não está sendo utilizado. 

    Até hoje, esse é o afinador que eu levo junto dos meus instrumentos e recomendo muito.
  • DUNLOP
    Palhetas Big Stubby 2.0 6 Unidades


    André Fenrir

    A palheta parece algo simples e sem muita importância, mas ela faz toda a diferença na sua técnica e no timbre da sua guitarra. Desde que eu descobri a Dunlop Big Stubby 2.0, nunca mais usei outra! 

    Essa é uma palheta com moldes e contornos que se encaixam perfeitamente nos dedos, fazendo com que sua palhetada fique mais firme e você possa tocar frases rápidas com mais facilidade. A superfície é antiderrapante, o que torna mais difícil escorregar com o suor. 

    A espessura 2.0 traz um timbre ideal e equilibrado, sem agudos exagerados e sem graves em excesso. O preço, aliás, é ótimo considerando qualidade e durabilidade. Ainda há opções para compra-la em pequenos pacotes.