Cabelo: Conheça 12 Máscaras para um Cronograma Capilar Perfeito

Cabelo: Conheça 12 Máscaras para um Cronograma Capilar Perfeito

Creator Image
Abner Matias
Cabeleireiro, Maquiador e Visagista
  • REDKEN
    All Soft Heavy Cream Máscara


    Abner Matias

    A Máscara Redken All Soft Heavy Cream é uma das máscaras de hidratação mais incríveis que eu já usei nas minhas clientes. Com uma textura super leve, é indicada a todos os tipos de cabelo, incluindo os mais finos. 

    Contém alta tecnologia em sua fórmula, devolvendo maciez, brilho e flexibilidade, com ingredientes nobres como ômega 6 e óleo de Argan. Conheci essa máscara há algum tempo, em uma viagem. E, usando-a em meu salão, pude ver ao vivo todos os seus benefícios. 

    A melhor forma de usar essa máscara é com os cabelos lavados, aplicando mecha a mecha. Deixar um tempo de pausa, entre 10 e 20 minutos, e enxaguar com água morna. É uma máscara com pH equilibrado e dispensa o uso do condicionador.
  • PANTENE
    Máscara Intensiva Unidas pelos Cachos


    Abner Matias

    A máscara de hidratação Pantene Unidas pelos Cachos, embora seja indicada para cabelos cacheados, ganhou meu coração quando usei em um cabelo ondulado. Por conter vitaminas e óleo de coco, pude perceber uma hidratação incrível e uma melhora do frizz já na primeira aplicação.

    Conhecida como bomba de hidratação, ela pode ser usada por todos os tipos de textura capilar, sendo uma excelente opção para a etapa de hidratação do seu cronograma capilar. Outro ponto a destacar nessa máscara é o excelente custo-benefício, com um preço acessível e coerente. 
  • KEUNE
    Máscara So Pure Moisturizing Treatment


    Abner Matias

    A máscara So Pure Moisturizing Treatment, da Keune, foi desenvolvida para cabelos ressecados. No entanto, ela pode ser usada em todos os tipos e texturas de cabelo, especialmente para os mais finos e delicados. Ela hidrata profundamente os fios, não irrita e cuida do couro cabeludo. Amo usar essa máscara no pós-química.

    A marca fala em qualidades hidratantes e nutritivas, mas a máscara age muito mais hidratando que nutrindo. Por isso, é ideal para a primeira etapa do cronograma, a hidratação.

    Para usar, aplique diretamente nos cabelos úmidos e limpos, deixe agir por alguns minutos (5 a 10) e enxágue. Por se tratar de uma máscara condicionante, não necessita uso de condicionador. Outro aspecto legal é que esta é uma máscara vegana. 
  • L'ORÉAL
    Creme de Tratamento Elseve Óleo Extraordinário Cachos


    Abner Matias

    O Creme de Tratamento Óleo Extraordinário Cachos é especialmente destinado aos cabelos cacheados mas, como vários outros produtos, também pode ser usado em todos os tipos e texturas de cabelo. Sua formulação possui óleo de coco e óleos de flores preciosas, que garantem umectação intensa sem pesar e com ação anti-frizz. 

    Uma máscara de nutrição que você pode usar de duas formas diferentes: como pré-shampoo ou como umectação noturna. Para usar como pré-shampoo, aplique nos cabelos úmidos, em todo o comprimento, até as pontas. Deixe agir por 5 minutos. Enxágue e aplique o shampoo e condicionador. 

    Para fazer a umectação noturna, nos cabelos secos, aplique um pouco do produto em todo o comprimento dos fios. Deixe a máscara agir durante a noite. Ao acordar, enxágue e lave com shampoo e condicionador.
  • KEUNE
    Máscara Care Vital Nutrition Mask


    Abner Matias

    Esta máscara de Keune, Vital Nutrition, é uma das minhas preferidas para cabelos frágeis, ressecados, porosos e danificados. Ela aumenta a resistência e a elasticidade dos fios, possui ação condicionante e fortalece a estrutura, prevenindo o ressecamento e mantendo a umidade também. 

    Por apresentar uma textura mais densa, ela envolve a fibra do cabelo, sendo bem fácil de aplicar. Alguns dos efeitos percebidos são a redução do nível de cargas estáticas, brilho e facilidade para pentear. Uma máscara super nutritiva, para todas as texturas de cabelo: cachos, crespos, ondas e lisos.
  • REDKEN
    All Soft Mega Mask


    Abner Matias

    All Soft Mega Mask, da Redken, é uma máscara que vem em uma embalagem bem diferente. Dentro dela há duas máscaras distintas que só se misturam quando saem da embalagem. Isso garante a não oxidação dos componentes dela.




    Sua fórmula dupla trata ao mesmo tempo em que age como um condicionador intenso, que sela os nutrientes nos fios e garante um resultado mais duradouro. É uma máscara para cabelos secos, opacos e ásperos, mas que pode ser usada para todos os tipos e texturas de cabelo, incluindo os mais finos e os cacheados com tendência para frizz. 

    Apesar de ser hidratante e nutritiva, gosto de indicá-la para a etapa da nutrição. Ela restaura a maciez e o brilho dos cabelos pois age nas camadas mais profundas dos fios, melhorando a saúde e a aparência da raiz até as pontas.
  • KEUNE
    Máscara Care Keratin Smooth


    Abner Matias

    A Máscara Care Keratin Smooth, da Keune, é uma das melhores que já usei. Ela entrega um tratamento intensivo para cabelos danificados quimicamente que perderam massa capilar, ficando feios e vulneráveis à quebra. 

    Ela repõe a queratina e acaba com o frizz sem pesar. Devido aos seus componentes altamente tecnológicos, essa máscara envolve os fios, mantendo-os protegidos contra a umidade externa. 

    Ela ainda condiciona e desembaraça os cabelos rebeldes, proporcionando o equilíbrio da umidade natural e tornando os fios mais macios, sedosos e brilhantes. Dispensa o uso do condicionador após o seu uso.
  • LOVE BEAUTY & PLANET
    Creme de Tratamento Óleo de Coco & Ylang Ylang


    Abner Matias

    O Creme de Tratamento Óleo de Coco & Ylang Ylang, da Love Beauty & Planet, foi uma feliz descoberta e, por isso, está nesta lista de favoritos. É uma máscara para uso em casa que costumo indicar em minhas consultorias. 

    Seus benefícios como máscara de reconstrução vêm de extratos vegetais, que beneficiam, de forma leve, todos os tipos e condições de cabelo. Ela não pesa e pode ser usada sem medo de quebrar os fios. 




    Os ingredientes utilizados pela marca são naturais, veganos e não testados em animais. Além disso, a máscara não possui parabenos, silicones e tampouco corantes artificiais. Outro detalhe legal é que os frascos são feitos de plástico 100% reciclado.
  • KÉRASTASE
    Résistance Masque Thérapiste


    Abner Matias

    Résistance Masque Thérapiste, da Kérastase, tem um alto poder de renovar a qualidade da fibra. Esta é a máscara ideal para cabelos danificados e fragilizados por químicas como descoloração, alisamentos e até colorações pesadas e frequentes. 

    Sua fórmula tem poder antioxidante e isso significa que tem uma ação rejuvenescedora do cabelo, resultando em fios saudáveis e macios, com mais força e vitalidade.

    Como usar essa maravilha? Distribua o produto pela palma das mãos e aplique no comprimento e pontas. Massageie com a ponta dos dedos e deixe agir por apenas 5 minutos, enxaguando em seguida. Ela não precisa de condicionador, pois também já possui poder condicionante.
  • REDKEN
    Máscara Color Extend Magnetics


    Abner Matias

    A Color Extend Magnetics, da Redken, é uma máscara de tratamento para cabelos coloridos. Ela que previne o desbotamento ao mesmo tempo em garante a maleabilidade dos cabelos coloridos. 

    No meu salão, uso em todos os tratamentos após a coloração. Em casa você deve acrescentar essa máscara ao seu cronograma capilar, no que chamo de "dia da máscara especial”. Com os cabelos lavados, aplicar a máscara enluvando os fios. Aguardar de 10 a 20 minutos e enxaguar. 

    Por se tratar de uma máscara condicionante, não há necessidade de condicionar. Assim você terá seus cabelos coloridos mais lindos e brilhantes por mais tempo!
  • L'ORÉAL PARIS
    Creme de Tratamento Elseve Longo dos Sonhos


    Abner Matias

    O Creme Milagroso Longo dos Sonhos, da L'Oréal Paris, é enriquecido com um coquetel de queratina vegetal, vitaminas e óleo de rícino. Ela ajuda a salvar o cabelo que aos poucos perdeu a vida. Com textura cremosa, repara os cabelos longos sem pesar. 

    Gosto de indicá-la apenas para cabelos realmente longos que embaraçam e fazem nós. Costumo defini-la como uma "máscara de chuveiro". Ela deve ser aplicada nos fios úmidos, com tempo de pausa de apenas 5 a 10 minutos - tempo de desembaraçar o cabelo com uma escova própria para uso no banho. 

    Depois, enxaguar e condicionar para um resultado melhor de fibras capilares seladas. O custo-benefício dessa máscara é excelente. Com isso, as cabeludas de plantão podem aproveitar sem desculpas para não cuidar das longas madeixas.
  • L'ORÉAL PROFESSIONNEL
    Máscara Capilar Serie Expert Solar Sublime


    Abner Matias

    A Máscara Solar Sublime protege e repara o cabelo que fica muito exposto ao sol. Com fórmula e qualidade profissional, é enriquecida com filtro UV e aloe vera. Essa maravilhosa máscara trata profundamente a fibra capilar e neutraliza os efeitos de ressecamento do sol, do sal e do cloro. 

    O tratamento deixa os cabelos hidratados, reconstruídos, protegidos e macios. Como usar? Após a exposição ao sol, aplicar no cabelo lavado e úmido. Deixar agir por 3 a 5 minutos, pois sua ação é realmente rápida e eficaz. Enxaguar com água. Não precisa de condicionador, já que tem função condicionante também. 

    Para mim, essa máscara da L'Oréal é realmente especial e não pode ficar de fora do seu cronograma capilar.