Vegano: 10 Livros Essenciais para Adotar o Veganismo

Vegano: 10 Livros Essenciais para Adotar o Veganismo

Creator Image
Juliana Couto
Blogueira
  • JEFF COX E MARIE-PIERRE MOINE
    Ervas Culinárias


    Juliana Couto

    Ervas Culinárias é um livro que traz conhecimentos incríveis sobre as ervas, ajudando a dar aquele tempero especial na nossa comida. E já que eu sou da teoria de que não existe alimento ruim, e sim mal temperado, esse livro não poderia faltar aqui. 

    Além de trazer uma tabela de vegetais que indica quais são os temperos com os quais combinam, o livro também ensina a armazenar as ervas para que durem mais na geladeira - com dicas e fotos detalhadas. Por meio do livro é possível aprender a plantar os temperos, caso você queira tê-los em sua casa, por exemplo.

    Outra dica legal que aprendi no livro foi como fazer a secagem correta de ervas para transformá-las em chás, escalda pés ou temperos secos. Isso sem contar as receitas incríveis que têm as ervas como protagonistas, a exemplo de molhos e azeites temperados. Um livro que combina totalmente com a  proposta de uma alimentação baseada em plantas.
  • CAROL J. ADAMS
    A Política Sexual da Carne


    Juliana Couto

    Antes de ser vegana eu já era feminista. Mas achar que as duas lutas estavam interligadas era demais para mim. Até que, depois de muitas indicações, li esse livro, que virou do avesso tudo o que eu pensava. 

    Nele, a autora explica nossos modelos de sociedade, trazendo por exemplo a relação da figura viril do homem, que vai à caça, come carne e faz churrasco, enquanto nós mulheres plantamos, fazemos vegetais e preparamos o suco. 

    A autora discorre ainda sobre a relação da cultura do estupro com a exploração de fêmeas pela indústria da carne. Não é um livro leve, mas é aquele livro poderoso que faz você ficar reflexiva e disposta a não fazer parte disso.
  • CRISTAL MUNIZ
    Uma Vida sem Lixo


    Juliana Couto

    A Cristal é uma referência em lixo zero aqui no Brasil. Ela escreveu o livro "Um Mundo Sem Lixo", que eu considero incrível! O livro trata sobre a sustentabilidade na nossa rotina, com dicas práticas e viáveis para quem quer aprender a gerar menos resíduos e também aprender a produzir seus próprios produtos de limpeza. 

    Eu fiquei muito encantada com as receitas e, inclusive, coloquei algumas em prática. Os produtos que eu uso aqui em casa para lavar roupa, limpar o fogão e outras superfícies foram feitos a partir de receitas tiradas do livro. Além de serem super fáceis de fazer, custam muito barato! 

    Foi uma tremenda economia na minha casa. Mas não é só sobre isso que fala o livro, viu? Nele você também encontra receitas para aproveitar todas as partes dos alimentos, dicas de compostagem, receitas de produtos de beleza e muito mais. Super recomendo!
  • DAVID HOFFMANN
    O Guia Completo das Plantas Medicinais


    Juliana Couto

    Nossos antepassados, quando tinham uma dorzinha, ou algum sentimento ruim, buscavam a solução na natureza. Esses conhecimentos foram se perdendo ao longo do tempo, ao ponto que, hoje em dia, usamos as ervas para temperar, sem saber o que mais elas podem fazer por nós, não é verdade? 

    O Guia Completo das Plantas Medicinais ensina sobre o poder medicinal que as ervas possuem. Escrito por um médico herbalista, o livro ensina práticas simples que podem ser incorporadas à nossa rotina para trazer uma melhor qualidade de vida. 

    Um chazinho de hortelã depois do almoço pode melhorar a digestão; ou um chá de lavanda na hora de dormir pode ajudar a relaxar, entre outras centenas de dicas. Este é um livro para ter na mesa de cabeceira e consultar sempre que precisar. 
  • MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA
    De Onde Vem Nossa Comida


    Juliana Couto

    De Onde Vem Nossa Comida é um livro infantil lindo que eu gostaria que todas as crianças e nós, adultos, também tivéssemos a oportunidade de ler. Trata-se de um livro bem didático e acessível - levando em consideração o tema, ótimo para entendermos a história da nossa alimentação. Gostei bastante por trazer tantas questões juntas e de forma leve.

    Acho que às vezes subestimamos a capacidade de compreensão de nossas crianças. Mas esse livro prova que podemos permitir que elas saibam sobre agrotóxicos, impactos ambientais, e também sobre a agricultura, podendo, desde cedo, questionar nossas escolhas.

    Apesar de não ser um livro vegano, ele ensina sobre diversos temas relacionados ao veganismo que são importantíssimos, como a fome e a distribuição justa de alimentos. 
  • MELANIE JOY
    Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas


    Juliana Couto

    Temos o hábito de consumir sem questionar muito, funcionando no automático da nossa rotina doida. Com isso, vamos ao supermercado e, ao ver um pedaço de picanha, não refletimos sobre tudo que aconteceu antes daquela carne estar ali, ao nosso dispor. 

    Você já imaginou se, ao invés de coração de galinha, a embalagem do supermercado trouxesse coração de Lulu da Pomerânia? Ou se você pudesse comprar uma coxa de Labrador? O sentimento de revolta ia ser grande né? Esse livro traz, em teorias, esses dilemas que acabamos enfrentando ao naturalizar o sofrimento de alguns, enquanto nos revoltamos intensamente com de outros seres. 

    Este foi um livro muito importante para eu compreender o sentido dessas contradições e entender contra o que eu estava lutando quando me tornei vegana. Por isso indico bastante!
  • VALDELY KINUPP E HARRI LORENZI
    Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil


    Juliana Couto

    O livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil é um almanaque incrível e completo sobre plantas brasileiras que são comestíveis e a gente nunca imaginou. 

    O livro nos mostra que não é só na feira que fazemos nosso prato. De forma leve, ele ensina sobre diversas espécies de matos com nutrientes e com sabor que estão disponíveis para nós. Seria essa uma alternativa à alimentação atual, restrita a poucos ingredientes vindos de uma cadeia industrial de produção? 

    Nesse livro você encontra dicas de receitas, onde costuma encontrar cada variedade dessas plantas comestíveis, além de fotos delas. Um livro incrível!
  • ERIC SLYWITCH
    Alimentação sem Carne


    Juliana Couto

    Acredito que a maior dúvida de quem pensa em entrar para o veganismo é o que comer. Essa é uma dúvida bem pertinente, já que não fomos ensinados a nos alimentarmos com base exclusivamente no reino vegetal. É um mundo novo e, no que diz respeito à saúde, é preciso estar confiante e seguro com a mudança. 

    Por isso, o livro Alimentação sem Carne não poderia deixar de estar presente nas minhas indicações. Escrito por um médico vegano referência no assunto, o livro explica de forma bem detalhada como equilibrar os alimentos para que você tenha todos os nutrientes necessários.

    O livro também traz uma sugestão de cardápio diário, com receitas que explicam as funções dos alimentos. Ótima opção de leitura para aprender sobre a questão nutricional e ter mais consciência na hora de fazer as escolhas do que comer.
  • BELA GIL
    Bela Cozinha: As Receitas


    Juliana Couto

    Mesmo a Bela não sendo vegana, sou uma grande admiradora do seu trabalho na cozinha. Acho que ela foi o meu primeiro contato com outras formas possíveis de se enxergar o alimento. 

    Eu ainda comia poucos legumes na época, mas sabia da importância de sermos saudáveis. Foi a partir dela que passei a me aprofundar mais nesse caminho até que cheguei onde estou hoje. Então como não citar Bela Gil, a rainha das substituições? 

    Quando procuramos livros de receitas veganas, vemos várias obras traduzidas, mas que não são feitas levando em consideração os ingredientes que temos aqui no Brasil. A Bela Gil faz esse trabalho de honrar os nossos alimentos de forma muito bonita, com receitas saborosas e que valorizam nossa história. 
  • KATE O'DONNELL
    Culinária Ayurvédica para o Seu Dia a Dia


    Juliana Couto

    Quem me acompanha no blog pode ter observado que eu sou muito fã de comida indiana. E a medicina ayurveda, de origem indiana, trabalha justamente com o uso de alimentos que são poderosos para a nossa saúde e para o paladar também. 

    O livro Culinária Ayurvédica para o Seu Dia a Dia é incrível e pode ser um ótimo aliado de quem quer adotar uma alimentação vegana, já que a medicina ayurveda é, em sua maioria, composta por alimentos de origem vegetal. 

    Neste livro, as especiarias estão sempre presentes, em combinações inusitadas capazes de potencializar nossa experiência gastronômica. Com esse livro, além de receitas, você ainda pode aprender sobre esse conhecimento milenar e inseri-lo em sua rotina.