Livros de Fantasia: Conheça 10 Obras Que Vão Despertar sua Atenção

Livros de Fantasia: Conheça 10 Obras Que Vão Despertar sua Atenção

Creator Image
Glaucia Cassia
Blog Mais que Livros
  • GWENDA BOND
    Stranger Things: Raízes do Mal


    Glaucia Cassia

    Indicado para os fãs da aclamada série da Netflix, Stranger Things: Raízes do Mal é narrado antes dos acontecimentos - da série - que assolam a cidade de Hawkins e seus habitantes. Nesta obra, conhecemos a história da mãe da protagonista Eleven e todos os detalhes que envolvem o projeto MK Ultra, ministrado pelo inescrupuloso Dr. Martin Brenner.

    A história se desenvolve na década de 60, quando os EUA enfrentavam mudanças políticas e sociais, o que levou um grupo de jovens a se oferecer como cobaia de um projeto ultrassecreto. Eles acreditavam estar fazendo a diferença para o país; só não imaginavam o preço a pagar.

    Diferente da série, aqui o medo não se relaciona ao sobrenatural, mas à maldade de um homem ganancioso que ultrapassou todos os limites para obter resultados. 
  • JENNIFER DONNELLY
    Stepsister


    Glaucia Cassia

    Nesta releitura de Cinderela, conheceremos a história de Isabelle, a meia-irmã feia que corta os dedos dos pés para caber no sapatinho de cristal e conquistar o príncipe. Como já sabemos, o plano não dá certo, e além dos pés mutilados, Isabelle perde a própria essência. 

    Na sociedade opressora em que vive, ela é julgada pela falta de beleza, o que a faz esquecer-se de todas as outras qualidades que possui. Isabelle acredita que apenas sendo bela encontrará a felicidade, e é esse seu pedido quando uma fada poderosa a visita.


    Stepsister entrou para minha lista de favoritos por trazer magia e a quebra do padrão de beleza em uma história de contos de fada. Nessa releitura, que indico especialmente para o público feminino, a mensagem principal é sobre os valores e talentos que estão além da aparência física. Uma fantasia emocionante e reflexiva.
  • MARISSA MEYER
    Cinder


    Glaucia Cassia

    Em Nova Pequim, uma peste conhecida por Letumose vem assolando a população. Cientistas trabalham dia e noite para encontrar a cura, mas sem sucesso. Nesse universo futurístico, a sociedade é composta por humanos, ciborgues, androides e lunares (habitantes da Lua). 

    É nesse cenário que conhecemos Cinder, uma garota metade humana e metade ciborgue que desconhece seu próprio passado. Tratada como um fardo pela madrasta, Cinder é entregue como cobaia para fins científicos quando sua meia-irmã é contaminada pela peste. O maior problema é que nenhuma cobaia sobrevive ao processo.


    Com muita ação, reviravoltas e mistérios, em Cinder o romance fica em segundo plano, dando espaço para embates políticos e briga pelo poder. A leitura é frenética e me conquistou ao utilizar elementos do clássico que conheci na infância, mas com uma abordagem diferente e uma mocinha que vai à luta e protagoniza sua própria história.
  • TOMI ADEYEMI
    Filhos de Sangue e Osso


    Glaucia Cassia

    Em um lugar chamado Orïsha, nascer com os cabelos brancos era uma benção, um sinal do toque dos deuses. Quem nascia com essa característica recebia o nome de maji. E foram eles os primeiros reis e rainhas. Mas o abuso de uso da magia trouxe inúmeras consequências. 

    Punidos pelos deuses, os maji perderam seus dons. Com isso, toda a magia existente em Orïsha foi dissipada. Indefesos, foram atacados pelo Rei Saran, que ordenou a execução de todo maji com idade superior a 13 anos. Zélie sobreviveu, mas ainda se lembra da morte de sua mãe, uma poderosa maji. Onze anos depois, ela tem a chance de trazer a magia de volta e vingar seu povo. 

    Esse livro entrou no meu "Top 10 Favoritos de 2019". Além de uma narrativa bem construída e envolvente, a trama possui muita representatividade e aborda temas como discriminação racial, social e abuso de poder. O livro teve seus direitos de adaptação adquiridos e em breve será exibido nos cinemas.
  • VICTORIA SCHWAB
    A Guardiã de Histórias


    Glaucia Cassia

    Para Mac, o mundo é dividido em 3 territórios: o Exterior, que é o mundo dos vivos; os Estreitos, local onde as "histórias" (falecidos) vagam em busca do caminho de casa, e o Arquivo, uma biblioteca sobrenatural onde a história daqueles que morrem é catalogada. 

    A mais jovem entre os guardiões, Mac precisa dar conta dos dois mundos em que transita, sem jamais expor aos vivos essa outra realidade. As dificuldades começam quando as "histórias" não param de despertar e seus pais questionam sua constante ausência em casa. Para piorar, no Arquivo descansam a "história" de seu irmãozinho e de seu avô. E se ela pudesse falar com eles mais uma vez?

    Victoria Schwab é minha autora favorita de fantasia. Seus livros sempre me surpreendem com um enredo original e personagens bem construídos. E em A Guardiã de Histórias, a autora entrega uma obra recheada de mistério, ação e reviravoltas eletrizantes.
  • JODI MEADOWS
    Almanova


    Glaucia Cassia

    Por milhares de anos, os habitantes de Range têm uma certeza: a reencarnação. Projetos inacabados podem seguir de onde pararam. Da mesma forma, toda a bagagem (material e intelectual) retorna aos cuidados de seus donos. 

    Esse ciclo é quebrado quando uma alma antiga não reencarna. Em seu lugar, nasce Ana, uma "Almanova" que, diferente dos outros, não possui bagagem de outras vidas. Ela é considerada uma aberração pelo povo, inclusive por seus pais. Marginalizada, Ana cresce acreditando não ser merecedora de sua própria existência. Aos 18 anos, parte para Heart em busca de respostas.

    Além da capa linda, que vale ter na estante, esse livro despertou meu interesse por abordar uma temática original na fantasia: a reencarnação. E o interessante aqui é que os personagens encarnam ora como homem, ora como mulher. Mas independente do corpo habitado, sempre encontram sua alma gêmea.
  • NEIL GAIMAN
    O Livro do Cemitério (História em Quadrinhos)


    Glaucia Cassia

    Ao acordar no meio da noite no momento em que sua família era assassinada, um bebê desceu do berço e caminhou até o cemitério próximo de casa. No local, foi encontrado por um casal de espíritos que o criou com a ajuda de um vampiro e das demais almas. Ele recebeu o nome de Ninguém Owens. 

    Longe da humanidade, Nin cresceu em segurança e recebeu a proteção dos mortos. Mas sua curiosidade e espírito aventureiro o colocam em risco dez anos depois, quando o assassino daquela fatídica noite aparece para acertar as contas. O motivo? Ainda é um mistério. 

    Mensalmente eu incluo graphic novels (histórias em quadrinhos) em minha lista de desejados. Além de ser uma opção de leitura rápida, esse é um formato que indico para leitores que querem conhecer novos gêneros de leitura. Nessa obra de Neil Gaiman, você encontrará diversos elementos do universo da fantasia, com direito a fantasmas, vampiros, bruxas e lobisomens.
  • KRISTEN CICCARELLI
    A Caçadora de Dragões


    Glaucia Cassia

    Na infância, Asha era atormentada por pesadelos e, para ajudá-la a dormir, sua mãe contava histórias proibidas, capazes de despertar dragões, os maiores inimigos do reino. Com o tempo, Asha também aprendeu a contar histórias e despertou o temido dragão Kozu. 

    Isso resultou na destruição da cidade e na morte de inúmeros inocentes. Em seu corpo, Asha carrega as marcas do fogo que Kozu lançou contra seu povo. Ela é agora a caçadora de dragões. E para restaurar a paz perdida, ela precisa entregar a cabeça de Kozu ao rei.

    Como sou fã assumida de Game of Thrones (GOT), inicialmente a caçadora de dragões me despertou interesse por trazer uma protagonista forte em uma história habitada por dragões. Esse é um livro que possui mitologia própria e uma mocinha corajosa e empoderada que não medirá esforços para garantir sua vingança.
  • KELLY BARNHILL
    A Garota Que Bebeu a Lua


    Glaucia Cassia

    Anualmente, o protetorado entrega um bebê como sacrifício para a bruxa da floresta. É um dia de muita tristeza, mas tal feito impede que o povoado seja aterrorizado. O que ninguém sabe é que na floresta não existe bruxa má. Todo ano a bruxa Xan resgata esses bebês e viaja em busca de uma família adotiva. Quando o leite acaba, ela os alimenta com luz estelar. 

    Certa vez, por engano, Xan “embruxa” uma criança com luz do luar. Então ela decide adotá-la para ensinar sobre os poderes que um dia a criança manifestará. Enquanto isso, no protetorado, alguém decide desafiar a lei. Seria esse o momento de libertação do povo?




    Fantasias juvenis sempre me trazem aprendizado e leveza. Com essa não foi diferente. O embate do bem contra o mal é o ponto alto da história, mas é de longe o mais importante. A obra trabalha ainda assuntos como empatia, esperança e coragem. Esse é um livro que indico para leitores de todas as idades.
  • BECCA FITZPATRICK
    Sussurro


    Glaucia Cassia

    Nora é uma adolescente que teve a vida afetada depois do misterioso assassinato de seu pai. Ela é estudiosa e focada, e apesar dos esforços de sua melhor amiga, não desperdiça energia com garotos. Até interessar-se por Patch, seu misterioso colega de classe. Enquanto Nora não sabe nada sobre ele, Patch parece conhecê-la muito bem. 

    Nora sabe que precisa se afastar, mas Patch parece estar em todos os cantos. Quando fatos bizarros começam a acontecer, ela tem a certeza de que há algo errado desde a chegada desse bad boy; mas qual seria seu envolvimento nisso?


    Sussurro foi o livro que me ganhou para o gênero sobrenatural. A narrativa da autora é eletrizante e envolvente. E garanto, Patch vai adentrar os limites do seu sono. Para quem busca uma fantasia viciante, essa é a escolha perfeita.