Veja 10 Livros Sobre Moda, Estilo e Imagem Pessoal para Inspirar-se

Veja 10 Livros Sobre Moda, Estilo e Imagem Pessoal para Inspirar-se

Creator Image
Pam Zottis
Consultora de Estilo
  • GISELE BÜNDCHEN
    Aprendizados


    Pam Zottis

    Gisele Bündchen, uma das modelos mais famosas de todos os tempos, dispensa apresentações, não é mesmo? Mas quem poderia imaginar que a über model (termo criado especificamente para referir-se ao sucesso inédito da modelo brasileira) também enfrentou vários problemas ao longo da sua caminhada?

    Neste livro, Gisele conta como foi a sua infância, como começou a sua carreira, fala de seu dia a dia - mostrando um lado nem tão glamouroso -, passando por um período triste, onde ela quase tirou a sua própria vida, além de histórias com o marido Tom Brady, os filhos e os cachorros da família. Tudo contado em 8 capítulos de Aprendizados.

    E sabe o que é mais legal disso tudo? Todos os lucros do livro são doados para a Luz Foundation, criada por ela com o objetivo de apoiar causas sociais e ambientais.
  • CAMILA COUTINHO
    Estúpida, Eu?


    Pam Zottis

    Camila Coutinho é criadora de um dos blogs de moda mais influentes do mundo: o Garotas Estúpidas. Assim como o blog é uma delícia, o livro dela é daqueles que a gente consegue terminar quase que de uma só vez, sabe? 

    O prólogo de Estúpida, eu? foi escrito por ninguém menos que Costanza Pascolato que, já de cara, avisa que de "estúpida" Camila não tem nada. Aliás, Costanza não poupa elogios para a autora. 

    A obra reúne histórias, fotos, perrengues e conta, de um jeito leve e bem-humorado, como foi a trajetória de sucesso da blogueira. No livro, Camila defende que, na verdade, o mundo da moda é 99% relação e 1% glamour. Para quem não sabe, Camila Coutinho está na lista das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020, pela revista Forbes. Inspiração pura!
  • COSTANZA PASCOLATO
    A Elegância do Agora


    Pam Zottis

    Esse é o mais recente dos livros desta lista. A Elegância do Agora foi lançado em setembro de 2019, em comemoração aos 80 anos de Costanza Pascolato, ícone supremo da moda. Quem ama o tema e um bom enredo não pode deixar de ler.

    Na obra, Constanza conta sua história e trajetória no mundo da moda. Interessante - e triste - saber que uma pessoa tão bem-sucedida e elegante tenha passado por tantos perrengues: sofreu anorexia e bulimia e também teve depressão. Foi deserdada, terminou um casamento para viver um grande amor, perdeu a guarda das filhas... Eita atrás de eita, sabe? 

    Além de tudo isso, a autora também dá alguns conselhos sobre como se vestir bem, mas principalmente mostra que isso não basta. Constanza frisa que é necessário também sentir-se bem.
  • NINA GARCIA
    As 100 +


    Pam Zottis

    Sabe aquele livro que fica na cabeceira da cama para ser consultado a qualquer hora? Eu definiria o guia de estilo As 100 +, de Nina Garcia, como um desses. 

    Escrito de A a Z, nele a autora dá dicas sobre suas 100 peças fashion favoritas, como óculos aviador, calça jeans, meia arrastão, parka, entre outras peças que resistiram ao tempo - tanto de Nina quanto da indústria da moda.

    Jornalista colombiana, e editora da revista Elle dos Estados Unidos, Nina estimula suas leitoras a não se prenderem à moda e a não terem medo de investir em itens atemporais. Nina ainda defende que usar peças que você adora, em todas as estações, vale muito a pena e mostra quem você realmente é.
  • CRIS GUERRA
    Moda Intuitiva


    Pam Zottis

    Cris Guerra, autora do blog Hoje Vou Assim, define seu livro Moda Intuitiva como um "não manual" de moda, para ajudar seus leitores a descobrirem seu próprio estilo. A ideia da autora é que você não use a moda para parecer outra pessoa, e sim para gostar mais de ser quem você é.

    Ao longo de 14 deliciosos capítulos, Cris fala sobre quanto o processo de escolha de looks envolve emoções e desejos. Além disso, ela dá dicas de como organizar e manter o seu acervo de roupas a seu favor.

    No final do livro, provavelmente, você terá refletido sobre as suas escolhas e seu próprio estilo, ao invés de "comprar" estilos prontos. E o mais bonito, vai ser estimulado a não dar a mínima para o que os outros pensam.
  • NINA GARCIA
    A Estratégia de Estilo


    Pam Zottis

    O livro A Estratégia de Estilo, de Nina Garcia, é um guia de estilo divido em três perguntas básicas: "o que eu tenho? do que eu preciso? e o que eu quero?". A autora mostra que, embora manter-se em dia com o que há nas tendências possa ser a prioridade de muitas pessoas, é possível se virar de forma brilhante com o que se tem.

    O legal é que você vai entender que ter limitações pode ser um ponto positivo, pois estimula a criatividade. Quando a gente precisa se virar, acaba sendo forçado a definir prioridades e encontrar novas maneiras de aproveitar melhor o que já tem. 

    Nina ainda dá dicas de como fazer uma limpa no armário, uma lista de compras inteligentes e estimula que você reforme ou conserte suas peças.
  • ARLINDO GRUND
    Nada para Vestir


    Pam Zottis

    Outro livro que eu indico é o Nada para Vestir, de Arlindo Grund, um dos apresentadores do programa de televisão Esquadrão da Moda. Este livro é um manual com várias dicas para você se vestir bem. E o melhor? O autor deixa claro que não precisa de muito malabarismo para isso. 

    De acordo com Arlindo, é possível, sim, criar produções básicas e ao mesmo tempo incríveis com as peças certas. No livro, ele passa por looks de festa até produções para o ambiente profissional, destacando as melhores peças para se ter no armário.


    Tipos de corpo, significado de cores, círculo cromático, estilos, acessórios que funcionam conforme o seu tipo de rosto, o biquíni ideal entre outros tópicos dessa linha podem ser encontrados na obra.
  • GLORIA KALIL
    Chic Profissional


    Pam Zottis

    Que atire a primeira pedra quem nunca deu uma derrapada no look, não é mesmo? O grande problema é isso acontecer no ambiente de trabalho. Ao longo das mais de 200 páginas do livro Chic Profissional, Gloria Kalil discute questões que vão além das vestimentas, como dicas de etiqueta e de como se relacionar com os colegas. 

    Sabe alguns pontos que muita gente encara como bobagem ou frescura? A autora também fala sobre eles. Ela esclarece, por exemplo, que os códigos de vestir das empresas se dividem em formal, pouco formal e informal. E o melhor? Ela dá exemplos. 

    A obra ainda inclui conselhos práticos de como elaborar um bom currículo e como se portar em uma entrevista de emprego. Um guia prático de imagem e comportamento para o mundo do trabalho!
  • ARTHUR BENDER
    Personal Branding


    Pam Zottis

    Se você pretende trocar de emprego, mudar seu ramo de atuação ou apenas valorizar a sua marca pessoal, este é o livro perfeito para você. Em Personal Branding, Arthur Bender tira o leitor da zona de conforto e incentiva estratégias para alavancagem, reposicionamento e gerenciamento eficaz de sua própria marca.


    Mas por que ele está aqui nesta lista? Porque nossa aparência influencia diretamente na imagem de marca. É importante nos sentirmos bem e adequarmos isso à imagem que queremos transmitir.


    São 270 páginas com tantos exemplos de situações e frases que fica quase impossível não se identificar ou enxergar alguém no meio das afirmações. O livro ainda traz exercícios práticos para você realmente se mexer e conseguir mudar o seu valor no mercado.
  • ANDRÉ CARVALHAL
    Moda com Propósito


    Pam Zottis

    Esse livro ficou muito tempo na minha lista de "quero ler" e finalmente em 2020 consegui transferi-lo para a lista de "lidos". Dividida em cinco partes, a obra traz, em suas mais de 400 páginas, uma reflexão da moda nos dias atuais.

    A questão de André Carvalhal é que o modelo atual (produzir demais, vender mais e, consequentemente, consumir demais), acaba deixando todos saturados. A saída, de acordo com o autor, é sermos consumidores mais conscientes e o propósito das marcas ser mais importante do que os produtos em si. 

    Além disso, o autor apresenta dados, referências de personalidades e práticas inovadoras no mundo da moda. Momento bem oportuno para esta leitura!