10 Jogos de Tabuleiro para Crianças e para Jogar em Família

10 Jogos de Tabuleiro para Crianças e para Jogar em Família

Creator Image
Tiago e Família
Show do Tiago
  • HASBRO
    Jenga


    Tiago e Família

    Você consegue manter o equilíbrio? Com Jenga você precisa ser estratégico e fazer movimentos muito bem calculados para vencer. Até mesmo a sua respiração pode influenciar no jogo! São vários bloquinhos de madeira que devem ser sobrepostos, formando uma torre. O objetivo é retirar peças da base e colocá-las no topo, sem deixar a edificação desmontar. 


    É um jogo clássico e simples, mas é preciso muita habilidade para completar as tarefas, que vão ficando cada vez mais difíceis conforme a estrutura vai perdendo a estabilidade. Jenga sempre nos garante momentos muito agradáveis e emocionantes em família, e pode ser jogado por crianças, jovens e adultos.
  • HASBRO
    Pisou Melou


    Tiago e Família

    Já imaginou ter que atravessar, com os olhos vendados, um campo minado? Em Pisou Melou é mais ou menos isso que você precisa fazer, com a diferença de que você caminha com os pés descalços e as "minas" são, na verdade, montinhos de cocô de cachorro. Mas o cocô é de mentira, é claro! 

    Você gira a roleta e descobre quantos passos precisa dar no trajeto, tomando todo o cuidado para não pisar nas caquinhas feitas com massinha. Ganha quem não sujar o pé! É uma brincadeira muito engraçada, que sempre nos faz rir bastante. E não é só isso: o jogo contribui para o desenvolvimento da intuição e da percepção sensorial das crianças.
  • HASBRO
    Operando


    Tiago e Família

    Neste jogo você é um médico trabalhando em uma sala de cirurgia. E com o auxílio de uma pinça, precisa retirar vários objetos de dentro do corpo de Sam, o paciente - mas com muito cuidado: se encostar nas bordas, um alarme dispara, tudo treme e o nariz de Sam vai acender. 

    Operando é um jogo clássico, que faz muito sucesso no mundo todo, e é fácil entender os motivos. Além de ser um ótimo passatempo, ele contribui para a coordenação motora e a concentração das crianças. É também um verdadeiro teste de atenção e persistência, podendo ser disputado em grandes grupos ou até mesmo ser jogado sozinho.
  • GROW
    Scotland Yard Máquina do Tempo


    Tiago e Família

    O jogo Scotland Yard já permitia ao jogador encarnar o detetive Sherlock Holmes e solucionar uma série de mistérios da Inglaterra do século XIX. E depois de fazer sucesso no mundo todo foi lançada esta interessante versão, contendo somente casos verídicos! 

    Holmes e seu fiel amigo Watson viajam no tempo para investigar mistérios nunca solucionados pela polícia, em diferentes períodos da História. Os jogadores precisam ir atrás de pistas escondidas em vários locais e decifrá-las antes de seus oponentes. 

    Trata-se de um jogo recomendado para crianças a partir dos 12 anos de idade, pelo fato de mencionar crimes, mas há muitos casos que podem tranquilamente ser acompanhados por crianças menores, desde que joguem com a orientação de um adulto. É assim que fazemos aqui em casa. 
  • ESTRELA
    Cilada


    Tiago e Família

    Este é um jogo que a princípio pode parecer simples, mas não se engane! Dentro de seu pequeno estojo há uma série de peças com diferentes formatos, e o objetivo é encaixá-las corretamente no tabuleiro, como se fosse um quebra-cabeça, sem deixar nenhum espaço sobrando. 

    Há mais de cinquenta modos de resolução, e enquanto algumas fases são mais fáceis, há outras que são extremamente desafiadoras - tanto que, até hoje, nós nunca completamos todas! 

    Cilada é um jogo que adoramos dar de presente nos aniversários, pois além de ter um preço bem acessível, é certo que vai satisfazer tanto crianças como adultos, mantendo-os entretidos por um longo tempo.
  • COPAG
    Uno


    Tiago e Família

    Uno foi o primeiro jogo de cartas que nós jogamos em família, e até hoje é um dos mais divertidos. Depois que começamos a jogar, é difícil parar. Para quem não conhece, o objetivo é ir descartando as suas cartas no monte, conforme sua cor e número. O vencedor será o primeiro a ficar com apenas uma carta na mão e gritar Uno! 

    Divertido e fácil de jogar, este jogo é também um excelente meio de estimular a inteligência e de desenvolver estratégias. E é até mesmo um jeito de praticar auto-controle, pois não pode ficar bravo quando se está prestes a vencer o jogo e o adversário lança aquela temida carta +4, que obriga a comprar mais quatro!
  • HASBRO
    Pie Face


    Tiago e Família

    Pie Face ficou muito famoso por aparecer em vários vídeos na internet. É aquele jogo em que os adversários duelam para ver quem vai levar uma torta na cara. Você coloca a sua cabeça em uma estrutura onde uma torta pode ser atirada diretamente no seu rosto. Dependendo da sorte, você pode terminar a rodada limpinho ou com o rosto todo sujo. 

    Quando jogamos aqui em casa, nós não tratamos como uma competição, porque a graça está justamente em participar e ver os outros sujando a cara com chantilly. Ideal para dias quentes, Pie Face é bom para dar muita risada, mas para se divertir não pode ter nenhum medo de se sujar!
  • ESTRELA
    LIG 4


    Tiago e Família

    Nós adoramos esses joguinhos que são extremamente fáceis de aprender a jogar, por possuírem poucas regras, mas que durante a ação exigem bastante concentração, raciocínio e estratégia para ser o vencedor. Lig 4 é um dos mais divertidos e interessantes neste estilo. 

    O objetivo é simples: colocar quatro pecinhas em fila dentro do quadro, podendo ser na horizontal, na vertical ou na diagonal. Parece fácil, mas o adversário também quer vencer e vai fazer de tudo para atrapalhar as nossas jogadas. 

    De certo modo o jogo lembra o clássico Jogo da Velha, o que significa que é viciante e apropriado para todas as idades.
  • PAIS E FILHOS
    Cuca Legal Junior


    Tiago e Família

    Jogos de perguntas são sempre muito interessantes, não só como passatempo, mas como um meio de adquirir conhecimentos gerais. Somos fãs do Cuca Legal Júnior porque o jogador começa respondendo perguntas mais fáceis, e conforme avança no jogo elas ficam mais difíceis. 

    São três níveis: Novato, Sabichão e Fera, e as categorias são: Artes, Ciências, Esportes, Geografia, História e Português. Como esta é a versão Júnior, todas as questões são adequadas para crianças a partir de 7 anos. 

    Você sabe onde está situado o Monte Everest? E qual é o deus dos mares na Mitologia Romana? Com Cuca Legal a gente treina o cérebro aprende muitas coisas interessantes.
  • GROW
    Lince Alfabeto


    Tiago e Família

    Aqui em casa nós temos o costume de fazer longos campeonatos de Lince Alfabeto em família. Neste jogo você recebe cartelas com o nome de três objetos e precisa encontrá-los o mais rápido possível no meio de centenas de outros que estão espalhados pelo tabuleiro. 

    Existem várias versões de Lince, mas esta é perfeita para crianças em fase de alfabetização, pois cada objeto vem acompanhado com a sua letra inicial. Assim, desde cedo, as crianças já vão aprendendo o alfabeto. 

    Além de ser bastante divertido, o jogo desenvolve a agilidade, a capacidade de memorização e a atenção, de uma forma bastante divertida.