Fã de terror desde criança, sempre tive muita curiosidade em conhecer a obra de Stephen King. Durante a infância, assisti às adaptações para televisão e cinema de O Iluminado e A Dança da Morte. Mas foi apenas em 2014 que entrei em contato com os livros do autor.
O escolhido foi Carrie, a estranha, primeiro livro publicado por ele, exatos 40 anos antes. Não amei. Confesso que cheguei até a pensar que o Rei do Terror fosse superestimado. Mesmo assim, no ano seguinte, decidi me aventurar pelas mais de mil páginas de It, a coisa e... Me apaixonei!
Desde então, tenho mergulhado nos muitos universos criados pelo escritor. A cada livro, uma surpresa diferente. E depois de ler mais de 20 histórias de sua autoria, não há mais como negar: Stephen King se tornou o meu autor favorito. Então, para incentivar você a também conhecer a obra do Rei do Terror, reuni 10 dos meus livros favoritos (de diferentes gêneros) assinados por ele.
Em busca de um recomeço, Jack Torrance aceita ser o novo zelador do Hotel Overlook durante a temporada de inverno. Na companhia da esposa e do filho, sua missão é simples: manter a integridade do hotel e aproveitar o tempo para finalizar sua peça de teatro.
No entanto, o isolamento que o Overlook proporciona não tem o efeito esperado, pelo contrário: traz os velhos fantasmas de Jack à tona. Não foi à toa que O Iluminado se tornou uma das obras mais aclamadas de King e um dos clássicos do cinema, sob direção de Stanley Kubrick.
Mais do que um livro sobre um hotel mal-assombrado, é o retrato de um homem atormentado pelo passado e por seus erros. Todos os personagens principais têm uma complexidade surpreendente. E por isso, acompanhar o arco de Jack Torrance é uma experiência assustadora, sim, mas também tridimensional e inesperadamente real, apesar de toda a fantasia envolvida.
Louis Creed decide se mudar para a pequena cidade de Ludlow para que seus filhos, Ellie e Gage, cresçam longe do caos de Chicago. O que ele não poderia imaginar é: o conceito de caos está prestes a se transformar.
O Cemitério é um livro dark pois é basicamente uma história sobre a morte e a forma como lidamos com ela. Durante toda a leitura, sabemos que coisas horríveis irão acontecer, mas King consegue nos surpreender com situações muito mais complexas do que poderíamos prever.
A construção de Louis é impecável e é o que permite que O Cemitério seja, ao mesmo tempo, um livro frenético e profundo.
Entre 1957 e 1958, uma série de assassinatos cruéis assolou a pequena cidade de Derry. Quase 30 anos depois, A Coisa está de volta e as crianças que a enfrentaram no passado voltam à cidade, agora adultas, com a missão de derrotá-la de uma vez por todas.
Se considerássemos apenas o lado assustador de It, teríamos um ótimo livro de terror. Mas, como gosta de ir sempre além, King aproveitou as mais de mil páginas para falar também sobre amizade, lealdade e esperança.
Mais uma vez, criou metáforas e analogias para nos fazer refletir sobre medos e angústias. E ainda encontrou espaço para abordar assuntos delicados, porém necessários, como bullying, homofobia e violência doméstica.
Havia duas opções para Cujo: narrar a luta de mãe e filho, presos dentro de um carro e encurralados por um cão com raiva; ou criar subtramas para que o livro fosse muito mais do que mãe e filho encurralados por um cão com raiva. E não é difícil saber qual foi a escolha de King.
Com um terror psicológico poderoso, Cujo nos faz sentir o medo, o desespero e a angústia dos personagens. King não nos poupa em reviravoltas e surpresas, sem medo de nos chocar ou decepcionar.
Para além do terror em si, todo o contexto da trama nos faz pensar que, na vida, raramente somos vilões ou mocinhos, simplesmente. Em muitos casos, somos todos contemplados e vitimados pela força de algo muito maior.
Um assassinato violento chocou os habitantes de Flint City. Mas a polícia tem a certeza de que encontrar o culpado será fácil - afinal, testemunhas e evidências não faltam. Porém, a partir do momento em que o suspeito apresenta seu álibi, as acusações parecem fazer cada vez menos sentido. E é quando a história realmente começa.
Por essa sinopse, Outsider pode parecer apenas um bom livro sobre uma investigação policial. Mas, lembrem-se, estamos falando de King e, com ele, nem tudo é o que parece. Aqui, o autor nos envolve em uma trama frenética, repleta de acontecimentos e reviravoltas.
E não podemos esquecer do toque sobrenatural, que mexe com o nosso psicológico, ao mesmo tempo em que usa o absurdo para nos fazer refletir sobre questionamentos e sentimentos extremamente reais. (Ps: Outsider contém spoilers de Mr. Mercedes, trilogia também assinada por King.)
Luke Ellis tem 12 anos e, por conta de seus poderes especiais, é sequestrado e levado para O Instituto. O local abriga crianças telecinéticas e/ou telepáticas e as submete a experiências cruéis. E depois, ninguém sabe exatamente o que acontece. Então, Luke e seus amigos precisam agir rápido se quiserem sobreviver.
Em uma de suas obras mais recentes, King parece se divertir com elementos típicos de seus livros - poderes paranormais, conspirações do governo, crianças em apuros... Mas, como o escritor brilhante que é, ainda encontra uma forma de contar uma história totalmente inédita.
Com personagens mirins extremamente cativantes, O Instituto é daqueles livros que nos envolvem emocionalmente e deixam saudade quando chegam ao fim.
Quando sofre um acidente de carro durante uma nevasca, o escritor Paul Sheldon tem a vida salva pela ex-enfermeira Annie Wilkes. O que ele não sabe é que, na verdade, foi sequestrado por aquela que se autointitula sua fã número 1.
Annie Wilkes é considerada por muitos uma das vilãs mais memoráveis que King já criou. Ela comete abusos que ultrapassam a barreira do absurdo, mas sua maldade crua, que beira o selvagem, contrasta com seu jeito muitas vezes pueril.
Em um thriller viciante, King brinca com a relação entre fã e escritor, explora as várias facetas da obsessão de Annie e também a vulnerabilidade de Paul. Opção perfeita para os amantes de thrillers.
Condenado por um crime hediondo, John Coffey está no corredor da morte. É onde ele conhece Paul Edgecombe, o superintendente da Penitenciária de Cold Mountain. E o que acontece a partir de então só poderia ser mesmo chamado de "milagre".
Famoso pela adaptação estrelada por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, À espera de um milagre é a aposta perfeita para quem não é fã de terror, mas tem vontade de conhecer a escrita de King.
Como sempre, o autor nos faz acreditar no impossível. E com personagens e situações muito bem construídos, nos leva a reflexões profundas sobre a subjetividade que existe em conceitos como "salvação" e "justiça".
O que você faria se os números na balança não parassem de diminuir, dia após dia, mas a sua aparência continuasse a mesma? Este é o mistério que aflige o protagonista de Ascensão, Scott Carey. E é com esta premissa totalmente fantasiosa que a história de King nos toca, encanta e emociona.
Em apenas 120 páginas, o autor brinca com o desconhecido, nos fazendo enxergar a plenitude e a beleza que podem existir dentro de tudo o que não sabemos. E por meio da jornada improvável de Scott, ele fala também sobre coisas que povoam nossa vida real, como amizade, autoconhecimento, aceitação e superação.
Mais uma boa recomendação para quem quer conhecer King além do terror.
Já imaginou que incrível seria ter uma aula de escrita criativa com King? Pois esta é exatamente a proposta de Sobre a escrita, um dos livros de não-ficção do autor. Ao mesmo tempo em que não deixa dúvidas sobre sua paixão pelo ato de escrever, King não romantiza o ofício.
Contando algumas de suas experiências de vida, o autor compartilha dicas úteis e valiosas, que podem fazer a diferença para quem deseja escrever ficção. Já para os "leitores constantes", como King chama aqueles que acompanham seu trabalho, o livro vale a pena por trazer os "bastidores" de várias de suas obras.
Seja qual for o intuito da leitura, a sensação é a mesma: a de ter uma longa e agradável conversa com o Rei do Terror.
Stephen King é conhecido como o Rei do Terror. E, claro, não ganhou o título à toa. Ele sabe como nos assombrar não só com criaturas sobrenaturais, como também com os monstros e fantasmas que existem dentro de nós. Mas talvez você tenha percebido pela lista que King não é apenas terror.
Surpreendentemente versátil, o autor passeia por diferentes gêneros e também temas - delicados e necessários. E mostrar a abrangência de sua obra foi o meu principal objetivo aqui.
Espero que tenha gostado e, se quiser ver mais dicas sobre Stephen King e outras leituras, é só acompanhar o meu perfil no Instagram!
Aplicativos
Beleza e Perfumaria
Aparelhos Elétricos para Cabelo, Barbearia, CabelosSaúde
Produtos Médicos e Hospitalares, Higiene Bucal, Higiene ÍntimaCalçados
Calçados Esportivos, Calçados Femininos, Calçados MasculinosCarros e Motos
Acessórios para Motos, Cuidados Automotivos, Eletrônicos para CarrosCasa e Decoração
Cama, Mesa e Banho, Cortinas e Persianas, DecoraçãoCelulares e Telefones
Acessórios para Celulares, Smartphones, TelefoniaComidas e Bebidas
Açúcar e Adoçante, Bebidas Alcoólicas, Cafés, Chás e Outras BebidasConstrução e Reforma
Banheiro, Cozinha, FerragensCrianças e Bebês
Amamentação e Alimentação, Maternidade, Higiene e SaúdeEletrodomésticos
Ar e Ventilação, Armazenamento de Bebidas, Coifas e DepuradoresEletrônicos
TVs e Home Theater, Acessórios Eletrônicos, ArmazenamentoEletroportáteis
Aspiradores de Pó, Batedeiras e Mixers, Bebedouros e Purificadores de ÁguaEscritório e Papelaria
Borrachas e Corretivos, Cadernos, Blocos e Agendas, CalculadorasEsporte e Lazer
Camping, Ciclismo, Esportes com BolaJogos
Jogos de Tabuleiro e Ação, Periféricos Gamer, Playstation 4Livros e Filmes
DVD e Blu-ray, HQs, Mangás e Graphic Novels, LivrosModa e Acessórios
Acessórios, Bolsas, Malas e ViagemMúsica
Acessórios para Instrumentos Musicais, Instrumentos Musicais, MicrofonePet Shop
Produtos para Cachorros, Produtos para Gatos, Produtos para HamsterPresentes
Natal e Fim de Ano, Presentes para Crianças, Presentes para HomensUtilidades Domésticas
Organização e Armazenamento, Copos, Taças e Canecas, InseticidasServiços
Serviços Online, Bares e Restaurantes, FinançasOutros
Black Friday, Halloween, Páscoa