Quarto Infantil: 10 Itens que Vão Transformar o Quarto do Seu Filho

Quarto Infantil: 10 Itens que Vão Transformar o Quarto do Seu Filho

Creator Image
Simone Collet
Designer de Interiores
  • EUCAFLOOR
    Piso Laminado Colado Carvalho Maiorca


    Simone Collet

    Sabe como criança adora se jogar no chão, espalhar os brinquedos, desenhar, fazer cabaninha? Um piso frio (porcelanato ou cerâmica) não é muito confortável para se jogar, certo? E usar tapete nem sempre é uma boa solução pois o acúmulo de poeira pode causar alergias. 

    Ter um piso amadeirado quentinho no quarto faz toda a diferença para que as crianças possam brincar no chão com conforto. O piso laminado Eucafloor tem um custo-benefício muito bom, além de ter vários acabamentos lindos e ser fácil de limpar. 

    Eu escolhi a cor Carvalho Maiorca porque apresenta os veios característicos dos pisos de madeira de uma forma sutil. O melhor é que esse tipo de piso pode ser instalado em um único dia e não faz sujeira. Lindo e prático!
  • MOBLY
    Escrivaninha Savona Branca e Preta


    Simone Collet

    Nós, como pais, sabemos a importância do foco e da organização para o desenvolvimento escolar dos nossos filhos. Mas nem sempre é fácil manter a disciplina dos pequenos na hora de fazer os deveres de casa. 

    Ter um cantinho de estudos bonito, iluminado e organizado ajuda muito a manter a atenção das crianças na hora de estudar. 

    A escrivaninha cavalete Savona é perfeita para o cantinho de estudos em qualquer quarto infantil porque combina com todos os estilos de decoração. Ela tem um desenho simples e leve, mas seu tampo espaçoso de 120 x 75cm é grande o suficiente para caber um computador, livros e material escolar.
  • MULTIVISÃO
    Kit 2 Prateleiras Mdp 30x60cm Branca


    Simone Collet

    Organização é a palavra-chave em quartos infantis e o mantra da organização é: "Cada coisa em seu lugar. Um lugar para cada coisa." Isso significa que se você quer que seu filho mantenha seu quarto organizado, precisa dar a ele as ferramentas certas: caixas, cestas, estante e... prateleiras.


    As prateleiras são um curinga na decoração porque elas cumprem a múltipla função de organizar e decorar. Uma boa ideia é fixar prateleiras sobre a escrivaninha. Dessa forma, os livros e brinquedos mais usados ficam sempre à mão.


    Você pode usar qualquer prateleira fixa em mãos-francesas, mas eu escolhi o kit com 2 prateleiras brancas da Multivisão e mãos-francesas de metal preto para combinar com o acabamento preto & branco da escrivaninha. Essas prateleiras têm uma profundidade de 30cm, que é o suficiente para acomodar a maioria dos livros escolares.
  • EUCATEX
    Chapa Eucatex Perfurada de Madeira


    Simone Collet

    Uma dica bacana é envolver seu filho no processo de decoração do seu quarto. Deixe que ele escolha as cores da decoração e participe de projetos de "faça você mesmo". Criar coisas novas juntos vai aproximar a família e fazer com que a criança se sinta responsável pelo seu próprio cantinho. 

    Um projeto fácil e super útil é criar um painel decorativo para fotos, lembretes e recados com uma chapa de madeira perfurada e tinta em spray. Seu filho vai se divertir usando a tinta.


    Depois é só fixar o painel na parede com parafusos. Mas lembre-se de deixar um espaço entre a parede e a chapa perfurada para poder encaixar os ganchos e organizadores. A chapa perfurada da Eucatex é fácil de ser encontrada e você pode cortar no tamanho que desejar.
  • COLORGIN
    Tinta Spray Vermelho


    Simone Collet

    Tinta em spray é um dos melhores truques de decoração que existem. Com ela você transforma objetos em poucos minutos. Ela é super útil para dar vida nova a objetos antigos, como luminárias, móveis e molduras, ou para aproveitar sucata, como latas e embalagens de vidro. 

    Dessa forma você deixa sua casa linda, economiza seu dinheiro e ainda ajuda a natureza reaproveitando e reciclando. 

    Eu usei a tinta em spray da Colorgin para pintar a chapa perfurada porque ela seca em minutos e tem uma ótima cobertura e durabilidade, além de aderir a vários tipos diferentes de superfícies como metal, cerâmica, madeira e gesso.
  • DECORAMIX
    Adesivo de Parede Bolas Divertidas Preto


    Simone Collet

    Todo mundo concorda que quartos infantis devem ser divertidos e lúdicos, com aquela dose de irreverência e fantasia que geralmente não usamos na decoração dos demais ambientes da casa, certo? Por isso as pinturas geométricas em cores intensas estão em alta na decoração dos quartos infantis. 

    O problema é que muita gente que mora em imóveis alugados não quer pintar as paredes para evitar custos na hora de devolver o imóvel. Aí é que entram os adesivos decorativos! Eles são baratos, fáceis de fixar (e retirar) e dão uma pegada divertida ao quarto dos pequenos.


    Neste projeto eu escolhi usar uma cartela de adesivos de bolinhas pretas da Decormix aplicados aleatoriamente na parede branca da escrivaninha. Eles são recortados através de um processo eletrônico e aderem muito bem à parede.
  • Cabideiro Charles Eames Preto


    Simone Collet

    Charles Eames foi um designer e arquiteto americano que, junto a sua esposa Ray, foi responsável por criar, na década de 1950, peças de mobiliário clássicas que usamos até hoje. Ele dizia que os detalhes não são detalhes, eles fazem o design. 

    O cabideiro no estilo Hang it All faz parte de uma coleção de objetos criados especificamente para crianças. Sua versão mais conhecida é a que apresenta bolas coloridas, mas para este projeto eu escolhi o cabideiro de bolas pretas para complementar a temática gráfica preta & branca da área da escrivaninha. 

    O design que hoje já caiu em domínio público é reproduzido por várias marcas, nem sempre com bom acabamento. Esta peça que selecionei é bem acabada e resistente, como projetada pelo genial casal Eames.
  • Quadro Moldura A4 com Vidro


    Simone Collet

    Que tal emoldurar e exibir seus tesouros particulares como arte? Vale fazer uma parede galeria com os desenhos das crianças e até emoldurar a roupinha da maternidade. Você também encontra vários sites onde pode baixar gratuitamente imagens bacanas e mandar imprimir por um preço acessível. 

    Depois é só organizar tudo em molduras da mesma cor para criar unidade visual. Só tem 1 desenho? Não tem problema nenhum! O bacana da decoração é o processo. Vá colecionando aos poucos imagens que tenham um significado para sua família e seu filho. Deixe que ele escolha seus personagens favoritos e vá trocando conforme seus interesses vão mudando com o tempo. 

    Eu gosto de usar molduras pretas porque elas se destacam contra as paredes geralmente pintadas em tons claros. Você encontra molduras prontas de várias marcas online. Eu gostei das molduras que indico nos links porque a pintura é fosca e a moldura tem 2 cm, um tamanho bacana para destacar a imagem sem ficar pesado. 

    Veja a foto que trouxe como exemplo (terceira da galeria). A parede verde com o quadro faz parte do mesmo projeto que você vê na foto de destaque do artigo.
  • MELLODY
    Suporte de Parede para Violão


    Simone Collet

    Uma decoração com personalidade é aquela que exibe sinais de vida em cada cantinho. Onde cada objeto conta um pedacinho da história e dos interesses de quem vive ali. Onde esses objetos, que têm significado para os moradores, são exibidos com orgulho e de um jeito charmoso.


    Se seu filho se interessa por música, por que não usar os instrumentos musicais como objetos decorativos? Eles vão deixar o quarto com a cara do seu filho e ele vai se sentir acolhido e protegido pelo ambiente.


    O suporte para violão da Mellody é uma peça barata, fácil de instalar e também funciona para baixo e guitarra. Melhor do que deixar o violão escondido num cantinho, né?
  • ASUS
    Luminária de Mesa Copa Asus Bivolt Vermelha


    Simone Collet

    Todo ambiente deve ter 3 tipos de iluminação: iluminação geral, para que seja possível navegar pelo ambiente com segurança; iluminação de tarefa, para garantir uma iluminação focada para tarefas específicas como cozinhar, ler ou estudar; e Iluminação decorativa.


    Nos quartos infantis é fundamental se ter, além da luz geral proveniente da luminária no teto, uma luz focada para a criança ler e estudar. O problema é que luminárias de mesa articuladas não costumam ser muito baratas. 

    Por isso eu adoro a luminária de mesa Copa da Asus. Ela é baratinha, tem foco direcionável e está disponível em diversas cores para combinar com a sua decoração. Este é o único item da lista que não está no projeto da foto de destaque, e sim na minha casa. Minha filha tem uma luminária igual a essa no quarto dela (veja a segunda foto da galeria).

    Para a mesa de estudos, o ideal é usar uma lâmpada de luz fria com temperatura de cor em torno de 6500 kelvin. Para a iluminação decorativa você pode usar um globo terrestre iluminado ou um fio de luz.