Urban Jungle: Veja 10 Itens para Cultivar Plantas em Apartamento

Urban Jungle: Veja 10 Itens para Cultivar Plantas em Apartamento

Creator Image
Luciellen Assis
Criadora de Conteúdo Digital
  • TULIPA
    Argila Expandida 4Kg


    Luciellen Assis

    A argila expandida é a primeira coisa que precisa ser colocada em um vaso de planta. Ela serve para deixar o vaso mais leve. Assim, se você precisar mudar a planta de lugar, a ideia é que isso não seja trabalhoso. Além disso, é uma parte fundamental para fazer a camada de drenagem no vaso e evitar que a planta se afogue e fique com raízes podres. 

    A marca Tulipa é ótima! Por ser baratinha e fácil de encontrar, é bem acessível para todo mundo. Por conta do formato que tem, a argila acaba rendendo bastante, o que é muito bom porque você compra um saco que vai durar horrores - caso você não seja como eu, uma compradora de plantas compulsiva (risos).
  • GEOTEXTIL
    Manta de Drenagem


    Luciellen Assis

    A manta de drenagem também faz parte do processo de drenagem nos vasos das plantas. Ela fica logo depois da argila expandida e serve para impedir que o substrato se misture com a argila expandida. A manta é um "tecido não tecido". É bem fofinha e é permeável, para que a água passe tranquilamente por ela e chegue na argila expandida. 

    Geotextil é referência em drenagem, então é uma marca de muito fácil acesso, além de ter um preço bem em conta por um produto de qualidade. É super importante pegar uma manta confiável, porque algumas, por serem impermeáveis, acabam não funcionando para fazer a drenagem, como é o caso do TNT.
  • ALL GARDEN
    Substrato para Plantio 10Kg


    Luciellen Assis

    O substrato é super importante para ter uma plantinha feliz e saudável. Afinal de contas, é dele que ela vai retirar nutrientes para se alimentar, além de também fazer parte da casinha dela. Por isso, precisa ser de boa qualidade, rico em matéria orgânica e fofinho, para não sufocar as raízes, impedindo que elas se desenvolvam de forma tranquila. 

    A All Garden é uma marca que me foi recomendada por uma jardineira profissional em quem confio muito. Os produtos deles nunca me decepcionaram nessa vida de mãe de planta, então é a marca que indico para você. Dica: caso queira deixar a terra ainda mais fofinha, você também pode misturar ao substrato um pouco de farinha de coco.
  • ALL GARDEN
    Húmus de Minhoca 2Kg


    Luciellen Assis

    Ainda falando sobre uma terra fofinha, quem ajuda muito a manter a ótima qualidade do solo para as plantinhas são as minhocas. Elas andam pela terra e mantêm ela soltinha, além de produzirem adubo natural a partir da decomposição da matéria orgânica do solo. 

    Eu sei que muita gente tem medo de minhocas (eu também tenho), mas você não precisa exatamente pegar uma para colocar na terra da planta; é só comprar o Húmus de Minhoca da All Garden e misturar no seu substrato. 

    Húmus de Minhoca é basicamente esse adubo natural criado por elas e que é maravilhoso para as plantas. Eu não tenho uma medida específica para colocar, só misturo uma parte dele ao solo e as plantas amam!
  • VITAPLAN
    Casca de Pinus 1Kg


    Luciellen Assis

    A casca de Pinus é a última "camada" do vaso das plantas. Ela serve principalmente para proteger a terra e evitar que ela seque mais rápido, o que é ótimo porque reduz a quantidade de vezes que você precisa regar e faz super bem para a planta. 

    Eu costumo receber perguntas sobre como evitar mosquitinhos na terra dos vasos. Essa camadinha de casca de Pinus ajuda muito nesse sentido também. Uma informação importante é que usar pedrinhas coloridas não é legal porque elas têm uma espécie de tinta que, a longo prazo, pode fazer mal para sua planta. E não é isso que você quer, né? 

    A casca de Pinus, além de proteger e manter a umidade, vai se decompor com o tempo e ajudar a adubar a terra (mas ela não substitui a necessidade de adubo). As cascas da Vitaplan chegam bem bonitinhas. As de tamanho médio são perfeitas para todas as suas plantas.
  • STARFER
    Pulverizador 1,2 L


    Luciellen Assis

    Depois que a planta está no vaso, devidamente plantada ou replantada, é importante regá-la. E uma coisa que me ajuda demais é o pulverizador, porque ele molha a terra de maneira suave, sem compactá-la, e permite ajustar o formato da pulverização, deixando-a mais suave para quando você for molhar as folhas das plantas ou adubá-las. 

    Além disso, ele é perfeito porque não faz sujeira na hora de regar. O meu é da marca Starfer e eu amei porque tem a marcação da volumetria, o que facilita muito a vida quando você quer fazer diluição de adubo líquido. Foi uma das melhores compras que fiz para as minhas plantas, com toda certeza!
  • TRAMONTINA
    Kit com Pazinhas e Ancinho


    Luciellen Assis

    Eu amo demais esse Kit da Tramontina porque ele é essencial para quem tem plantas dentro de casa. Eu moro em apartamento e ter essas pazinhas me ajuda demais na hora de trocar as plantas de vaso, sem contar o ancinho (também conhecido como rastelo), que ajuda a afofar a terra antiga para eu poder tratá-la e usá-la novamente. 

    O cabo de todos os produtos é de madeira e tem a qualidade Tramontina que a gente conhece e ama há tanto tempo. Valeu cada centavo desse investimento porque sai bem mais em conta comprar o kit do que os materiais individualmente.

    O melhor é que, se você fez as unhas ou simplesmente não quer pegar na terra diretamente, as pazinhas ajudam demais e ainda reduzem muito a sujeira.
  • TRAMONTINA
    Tesoura de Poda


    Luciellen Assis

    A tesoura de poda é super importante, principalmente se você tem hortinha em casa. Na hora de cortar uma pequena parte das plantas, é muito melhor usar a tesoura do que uma faca ou uma tesoura comum de papelaria. 

    Dessa forma você evita danificar as plantas ou a própria tesoura, e ainda evita acidentes. Sem contar que a tesoura de poda tem o formato perfeito para ser usada nas plantas. A minha é da Tramontina e eu amo demais! O material é super resistente e ela é bem afiadinha. 

    Eu uso tanto nas plantas com talinhos mais grossos, quanto nas mais delicadas, e dá muito certo. Uma coisa muito importante é que, antes e depois de usar, é importante passar álcool para limpar e matar qualquer bactéria que possa fazer mal para as plantas.
  • ECOVASO
    Vaso Plástico 21cm Terracota


    Luciellen Assis

    Eu percebo uma grande preocupação com relação aos vasos das plantas e vejo uma galera comprando vasos super caros por serem decorativos. Mas eu sou do time que gosta de vasos simples, de plástico, porque além de serem super leves, não roubam o protagonismo das plantas. 

    O destaque tem que ser delas, então vasos baratos, simples e arrumadinhos são o suficiente para mim. Eu amo esses modelos da Ecovaso, nesse tom terracota. Eles já vem com furinhos na parte de baixo, o que é importante para a drenagem da água. 

    Também uso pratinhos (comprados à parte) embaixo de todos os vasos para a água da rega não se espalhar pela casa. Toda vez que rego, espero um tempinho para a água descer e depois jogo fora a água que fica nos pratinhos. Isso evita excesso e previne contra mosquitos transmissores de doenças.
  • BONIGO
    Adubo Sempre Verde Foliar


    Luciellen Assis

    Por fim, uma coisa muito importante é adubar as plantas para dar todos os nutrientes que elas precisam para se manterem vivas, saudáveis e dando sempre novas flores ou folhas. Mesmo usando um substrato rico em nutrientes, com o passar do tempo a planta absorve tudo o que a terra tinha e chega a hora de adubar para ela seguir sendo alimentada e feliz. 

    Há vários tipos de adubo, mas o que eu acho mais fácil de usar, e que sempre me deu bons resultados, é o adubo Foliar, da Sempre Verde. Ele rende muito porque é líquido e concentrado. Você dissolve uma tampinha dele em 1 litro de água e borrifa nas folhas das plantas. 

    Na embalagem você encontra todas as instruções com relação à frequência de uso, quantidades e afins. Para as minhas plantas tem dado super certo, sem contar que o custo-benefício é ótimo, porque eu tenho ele há mais de 1 ano e ainda está bem cheio.