Livros de Drama: Conheça 10 Histórias Emocionantes com Drama Familiar

Livros de Drama: Conheça 10 Histórias Emocionantes com Drama Familiar

Creator Image
Daniela Colaci
Jornalista e Produtora de Conteúdo
  • INTRÍNSECA
    Extraordinário


    Daniela Colaci

    Auggie é um menino de apenas 10 anos. Ele tem uma síndrome rara que lhe causou uma deformidade facial severa. Educado em casa até então, esse é o primeiro ano em que Auggie vai para a escola e novos desafios o aguardam fora de casa.

    Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me emocionou. Com delicadeza e sensibilidade, R.J. Palacio nos presenteia com uma história sobre respeito às diferenças, amizade e gentileza.

    O livro ganhou uma adaptação e o filme, igualmente incrível, conta com Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay no elenco. Recomendo para todas as idades. É um dos meus livros favoritos e tem uma mensagem fantástica!
  • VALENTINA
    Passarinha


    Daniela Colaci

    Caitlin é uma menina de 10 anos que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela e seu pai estão vivendo um drama intenso, devido à perda de sua mãe e recentemente de seu irmão mais velho. Mesmo com suas limitações, Caitlin é fantástica e mostrará isso em cada página dessa obra.


    Passarinha é um livro extremamente sensível, que eu recomendo para leitores de todas as idades. Kathryn Erskine conseguiu escrever uma história grandiosa em apenas 224 páginas. 

    Essa é uma história de aprendizado, superação e amor. Além de ser uma forma lúdica de aprender um pouco mais sobre o TEA, aprender a respeitar as diferenças e a praticar a empatia.
  • EDITORA ARQUEIRO
    Essa Luz Tão Brilhante


    Daniela Colaci

    Lucille tem 17 anos e, no momento, é a única responsável por sua irmã mais nova, Wren. Seu pai teve um surto e foi internado. Sua mãe disse que viajaria por um tempo e não voltou. Enquanto isso, Lucille precisa sustentar a casa e fingir que está tudo bem para não perder a guarda da irmã para o Conselho Tutelar.

    Lucille é uma personagem extremamente forte para tão pouca idade. Mesmo com medo, ela vai em frente e dá o seu melhor em cada batalha. Nesse livro, temos a ausência de quem deveria dar suporte. Em contrapartida, Lucille encontrará apoio nos melhores amigos.

    A obra de Estelle Laure é voltada para o público jovem, mas é capaz de emocionar e gerar empatia e reflexão até mesmo nos leitores mais experientes.
  • VERUS
    A Lista de Brett


    Daniela Colaci

    Tudo parecia correr bem na vida de Brett. Ela tinha um bom emprego, um namorado lindo e uma casa moderna. Até sofrer o maior baque da vida com a morte de sua mãe. Depois dessa reviravolta, nada parece fazer muito sentido.

    Sua mãe deixa um pedido em testamento: que a filha complete uma lista de sonhos, escrita pela própria Brett ainda na adolescência. Ao tentar cumprir o desejo da mãe, Brett embarca em uma incrível jornada de aventura, amadurecimento e autodescoberta.

    Lori Nelson Spielman me cativou com sua escrita em muitos sentidos, especialmente na superação do luto. Aqui você encontra um drama entrelaçado com cenas leves e divertidas, o que torna essa leitura capaz de arrancar lágrimas e aquecer corações.
  • EDITORA ARQUEIRO
    Nossa Música


    Daniela Colaci

    Uma noite em um hospital, duas esposas, dois maridos. Nada mais comum, certo? Só que, em Nossa Música, esses personagens estão interligados em um passado traumático.

    Ally jamais pensou que veria Charlotte e David novamente, mas o destino prega peças surpreendentes. Como seria rever o seu antigo amor nos braços de outra pessoa?

    Dani Atkins surpreende o leitor em uma trama cheia de reviravoltas, que me arrancou muitas lágrimas e sorrisos durante a leitura. Esse é um livro sobre amor, amizade e principalmente sobre perdão. E mostra também que a vida sempre nos dá oportunidades de começar de novo.
  • EDITORA ARQUEIRO
    O Caminho para Casa


    Daniela Colaci

    Mia e Zach são adolescentes felizes, filhos de uma mãe extremamente amorosa chamada Jude. Lexie, por outro lado, desconhece o amor materno pois passou a infância em vários lares adotivos. Quando os três jovens tomam uma decisão errada juntos, a vida de todos sofrerá o impacto das conseqüências.

    Este é um livro sobre maternidade, família, amizade e perdão. Em alguns momentos, conseguimos nos colocar na pele dos personagens e, em outros momentos, ansiamos para que eles tomem decisões totalmente diferentes. 

    Kristin Hannah é a rainha dos dramas familiares e esse livro é capaz de deixar o leitor de olhos marejados em várias cenas. Uma história de ficção tão bem escrita que poderia se passar por uma história da vida real.
  • COMPANHIA DAS LETRAS
    Hibisco Roxo


    Daniela Colaci

    Kambili é uma jovem que teve uma educação extremamente repressora em casa. Seu pai, um religioso fervoroso, está sempre punindo a família quando acredita que eles desobedeceram às leis de Deus.

    Quando conhece melhor sua tia, que é professora universitária, Kambili começa a enxergar novas possibilidades e embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta.

    Sou fã da escrita da Chimamanda Ngozi Adichie! A forma com que a autora tece suas histórias é extremamente envolvente. Acompanhar a trajetória da Kambili foi uma experiência emocionante! Além disso, o livro é um mergulho na cultura da Nigéria. Uma obra única e inesquecível.
  • JOSÉ OLYMPIO
    A Cor Púrpura


    Daniela Colaci

    Celie passou por vários tipos de abuso em casa e agora convive com um marido que a inferioriza o tempo todo. Em A Cor Púrpura, ela escreve cartas para Deus e para sua irmã, na esperança de dias melhores.

    Alice Walker ganhou o prêmio Pulitzer pela obra, em 1983, e continua arrebatando leitores até hoje. A Cor Púrpura é uma história atemporal e grandiosa, sobre coragem, esperança e redenção. É um livro bem triste, mas vale a pena acompanhar a trajetória da personagem e seu desenvolvimento durante a trama.

    O livro ganhou vida nas telas na direção de Steven Spielberg. Whoopi Goldberg interpreta Celie com maestria e ganhou o Globo de Ouro pelo papel.
  • GLOBO LIVROS
    Minha Vida com Bóris


    Daniela Colaci

    Esse livro conta a história da advogada brasileira, Thays Martinez, que luta pela acessibilidade de pessoas com deficiência. Thays nasceu com a visão perfeita, mas aos 4 anos ficou cega por uma questão de saúde.

    Bóris é seu cão-guia, seus olhos no mundo. A história de amizade entre os dois me emocionou muito e me mostrou a dura realidade que a falta de acessibilidade impõe ao dia a dia das pessoas com deficiência. 

    Thays batalhou pelos seus direitos e hoje muitas pessoas se beneficiam da lei que ela ajudou a criar, que garante o acesso de cães-guia a locais de uso coletivo e meios de transporte. Se você ainda não conhece essa história, permita-se conhecer! É incrível e é uma grande inspiração!
  • LEYA
    826 Notas de Amor para Emma


    Daniela Colaci

    Garth Callaghan acabou de receber seu diagnóstico de câncer e seu maior temor é não ver sua filha crescer. Em uma tentativa de se fazer presente até pelo menos a formatura da filha, Garth escreve bilhetes diários no guardanapo do almoço de Emma.

    Esse livro arrebentou cada pedacinho do meu coração e depois o reconstruiu por inteiro. Que história e que ser humano maravilhoso é esse pai! Sim, essa é uma história real, o que torna tudo ainda mais emocionante.

    Impossível não terminar esse livro com o desejo de viver cada dia intensamente e valorizar cada momento precioso ao lado das pessoas que a gente ama. E relembrar a cada uma dessas pessoas que gostamos o quanto elas são importantes para nós.