Veja 10 Livros de Ficção para Aprender Sobre Doenças, Transtornos e Deficiências

Veja 10 Livros de Ficção para Aprender Sobre Doenças, Transtornos e Deficiências

Creator Image
Marina Mafra
Autora e blogueira
  • INTRÍNSECA
    A Culpa é das Estrelas


    Marina Mafra

    Recebi o livro A Culpa É das Estrelas de presente de duas amigas muito especiais, em um dos momentos mais obscuros que vivi. Ao acompanhar os relatos de Hazel sobre como o câncer foi inserido em sua vida desde tão jovem, percebi que havia muito além da doença. Havia sonhos, sentimentos e planos. 

    Até então, eu limitava o paciente à doença. Recém diagnosticada com Esclerose Múltipla, soube que eu não precisaria limitar os meus dias apenas ao tratamento. Senti uma imensa identificação com os medos e inseguranças da personagem, mas também com os momentos de prazer e descontração. 

    Soube que se algum dia fosse contar o que vivia, seria dessa maneira e por inspiração deste livro. E assim nasceu uma paixão por histórias com doenças e deficiências, sobre realidades diferentes.
  • GALERA
    Uma História de Amor e TOC


    Marina Mafra

    Quando iniciei a leitura de Uma História de Amor e TOC, achei que encontraria, de forma cômica, relatos de personagens com algumas manias. Gostar de coisas organizadas, enfileiradas, limpas... Como eu era ignorante nesse assunto! Nunca mais consegui brincar usando a frase "é tipo um TOC". 

    Esse transtorno é tão sério quanto os motivos que levaram os pacientes a desenvolvê-los. Nessa história conheci dois jovens que se aproximam por participarem do mesmo grupo de terapia, todos diagnosticados com TOC. 

    O romance é extremamente fofo e equilibra a angústia que é conhecer suas realidades e a luta para tentar controlar os próprios corpos. Pessoas condenadas a repetições após explosões de ansiedade. Os sintomas variam muito e têm tudo a ver com o histórico de cada caso. Fiquei obcecada para conhecer mais e fui atrás de outras publicações sobre o tema. 
  • INTRÍNSECA
    Tartarugas Até Lá Embaixo


    Marina Mafra

    A escrita de John Green sempre me coloca na mente dos seus personagens e esse livro ser narrado pela protagonista, com TOC, foi esclarecedor. Acompanhar as atitudes e consequências da compulsão é desesperador. Como um hábito tão insano pode ser indispensável para os pacientes?

    Tartarugas Até Lá Embaixo é um livro cheio de frases marcantes e trechos que guardei para a vida. O mais impactante para mim foi o momento em que a protagonista percebeu que o seu estado mental a afastou de todos, a ponto de não se importar mais com ninguém. 

    Não importa em que situação você se encontre, sempre há maneiras de cuidar de quem está perto. Beneficia ambos e ajuda a equilibrar a sanidade.
  • ROCCO JOVENS LEITORES
    Daniel Daniel Daniel


    Marina Mafra

    Acrescentei três livros sobre TOC a esta lista pois fiquei impressionada com a diversificação de sintomas e manifestações. Em Daniel, conheci um jovem que não fazia ideia do que acontecia com ele. Era um ritual diário de repetições bizarras. Mexeu comigo a família não perceber, pois eram coisas gritantes. 

    Ele fazia um esforço imenso para disfarçar, até que começou a não se controlar mais em público. O constrangimento por ser diferente é algo palpável nessa narrativa. Chega a tornar a leitura desconfortável. O ponto que mais me tocou foi quando Daniel encontrou outra pessoa diferente, não da mesma maneira que ele, só não era considerada normal. 

    A importância de pessoas que nos compreendam na pele é essencial. E por mostrar que ser diferente ainda te mantém humano, esse livro vale muito a pena.
  • ROCCO JOVENS LEITORES
    Se Eu Não Te Vir Primeiro


    Marina Mafra

    Se Eu Não Te Vir Primeiro é uma leitura muito divertida, apesar do enredo ser trágico. A protagonista perde a visão em uma tragédia e precisa aprender a viver sem enxergar. A narrativa é rica nos detalhes para descrever essas mudanças. 

    É angustiante em todos os momentos: na tragédia, em compreender que a vida vai continuar, e durante a adaptação. Mas o principal para mim foi aprender a lidar com alguém que é cego e, melhor, como facilitar a rotina dessas pessoas. Como abordar? Como ajudar? O que não fazer? 

    As explicações desses detalhes foram incluídas de forma descontraída na história. A que mais me marcou foi o pedido para não falar gritando, pois os cegos não podem ver, mas escutam bem. É um universo sobre o qual quero aprender mais. Depois dessa leitura, fiquei interessada em aprender sobre como é a vida de cegos de nascença.
  • MARTIN CLARET
    O Menino Múltiplo


    Marina Mafra

    O Menino Múltiplo foi uma grande surpresa! Recebi da editora e li no escuro, já que não sou muito fã de ler sinopses. O protagonista é um dos meus personagens favoritos da vida. Uma criança, órfã e sem a metade de um braço, muda completamente e para sempre um homem carrancudo, dono de um carrossel. 

    A história é encantadora, mas o ponto principal para mim foi a forma com que trataram a deficiência e a importância de se ouvir quem melhor pode descrever o que é ser diferente, o deficiente. 

    O menino múltiplo é uma aula de autoestima, empatia e respeito pelo espaço do outro. Me ajudou a compreender melhor quem se importa comigo mas, principalmente, escolher o que for melhor para mim.
  • INTRÍNSECA
    Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer


    Marina Mafra

    Já havia achado essa história comovente e recentemente descobri que existe uma síndrome em que as pessoas não se esquecem de nada. Em um primeiro momento, achei ser algo vantajoso, mas aprendi com Joan que isso pode ser uma maldição, principalmente quando se percebe que ninguém lembra dos fatos como você. 

    Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer me fez questionar a importância que damos para as coisas e para as pessoas. E também me levou à tentativa de despertar em mim um controle emocional do que realmente vale a pena ser lembrado. 

    Queria que o autor tivesse abordado mais a síndrome, tratamentos, sintomas. Mas valeu por conhecer e pela mensagem. Sei que é uma síndrome rara, então vou pesquisar mais.
  • INTRÍNSECA
    Como Eu Era Antes de Você


    Marina Mafra

    Há alguns anos atrás minha irmã recomendou esse livro dizendo que eu não poderia viver sem conhecer o Will. Hoje consigo entender. Após um acidente, Will tem uma mudança brutal em sua vida. Como Eu Era Antes de Você foi um dos livros que mais mostrou o impacto que uma alteração na saúde traz. 

    Os olhares, a pena, as dificuldades, perceber que além de você, o mundo também não está preparado para as deficiências. É angustiante e esgotante ter que lidar com uma realidade dessas. E Jojo conseguiu transmitir toda essa essência na sua narrativa. 

    A parte mais impactante para mim foi acompanhar as pessoas em volta do protagonista. A impotência causa desespero. Em um diálogo, a mãe de Will diz achar a alegria do mundo obscena. Isso me tocou profundamente. É um tipo de luto encarar um diagnóstico, uma mudança tão drástica assim. Só entende quem vive.
  • INTRÍNSECA
    Quem é Você, Alasca?


    Marina Mafra

    Estou rindo enquanto digito, pois quem me conhece um pouco sabe que esse livro não poderia faltar nesta lista. Não canso de divulgá-lo. Me identifiquei tanto com Alasca que, quando finalizei a leitura, entendi que precisava de ajuda. 

    Nessa narrativa, John Green nos apresenta uma doença invisível que muitos ainda não levam a sério, a depressão. A leitura me despertou para comportamentos perigosos, que podem trazer consequências desastrosas. Tudo o que vivemos, desde a infância, impacta em nossas vidas, mas como lidamos com isso é que faz a diferença. 

    Acredito que a mente seja um dos instrumentos mais poderosos quando falamos de saúde. Questões não tratadas podem afetar nossa sanidade, nosso corpo. Merecemos nos sentir bem.
  • INTRÍNSECA
    Extraordinário


    Marina Mafra

    Por fim, Extraordinário não poderia faltar nesta lista. Com a deficiência visível no rosto, é impossível controlar o impacto nas pessoas. O livro traz uma mensagem incrível sobre a importância de demonstrar gentileza para qualquer um, em qualquer lugar. Acompanhamos ainda a trajetória do pequeno Auggie para compreender e aprender a lidar com a sua situação. 

    Para os que sofrem com alguma doença ou deficiência, traz acolhimento, a certeza de que sempre haverá quem faça a vida valer a pena. E, de maneira geral, desperta empatia. É impossível ser indiferente à essa história. 

    Os enredos podem ser diferentes dependendo do motivo, mas doenças e deficiências despertam sentimentos e sensações humanas muito parecidas. Se quiser entender a alma dessas pessoas, recomendo este livro.