Espumante Nacional: 10 Dicas para Apaixonar-se pelas Nossas Borbulhas

Espumante Nacional: 10 Dicas para Apaixonar-se pelas Nossas Borbulhas

Creator Image
Séfora Kniphoff
Nutricionista apaixonada por espumantes
  • CASA VALDUGA
    Espumante Casa Valduga Sur Lie


    Séfora Kniphoff

    Sou suspeita para falar deste espumante Sur Lie pois sou fã confessa dessa proposta de espumantes. Sur Lie é um termo francês que significa “sobre as borras". 

    Normalmente, todos os espumantes produzidos pelo método tradicional, após a segunda fermentação, passam pelo dégorgement (retirada das borras). Depois disso é acrescentado o licor de expedição para completar o líquido perdido no dégorgement. 

    O Espumante Casa Valduga Sur Lie não passa por dégorgement, ou seja, não retira as partículas residuais das leveduras. Como resultado temos uma bebida muito aromática, mais turva e com uma cremosidade incrível. Sugiro beber bem gelado, mais que o normal dos demais espumantes.
  • VINÍCOLA SALTON
    Espumante Salton Brut


    Séfora Kniphoff

    Já fui preconceituosa com muito espumante. Mas uma coisa que sempre digo é que, até pra falar mal de alguma coisa, é preciso antes provar. E foi assim que fui mudando muitas percepções ao longo dos anos.


    Este Salton Brut foi um dos espumantes que provei porque sempre o via em promoção e tinha um precinho camarada. Pois ele virou um dos meus espumantes do estilo "dia a dia", pra abrir a qualquer hora e em qualquer lugar. 

    Leve, fresco e descompromissado, se você ainda não provou, sugiro para um bate-papo solto com amigos na praia. Tem outros da linha que também valem ser conferidos, como o Rosé e o Prosseco.
  • CAVE GEISSE
    Espumante Cave Geisse Blanc de Blanc Brut


    Séfora Kniphoff

    Os blanc de blanc são espumantes produzidos exclusivamente com uvas brancas e normalmente com Chardonnay. Este blanc de blanc da Cave Geisse é uma explosão de aromas, borbulhas e sabores. 

    Sempre que abro um espumante desta vinícola, sou enfeitiçada pelo movimentar frenético das borbulhas, que dançam magicamente do fundo até o topo da taça. 

    O melhor de tudo é poder curtir essa vibe no Wine Garden da vinícola. Experiência mais que deliciosa e imperdível! Toda vez que vou, quero pedir uma tábua de frios, abrir um espumante e nunca mais sair debaixo daquelas árvores. Pra mim isso é mágico, simplesmente bom demais!
  • PONTO NERO
    Espumante Brut Rosé Cult Ponto Nero


    Séfora Kniphoff

    Quando me perguntam minha uva favorita eu sempre fico pensativa, sem saber exatamente o que dizer. Mas confesso que quando me perguntam sobre espumantes, sempre digo que os meus preferidos são os rosés. E este Rosé da Ponto Nero foi um dos meus primeiros favoritos. 

    Conheci este espumante no casamento de uma amiga que foi celebrado à beira da praia. Foi paixão à primeira vista, aliás, ao primeiro gole. Penso que ele funciona muito bem para esse tipo de celebração: é fresco, tem aromas de frutas vermelhas no nariz, fácil de gostar e mais fácil ainda de se apaixonar. 

    Os espumantes são versáteis e combinam com uma infinidade de pratos, então para celebrações fazem duplinha de sucesso!
  • COOPERATIVA GARIBALDI
    Espumante Garibaldi Brut Chardonnay


    Séfora Kniphoff

    Quando penso em um espumante para qualquer hora, aquele com bom custo-benefício (ou relação bolso-prazer, como quiser chamar) um dos que me vem sempre à cabeça é este Chardonnay da Cooperativa Garibaldi. 

    Sabe aquele dia em que você resolve abrir sozinha alguma "coisinha"? É este espumante que eu abro... Ou naquele dia em que vai à piscina e quer levar algo para "hidratar" (sempre leve água junto), lá vai ele também.

    O espumante Garibaldi Brut Chardonnay é levinho, fácil de beber e redondinho, para qualquer hora mesmo. Funciona bem inclusive com petiscos fritos. Ele dá aquela "limpada na boca" que cai muito bem depois de comer frituras. Espumante é o máximo porque é assim, para qualquer acompanhamento!
  • PIZZATO
    Espumante Pizzato Brut Tradicional Rosé


    Séfora Kniphoff

    Este Espumante Rosé da Pizzato é fantástico! Beberia em quantidades absurdas... Um Espumante Pinot Noir (80%) e Chardonnay (20%) produzido pelo método tradicional com perlage finíssima e abundante, e frutas vermelhas bem pronunciadas.

    Foi no dia em que conheci essa vinícola que resolvi compartilhar minhas vivências no mundo do vinho. Estávamos meu marido e eu em mais uma das nossas visitas ao Vale dos Vinhedos e encontramos a Pizzato meio sem querer. Resolvemos entrar e fomos apresentados a quase toda a linha de vinhos.

    Fomos tão bem atendidos que saímos completamente apaixonados! Dali em diante, tive certeza de que aquele sentimento não poderia ser só meu. Iniciei então o meu Instagram.
  • MIOLO
    Espumante Miolo Brut Millesime


    Séfora Kniphoff

    A primeira vez em que provei o Miolo Millésime Brut foi em após uma visita à vinícola, há alguns anos atrás. Fomos ao Vale comemorar o aniversário do meu marido e, durante a visita, resolvemos levar uma garrafa para casa. 

    Miolo Millésime é um espumante produzido somente em safras excepcionais com uvas Chardonnay e Pinot Noir. É ideal para ser consumido em momentos festivos (pra mim todos são, hehe). 

    Para quem quiser curtir este espumante de uma forma muito especial, é possível participar de uma degustação do alto da torre da Vinícola Miolo, apreciando a belíssima paisagem do Vale dos Vinhedos. Aos 45 metros de altura é possível degustar quatro rótulos especialmente selecionados, entre eles o Miolo Millésime. Vai dizer que não é uma experiência única?
  • VINÍCOLA VALMARINO
    Espumante Valmarino & Churchill Extra


    Séfora Kniphoff

    Preste atenção no que vou te contar. O dia em que provei este Extra Brut Valmarino & Churchill pela primeira vez foi um divisor de águas na minha vida. Sempre fui apaixonada por espumantes, mas meu coração bateu aceleradamente quando peguei a taça e senti o primeiro aroma. 

    De início fiquei meio atordoada, mas depois percebi que o que sentia era resultado da maturação desse espumante em barrica de carvalho americano. Sim, é um espumante e passa por barrica. Na boca, veio uma explosão de sabores, uma estrutura notável, e o frescor que a madeira conferiu é simplesmente inacreditável e surreal. 

    Sem dúvida alguma ele embarca no pódio da minha lista de TOP espumantes da vida! Imprescindível prová-lo.
  • DON GUERINO
    Espumante Don Guerino Lumen Brut Branco


    Séfora Kniphoff

    Sabe aquela história de se apaixonar pela aparência? Pois então, tenha certeza de que isso acontecerá com você quando conhecer o espumante Don Guerino Lumen Brut. Eu, que sou bem espalhafatosa e amo um brilho, me apaixonei ao primeiro olhar. 

    A garrafa é um espetáculo: dourada e impactante. Mas o melhor de tudo é que seu interior faz jus à embalagem. Esse espumante é produzido pelo método charmat longo (segunda fermentação nas autoclaves). É leve e muito refrescante. Tem uma irmã com uma garrafa rosa brilhante que também é um arraso. 

    A vinícola fica em Alto Feliz e digo que, na minha opinião, é uma das mais bonitas vinícolas do Brasil. Vale demais conhecer! Sugiro um final de tarde no deck brindando o pôr do sol.
  • VINÍCOLA DON GIOVANNI
    Espumante Nature Don Giovanni


    Séfora Kniphoff

    Para ser considerado nature, o espumante não pode ter mais do que três gramas de açúcar total por litro. Nos espumantes produzidos pelo método tradicional, após o dégorgement, é o licor de expedição que vai dar a característica final do espumante (nature, extra brut, brut, demi-sec), ou seja, é a famosa cereja do bolo. 

    Os espumantes nature não agradam a todos, exatamente pela característica de pouco dulçor. Mas a mim eles encantam. Um dos que gosto muito é este Nature da Don Giovanni, vinícola de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. 

    Ele tem um final de boca muito diferenciado, um perfil de evolução que acho o máximo. Os espumantes nature também funcionam muito bem com pratos mais gordurosos, mas com um peixinho ele também vai que é uma beleza!