Veja 6 Brinquedos das Décadas de 70 e 80 que Estão de Volta

Veja 6 Brinquedos das Décadas de 70 e 80 que Estão de Volta

Creator Image
Ana Caldatto
Colecionadora de Brinquedos
  • MATTEL
    Castelo de Grayskull He-Man


    Ana Caldatto

    Boneco He-Man não tive na infância, mas era fã como quase toda a galerinha da minha idade (dos anos 1980), que saía correndo da escola pra assistir ao finalzinho do programa infantil no qual passava o desenho animado He-Man. 

    Compartilho a emoção de chegar aos 50 anos e rever toda a Coleção "Master Of The Universe Origins", vendida pela Mattel em 2021. Agora faço parte do universo dos fãs MOTU (Master Of The Universe). 

    Minha última aquisição foi este castelo de Grayskull, que foi repaginado, mas manteve traços dos anos 1980 (veja as duas versões dele na segunda foto do carrossel).


    No estilo diorama, esse brinquedo se abre, expondo quatro cenários. Neles é possível brincar com todos os bonecos originais de 14 centímetros. Além de vários acessórios, o castelo vem com a figura especial da Feiticeira. Um presente legal para crianças (e adultos) a partir de seis anos.
  • SUNNY
    Playmobil GhostBusters Zeddmore


    Ana Caldatto

    A diversidade de boas lembranças que tenho de Playmobil Trol anos 1970 e do filme Caça-Fantasmas, anos 1980, fizeram com que me apaixonasse pela coleção Playmobil GhostBusters. 

    Gostei tanto que montei a coleção completa, desde o quartel de bombeiro, com todos os personagens – inclusive o boneco Marshmallow, Janine, o Geleia, monstros –, até o medidor de psicocinética e o incrível carro caça-fantasmas Ecto.

    Minha dica pra quem quer iniciar com personagens é investir nesta edição com a figura do Winston Zeddmore, que vem com 24 peças, incluindo prótons removíveis, varinha de prótons, medidor PKE, respingos de lodo de silicone aderente e mais. 

    Outras ideias de figuras nas quais vale a pena investir são o Spengler e o Venkman (versão que vem com os Cachorros do Terror). Recomendados para maiores de seis anos.
  • ESTRELA
    Boneco Falcon Salto Fantástico


    Ana Caldatto

    Boneco Falcon, o herói da linha de brinquedos Comandos em Ação, marcou a geração de meninos dos anos 1970 e 1980. Também marcou presença no brincar das meninas que faziam dele o namorado da boneca Susi. 

    Com 30 centímetros e 14 articulações, o Falcon voltou ao mercado brasileiro de brinquedos em 2017, em comemoração aos 80 anos da Estrela. 

    Com a polêmica de ser um boneco ou uma figura de ação, ele retorna em grande estilo de "o herói de verdade", agradando colecionadores e apreciadores com novas aventuras.

    Além de uma opção do boneco com olhos de águia (segunda foto do carrossel) que se movem para os lados – como os da minha infância, nos anos 1970 –, a marca relançou também veículos como o Tanque de Combate, o Jipe e a Cartela de Acessórios! Na versão que indico aqui, o boneco vem com um paraquedas.
  • ESTRELA
    Boneca Moranguinho


    Ana Caldatto

    A Boneca Moranguinho, da Cidade das Frutinhas, marcou minha infância anos 1980 e a minha memória olfativa com aquele cheirinho doce delicioso! 

    Agora, em 2021, ela está de volta ao mercado com quatro edições: Uvinha, Laranjinha, Maçazinha e, é claro, Moranguinho! A embalagem é nova, mas o corpo e as roupas estão semelhantes às versões antigas, de 1984. 

    São 16 centímetros de corpo articulado em vinil e um cheirinho que lembra os modelos retrô!
  • MATTEL
    Boneco Ken Edição Aniversário 60 Anos


    Ana Caldatto

    Sou da época em que o boneco Ken chegou ao Brasil, em 1984, pela Estrela. Na época ele tinha o nome Bob, para facilitar a pronúncia – uma vez que "Ken" soaria como "Quem?".  

    Como colecionadora de Barbies vintage Estrela e Mattel, eu não poderia deixar de ter o exemplar comemorativo do aniversário de 60 anos do boneco Ken, lançado em três opções: uma inspirada no boneco de 1984, outra no de 1985, e esta versão, inspirada no de 1961. Optei por essa última, que é um boneco moreno, com roupa retrô.

    Agora, a versão de 2021 está fazendo companhia ao boneco Ken original de 1961 que tenho aqui na minha coleção – entre muitos outros dos anos 1980.
  • ESTRELA
    Boneco Topo Gigio


    Ana Caldatto

    Topo Gigio é um ratinho falante de orelhas grandes, que nasceu na Itália e marcou presença no programa Mister Show, da Rede Globo, entre 1969 e 1970. Ele virou boneco na mesma época pela marca de brinquedos Estrela. 

    O Boneco Topo Gigio Estrela comemorou 60 anos em 2019. Com edição especial retrô, manteve a mesma modelagem em plástico vinil. Em 2021, o Boneco Topo Gigio está de volta em vários sites de venda!

    Uma boa oportunidade para apreciadores que curtem nostalgia ou para colecionadores como eu, que querem ter o boneco de infância na coleção, mas com cheirinho de novo!