Mesa Posta: 10 Itens para Iniciar um Enxoval Básico

Mesa Posta: 10 Itens para Iniciar um Enxoval Básico

Creator Image
Juliana Sardenberg
Juju Voando no Cotidiano
  • MIMO STYLE
    Jarra de Vidro com Tampa


    Juliana Sardenberg

    Se tem algo que aprendi ao longo de minha experiência com mesa posta é retirar bebidas e comidas de suas embalagens originais antes de levar à mesa. 

    Esta jarra de vidro traz um toque super charmoso! O fato de ser de um vidro mais fino e ter uma tampa metalizada transmite leveza e modernidade, o que ajuda em qualquer composição. Eu tenho duas iguais e sempre disponho dois tipos de suco, ou água e suco. 

    A mesa fica charmosa e você evita dispor as tais embalagens que só vão trazer poluição visual e "enfeiar" a sua mesa. Aposte sempre em modelos clássicos sem muitos detalhes, pois assim poderá usar em várias ocasiões.
  • INCASA
    Jogo de Taças de Vidro Bico de Jaca Transparente


    Juliana Sardenberg

    Uma bela mesa é composta por muitos itens, e um deles certamente é um bom jogo de taças! As minhas preferidas para qualquer ocasião, desde café da manhã até jantar, são as taças de bico de jaca transparentes. 

    Claro que as coloridas também são lindas, mas pra quem está começando o enxoval de mesa posta, sem dúvidas as taças transparentes vão atender perfeitamente qualquer composição que for proposta. Essas taças são muito tradicionais e colocam a mesa em um patamar mais elevado do que as taças simples de vidro. 

    Quem aí não tem recordações da casa da avó, com copos, garrafas e objetos nesse estilo? Mesa posta está diretamente ligada a recordações, e trazer esses objetos que remetem ao passado nos leva de volta a esses lugares de afetividade!
  • LA CUISINE
    Jogo de Talheres Poá Preto


    Juliana Sardenberg

    Há algum tempo, quando pensávamos em mesa posta, a ideia que nos vinha à cabeça era sempre uma composição com os tradicionais jogos de talheres prateados, aqueles faqueiros completos, que eram usados em todas as mesas. 

    Claro que você tem que ter um desses, mas considerando o rumo moderno e a diversidade que a mesa posta tomou ao longo dos últimos anos, sugiro investir em um jogo de talheres simples e decorado. Não precisa ser o mais completo, mas pense em algo que lhe permita diversas combinações. 

    Nesse caso, o poá em preto e branco é uma estampa super tradicional e vai bem com qualquer cor de mesa. Funciona pois une a tradição da estampa com a modernidade de deixar as peças de roupa para ir direto à sua mesa. Aqui em casa gosto muito de combinar com vermelho, verde menta e rosa, sempre fica um charme!
  • PRIMEWOOD
    Tábua de Madeira Redonda


    Juliana Sardenberg

    As tábuas de madeira geralmente são associadas ao corte de carnes ou à montagem de frios. Contudo, elas são muito mais versáteis e podem ser levadas à mesa de várias formas. 

    Aqui em casa servem para dispor alimentos no café da manhã, por exemplo. Adoro colocar waffles e um potinho com mel ao lado, ou servir um bolo. Também são ótimas para colocar a garrafa de café em cima, protegendo o vidro da mesa e trazendo um charme a mais. 

    Sou suspeita para falar de itens de madeira, pois adoro o estilo mais rústico. Acho que trazem um aconchego diferenciado. Sendo assim, comece a olhar com mais carinho para aquela sua velha tábua de carne. Você pode usá-la como apoio para servir um hambúrguer, por exemplo. Sugiro investir em modelos diferentes do tradicional, como as redondas.
  • MIMO STYLE
    Jogo Americano Redondo


    Juliana Sardenberg

    Claro que ter uma bela toalha de mesa é fundamental, mas se pararmos pra analisar a vida corrida que levamos na atualidade, chegamos à conclusão de que o mais prático é investir em jogos americanos. 

    Além de também trazerem modernidade à mesa, não deixando de lado o tradicionalismo, são fáceis de manusear, sua limpeza é mais rápida e a quantidade de composições que podem ser feitas também supera a tradicional toalha de mesa. 

    Invista em cores mais neutras no início, e depois comece a verificar o que faz mais sentido no seu dia a dia. Existem jogos americanos de muitos modelos e materiais, mas pra quem está começando, esses jogos redondos são bem versáteis, têm um preço mais acessível e com certeza vão te render belas mesas!
  • CUISINE BASICS
    Travessa Branca Retangular


    Juliana Sardenberg

    Quando me casei, lembro que ao fazer minha lista de Chá de Panela, pedi tudo na cor verde. Era a cor que eu amava na época e achei que seria ótimo ter tudo do mesmo tom na cozinha. Claro que cometi um erro daqueles! 

    Pra quem está começando ou vai montar um enxoval de mesa posta, o certo é pedir tudo branco, pois o branco vai com tudo! Qualquer cor combinada com branco dá certo. Depois você pode investir nos jogos e cores que fizerem sentido para a sua casa.

    Você consegue adaptar qualquer mesa tendo louças brancas, isso inclui as travessas de servir. Essas travessas brancas retangulares são perfeitas! Sugiro adquirir pelo menos três, sendo uma pequena, uma média e uma grande.
  • CASAMIGA
    Bowl Branco


    Juliana Sardenberg

    Seja para preparar refeições, para separar ingredientes para uma receita, ou para tomar um caldinho, sem dúvidas o bowl é um item fundamental para compor seu enxoval inicial de mesa posta. É uma peça super versátil, usada tanto nos bastidores, para auxiliar no preparo dos alimentos, quanto como ator principal em muitas recepções.

    Ele pode ser usado para servir caldos e sopas, pastinhas e patês, petiscos, salgadinhos e molhos. Nos tamanhos maiores, acomoda saladas, arroz e o que mais a sua imaginação permitir. 

    O ideal também é adquirir em tamanhos diferentes, para aumentar suas possibilidades. A regra da cor branca é a mesma já mencionada na peça anterior.
  • ALLEANZA
    Prato Raso Ritz


    Juliana Sardenberg

    Ter um jogo de pratos clássicos com o número de lugares que você tem na mesa é fundamental. Você não precisa ter uma infinidade de pratos, mas aconselho o investimento em um bom jogo clássico. 

    Este da Alleanza ganhou meu coração! É um tipo de prato que, por si só, já decora uma mesa, trazendo estilo. Suas cores básicas e traços retos nunca saem de moda. Usei os meus pela primeira vez em um almoço de Dia dos Pais e foi um sucesso! Eles têm um tamanho grande e ocupam bem os espaços da mesa. 

    Não tem quem não admire e elogie uma mesa posta com esses lindos pratos. Além do mais, por terem um tamanho maior, podem ser usados, inclusive, como sousplat. Nunca devemos deixar de analisar a versatilidade das peças!
  • ALLEANZA
    Prato Raso Petit Poá


    Juliana Sardenberg

    Se tem uma dica que eu posso e devo dar para quem está começando na mesa posta é: você não precisa ter todos os jogos de prato da casa no número de lugares de sua mesa. 

    Aqui em casa somos só eu e meu marido. Em 90% dos casos, minhas mesas são montadas só para nós dois. Sendo assim, eu tenho várias duplinhas de jogos, desde pratos, até canecas e xícaras. Este prato da Alleanza é um exemplo disso. Tenho apenas dois e monto mesas lindas com eles! 

    Essa é uma boa dica, pois você consegue economizar e ainda garante maior variedade para explorar sua criatividade nesse mundo de mesa posta. Além do mais, eles também podem ser usados para servir petiscos, bolos e ajudam a decorar sua mesa.
  • OXFORD
    Prato de Sobremesa Renda


    Juliana Sardenberg

    Por fim, e não menos importante, uma peça que acho fundamental adquirir são pratos de sobremesa avulsos. Claro que o ideal é você ter pelo menos um jogo de jantar completo, como já falamos anteriormente. 

    No entanto, pratos de sobremesa decorados fazem uma diferença grande, pois você pode usá-los sobre um prato branco para servir uma entrada, e isso já muda a cara de sua mesa tradicional. Eles também são peças fundamentais em mesas de café da manhã e lanches da tarde. 

    Toda vez que adquiro uma peça, penso em quantas combinações consigo fazer com os itens que já tenho. Este da Oxford, por exemplo, já foi usado aqui em casa em mesas de Natal, Dia dos Namorados, Noite de Massas, entre outras.