Restaurantes para Veganos e Vegetarianos em Belo Horizonte: 10 Opções para Diferentes Gostos

Restaurantes para Veganos e Vegetarianos em Belo Horizonte: 10 Opções para Diferentes Gostos

Creator Image
Débora Campos
Viverdequê
  • Bar e Restaurante
    Florestal


    Débora Campos

    A proposta do Florestal é incrível! O restaurante fica em uma praça e lembra uma estufa de plantas. É um ambiente super agradável, com as mesas se estendendo pela praça. As louças são de barro e combinam perfeitamente com a proposta. É pet friendly e faz parecer que estamos no quintal com os amigos. 

    O que mais me surpreendeu neste restaurante foi o protagonismo vegetal. Os produtos são frescos, pois não viajam grandes distâncias, e mais saudáveis, pois não são cheios de agrotóxicos. O restaurante tem parcerias com microprodutores locais, contribuindo com o desenvolvimento social da região. 

    O cardápio vai mudando a cada estação, de acordo com a oferta de ingredientes. Há também opções para quem não consegue ficar sem uma “carninha”. 

    Pedi um prato inspirado no México, com tortilhas de fubá crioulo, milho cubano, mole negro (espécie de molho que leva vários tipos de pimentas e chocolate) com abacate e pimentões recheados. De sobremesa, pedi o Jardim Japonês, um delicioso sundae de matchá; e o Banoffe Split, banana, crumble, sorvete de doce de leite e merengue.

    Endereço:

    Avenida Assis Chateaubriand, 176, Floresta, Belo Horizonte (MG)
  • Sushi
    Bejí Sushi Veg


    Débora Campos

    Já imaginou um restaurante de sushi que não utiliza peixe? Pois existe, eu experimentei e é simplesmente sensacional! O Bejí é um restaurante que não usa nenhum produto de origem animal. As peças são inspiradas nos sushis tradicionais, como Uramakis, Gunkans, Hots, Norimakis e Temakis. 

    O ambiente tem uma decoração linda, super colorida. Você pode sentar em banquetas próximas ao balcão e assistir o sushiman montando as peças, ou escolher as mesinhas que ficam espalhadas pelo terceiro andar do Mercado Novo. Se preferir, pode agendar e receber as peças pelo delivery. 

    Os sushis são um espetáculo, e em nada ficam devendo para os sushis tradicionais. Aliás, o sabor torna-se ainda mais surpreendente quando pensamos que tudo aquilo é feito com ingredientes de origem vegetal. 

    Além dos sushis, o restaurante oferece bebidas típicas do Japão, como sakês e chás. Vale a pena experimentar, pois acompanham muito bem os sushis. Já experimentei tudo e amei! É uma experiência que vale a pena!

    Endereço:
    Avenida Olegário Maciel, 742 Loja 3229 - Terceiro Andar - Centro, Belo Horizonte / MG (Mercado Novo)
  • Indiano
    Indian Gourmet


    Débora Campos

    A Índia é o país com a maior comunidade vegetariana do mundo, por causa de seus costumes religiosos. Por isso, os indianos possuem diversos pratos que são ricos em sabores, aromas e ingredientes vegetais. 

    Aqui em Belo Horizonte destaco o Indian Gourmet. Gosto do ambiente temático e do sabor dos pratos. O restaurante me faz viajar pelos sabores da Índia!

    Sugestões de pratos para saborear no Indian Gourmet:

    Pão Naan feito no tandoor, um forno típico da Índia; Samosa de Legumes, que parece um pastel e é sensacional; Chana Masala Sauce, um tipo de ensopado; Paneer Tikka, ricota assada no tandoor; molhos de tamarindo, tomate picante, hortelã e chutney de manga; Lassi, uma bebida feita de iogurte, com fruta e cardamomo; Kheer, arroz doce com cardamomo. 

    A cozinha indiana é conhecida por ser picante, por isso sempre deixe claro o grau de ardência a que está acostumado. E se não gostar de pimenta, é só avisar. Eles estão acostumados com o paladar brasileiro. 

    Endereço:
    Rua Alvarenga Peixoto, 585 - Lourdes, Belo Horizonte / MG
  • Café Cultural
    Café com Letras


    Débora Campos

    Adoro o Café com Letras, que é uma mistura de experiências gastronômicas com experiências culturais. O espaço possui um cardápio diversificado e promove eventos como música ao vivo, lançamentos de livros, cafés literários, exposições de quadros, de fotografias, etc. 

    Já participei de vários festivais, circuitos e eventos com chefs convidados, que prepararam pratos vegetarianos e veganos deliciosos.

    A comida é realmente muito saborosa. O cardápio é bem elaborado e conta com ótimas opções vegetarianas e veganas. São necessárias várias visitas para experimentar todas as opções veg de almoço, lanche, café da tarde e happy hour. 

    Os pratos que mais gostei foram o gnocchi (nhoque de batata) e o risoto de pesto com legumes. Para lanche, recomendo o hambúrguer vegano de feijão preto, e também o de grãos e castanhas. O brownie vegano é sensacional, vale a pena experimentar!

    Na verdade, já até perdi as contas de quantos pratos já experimentei. Sempre saio já pensando na próxima visita.

    Endereço:
    Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi, Belo Horizonte / MG
  • Buffet
    San Ro


    Débora Campos

    O San Ro é um dos meus queridinhos em Belo Horizonte. É um restaurante vegetariano, com um ambiente acolhedor, e que tem no buffet uma vasta opção de pratos nacionais e internacionais. 

    Os meus pratos favoritos são os asiáticos. Fica até difícil escolher o melhor, mas não deixe de experimentar o rolinho primavera, o kunfu (pão chinês), os sushis, o yakissoba, o bifum, a berinjela jiang bao, a jaca com abacaxi e o tofu, preparado de diversas maneiras. 

    Para quem gosta da comida tradicional, recomendo o nhoque, a feijoada e as massas. Mesmo se quiser apenas o arrozinho com feijão, batata e salada, ainda assim você vai se surpreender com o sabor. 

    Recomendo inclusive para quem não é vegetariano, pois a comida é feita com tanto capricho que conquista até os paladares mais exigentes. O restaurante trabalha no estilo de buffet, ou seja, dá para experimentar um pouquinho de cada preparo. 

    E se você gosta de cozinhar, aproveite a visita para conferir os produtos que são vendidos na mercearia ali mesmo, dentro do restaurante.

    Endereço:
    Rua Professor Moraes, 651 - Savassi, Belo Horizonte / MG
  • Bistrô
    Namah Bistro


    Débora Campos

    Já fiz algumas visitas ao Bistrô Namah, que é um espaço super agradável. No mesmo local funciona um estúdio de yoga. O que mais me encantou foi o cuidado com a comida, que além de ser à base de ingredientes orgânicos, é livre de produtos industrializados. 

    Os pratos são preparados com muito capricho, não apenas pelo sabor, mas também pela apresentação, que é daquelas que dá vontade de tirar algumas fotos antes de saborear. 

    O cardápio é bem extenso, com opções de lanches, entradinhas, pratos completos e sobremesas. Gosto muito do hambúrguer de Portobello, do nhoque de banana da terra e da pizza com massa de couve-flor. 

    Os bowls são os meus favoritos. Já experimentei os de frutas, de açaí e de cacau. Você pode escolher os ingredientes e montar o bowl personalizado. Os smoothies de manga e de amendoim também são uma delícia!

    Endereço:
    Rua Tomás Gonzaga, 531 - Lourdes, Belo Horizonte / MG
  • Mineira
    Cozinha Tupis


    Débora Campos

    O Mercado Novo é um lugar que todo apaixonado por comida deveria conhecer! Apesar do nome, ele foi inaugurado na década de 60, com intuito de substituir o Mercado Central, o que não aconteceu. Com o passar do tempo, ele foi se deteriorando. 

    Desde 2018, o Mercado Novo vem sendo revitalizado e acabou se tornando um centro de gastronomia e cultura. Atualmente, os três pavimentos estão ocupados. São 40 bares e restaurantes e mais de 30 lojas de diversos ramos. 

    É neste ambiente boêmio que fica a Cozinha Tupis, um dos restaurantes pioneiros do local. É uma mistura de comida raiz com preparos criativos, ou seja, comida simples feita de uma maneira surpreendente. Outro dia comi uma berinjela de "cair o queixo", como dizia a minha avó. Olhei ao redor e percebi outros comensais tão maravilhados quanto eu. 

    Por isso, programe-se para conhecer o local, pois é uma experiência única! O restaurante sempre tem pratos vegetarianos ou veganos do dia. Você pode conferir as opções nas redes sociais do restaurante.


    Endereço:
    Avenida Olegário Maciel, 742 - LJ 2161 - Centro, Belo Horizonte / MG (Mercado Novo)
  • Italiana
    Est! Est! Est! Ristorante


    Débora Campos

    O Est Est Est é um pedacinho da Itália em Belo Horizonte. O restaurante possui um ambiente acolhedor e super bem decorado. O chef é de origem italiana e busca oferecer ao comensal uma experiência autêntica. 

    O meu destaque vai para as massas, que são artesanais, frescas e muito saborosas. Os molhos também são frescos, dá pra sentir o sabor de cada ingrediente. A carta de vinhos é excelente e as sobremesas são deliciosas!

    O atendimento também é muito bom. Por ser vegetariana, já pedi adaptações em alguns pratos e fui prontamente atendida. Parece algo simples, mas são esses detalhes que tornam a experiência ainda mais agradável, deixando aquela vontade de voltar para experimentar coisas novas. 

    Vale ressaltar que o cardápio possui várias opções vegetarianas e veganas! Então, se você deseja conhecer ou matar a saudade da autêntica comida italiana, não deixe de ir ao Est Est Est!

    Endereço:
    Avenida Getúlio Vargas, 107 - Funcionários, Belo Horizonte / MG
  • Buffet
    Graciliano


    Débora Campos

    O Graciliano é um restaurante de comida variada, servida no estilo buffet. Serve desde sushis até churrasco, tudo muito bem preparado e saboroso. 

    Não é um restaurante vegetariano ou vegano, mas no buffet sempre há muitas opções de vegetais, saladas com grãos, com leguminosas, feijão sem bacon... É um lugar onde dá para comer muito bem se você for vegetariano ou vegano. Eu vou muito lá e gosto muito desse restaurante!

    O que mais me agrada é que eles buscam inovar os modos de preparo dos ingredientes. Por isso, a experiência é sempre diferente, nada de comida sem graça.

    Endereço:
    Avenida Luiz Paulo Franco, 721 - Belvedere, Belo Horizonte / MG (Unidade Belvedere)
  • Gastrobar
    Camaraderia


    Débora Campos

    O Camaraderia foi o primeiro gastrobar vegano de Belo Horizonte. É uma proposta muito interessante, com um ambiente descontraído e super agradável. O atendimento também é muito bom!

    O cardápio possui versões de vários pratos clássicos brasileiros, como feijoada, estrogonofe, acarajé, tropeiro e moqueca. Há também pratos com inspirações internacionais, como risoto, nhoque, spaghetti, hambúrguer e cheesecake. Experimentei por delivery o harumaki, que é rolinho primavera chinês. 

    Minha sugestão é aproveitar o prato do dia, que é muito bem servido. E não deixe de experimentar os sucos e as sobremesas, que são muito bons. 

    O restaurante faz divisa com a Savassi, uma das regiões mais charmosas de Belo Horizonte e que possui diversas atrações turísticas. Por isso, vale a pena planejar a visita ao gastrobar e esticar o passeio em locais como a Praça da Liberdade, onde estão alguns museus, exposições itinerantes e belas construções históricas.

    Endereço:
    Rua Cláudio Manoel, 555 - Funcionários, Belo Horizonte / MG