O Que Fazer no Centro do Rio de Janeiro: 10 Ideias de Passeios Imperdíveis

O Que Fazer no Centro do Rio de Janeiro: 10 Ideias de Passeios Imperdíveis

Creator Image
Camila Bastos
Camila na Cozinha
  • Biblioteca
    Biblioteca Nacional


    Camila Bastos

    Criada em 1810, a Biblioteca Nacional é considerada pela Unesco a maior biblioteca da América Latina. Possui um acervo com mais de 9 milhões de itens entre livros, manuscritos, periódicos, discos, partituras, cds, gravuras...

    Com o crescimento diário do material, a Biblioteca precisou de um local maior para comportar o seu acervo. Foi então que, em 1910, o atual prédio sede foi inaugurado. O lugar é belíssimo, vale a pena dar um passeio só para conhecer a arquitetura, uma mistura de neoclássico com art nouveau. As claraboias com vitrais no teto são um espetáculo à parte. 

    Além das salas de leitura, o prédio tem um lindo jardim e uma lojinha. O espaço também recebe várias exposições e eventos culturais. 

    A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h. Para ter acesso ao acervo é preciso fazer um cadastro para obter a carteirinha e então usufruir do material.

    Endereço:
    Av. Rio Branco 219, Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Museu
    Museu Nacional de Belas Artes


    Camila Bastos

    Outro lugar imperdível que compõe o circuito de prédios históricos no centro é o Museu Nacional de Belas Artes. A instituição possui a maior e mais completa coleção de arte brasileira do século XIX, com cerca de 100 mil itens de artistas como Pedro Américo, Vitor Meireles, Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo. 

    Além de obras do século XIX, o espaço tem uma galeria com obras de artistas da Arte Moderna e Contemporânea. Entre eles estão Di Cavalcanti, José Pancetti, Candido Portinari, Djanira, Tarsila do Amaral, Lasar Segall e muitos outros. 

    O Museu é grande e lindo! Tem várias galerias, exposições temporárias e eventos culturais. O museu está fechado para visitação, mas até sua reabertura (ainda sem data), muitas obras podem ser vistas online. Consulte o site do museu e, para informações sobre a reabertura, o perfil do museu no Instagram parece ser o melhor canal.

    Endereço:
    Avenida Rio Branco, 199 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Teatro
    Theatro Municipal do Rio de Janeiro


    Camila Bastos

    Localizado na Cinelândia e vizinho da Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal do Rio é uma das casas de espetáculos mais importantes do país. Por ele já passaram grandes artistas nacionais e internacionais como Villa-Lobos, Bidu Sayão, Maria Callas e Ella Fitzgerald.

    O prédio é lindíssimo, rico em detalhes. O projeto foi inspirado na Ópera de Paris e inaugurado em 14 de julho de 1909. Grande parte dos acabamentos são importados: mármores da Itália e Grécia, cerâmicas e esculturas da França, lustres da Inglaterra e o corrimão da escada principal, que é todo de pedra Ônix, da Argélia. 

    Semanalmente, o Theatro convida artistas da música para uma apresentação na área externa do prédio. Os shows são sempre às quartas-feiras, a partir das 17h, abertos ao público e com entrada franca. 


    De Quarta a Sábado, o Theatro oferece visita guiada. Nesse passeio você conhece mais sobre a arquitetura, os salões, a varanda e os bastidores da sala de espetáculos.

    Endereço:
    Praça Floriano, s/n Centro - Rio de Janeiro/RJ 
  • Centro Cultural
    CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil


    Camila Bastos

    O Centro Cultural do Banco do Brasil é um dos espaços mais importantes de cultura da cidade. Oferece regularmente uma programação diversificada. São exposições, peças de teatro, cinema, shows, oficinas e programas educativos. 

    Além das programações temporárias, a instituição tem uma biblioteca e uma exposição permanente sobre a trajetória da moeda no Brasil e no mundo com peças numismáticas raras, como a moeda de ouro lançada para a coroação de Dom Pedro I. 

    O acesso ao prédio e as exposições são gratuitos, as demais programações têm preços acessíveis. O lugar é muito bonito, tem espaços de convivência como café, restaurante e a famosa rotunda, a parte mais admirada e fotografada do prédio. 

    Eu sou apaixonada pelo espaço. Não perco nenhuma exposição e sempre que estou ali por perto eu entro para um café ou para dar um descansada num banquinho no térreo.

    Endereço:
    Rua Primeiro de Março, 66 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Confeitaria
    Confeitaria Colombo


    Camila Bastos

    Não tem como passear no centro do Rio de Janeiro e não visitar a Confeitaria Colombo. Ela foi fundada em 1894 e hoje é tombada como patrimônio cultural e artístico da cidade. 

    É a confeitaria mais bonita que eu já visitei! O espaço é grande e pomposo, tem grandes espelhos belgas, móveis de jacarandá, bancadas de mármore italiano e vitrais franceses. O local atualmente tem cinco salões com restaurantes, bar, café e espaço para eventos. 

    O cardápio é extenso, tem desde pratos à la carte, café da manhã completo, doces, salgados e uma grande variedade de bebidas. Se você for pra tomar um café da tarde, uma boa pedida é o capuccino italiano, bolinho de bacalhau e um mil folhas de creme. Esse trio é o meu pedido favorito! 

    A confeitaria abre de Segunda a Sábado. Normalmente tem fila de espera para entrar, então se programe com tempo para não deixar de fora esse passeio!

    Endereço:
    Rua Gonçalves Dias, 32 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Confeitaria
    Casa Cavé


    Camila Bastos

    É pelas ruas do centro que você encontra a confeitaria mais antiga da cidade, a casa Cavé. Fundada em 1860 pelo francês Charles Felix Cavé, a confeitaria é um ícone do Rio de Janeiro. 

    Já passaram por lá frequentadores ilustres como Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral, Olavo Bilac, Nelson Rodrigues, Chiquinha Gonzaga...

    O prédio é lindo por fora e muito charmoso por dentro. Desde o ladrilho do chão, as mesas, os espelhos, os lustres e até os vitrais são belíssimos. No cardápio você encontra vários combos de cafés, sanduíches e uma variedade de doces e biscoitos. O destaque são os doces portugueses. 

    Todos os doces são muito bons, mas o pastel de nata é o melhor! Massinha crocante, creme leve e muito saboroso. Eu amo!

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 133 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Biblioteca
    Real Gabinete Português de Leitura


    Camila Bastos

    O Real Gabinete Português é a maior e mais valiosa biblioteca de autores lusitanos fora de Portugal. Lembro-me da primeira vez em que entrei nessa biblioteca, em 2014. Fiquei tão encantada e até emocionada! 

    O lugar é lindo, tem livros muito antigos, alguns raros, como um exemplar de 1572 de “Os Lusíadas”, de Camões. Hoje, morando no Rio, eu passo por lá toda a semana e garanto que a sensação é a mesma. 

    Em maio, o Real Gabinete Português completará 185 anos. É a associação mais antiga criada pelos portugueses no Brasil após a Independência, em 1822. O acervo da biblioteca pública conta com 350 mil volumes. 

    Para quem ainda não conhece o lugar, fica o convite para uma visita. O espaço fica aberto de segunda à sexta, das 10h às 16h, com entrada gratuita (confira os horários no site oficial antes de ir). 

    Se você tiver um tempinho, fique perto da porta e observe a reação das pessoas ao entrar na biblioteca. Eu já fiz isso e é muito legal. Ninguém entra calado, todos soltam algum elogio (baixinho, é claro).

    Endereço:
    Rua Luís de Camões, 30 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Comércio
    Polo Saara


    Camila Bastos

    Mais conhecida como a Saara, o polo de lojas popular do centro do Rio é considerado o maior shopping a céu aberto da América do Sul. O Polo ocupa 12 ruas e tem mais de 900 lojas. 

    Lá você encontra desde roupas, artigos para casa, bijuterias, brinquedos, bolsas, óculos, produtos para pets, eletrônicos, aviamentos, fantasias para festas, restaurantes e muito mais. 

    O nome faz jus ao lugar. É um dos locais mais quentes do Centro. Por isso aconselho a ir com roupas e sapatos confortáveis, porque a empolgação cresce a cada rua que você passa e a caminhada se torna longa. Sem contar que as ruas normalmente são muito lotadas. 

    Se bater aquela fome durante o passeio, sugiro dar uma paradinha na padaria Bassil, na Rua Senhor dos Passos. Fundada em 1913, a padaria serve no balcão diversos quibes e esfirras assadas em forno à lenha. É uma delícia!

    Endereço:
    Rua Buenos Aires, 321 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Restaurante
    Casa Paladino


    Camila Bastos

    Depois de bater perna e fazer compras na Saara, nada melhor que um bom petisco e um chope bem gelado. Um dos meus lugares favoritos no Centro, a Casa Paladino é uma mistura de armazém de secos e molhados e restaurante. 

    Inaugurado em 1906 na Rua Uruguaiana, o restaurante ainda preserva suas altas prateleiras originais carregadas de bebidas e enlatados. O lugar é famoso por servir sanduíches. E eu posso garantir, depois de ter provado em vários bares, que os sanduíches da Casa Paladino são os melhores da cidade! No menu há uma opção de sanduíche vegetariano: com queijos e picles.

    A casa oferece ainda 22 opções de omeletes, todas acompanham azeite e uma cestinha de pão fresquinho e crocante. A mais famosa é a mista, uma combinação de queijo prato, chester, presunto, lombinho, cebola e salsa. E pra quem quer só um tira-gosto, pode pedir bolinho de bacalhau ou porções de conservas e frios. 

    No armazém você encontra de tudo, desde bacalhau, geleias, enlatados, carnes defumadas e uma grande variedade de bebidas.

    Endereço:
    Rua Uruguaiana, 224 Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • Museu
    Museu do Amanhã


    Camila Bastos

    Caminhando pela Praça Mauá, Zona Portuária do Rio, você se depara com um grande e diferente prédio quase flutuando no mar. Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã é um espaço que mistura ciência, futuro e inovação. 

    São vários ambientes com exposições fixas e temporárias. O local também tem uma lojinha e um café. Vale a pena reservar um tempo extra para fazer um passeio aos arredores do Museu. Ali é uma área gostosa para caminhar, comprar pipoca, tomar um coco e também visitar outros pontos turísticos que ficam próximos dali. 

    Logo em frente tem o Museu de Arte do Rio, outro lugar incrível para conhecer. Quando for comprar o ingresso para o Museu do Amanhã, você pode optar pelo combo e obter as duas entradas por um preço menor. Às terça-feiras a entrada para o Museu do Amanhã é gratuita (veja mais no site do museu). 

    Saindo dos museus, tem o calçadão que vai até a roda gigante, passando pelo Aquário. Nesse percurso você vê o mural das Etnias pintado pelo grafiteiro Eduardo Kobra. São 2600m² de arte a céu aberto. Um passeio imperdível!

    Endereço:
    Praça Mauá 1, Centro - Rio de Janeiro/RJ