Clássicos da Literatura Infantil Nacional: Confira 6 Indicações

Clássicos da Literatura Infantil Nacional: Confira 6 Indicações

Creator Image
Educação Infantil
Blog de Alfabetização e Leitura Infantil
  • AUTÊNTICA INFANTIL E JUVENIL
    Chapeuzinho Amarelo


    Educação Infantil

    Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, conta a história de uma menina que tinha medo de tudo. Ela tinha tanto medo, que sua vida tinha se tornado uma vida nada divertida. Ela tinha muito medo de encontrar um tal lobo. O curioso é que, quando ela encontra o lobo, o medo vai passando e tornando-se cada vez menor, para a surpresa e decepção do próprio lobo. 

    Um livro de leitura rápida, que brinca com rimas e palavras repetidas; que faz trocadilhos e rimas divertidas. Ideal para crianças de qualquer idade, mas principalmente para crianças que estão numa fase de medos e também de apresentação das palavras – fim da Educação Infantil e início do Ensino Fundamental, entre 5 e 7 anos de idade. 

    Uma bela lição de que o medo pode ser enfrentado e assim ficar pequeno e insignificante.
  • MELHORAMENTOS
    A Festa no Céu


    Educação Infantil

    A Festa no Céu é um conto folclórico narrado por animais que não voam. O livro conta a história de uma festa que aconteceria no céu e que deixa os animais animados. Porém, uma festa no céu privilegia apenas animais que têm asas, e isso faz com que os animais que não voam fiquem bastante chateados. 

    Uma tartaruga esperta tem a ideia de esconder-se no violão de um urubu-rei e participar da festa também. Ela deixa todos surpresos porque ninguém consegue imaginar como ela chegou até lá. 

    A tartaruga aproveita a festa intensamente e, na volta, arruma um jeitinho de esconder-se novamente no violão. Porém, por um deslize, ela é descoberta e jogada lá de cima pelo urubu. Ao cair, outros animais que estão em terra a ajudam, mas seu casco nunca mais será o mesmo. 

    Animais que falam sempre caem no gosto da criançada. A história é curta, de falas divertidas e traz uma bonita lição sobre inteligência, cooperação e empatia.
  • MELHORAMENTOS
    O Menino Maluquinho


    Educação Infantil

    O Menino Maluquinho conta a história de um menino espoleta, rodeado de amigos e da família, que sempre estava aprontando alguma coisa. A vida desse menino era sempre cheia de acontecimentos e o tédio não tinha vez. 

    Ninguém nunca sabia o que esperar do menino, mas todos que o cercavam sabiam que ele sempre apareceria com alguma ideia para aprontar, algo para brincar e que ele não ficaria quietinho. 

    O tempo passou, o menino cresceu e tornou-se um cara legal. Foi aí que todos perceberam que esse menino, de maluco, não tinha nada. 

    Um livro de imagens em preto e branco, de frases curtas, que relata o dia a dia de uma criança feliz e que vive a vida intensamente.
  • SALAMANDRA
    Marcelo, Marmelo, Martelo


    Educação Infantil

    Marcelo, Marmelo, Martelo é um livro que conta a história de um menino curioso chamado Marcelo. Ele começa a questionar por que as coisas receberam o nome que receberam. Em alguns casos, seus pais tentam explicar algumas palavras com base em suas origens. Claramente, eles não sabem por que cada objeto recebeu o nome que recebeu.


    Marcelo vai ficando cada vez mais curioso e pensando na possibilidade de dar o nome que, na sua opinião, se encaixa com cada coisa – o que deixa seus pais um tanto preocupados! 

    O menino Marcelo nos faz pensar nos nomes que cada objeto recebeu e no quanto pode ser divertido sentir-se livre para chamar os objetos pelo nome que achamos que combina com eles. Ainda mais na infância, quando somos ainda mais criativos e cheios de ideias!
  • COMPANHIA DAS LETRINHAS
    Quem Soltou o Pum?


    Educação Infantil

    Quem Soltou o Pum? é um livro de história simples, mas que garante boas gargalhadas da criançada. Uma criança tem um cachorrinho de estimação que vive fazendo trapalhadas e estripulias. O cachorro se chama Pum. 

    Por aí já se pode imaginar os trocadilhos possíveis no decorrer das páginas. O cachorro se mete em diversas situações do dia a dia e seu dono sempre está ali, tentando contorná-las. 

    A cada virada de página, a criançada vai rir e se divertir com as aventuras do dia a dia de Pum e seu dono. Enquanto leem ou acompanham a leitura, as crianças fazem várias associações entre o “pum de verdade” e um cachorrinho com o nome de Pum. Essas associações também rendem boas risadas!
  • GLOBAL EDITORA
    O Menino Azul


    Educação Infantil

    O Menino Azul é um livro curtinho e de frases simples. É composto por uma poesia leve que retrata o desejo de um menino em ter um animalzinho de estimação, e que esse animal seja um burrinho. 

    O menino quer que o animalzinho seja de fato um companheiro que saiba inventar histórias e o acompanhe nas mais diversas aventuras.

    O livro é de uma fofura enorme, pois mostra que o ingênuo menino sonhador está em busca de um burrinho calmo, porém aventureiro e inteligente. O livro também mostra que esse menino é bem pequeno, pois ainda não é alfabetizado. 

    Uma leitura rápida e bem graciosa. Ideal para as crianças menores que não prendem a atenção por muito tempo.