A doença celíaca é uma condição autoimune, genética e sistêmica que atinge de 1 a 2% da população mundial, de acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Entretanto, muitas pessoas que possuem essa doença ainda não tiveram o diagnóstico.
Para essa condição não existem medicamentos, mas existe um tratamento 100% voltado para a alimentação: uma dieta livre de glúten – proteína presente no trigo, centeio, cevada, aveia e malte –, por toda a vida.
A comunidade celíaca ainda sofre preconceito pela sociedade, que julga o estilo de vida – baseado em uma questão de saúde – , como sendo uma dieta da moda (no caso da alimentação, por exemplo).
Para desmistificar essa ideia é necessário discutir o tema. Esse é o intuito desta lista, onde você encontra 9 conteúdos (blogs, perfis no Instagram, podcast e documentário) para aprender sobre doença celíaca de forma simples, através das experiências de celíacos.
Fica até o fim para conferir algumas dicas extras de séries com episódios sobre a doença celíaca!
O Prato Livre é um site de notícias que nasceu com o propósito de veicular conteúdo jornalístico de qualidade, voltado para pessoas com doenças autoimunes, intolerâncias alimentares, alergias e outras restrições relacionadas à alimentação, como celíacos, intolerantes à lactose, diabéticos e alérgicos.
O site traz dicas de novos produtos; dicas de gastronomia inclusiva; entrevistas e artigos de especialistas; turismo inclusivo; educação (livros e cursos específicos); reportagens especiais sobre saúde, entre outros.
Criado pela jornalista Nathália Abreu, o portal reúne novidades e esclarecimentos em um só lugar. As apurações acontecem com responsabilidade e carinho, para promover a inclusão alimentar e ajudar os leitores a viver mais livres e com segurança.
O trabalho da Cris começou inicialmente no Youtube, canal destinado a compartilhar receitas sem glúten e suas experiências sendo uma celíaca viajante.
Para organizar todas as receitas que disponibiliza nas redes sociais, Cris criou um blog, onde é possível encontrar uma diversidade enorme de receitas de doces, salgados, massas, entre outros, todos sem glúten.
Já no Instagram, a influenciadora, além de compartilhar suas receitas e viagens, também faz um trabalho denominado “denúncia glúten free”, em que alerta seus seguidores sobre produtos teoricamente isentos de glúten, porém rotulados de forma errada, o que coloca em risco a saúde dos consumidores celíacos.
Após participar de um grupo virtual criado pela Acelbra SP e ver sua irmã gêmea, Ester Benati, sendo entrevistada sobre a dieta sem glúten no programa Sem Censura, Raquel decidiu criar o Rio Sem Glúten.
A partir de 2011, Raquel começou a editar, traduzir e criar materiais educativos em PDF sobre a doença celíaca e disponibilizar esses conteúdos de forma gratuita para download.
No ano seguinte Raquel também criou um blog vinculado ao Rio Sem Glúten, para divulgar traduções de textos e artigos científicos sobre doença celíaca, sensibilidade ao glúten e dieta sem glúten.
Perfil criado no Instagram, a Corredora Glúten Free, como é conhecida a celíaca Lu Simões, compartilha assuntos sobre suas maiores paixões: os esportes e a gastronomia. Ela é ultramaratonista, triatleta e beach tenista.
Celíaca diagnosticada em 2014, Lu aceitou o diagnóstico rapidamente e, ao adotar mudanças na sua alimentação, viu logo uma melhora na qualidade de vida.
Através da sua conta na rede social, Lu busca conscientizar seu público sobre a doença celíaca, além de ressaltar a importância do esporte e da alimentação adequada na vida dos celíacos.
Elisa, pessoa por trás do Glúten Free Trips, demorou anos para fechar o diagnóstico da doença celíaca, pois já havia retirado o glúten da dieta – para conseguir fechar corretamente o diagnóstico, é necessário que o paciente esteja consumindo glúten por um determinado período, de acordo com a orientação do médico.
Ela criou seu blog e seu perfil no Instagram para compartilhar o que mais gosta de fazer: viajar. E claro que essa tarefa pode ser um pouquinho difícil para quem tem alguma restrição alimentar. Mas Eliza mostra que é possível ir para qualquer lugar do mundo com muito planejamento e organização.
Além disso, Elisa é conhecida por utilizar o Nima, aparelho detector de glúten. Por onde vai, mesmo que em restaurantes comuns, Elisa faz testes com o Nima e compartilha os resultados nas redes sociais. Essa informação ajuda outros celíacos a saberem onde podem comer de forma confiável.
Leonardo Munhoz é celíaco assintomático, ou seja, sem sintomas. Ele só foi diagnosticado devido a um atraso em seu crescimento.
No seu Instagram, Leo compartilha como improvisar nas refeições quando não há nenhum local seguro para se alimentar, reforçando o seu espírito de escoteiro e o aprendizado que o grupo lhe proporciona.
Ele também apresenta lugares glúten free durante as suas viagens, tudo disponibilizado nos destaques da sua conta.
Em Curitiba, cidade onde mora, Léo está fazendo uma verdadeira mobilização em prol dos celíacos. Em todos locais que frequenta constantemente, tem conseguido que disponibilizem alimentação sem glúten.
Dinadeia Brandalise é psicóloga formada pela PUC, com mais de 20 anos de experiência. Ela atua na área clínica, atendendo principalmente adolescentes na terapia cognitiva comportamental. Celíaca, foi diagnosticada há mais de 13 anos, depois de passar bastante tempo em busca de uma resposta para sua fadiga, insônia e dores abdominais. Ou seja, ela sabe exatamente o que os celíacos passam ao receber o diagnóstico.
Dinadeia faz um trabalho maravilhoso junto à Associação de Celíacos do Paraná (Acelpar), dando apoio e atendimento aos celíacos recém-diagnosticados e suas famílias.
Além de produzir conteúdo sobre a doença no seu Instagram, ela é constantemente convidada para fazer conteúdos com outras pessoas, como lives e podcasts, quando discorre sobre o processo de aceitação do celíaco, bem como da adaptação dos familiares e amigos.
O Desintriga é um podcast criado com a intenção de repassar as principais informações e tirar as dúvidas dos celíacos. O formato foi escolhido para ter a possibilidade de uma conversa com informações mais completas, sempre com algum profissional da área relacionado ao tema escolhido.
Os temas que o podcast aborda são bem variados: bate-papo com outros celíacos para tirar dúvidas do cotidiano, entrevistas com profissionais da área para explicar de forma simplificada o que é a doença celíaca e como conviver com um celíaco, e também conversas entre a realizadora e empreendedores do mundo glúten free.
O trabalho foi idealizado, produzido e conduzido por Larissa Laus, enquanto a identidade visual foi feita por Gabrielle Vasselai, ambas celíacas.
Para finalizar esta lista, a dica que deixo é do meu próprio projeto, o Não Contém Glúten, documentário feito em 2019 por mim (Kethleen Formigon), celíaca e produtora de conteúdo.
Nele, quatro celíacos diagnosticados em idades diferentes compartilham questões como o processo de aceitação, as dificuldades e também os bons momentos, sempre destacando a individualidade de cada um.
Em 2020, expandi o trabalho para levar informação para mais pessoas de forma lúdica, criando o projeto multiplataforma Não Contém Glúten, que contempla blog, Instagram, podcast, canal no Youtube e, mais recente, uma lojinha que disponibiliza camisetas e canecas com estampas relacionadas à vida glúten free.
Através desse trabalho, quero informar, representar e dar voz à comunidade celíaca, além de aumentar o alcance de informações sobre o assunto, contribuindo para a conscientização da sociedade sobre o tema.
Seja você uma pessoa recém-diagnosticada ou apenas curiosa sobre o assunto, espero que as indicações acima contribuam para que você aprenda mais sobre a doença celíaca.
E se você também é fã de séries e filmes, deixo aqui três dicas extras de onde ver o tema nas telinhas:
Se quiser saber mais sobre as desordens relacionadas ao glúten e sobre a dieta livre de glúten, confira meu projeto multiplataforma com blog, podcast, canal no Youtube e perfil no Instagram. Obrigada pela leitura e até a próxima!
Aplicativos
Beleza e Perfumaria
Aparelhos Elétricos para Cabelo、Barbearia、CabelosSaúde
Produtos Médicos e Hospitalares、Higiene Bucal、Higiene ÍntimaCalçados
Calçados Esportivos、Calçados Femininos、Calçados MasculinosCarros e Motos
Acessórios para Motos、Cuidados Automotivos、Eletrônicos para CarrosCasa e Decoração
Cama, Mesa e Banho、Cortinas e Persianas、DecoraçãoCelulares e Telefones
Acessórios para Celulares、Smartphones、TelefoniaComidas e Bebidas
Açúcar e Adoçante、Bebidas Alcoólicas、Cafés, Chás e Outras BebidasConstrução e Reforma
Banheiro、Cozinha、FerragensCrianças e Bebês
Amamentação e Alimentação、Maternidade、Higiene e SaúdeEletrodomésticos
Ar e Ventilação、Armazenamento de Bebidas、Coifas e DepuradoresEletrônicos
TVs e Home Theater、Acessórios Eletrônicos、ArmazenamentoEletroportáteis
Aspiradores de Pó、Batedeiras e Mixers、Bebedouros e Purificadores de ÁguaEscritório e Papelaria
Borrachas e Corretivos、Cadernos, Blocos e Agendas、CalculadorasEsporte e Lazer
Camping、Ciclismo、Esportes com BolaJogos
Jogos de Tabuleiro e Ação、Periféricos Gamer、Playstation 4Livros e Filmes
DVD e Blu-ray、HQs, Mangás e Graphic Novels、LivrosModa e Acessórios
Acessórios、Bolsas、Malas e ViagemMúsica
Acessórios para Instrumentos Musicais、Instrumentos Musicais、MicrofonePet Shop
Produtos para Cachorros、Produtos para Gatos、Produtos para HamsterPresentes
Natal e Fim de Ano、Presentes para Crianças、Presentes para HomensUtilidades Domésticas
Organização e Armazenamento、Copos, Taças e Canecas、InseticidasServiços
Outros
Black Friday、Halloween、Páscoa