mybest
Marcas de Violino

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Marcas
  4. Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais)
  • Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais) 1
  • Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais) 2
  • Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais) 3
  • Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais) 4
  • Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais) 5

Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais)

 O violino é o instrumento clássico mais conhecido ao redor mundo. Além do som encantador, ele costuma ser leve e fácil de aprender por músicos iniciantes. Mas, antes de escolher o seu novo instrumento, é importante conhecer as marcas mais famosas e conceituadas do mercado, como Yamaha, Eagle e Stentor.


Em um primeiro momento as marcas podem até parecer semelhantes, mas, cada uma apresenta um diferencial bem interessante para os músicos. Nesse artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre as fabricantes, assim como um ranking com as 10 melhores marcas de violinos. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Beatriz Assaf
Revisão
Revisora
Beatriz Assaf

Olá, meu nome é Beatriz e eu trabalho na mybest há quase 3 anos. Sou formada em jornalismo e sempre me interessei por assuntos multidisciplinares, por isso logo me encantei com o trabalho de produção de conteúdo. Hoje, além da curiosidade, pesquisar e desenvolver artigos sobre temas incomuns me motiva. Sei que com textos fáceis de entender e bem interessantes podemos informar o leitor para que ele faça compras assertivas.

Perfil de Beatriz Assaf
Continue lendo

Índice

Como Analisamos as Marcas

Por ter suas particularidades, muitas pessoas ficam confusas na hora de definir a marca do seu novo violino. Sabendo disso, a mybest utiliza alguns critérios para classificar as 10 melhores marcas de violino, como os tipos de instrumentos disponíveis, público-alvo, entre outros. Veja com detalhes:


  • Popularidade: a partir do volume de buscas na internet, definimos a popularidade das marcas de violino como alta, média ou baixa no Brasil. Isso ajuda a mensurar o interesse do público por ela.
  • Tipos de violinos: consideramos se a marca possui apenas violinos acústicos ou se também dispõe de modelos elétricos.
  • Público-alvo: analisamos se os instrumentos oferecidos pela marca se destinam, em sua maioria, a músicos iniciantes, intermediários ou profissionais. Contudo, vale ressaltar as marcas costumam ter opções para diferentes públicos.
  • Tipo de produção: no mercado é possível algumas marcas que produzem seus violinos de forma industrial e outras que usam processos artesanais, resultando em instrumentos mais exclusivos e meticulosamente pensados. Isso também foi considerado na avaliação.
  • Venda no Brasil: hoje já é possível encontrar as melhores marcas de violino disponíveis no mercado brasileiro, mas, algumas fabricantes são mais escassas e podem demandar a importação ou busca por representantes.
  • Data de fundação: avaliar essa informação nos ajuda a ter um bom parâmetro sobre a tradição que as marcas possuem no mercado.
  • Sede: além de também mostrar um pouco da tradição, o país onde a marca está sediada é essencial para quem deseja fazer a importação do instrumento.

Como você pôde notar, a mybest não se preocupa apenas em avaliar a variedade ou popularidade dos produtos oferecidos. Entender a tradição de mercado, história, foco e outras características contribuem muito para chegarmos a um ranking bem estruturado. Então, conheça a seguir as melhores marcas de violino!

Top 10 Melhores Marcas de Violinos

Ainda que muitas marcas sejam bem avaliadas e super conhecidas, a mybest fez uma ampla pesquisa para listar aqui as 10 melhores marcas de violino disponíveis no mercado. Para chegar a essa classificação consideramos todos os critérios apontados anteriormente. A marca de violino mais conhecida no mundo, Stradivarius, não apareceu no nosso ranking. Isso se deve ao fato de que os violinos Stradivarius são muito raros e não estão à venda no mercado comum. Sendo assim, confira a seguir os detalhes sobre as marcas classificadas pela mybest.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
Detalhes
Popularidade
Faixa de Preço
Nota do Produto Mais Avaliado na Amazon
Tipos de Violinos
Público-Alvo
Produção
Vende no Brasil
Ano de Fundação
Sede
1

Yamaha

 Yamaha 1

A Melhor Marca de Violinos para Todos os Públicos

Média

Alta

Sem nota

Acústico e elétrico

Todos

Industrial

1887

Japão

2

Stentor

 Stentor 1

Marca Inglesa Recomendada por Professores

Baixa

Média

Sem nota

Acústico

Intermediário

Artesanal

1895

Inglaterra

3

Rolim

 Rolim 1

Peças Artesanais e Únicas

Baixa

Alta

Sem nota

Acústico

Avançado

Artesanal

1991

Brasil

4

Eagle

 Eagle 1

Uma das Marcas Preferidas dos Estudantes

Alta

Média

5,0/5 (Violino Eagle VE441 Classic Series 4/4)

Acústico e elétrico

Todos

Industrial

1983

Brasil

5

Hofner

 Hofner 1

Instrumentos de Alto Padrão e com Tradição Alemã

Baixa

Alta

Sem nota

Acústico

Avançado

Artesanal

1887

Alemanha

6

Michael

 Michael 1

Empresa Nacional com Boa Reputação

Média

Baixa

Sem nota

Acústicos

Todos

Industrial

1999

Brasil

7

Barth

 Barth 1

Marca Brasileira de Violinos Artesanais

Baixa

Baixa

Sem nota

Acústico e elétrico

Avançado

Artesanal

2013

Brasil

8

Hofma

 Hofma 1

Matéria-Prima de Qualidade e Preço Acessível

Baixa

Baixa

Sem nota

Acústico

Iniciantes

Industrial

1983

Brasil

9

Vogga

 Vogga 1

Instrumentos Acessíveis para Iniciantes e Intermediários

Baixa

Baixa

4.2/5 (Violino Vogga VON144N 4/4)

Acústicos

Intermediário

Industrial

2008

Brasil

10

Harmonics

 Harmonics 1

Marca com Violinos Baratos e de Boa Qualidade

Baixa

Baixa

Sem nota

Acústico

Iniciantes

Industrial

1972

Brasil

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

Yamaha

Yamaha 1
Fonte: br.yamaha.com

A Melhor Marca de Violinos para Todos os Públicos

Todo músico já ouviu falar da marca Yamaha, afinal, ela é reconhecida pela qualidade na fabricação de diversos instrumentos, como pianos, guitarras, teclados e mais. Essa trajetória de sucesso teve início em 1887 e hoje a Yamaha é considerada a maior fabricante de instrumentos musicais do mundo.


Com relação aos violinos, essa popularidade é ainda mais forte. A marca possui uma grande variedade de violinos acústicos e elétricos, de todos os tamanhos e para todos os níveis musicais. Seja qual for sua necessidade, a Yamaha tem o violino certo, com garantia de qualidade e durabilidade.


Destacam-se modelos da marca como o YVN500S, que traz consigo um design baseado no famoso Stradivarius, mas com toda a tecnologia da Yamaha, como a ARE. A marca aposta em modernidade, mas sem que os seus violinos percam o ar clássico de um instrumento elegante e requintado.

PopularidadeMédia
Faixa de PreçoAlta
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico e elétrico
Público-AlvoTodos
ProduçãoIndustrial
Vende no Brasil
Ano de Fundação1887
SedeJapão
Este ranking foi útil para você?
No.2

Stentor

Marca Inglesa Recomendada por Professores

A Stentor é uma das marcas de violinos mais recomendadas por professores e maestros de todo o mundo. Seus violinos estudantis possuem fabricação artesanal de alta qualidade, produzidos com madeiras de primeira linha e feitos na medida certa para uma sonoridade diferenciada.


Os violinos Stentor não são facilmente encontrados no Brasil, por isso os valores podem ser mais elevados. Porém, os profissionais afirmam que o investimento vale a pena, principalmente para estudantes de nível intermediário que já necessitam de um instrumento de qualidade para usar por muitos anos.


É interessante destacar que a marca pontua no seu próprio site que o seu objetivo é garantir um acesso a instrumentos musicais de qualidade para estudantes de todos locais. E que estes devem estar disponíveis a preços razoáveis e compatíveis com a sua qualidade.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoMédia
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico
Público-AlvoIntermediário
ProduçãoArtesanal
Vende no Brasil
Ano de Fundação1895
SedeInglaterra
No.3

Rolim

Peças Artesanais e Únicas

A Rolim é uma luteria brasileira reconhecida internacionalmente por sua produção artesanal. Ela está no mercado desde 1991 e é muito cobiçada por orquestras e músicos profissionais. Seu diferencial está na matéria-prima, pois a empresa utiliza madeiras nacionais de excelente qualidade sonora.


A fabricação de seus instrumentos é feita 85% de forma artesanal, com profissionais qualificados que trabalham cada violino de forma individual, fazendo com que cada instrumento seja único e tenha personalidade sonora. A marca preza por qualidade e acabamento desde o violino mais simples até o mais valioso.


No próprio site da marca é possível conferir depoimentos de consumidores que já utilizam seus violinos. Eles pontuam, em especial, a respeito do som de alta qualidade produzido pelos instrumentos e destacam que os violinos Rolim atenderam totalmente às suas expectativas.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoAlta
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico
Público-AlvoAvançado
ProduçãoArtesanal
Vende no Brasil
Ano de Fundação1991
SedeBrasil
No.4

Eagle

Uma das Marcas Preferidas dos Estudantes

Os violinos Eagle são um dos mais procurados no mercado nacional por sua qualidade sonora e seu custo-benefício. A marca está presente no mercado há quase 40 anos e já se consolidou como uma das fabricantes de violinos mais vendidas para estudantes de nível intermediário.


Para quem procura seu primeiro violino, a Eagle também é uma das opções mais vantajosas, já que seus instrumentos possuem materiais de qualidade, que durarão por muito tempo, sem pesar no bolso. A produção é industrial e a marca conta com violinos acústicos e elétricos para todos os níveis musicais.


Um modelo de destaque nas buscas por violinos da Eagles é o VE441 4/4, indicado para adultos pelo seu tamanho, e que faz parte da linha Classic, uma das mais versáteis criadas pela marca. Mesmo com poucos comentários feitos nas lojas online, o modelo possui 5 estrelas, assim como outros modelos da Eagle.

PopularidadeAlta
Faixa de PreçoMédia
Nota do Produto Mais Avaliado na Amazon5,0/5 (Violino Eagle VE441 Classic Series 4/4)
Tipos de ViolinosAcústico e elétrico
Público-AlvoTodos
ProduçãoIndustrial
Vende no Brasil
Ano de Fundação1983
SedeBrasil

Instrumentos de Alto Padrão e com Tradição Alemã

A Höfner é uma das marcas de violinos mais tradicionais do mundo, com fundação em 1887 na Alemanha. Atualmente, ela é considerada a maior fabricante de instrumentos de cordas da Europa. Em seu catálogo, além dos violinos, há violões, guitarras, baixos e muito mais.


A marca é procurada principalmente por músicos profissionais, pela sua qualidade única, sua produção artesanal e pela tradição e confiança que o nome Höfner carrega. Porém, ela também fabrica violinos para todos os níveis e tamanhos diversos. Os valores são mais elevados, mas vale o investimento.


Os violinos Höfner não são encontrados em e-commerces no Brasil, mas muitos músicos optam por compras internacionais. Por isso, inclusive, não há como realizar uma conferência de avaliações de consumidores nos principais e-commerces brasileiros.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoAlta
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico
Público-AlvoAvançado
ProduçãoArtesanal
Vende no Brasil
Ano de Fundação1887
SedeAlemanha

Empresa Nacional com Boa Reputação

A Michael é uma das marcas de violino mais conhecidas do mercado brasileiro. Ela foi fundada em 1999 e, desde então, vem conquistando cada vez mais espaço na categoria de instrumentos clássicos. Ela produz violinos acústicos de vários tamanhos e para vários níveis musicais.


Um diferencial da marca são os violinos infantis, fabricados com madeiras de excelente qualidade e apropriados para facilitar o ensino dos pequenos. Além desses modelos, a marca também produz violinos de valores variados, desde madeiras mais baratas até as de maior qualidade, indicadas para profissionais.


Nas lojas online os modelos da Michael não coletam muitos comentários, mas, até o momento, as avaliações mostram 5 estrelas para o violino de maior destaque, o VNM40 4/4. O modelo, inclusive, é um dos mais tradicionais e é altamente indicado para os que estão iniciando no instrumento.

PopularidadeMédia
Faixa de PreçoBaixa
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústicos
Público-AlvoTodos
ProduçãoIndustrial
Vende no Brasil
Ano de Fundação1999
SedeBrasil

Marca Brasileira de Violinos Artesanais

Os violinos artesanais são os mais desejados por músicos de todos os níveis, afinal, o fato de serem produzidos por luthiers individualmente faz com que eles sejam únicos. A Barth é uma das poucas marcas de violino brasileiras que fabrica seus modelos exclusivamente de forma artesanal.


Ela atua no mercado há pouco tempo, desde 2013, mas já possui uma boa popularidade entre músicos avançados, além de produzir modelos para todos os níveis. Sua coleção possui uma boa variedade de tamanhos e tipos de violinos, incluindo opções elétricas de excelente qualidade.


Em seu portfólio, a Barth apresenta modelos profissionais, elétricos e até mesmo com um estilo mais vintage. Um dos modelos de grande destaque nas lojas online é o violino 4/4 Old. Ele recebe elogios por ter uma ótima qualidade, considerando que possui tampo feito com Basswood e braço em Maple.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoBaixa
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico e elétrico
Público-AlvoAvançado
ProduçãoArtesanal
Vende no Brasil
Ano de Fundação2013
SedeBrasil

Matéria-Prima de Qualidade e Preço Acessível

A marca Hofma está diretamente associada à marca Eagle, já que ambas fazem parte do grupo Golden Guitar Instrumentos Musicais LTDA. Porém, a Hofma se propõe a produzir violinos de menor custo para quem deseja adquirir seu primeiro instrumento, mas claro, sem abrir mão da qualidade de uma grande marca.


O principal diferencial dos violinos Hofma é a qualidade das madeiras. Os instrumentos são fabricados basicamente em abeto, maple e ébano, excelentes madeiras para uma boa sonoridade. Essa é uma marca de violinos brasileira que merece a atenção na hora de escolher um instrumento.


Com uma série clássica que oferece modelos de tamanhos distintos, desde 4/4 até os 1/2, que são mais indicados para crianças, a Hofma mostra a sua excelência com materiais de qualidade superior. O acabamento de seus violinos também é muito elogiado por consumidores.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoBaixa
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico
Público-AlvoIniciantes
ProduçãoIndustrial
Vende no Brasil
Ano de Fundação1983
SedeBrasil

Instrumentos Acessíveis para Iniciantes e Intermediários

A Vogga é uma marca de violinos brasileira muito conhecida por seus instrumentos com bom custo-benefício, principalmente para estudantes. Os violinos dessa marca são de fabricação industrial, mas seus designs assemelham-se aos modelos de fabricação artesanal.


Apesar de ser uma marca relativamente nova, com fundação em 2008, a Vogga conquistou rapidamente uma ótima reputação e seus violinos são um dos mais vendidos do Brasil. Eles possuem fino acabamento e são feitos com matéria-prima de qualidade, se comparados a outras opções na mesma faixa de preço.


O modelo de maior destaque entre os consumidores nas lojas online é o VON144N 4/4, que soma poucos, mas bons comentários que indicam sua qualidade. O violino em questão é classificado como um bom modelo de entrada, ideal para os iniciantes que não podem investir muito.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoBaixa
Nota do Produto Mais Avaliado na Amazon4.2/5 (Violino Vogga VON144N 4/4)
Tipos de ViolinosAcústicos
Público-AlvoIntermediário
ProduçãoIndustrial
Vende no Brasil
Ano de Fundação2008
SedeBrasil

Marca com Violinos Baratos e de Boa Qualidade

Com excelentes violinos no portfólio, a Harmonics é uma ótima opção para quem busca instrumentos mais acessíveis, mas com alto padrão de qualidade. Para oferecer esse diferencial aos consumidores, a marca utiliza um sistema de produção industrial, o que permite ter volume sem comprometer o resultado.


Os violinos Harmonics, apesar de não serem tão populares no mercado, possuem ótimas opções, principalmente para quem está iniciando no mundo da música e precisa comprar seu primeiro violino. Com 50 anos de experiência, a marca tem sido muito procurada pelos violinistas de todo o Brasil.


Por ser uma marca com popularidade mais baixa, a Harmonics conta com poucos modelos nas buscas pelas lojas online. Mas, um dos que se destacam nos principais e-commerces é o 1/2 VA-12 Natural, com excelentes especificações e materiais, como Whitewood e Spruce.

PopularidadeBaixa
Faixa de PreçoBaixa
Nota do Produto Mais Avaliado na AmazonSem nota
Tipos de ViolinosAcústico
Público-AlvoIniciantes
ProduçãoIndustrial
Vende no Brasil
Ano de Fundação1972
SedeBrasil

Quais São os Cuidados Básicos para Manutenção do Violino

Quais São os Cuidados Básicos para Manutenção do Violino

Se não for bem cuidado, o violino pode sofrer com deterioração ao longo do tempo. Contudo, se você se atentar a alguns cuidados básicos de conservação é possível ter um instrumento lindo e funcional por muitos anos, Alguns chegam a acompanhar o músico por toda a vida.


Entre os cuidados principais está a limpeza. Nesse caso, utilize uma microfibra para limpar o violino sempre após tocá-lo, removendo o suor, poeira, breu e qualquer sujeira que possa ficar no corpo, cordas e outras partes do instrumento. Além disso, certifique-se de guardá-lo em um local adequado.


Outro detalhe que pode fazer diferença a longo prazo é utilizar produtos apropriados para remover o breu que fica mais incrustado na madeira. Além disso, submeter o violino a uma revisão completa anualmente ajuda a prevenir possíveis problemas. Para isso, é interessante procurar um luthier de confiança!

Vale a Pena Investir em um Violino Elétrico?

Vale a Pena Investir em um Violino Elétrico?

Você conhece ou já ouviu falar dos violinos elétricos? Eles são ótimas opções para execução de solos, shows com bandas e apresentações em grupo onde você precisa se destacar. Alguns possuem um preço mais elevado, mas é possível encontrar produtos com ótimo custo-benefício.


Entre as suas vantagens estão o controle de volume, equalização do som e até mesmo a possibilidade de aplicar distorções e outros efeitos, utilizando os acessórios necessários. Das marcas que destacamos, Yamaha, Eagle e Barth possuem violinos elétricos de excelente qualidade. Vale a pena conhecer!

Qual é a Marca de Violino Mais Cara do Mundo?

Qual é a Marca de Violino Mais Cara do Mundo?

Normalmente, os violinos são associados a instrumentos super caros, e de fato alguns exemplares podem chegar a valores astronômicos. Entre os mais caros do mundo estão os violinos Stradivarius e Guarneri Del Gesu, que podem atingir milhões de dólares em leilões ao redor do mundo.


Contudo, instrumentos desse tipo logicamente não são comercializados normalmente no mercado, visto a raridade das peças. A melhor parte é aqui na mybest você consegue encontrar desde violinos baratos até modelos top de linha. Basta seguir as dicas apresentadas!

Não Deixe de Conferir as Indicações de Melhores Violinos e Arcos

Agora que você já sabe tudo sobre as melhores marcas de violinos, chegou a hora de escolher o modelo mais adequado e começar a praticar, não é mesmo? Mas, para isso você também vai precisar de um bom arco de violino. Fique tranquilo, aqui na mybest indicamos tudo o que você precisa. Basta acessar os links abaixo!

Conclusão

Com todas essas informações ficou bem mais fácil escolher a melhor marca de violino para comprar, não é mesmo? Para isso, lembre-se de considerar suas preferências e gostos pessoais, além de se atentar para o público-alvo de cada marca e sua diversidade de séries.


Agora, que tal compartilhar este artigo com outros amantes de música? O instrumento encanta todas as gerações, seja de forma profissional ou amadora. Temos certeza de que em breve alguma das marcas indicadas em nosso ranking será a sua preferida!


Redação: Suélem Meninéa / Revisão: Beatriz Assaf / Atualização: Nayara Guimarães

Top 5 Melhores Marcas de Violino

1º lugar: Yamaha

2º lugar: Stentor

3º lugar: Rolim

4º lugar: Eagle

5º lugar: Hofner

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Marcas
  4. Top 10 Melhores Marcas de Violino em 2024 (Yamaha, Eagle e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.